Ir para conteúdo

Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial


Gustavo_bl

Postagens recomendadas

Dom bruno! gracias pela informação! Mas ainda tô aqui com meus pensamentos..... Porque ainda tô nas 1as experiências, tentando refinar meu paladar, buscando identificar cada elemento.... Acho que 500 kg é muito, vou ter que passar o mês tomando do mesmo.... gostaria que eles tivessem a possibilidade de 250 g, q dai pegaria o frutado e o cítrico..... Ainda mais considerando o tempo de 30 dias de deterioração das características mais esuberantes.....

 

gracias

 

Fala, Luiz!

 

500 Kg de fato é muito!!! :lol: Perdi totalmente os limites éticos. Sacanear deficiente visual é o fim. Mas isso pra te dizer que se você acha que 500g é muito, pode congelar a metade pra não envelhecer, amigo!

 

Abraço e desculpe a brincadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

Dom Guilherme: realmente fiz poucos expreços até hoje aqui. desses poucos, só uns 3 eu gostei. Mas, é o que falei aí: o café q na minha opnião é excelente, não "vi" a complexidade dele no expreço...

 

Dom rodrigo: rsrs desculpa não entendi o q foi tua brincadeira....? rsrs tua zuação com o ceguinho passou, e eu nem entendi do q se tratava rsrs.... Mas tô pensando muito nessa compra do unique, porque sou só um estudante..... e é o preço do café mais o frete.... 18 mais talvez uns 15 ou 20 sei lá.... A merda maior é que temos um representante aqui em ctba, q cobra o mesmo preço dos 500 g, por 250! até mais caro!

 

fuerte abraso pueblo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Meu despressurizado da Beville chegou ontem. Testei e... ficou horrível! kkkkkkkkk... compactei com o máximo de força que pude, e ainda assim o café saiu em menos de 20 segundos, praticamente sem crema e muito escuro, gosto ruim. Enquanto eu estiver sem grãos pra moer mais fino, vou continuar usando o pressurizado, pois bem ou mal saia uma falsa crema consideravel e o sabor era agradavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu despressurizado da Beville chegou ontem. Testei e... ficou horrível! kkkkkkkkk... compactei com o máximo de força que pude, e ainda assim o café saiu em menos de 20 segundos, praticamente sem crema e muito escuro, gosto ruim. Enquanto eu estiver sem grãos pra moer mais fino, vou continuar usando o pressurizado, pois bem ou mal saia uma falsa crema consideravel e o sabor era agradavel.

 

Rapaz eu tive um trabalho danado pra me adaptar ao filtro novo, só consegui quando meu hario mini chegou e com café bem novo, Hoje tá bem mais tranquilo de tirar alguma coisa boa ao meu gosto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o filtro pressurizado minha C-08 nunca fez mais de 20 segundos, acho que a maioria das vezes fica por volta de 15 segundos, msm se aplicar mais pressão com o tamper, mas ainda assim o café fica bem gostoso e com a falsa crema considerável (quase 1cm). Uso grãos Lavazza, moagem para espresso (moído na hora em uma cafeteria aqui na cidade).

 

Com esse filtro despressurizado e uma moagem correta vocês conseguem uma extração legal, tipo uns 50ml acima de 25 segundos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente eu consigo 30 ml entre 25 e 30 segundos

 

Caro colega, estou apanhando aqui com o filtro Breville, uso como moedor o Rocky, e tá dificil de acertar, agora até mesmo com o filtro ressurizado está dificil de tirar um café igual eu fazia antes, geralmente ocorre vazamento na conexão do porta filtro e café queimado. Preciso de um Help dos colegas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro elimine o problema do vazamento. Ou tem resíduo de café entre a tela dispersora e o encaixe do grupo que está impedindo a melhor vedação, ou você está enchendo demais de café o portafiltro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro elimine o problema do vazamento. Ou tem resíduo de café entre a tela dispersora e o encaixe do grupo que está impedindo a melhor vedação, ou você está enchendo demais de café o portafiltro.

 

Ok, vou tentar e mando notícias. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ronaldom1, qual filtro você está utilizando, o duplo ou o simples? E a quantidade de café, quantos gramas? Qual o grau de moagem no Rocky?

Tenho o Moinho rocky e a Mondial C-08 (filtro despressurizado). Talvez possa te ajudar.

Utilizo na regulagem 10 do Rocky. Utilizo de 14,5 a 16g de café no filtro duplo (dependendo do café). O tempo de extração é de 25 a 30 segundos para 50a60ml de café. O Café está sempre saindo excelente para o meu gosto (sabor e crema).

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vedação é um problema sério nessa maquinazinha, já briguei demais com ela por causa disso.

Tente uma moagem mais grossa, pois que é mais fina faz muita pressão e o vazamento se torna bem perceptível.

Aumente a moagem para um nível que não tenha vazamento e vá descendo até encontrar um ponto ideal. Se for com filtro despressurizado use de 15 a 16 nos teste.

 

E não se preocupe, vc vai gastar mais de um Kg para deixar no ponto ideal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

tentei colar uma foto.... não consegui.... os problemas de acessibilidade.... eu sempre esqueço de contatar lá com o Klause....

