Ir para conteúdo

Dúvida moinho elétrico para comprar


Marcos Machado

Postagens recomendadas

Quando comecei a me aventurar no mundo dos cafés especiais, o 1zpresso jxpro foi a minha escolha. Boa construção, mói tanto para espresso quanto para coados, rápido… mas todo aquele glamour  em moer o grão manual tem diminuindo e dando lugar a preguiça kkk 

estou na busca de um moinho elétrico para meu dia a dia, e vou deixar o jx pro para quando tiver mais tempo para aproveitar o momento!!

estou olhando algumas opções e me deparei com a seguinte dúvida. O niche zero está no carrinho, eu ia fazer o redirecionamento para o Brasil, sei que o preço é absurdo infelizmente mas estou disposto a isso! Porém pelo fato no niche ser mos cônicas e o 1zpresso também ( sei que são bem diferentes, tamanho e etc…) não valeria a pena eu pegar um df64 por exemplo com as mos planas para ter um perfil diferente de moagem? O niche vai me trazer muita diferença de sabor na xícara quando comparado ao 1zpresso que não justifica eu pensar nas mos planas 

o que me dizem amigos? 
mos cônicas Manual e elétrico ou mos planas para o elétrico ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, certamente tem pessoasmuito mais experiêntes no assunto do que eu aqui no fórum, mas vou deixar a minha opinião. Eu acho que as diferenças entre os tipos de mós giram mais em torno da retenção, que via de regra é maior nas mós planas, e na precisão da moagem que no caso das mós planas provê uma maior "repetibilidade" nas moagens. Mas isso no caso do Niche nem vem ao caso, pois é "single dose".

Mas eu, no seu lugar, pensaria em ter um moedor para coados e outro para espresso (independente do tipo das mós). Isso porque ajustar o moedor pra espresso é uma arte por si só... então ficar mexendo no ajuste a cada shot é bem complicado e custoso.

Aí seria o caso de analisar qual forma de preparo você mais utiliza... pensar nos prós e contas, custos... eu no seu lugar manteria o 1zpresso pra espresso e compraria um moedor mais barato mesmo, um Baratza Encore, Eureka Mignon, Wilfa pra coados, pensando principalmente em custo.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Marcos Machado disse:

Quando comecei a me aventurar no mundo dos cafés especiais, o 1zpresso jxpro foi a minha escolha. Boa construção, mói tanto para espresso quanto para coados, rápido… mas todo aquele glamour  em moer o grão manual tem diminuindo e dando lugar a preguiça kkk 

estou na busca de um moinho elétrico para meu dia a dia, e vou deixar o jx pro para quando tiver mais tempo para aproveitar o momento!!

estou olhando algumas opções e me deparei com a seguinte dúvida. O niche zero está no carrinho, eu ia fazer o redirecionamento para o Brasil, sei que o preço é absurdo infelizmente mas estou disposto a isso! Porém pelo fato no niche ser mos cônicas e o 1zpresso também ( sei que são bem diferentes, tamanho e etc…) não valeria a pena eu pegar um df64 por exemplo com as mos planas para ter um perfil diferente de moagem? O niche vai me trazer muita diferença de sabor na xícara quando comparado ao 1zpresso que não justifica eu pensar nas mos planas 

o que me dizem amigos? 
mos cônicas Manual e elétrico ou mos planas para o elétrico ?

 

Fala, Marcos.

O JX pro foi meu primeiro moedor manual bom para espressos.

Mas, já vou logo no seu ponto: As mós do Niche Zero tem geometria (design) bem diferente do JX. As do Niche puxam mais para o espresso com bastante crema, ressaltando corpo, doçura, chocolate e caramelo e amenizando bastante a acidez.  E são sim, bem melhores do que as do JX que puxam para corpo mais leve e acidez. Se vale a diferença de preço é bem subjetivo....O DF64 também não é barato, quando se importa (perto de 5mil reais), e gera um espresso (com sua mós orginal da Italmill) que fica entre o JX e o Niche. Tem um balanço bom entre corpo, doçura e acidez. 

Para responder sua pergunta final, vai depender do seu gosto de espresso ou coado.... Eu gosto mais do espresso perfil tradicional, então recomendo o Kinu (manual) e Niche Zero. Se quer um café mais equilibrado com acidez, notas florais, corpo, doçura iria de Comandante (manual) ou DF64 com SSP MP burrs (180 USD+frete+taxa import). Se for olhar custo benefício, escolheria o Kingrinder K4 para perfil  mais tradicional e Kingrinder K6 para o outro caso de perfil.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MarcioMO disse:

Fala, Marcos.

O JX pro foi meu primeiro moedor manual bom para espressos.

Mas, já vou logo no seu ponto: As mós do Niche Zero tem geometria (design) bem diferente do JX. As do Niche puxam mais para o espresso com bastante crema, ressaltando corpo, doçura, chocolate e caramelo e amenizando bastante a acidez.  E são sim, bem melhores do que as do JX que puxam para corpo mais leve e acidez. Se vale a diferença de preço é bem subjetivo....O DF64 também não é barato, quando se importa (perto de 5mil reais), e gera um espresso (com sua mós orginal da Italmill) que fica entre o JX e o Niche. Tem um balanço bom entre corpo, doçura e acidez. 

Para responder sua pergunta final, vai depender do seu gosto de espresso ou coado.... Eu gosto mais do espresso perfil tradicional, então recomendo o Kinu (manual) e Niche Zero. Se quer um café mais equilibrado com acidez, notas florais, corpo, doçura iria de Comandante (manual) ou DF64 com SSP MP burrs (180 USD+frete+taxa import). Se for olhar custo benefício, escolheria o Kingrinder K4 para perfil  mais tradicional e Kingrinder K6 para o outro caso de perfil.

Obrigado pela ajuda Márcio! Dei uma olhada aqui no ali express e tem um revendedor que diz ser autorizado da SSP, está saindo a mil reais a MP que da tanto para espresso quanto para coados, mas confesso que fica com pé atrás de comprar no ali… já comprei coisas baratas e nunca tive problemas! 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Marcos Machado disse:

Obrigado pela ajuda Márcio! Dei uma olhada aqui no ali express e tem um revendedor que diz ser autorizado da SSP, está saindo a mil reais a MP que da tanto para espresso quanto para coados, mas confesso que fica com pé atrás de comprar no ali… já comprei coisas baratas e nunca tive problemas! 
 

Eu comprei no Prima Coffee e juntei com algumas peças e redirecionei. No Aliexpress, eu já vi vendendo pelo LVXIAO. Eu já comprei bastante itens nessa loja, inclusive um kinu lá faz um bom tempo. 

Ah, acabei de lembrar que estão vendendo um Mazzer nos Classificados por um bom preço. É um moedor bem legal com mós de 64mm compatível com os SSP burrs também. Pode ser uma alternativa bem mais em conta do que o DF64. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, MarcioMO said:

Eu comprei no Prima Coffee e juntei com algumas peças e redirecionei. No Aliexpress, eu já vi vendendo pelo LVXIAO. Eu já comprei bastante itens nessa loja, inclusive um kinu lá faz um bom tempo. 

Ah, acabei de lembrar que estão vendendo um Mazzer nos Classificados por um bom preço. É um moedor bem legal com mós de 64mm compatível com os SSP burrs também. Pode ser uma alternativa bem mais em conta do que o DF64. 

Fala Márcio!

 

Cara eu também estou com dúvida parecida. Estou entre um Mazzer SJ usado, ou aproveitar uma viagem da minha namorada para a europa para trazer ou um DF64 ou o Eureka Mignon (silenzio, zero, manuale, ainda não decidi). O ponto para o DF64 seria a possibilidade de usar tanto pra espresso como para coado, e ai deixaria meu K6 somente para viagem. O Eureka usaria somente para espresso, e gosto do visual e tamanho na bancada, mas fico com medo de as mós de 50mm entregarem um resultado abaixo no espresso do que o DF64 ou mazzer. E o mazzer SJ sairia mais barato que os outros ou mais ou menos no preço do Eureka, usaria somente para espresso (acho que msm com SSP MP, não da pra alternar fácil entre coado e espresso, certo?), mas fico com receio quanto à retenção, workflow para single dosing e o tamanho do trambolho na bancada.