 

Mas galera deixa eu compartilhar com vcs meus sussessos com a C08!!

 

quem leu este tópico todo, já viu meus resmungos, páginas antes...

 

Mas eu consegui!!

 

E mesmo com filtro pressurizado!!

 

Andei tomando expressos em cafeterias aqui em Curitiba, com bons cafés, feitos em boas máquinas, e sincera e humildemente, não acho q a nossa C08 deixe tanto a desejar não! E mesmo com filtro pressurizado!

Já há uns 3 ou 4 cafés que obtenho uma bebida bastante saborosa, encorpada, e com uma crema bem bonita!!

 

Deixem eu descrever meu método:

 

1: compacto o pó com o próprio tamper de plástico da C08, desde o começo, colherada por colherada de pó que coloco no filtro, sempre girando o tamper, pra compactar e alinhar bem o bolo;

2: deixo uma borda de filtro, talvez aí de uns 2 milímetros. Não tive meios para medir esta borda precisamente. Mas não alinho o bolo com a borda do filtro;

3: li aqui uma vez alguém falando q desperça o vapor da caldeira antes de extrair o café. Faço isso, para aquecer minhas xícaras. Ligo a caudeira, espero a luz verde acender, e libero o vapor para esquentar bem as xícaras;

3: uso xícaras pequenas, talvez de no máximo 60 ml. Até agora não experimentei ffazer duas xícaras juntas, só uma, debaixo dos 2 furos do cachimbo;

3: finalmente, ligo a máquina para extrair meu café. Demora alguns segundos até a máquina começar a liberar a bebida. (como quase não enchergo, algumas vezes desligo a máquina, para poder sentir até onde encheu na xícara) Finalizo a extração, quando a xícara está quase cheia;

4: mecho o café na xícara com uma colherinha, para misturar o líquido que está no fundo, talvez o mais concentrado, para que este se misture com o restante da bebida;

5: é realmente fundamental, claro, um bom café, de torra recente. Andei comprando um tal de "cafa", véio q deus nos livre, torrado em Julho.... Definitivamente, uma boa bebida se obtem com café fresco, e bom.

6: não senti diferenças tão grandes entre a crema da c08 e a das cafeterias q estive. Sauvo, claro, expressos mais densos, tipo ristreto, cultos e similares....

 

Agora, estou satisfeito!!

 

fuerte abraso!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Luiz

Essa máquina é chatinha para conseguir um café bom quando temos bons gostos.

Mas quando se consegue, todo o processo demorado e chato de preparar vale a pena.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz Alberto, muito bom!

 

Você então prefere beber um duplo, de praticamente 60 ml, e que pelo visto está saindo bem legal!!

 

Para você que está em Curitiba, vimos hoje o Moka Clube, que por meio de assinatura entrega mensalmente cafés superiores de pequenos lotes, a proposta parece ser bem legal!

 

O preço não é tão barato, é um café selecionado e superior e o preço do frete já está incluso: sai a 29,90 reais por mês e você recebe um pacote de 250 g. Como estão em Curitiba, a entrega aí é feita por ciclistas. E garantem torra recente, nos grãos ou no moído (este moído eles recomendam para coado ou italiana).

 

Pode ser legal você pedir para experimentar. O site deles é www.mokaclube.com.br

 

um abraço

 

Ana Maria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tem uma coisa que ainda não me deixa totalmente satisfeito com a C-08: é a temperatura do café logo após a extração. Já fiz de tudo, aqueço a xícara, deixo ela ligada por mais tempo (15 a 20min), mantenho o portafiltro aquecendo com o grupo, mas nada faz a temperatura superar os 70/72ºC. Será que faz sentido isso ou estou querendo um café quente demais? :unsure: Quando fiz o curso básico de barista a professora falou que a temperatura considerada boa seria 62ºC mas não sei. Será que entendi errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefere mais quente? Liga o botão do vapor por uns 30 segundos, desliga e extrai o café assim que desligar. Provavelmente estará mais quente devido ao aumento da temperatura na caldeira. Se 30 seg for pouco pra elevar a temperatura pro seu gosto, tente com 1 minuto.

 

A minha C-08 eu nem deixo esquentando, após acender a luz verde (vapor OFF) espero 1 minuto e extraio. Pra mim, sai na temperatura ideal, assim que cai café na xícara fica em uma faixa de 75-77ºC, baixando para uns 70ºC até eu engolir e sustentar meu vício de cafeína. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronaldo,

 

Se puder pese as doses e divulgue aqui para termos ideia de quanto café está colocando. Pode ser mesmo café em excesso.

 

Mas pode ser também uma moagem muito fina que está "entupindo" a máquina. Isso junto com uma deficiência de vedação na máquina pode levar a esse vazamento pela lateral, em razão da pressão mais alta na extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

anita:

sou só um graduando da UFPR... Até falei isso no tópico lá em café torrado / acinaturas de café. Ainda tô contando pratinhas na minha vida.... Se agente calcular eles imbutem o frete mesmo... Se mandassem mais café, de um perfil diferente, pelo mesmo valor, daí me animaria mais, pq 30 pila é o q gasto mais ou menos de café por mês, 50 kg... Claro: o fato deles mandarem um informativo, um relato do local de onde o café veio, todos os processos, pra mim, chama muito a atenção, e me entusiasmaria. Mas, pra mim... 29, na prática, pra 250 g.... ainda n posso... gracias amiga pela dica...