Você que já teve experiência com esses moedores, o que acha que faria mais sentido? Considerando que nas opções em um moedor elétrico somente para espresso, nos coados ficaria com o K6. 

Agradeço se puder compartilhar sua experiência, e a quem mais puder contribuir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Simas disse:

Fala Márcio!

 

Cara eu também estou com dúvida parecida. Estou entre uma Mazzer SJ usado, ou aproveitar uma viagem da minha namorada para a europa para trazer ou um DF64 ou o Eureka Mignon (silenzio, zero, manuale, ainda não decidi). O ponto para o DF64, seria a possibilidade de usar tanto pra espresso como para coado, e ai deixaria meu K6 somente para viagem. O Eureka usaria somente para espresso, e gosto do visual e tamanho na bancada, mas fico com medo de as mós de 50mm entregarem um resultado abaixo no espresso do que o DF64 ou mazzer. E o mazzer SJ, sairia mais barato que os outros ou mais ou menos no preço do Eureka, usaria somente para espresso (acho que msm com SSP MP, não da pra alternar fácil entre coado e espresso, certo?), mas fico com receio quanto à retenção e o tamanho do trambolho na bancada.

Você que já teve experiência com esses moedores, o que acha que faria mais sentido? Considerando que nas opções em um moedor elétrico somente para espresso, nos coados ficaria com o K6. 

Agradeço se puder compartilhar sua experiência, e a quem mais puder contribuir!

Meu caro, não tenho muita experiência para poder te ajudar, vários do fórum podem contribuir muito mais do que eu!

Já tinha um C2, agora estou com um Jxpro que me entrega um bom resultado tanto para espresso para coado! Sou dentista e minha esposa é médica, rotina corrida demais de segunda a sexta, tomamos café coado toda manhã e espresso sempre após o almoço! Pra mim fica inviável moar 50g para coado de manhã e 38g para espresso no almoço com o moedor manual, sei que para muitos vai parecer preguiça, mas na correria do dia a dia é complicado….

o niche e o df64 são as minhas principais opções, não quero comprar um moedor usado neste momento! Recentemente comecei a ver mais sobre o lagom mini da option, é um moedor bem pequeno, inferior ao niche e ao df porém mais em conta Também! Mas por ser pequeno o motor é bem mais fraco tb, demorando para moer, não sei se resolveria meu problema! Sigo na dúvida kkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rafael Simas disse:

Fala Márcio!

 

Cara eu também estou com dúvida parecida. Estou entre uma Mazzer SJ usado, ou aproveitar uma viagem da minha namorada para a europa para trazer ou um DF64 ou o Eureka Mignon (silenzio, zero, manuale, ainda não decidi). O ponto para o DF64, seria a possibilidade de usar tanto pra espresso como para coado, e ai deixaria meu K6 somente para viagem. O Eureka usaria somente para espresso, e gosto do visual e tamanho na bancada, mas fico com medo de as mós de 50mm entregarem um resultado abaixo no espresso do que o DF64 ou mazzer. E o mazzer SJ, sairia mais barato que os outros ou mais ou menos no preço do Eureka, usaria somente para espresso (acho que msm com SSP MP, não da pra alternar fácil entre coado e espresso, certo?), mas fico com receio quanto à retenção e o tamanho do trambolho na bancada.

Você que já teve experiência com esses moedores, o que acha que faria mais sentido? Considerando que nas opções em um moedor elétrico somente para espresso, nos coados ficaria com o K6. 

Agradeço se puder compartilhar sua experiência, e a quem mais puder contribuir!

Agora que vi que se referia ao Márcio, perdão! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Rafael Simas disse:

Fala Márcio!

 

Cara eu também estou com dúvida parecida. Estou entre um Mazzer SJ usado, ou aproveitar uma viagem da minha namorada para a europa para trazer ou um DF64 ou o Eureka Mignon (silenzio, zero, manuale, ainda não decidi). O ponto para o DF64 seria a possibilidade de usar tanto pra espresso como para coado, e ai deixaria meu K6 somente para viagem. O Eureka usaria somente para espresso, e gosto do visual e tamanho na bancada, mas fico com medo de as mós de 50mm entregarem um resultado abaixo no espresso do que o DF64 ou mazzer. E o mazzer SJ sairia mais barato que os outros ou mais ou menos no preço do Eureka, usaria somente para espresso (acho que msm com SSP MP, não da pra alternar fácil entre coado e espresso, certo?), mas fico com receio quanto à retenção, workflow para single dosing e o tamanho do trambolho na bancada.

Você que já teve experiência com esses moedores, o que acha que faria mais sentido? Considerando que nas opções em um moedor elétrico somente para espresso, nos coados ficaria com o K6. 

Agradeço se puder compartilhar sua experiência, e a quem mais puder contribuir!

Fala Rafael. Tudo ok?

Apesar do DF64 e Mazzer terem o mesmo tamanho de mós, são bem distintos em termos de usabilidade. O DF64 é single dose com inclinação para ter pouca retenção usando o bellow (sanfona) e a rosca do ajuste é feita de tal forma que você consegue pegar todo o range de turco até prensa numa volta só. Já o Mazzer Super Jolly é um moedor comercial feito para ser usado com hopper cheio de grãos,  não é tão tranquilo de ficar alternando entre espresso e V60, mesmo transformando em single dose com bellow e adaptando a saída dele com um print 3d ainda retem um pouco. Então, em questão de usabilidade o DF64 é bem mais tranquilo pra mim. Mas, eu gosto do Mazzer também e mantenho ele com as mós originais dele que gera um espresso balanceado. Ah, e o Mazzer é bem mais pesado, alto e largo do que o DF64. Só para ter uma ideia, o Mazzer sem o hopper é maior do que o DF64.

A Diferença entre a Eureka Mignon Speciallita (55mm) e o DF64 com as mós originais, não tinha muito pelo que lembro. Difícil de destinguir na verdade, pois uso mais torras médias com perfil caramelo-chocolate, então ficam praticamente iguais. Por isso vendi meu Eureka. Os outros modelos que citou, não tive a oportunidade de testar ainda, mas devem gerar o mesmo resultado do Specialita e a usabilidade (talvez ruído) seja um pouco diferente. 

Como terá a oportunidade de comprar fora e alguém que traga, acho que poderia ver o DF64 ou Niche Zero. Sei que é clichê, mas o Niche Zero realmente é o representante dos espressos a ser batido.

Abraço e bons cafés!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 04/01/2023 at 18:25, MarcioMO disse:

Fala, Marcos.

O JX pro foi meu primeiro moedor manual bom para espressos.

Mas, já vou logo no seu ponto: As mós do Niche Zero tem geometria (design) bem diferente do JX. As do Niche puxam mais para o espresso com bastante crema, ressaltando corpo, doçura, chocolate e caramelo e amenizando bastante a acidez.  E são sim, bem melhores do que as do JX que puxam para corpo mais leve e acidez. Se vale a diferença de preço é bem subjetivo....O DF64 também não é barato, quando se importa (perto de 5mil reais), e gera um espresso (com sua mós orginal da Italmill) que fica entre o JX e o Niche. Tem um balanço bom entre corpo, doçura e acidez. 

Para responder sua pergunta final, vai depender do seu gosto de espresso ou coado.... Eu gosto mais do espresso perfil tradicional, então recomendo o Kinu (manual) e Niche Zero. Se quer um café mais equilibrado com acidez, notas florais, corpo, doçura iria de Comandante (manual) ou DF64 com SSP MP burrs (180 USD+frete+taxa import). Se for olhar custo benefício, escolheria o Kingrinder K4 para perfil  mais tradicional e Kingrinder K6 para o outro caso de perfil.

Estou confuso. Me explica como que o moedor pode influenciar no perfil do espresso? Sei que consistência da moagem influencia mas nesses moedores mais tops acredito que já deve ser muito parecido então queria entender por que dá diferença 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou confuso. Me explica como que o moedor pode influenciar no perfil do espresso? Sei que consistência da moagem influencia mas nesses moedores mais tops acredito que já deve ser muito parecido então queria entender por que dá diferença 
A diferença é devido a distribuição das partículas da moagem (café moido) e geometria (arredondadas, pontiagudas,etc...) delas. Por isso que os design das mós é essencial. Ele é que fará o moedor ter um perfil ou outro. Para ser prático, acho que vale assistir alguns vídeos sobre a clássica discussão entre Kinu x Comandante.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, acabei de ver que saiu um vídeo espetacular do Josh do Alternative Brewing comparando várias mós planas de 64mm. O legal é que ele usou só DF64s e mós com o mesmo diâmetro, mantendo constante as outras variáveis como RPM e tamanho da mós. Assim, só o que vai influenciar é o design (geometria) das mós e o material (revestimento) que elas possuem. 