 

gurisada: falando do expresso da c08:

 

eu sempre tô usando o vaporizador para aquecer a(s) xícara(s)... Foi depois q fiz isso q percebi a melhora, entenda-se melhora como a crema rsrs....

Outro detalhe, q talvez para outros iniciantes como eu passe despercebido, é o tamanho da xícara. A c08 só me dá crema, ou ""crema"", se for xícara pequena, para expresso mesmo, até 60 ml. Eu usava antes umas de chá, de uns 120 ml por aí, e a """crema""", só ficava na borda, espalhadinha no máximo... Geral fala q a c08 n faz crema, mas uma espuminha excrota, devido à pressurização do filtro... em fim... nas xícaras pequenas q tenho agora, fica uma lindura rsrs

 

Esses dias resolvi dar uma limpesa alí no encaiche do portafiltro. Desaparafusei aquele parafuso. Veio uma molinha com uma borrachinha vermelha. Depois de limpar, não sabia onde ía aquela borracha. Coloquei na ponta da molinha, e mandei a molinha com a borracha para dentro da máquina. intuí que aquela borracha é alguma válvola vedadora, e que por isso só faz sentido ela ficar lá dentro...

Certo? rsrs

 

Mas, só agora tive a chance de preparar 2 expressos juntos. E percebemos q o ico egetor da direita do portafiltros é mais forte q o esquerdo. Como eu posso calibrar esta preção? Será que essa desigualdade é determinada pela posição do furinho do filtro? Se eu tiver o cuidado de colocar este buraquinho centralizado entre os bicos, ajeita?

 

Alguém extrai sem vaporizar? a vaporização faz diferença entre ter ou n ter """crema""'?

 

fuerte abraso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz

Quando os bicos estão desbalanceados (um bico enche mais rápido que o outro) é pq a máquina não está nivelada no local.

 

Em relação a melhora do café quando vc utiliza o bico para esquentar as xícaras faz um certo sentido. Pois quando vc utiliza o bico estás restirando a água mais quente e deixa a água numa temperatura melhor para o espresso (o chamado flush inicial ou surf na temperatura de extração).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz

Quando os bicos estão desbalanceados (um bico enche mais rápido que o outro) é pq a máquina não está nivelada no local.

 

Em relação a melhora do café quando vc utiliza o bico para esquentar as xícaras faz um certo sentido. Pois quando vc utiliza o bico estás restirando a água mais quente e deixa a água numa temperatura melhor para o espresso (o chamado flush inicial ou surf na temperatura de extração).

 

Dai Galera!

 

Dom Ivo:

o que dizes ta certo! hoje foi q me dei conta q o armário onde ela fica ta torto mesmo! rsrs

Mas sabe: se bem q andei dando umas pertada no parafuso lá... E, ontem, pareceu q deu uma melhorada nessa questão....

 

tu já desmontou este parafuso? sabe dizer se tem alguma interferência aquilo estar mais ou menos apertado?

 

fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aí que esteja usando o filtro da Breville pode informar se ele entra MUITO justo no porta filtro da C-08? Após encaixado, posso bater o PF na pia que o filtro não cai por nada. Eu só consigo remove-lo usando uma faca bem fina, fazendo uma 'alavanca' pra ele pode desencaixar do PF.

 

Vontade de lixar ele ou o PF... affff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aí que esteja usando o filtro da Breville pode informar se ele entra MUITO justo no porta filtro da C-08? Após encaixado, posso bater o PF na pia que o filtro não cai por nada. Eu só consigo remove-lo usando uma faca bem fina, fazendo uma 'alavanca' pra ele pode desencaixar do PF.

 

Vontade de lixar ele ou o PF... affff

 

Na minha máquina isso acontece mesmo com os filtros originais. Acho que é normal, desde que o filtro saia sem deformar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aí que esteja usando o filtro da Breville pode informar se ele entra MUITO justo no porta filtro da C-08? Após encaixado, posso bater o PF na pia que o filtro não cai por nada. Eu só consigo remove-lo usando uma faca bem fina, fazendo uma 'alavanca' pra ele pode desencaixar do PF.

 

Vontade de lixar ele ou o PF... affff

 

 

Sim, acontece o mesmo aqui na minha! Só consigo tirar com uma ponta de garfo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, isso não chega a ser uma desvantagem.

 

Pior é quando o filtro está solto e toda vez que se bate a borra ele cai junto no lixo...

 

dai galera!

 

nossa mas o meu filtro da c08 cai q é uma maravilha rsrs bater a borra não existe, só se eu tirar ele do pf dentro da pia, molhar ele por traz da borra pra esfriar, pra então limpar ele no licho rsrs

esses brinquedos....

 

fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...