Obs: No comentário lá de traz quando falei das mós do Mazzer, elas são muito próximas a da Itamill que vem no DF64.

 

  • Curtir 2
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 22/01/2023 at 21:29, MarcioMO disse:

Aliás, acabei de ver que saiu um vídeo espetacular do Josh do Alternative Brewing comparando várias mós planas de 64mm. O legal é que ele usou só DF64s e mós com o mesmo diâmetro, mantendo constante as outras variáveis como RPM e tamanho da mós. Assim, só o que vai influenciar é o design (geometria) das mós e o material (revestimento) que elas possuem. 

Obs: No comentário lá de traz quando falei das mós do Mazzer, elas são muito próximas a da Itamill que vem no DF64.

 

Animal. Vou ver o vídeo ainda mas agora estou com uma sensação de que preciso aprender muito sobre isso pra decidir agora qual moedor comprar :(

existe alguma cafeteria que eles fazem experiência com isso e é possível provar um café tirado em mós de geometria diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Animal. Vou ver o vídeo ainda mas agora estou com uma sensação de que preciso aprender muito sobre isso pra decidir agora qual moedor comprar [emoji20]
existe alguma cafeteria que eles fazem experiência com isso e é possível provar um café tirado em mós de geometria diferente?
Não conheço! Se alguém conhecer, é for aqui em SP, estarei lá amanhã! Kkkk
Só cuidsdo que esse mundo dos moinhos é um buraco negro... experiência própria! Kkkk

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, MarcioMO disse:

Não conheço! Se alguém conhecer, é for aqui em SP, estarei lá amanhã! Kkkk
Só cuidsdo que esse mundo dos moinhos é um buraco negro... experiência própria! Kkkk

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Você quis dizer: esse mundo dos cafés especiais? Hahahahah 

Pela sua descrição acho que pra mim ainda é mais pro niche (que inclusive seria o padrão do meu k-plus), mas dá aquela sensação de como vou saber se não provei o outro? Rs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quis dizer: esse mundo dos cafés especiais? Hahahahah 
Pela sua descrição acho que pra mim ainda é mais pro niche (que inclusive seria o padrão do meu k-plus), mas dá aquela sensação de como vou saber se não provei o outro? Rs
Não.. No meu caso é mundo dos moinhos mesmo! Ahahha. O Niche não gera espressos nem coados no mesmo perfil que o k plus. São bem diferentes.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço! Se alguém conhecer, é for aqui em SP, estarei lá amanhã! Kkkk
Só cuidsdo que esse mundo dos moinhos é um buraco negro... experiência própria! Kkkk

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Kkkkkkkkkkkkkkk

Não quero me atrever a entrar nos elétricos

[emoji102][emoji102][emoji102]

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, MarcioMO disse:

Não.. No meu caso é mundo dos moinhos mesmo! Ahahha. O Niche não gera espressos nem coados no mesmo perfil que o k plus. São bem diferentes.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk
 

Eu vi um vídeo do niche e como ele também tem mó cônica imaginei que seria parecido com o k-plus. No vídeo ele citava niche e comandante com mesmo perfil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi um vídeo do niche e como ele também tem mó cônica imaginei que seria parecido com o k-plus. No vídeo ele citava niche e comandante com mesmo perfil. 
Estranho... C40 e k plus tem um perfil próximo. Agora Niche, não....

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 2/3/2023 at 10:23 AM, pirovani. said:

Kkkkkkkkkkkkkkk

Não quero me atrever a entrar nos elétricos

emoji102.pngemoji102.pngemoji102.png

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Vai! Vai! Vai! Será que fazem o mesmo perfil??? Kkkkkkkkk brincadeiras!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai! Vai! Vai! Será que fazem o mesmo perfil??? Kkkkkkkkk brincadeiras!
[emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji1787]

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...