Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Para filtros pressurizados não é necessário calcar. Basta nivelar. Sendo assim, não há a necessidade de adquirir um neste momento já que você não pretende despressurizá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois eu vou até comprar o filtro e cortar o pressurizador, mas estou achando melhor não fazer isso por enquanto. Já não estou me acertando nem com o café já moído no filtro pressurizado! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto não quer diz nada. Como você não tem moinho fica difícil acertar a extração mesmo. Sem poder regular a moagem em função da extração a chance de acertar são poucas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas ainda assim as outras variáveis já são consideráveis e eu ainda as não entendo muito bem. Os cafés até o momento estavam saindo bem ácidos e em no máximo 20 segundos uns 55ml.

 

Eu tinha um Boubon Amarelo da Spress moído para espresso e havia encomendado o café do Atelie do Café que foi torrado na segunda passada e veio moído para moka. Nos 2 casos ficavam bem ácidos.

 

Hoje, com o Bruzzi do Ateliê, eu consegui compactar bem o café com o tamper de plástico. Deixei o primeiro segundo de café cair fora da xícara propositalmente e para a minha surpresa, eu consegui os mesmos 55ml em 27 segundos. Tudo bem que deixei 1 segundinho fora, mas ainda assim o fluxo foi mais lento.

 

O resultado foi bem mais equilibrado. Senti mais o caramelo, um leve amargor bem no fundo e a acidez ficou mais suave. Gostei bem! Só que agora eu não sei se ele melhorou pelo tempo (já que foi torrado e moído há exatamente 1 semana), se foi pelo primeiro segundo fora da xícara ou se foi pelo tempo maior na extração. ahuahuauaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim "o primeiro segundo fora da xícara"? Você está contando o tempo de extração como?

 

No primeiro caso, ficou ácido possivelmente por conta do tempo de extração, que foi muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu conto a partir do momento em que giro o botão. Então está sempre somando a pré-infusão nesse tempo.

 

Porém hoje eu deixei a xícara fora, com o tempo contando mesmo, quando começou a sair café é que eu coloquei a xícara no lugar. Então um pouquinho do café inicial caiu fora da xícara. Mas o tempo já estava contando desde que eu girei o botão, então de uma forma geral iria demorar pelo menos 1 segundo a mais para completar os aprox. 50~55ml da xícara, só que o tempo subiu de 20s. para 25~27s devido a compactação.

 

Se for o tempo mesmo, eu estou achando que mesmo com o filtro pressurizado eu vou ter que comprar um tamper. Ou isso ou esperar o moínho e moer bem fino, apesar de que, o Bourbon Amarelo, que foi moído para espresso e é mais fino, leva o mesmo tempo com a mesma quantidade de pó 14~15g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo é contado a partir do primeiro pingo de café e filtros presurizados tem o fluxo mais rápido, o que não é problema desde que a restrição é controlada pela furação do filtro e não pelo bolo de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, entendi! Obrigado mesmo pela explicação, Bernardo! :)

 

Então apesar do tempo curto, que atualmente deve ficar em torno de uns 10 segundos ~ 15 segundos no máximo, não chega a ser um problema por conta da pressurização do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. O sabor eu ainda estou experimentando, pois não tenho muita comparação.

 

Assim que o moedor chegar eu vou tentar comprar grãos do Curto café, assim posso ir comparando pra ver qual o mais próximo que consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno Fontes,

 

Eu tinha uma chef crema silver que dei de presente pra minha irmã. Tirava cafes muito bons com ela.

Vi você comentando em cortar pra despressurizar. Recomendo fortemente comprar um filtro duplo rancilio que encaixa bem na chef crema silver. Eu comprei o meu com o Alexandre.

 

Porém recomendo você testar e testar bastante os cafés no pressurizado pra quando tiver o moedor que consiga moer pro despressurizado, conseguir sentir a diferença.

 

Reforçando o que disseram, o tamper não faz diferença no pressurizado, eu mesmo só usava o de plástico que veio. Já no despressurizado eu adquiri um melhor, que ajuda bastante. Ando sumido do forum mas qualquer coisa só perguntar ae!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que vi que sua chef crema não é a silver então acho que o que falei do filtro não vale!!! foi mal ae!!! Sempre confundo esses tópicos da chef crema com a silver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, Ruben!

 

É, a minha é a preta, o porta-filtro é diferente... :(

 

Por enquanto vou esperar o Hario. Mas depois estou pensando em comprar um filtro duplo novo para cortar o velho e comprar um tamper decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo é contado a partir do primeiro pingo de café e filtros presurizados tem o fluxo mais rápido, o que não é problema desde que a restrição é controlada pela furação do filtro e não pelo bolo de café.

 

Esse assunto merece um tópico específico, da contagem do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Rodrigo. Este assunto merece um tópico só pra ele. Eu sempre contei a partir do momento em que se aciona o botão para extrair e não do primeiro pingo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, finalmente, consegui desmontar o chuveirinho da chef crema preta limpar. Não preciso dizer que tinha uma crosta de café velho. Imagino no filtro como não deve estar...

 

Bem, perguntas:

 

1. Onde encontro da borrachona pra vender? A minha ta meio ressecada, mas a coloquei no lugar. No site onde vende o filtro não tem.

 

2. Devo me preocupar com algo na hora de montar? O parafuso precisa estar tão apertado quanto antes?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Veja no site da Electrolux uma assistência que seja fácil pra você, normalmente eles têm essa borracha em estoque (pelo menos tinha na que fui aqui em Campinas). Ela é barata (não lembro exatamente quanto, mas postei o preço que paguei aqui nesse tópico, é só caçar pra trás), talvez valha a pena até já comprar 2 e deixar uma de reserva.

 

2. Não precisa apertar até espanar, basta ficar bem firme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Mortari!

 

O espresso hoje de manhã estava até levemente diferente depois da limpeza. O próximo passo vai ser tentar despressurizar o filtro, pois acho que usar o filtro pressurizado deve atrapalhar a qualidade do café no longo prazo, já que não dá para limpar por dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tirei o fundo do meu filtro não vi grandes sujeiras dentro dele não. Claro que as paredes internas estavam mais escuras, mas não havia aquelas crostas de café que normalmente se formam em cima do chuveiro.

 

Não sei se você já fez isso, mas um lugar que é importante limpar na Chef Crema antiga é embaixo daquele fundo plástico que tem dentro do porta-filtro. Tem que tirar o parafuso que tem embaixo do porta-filtro (por fora, entre as saídas de café) e tentar, com bastante paciência, puxar aquela fundo de plástico pra cima. É meio chato de tirar, principalmente da primeira vez, mas quando você ver como fica embaixo daquilo vai começar a tirar toda semana pra limpar (ou, ao menos, uma vez por mês).

 

Depois que eu cortei o fundo do filtro não usei mais essa peça plástica no PF, mas com o filtro pressurizado é essencial, não dá pra não usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já limpei ali também. Estava BEM sujo!

 

Até pensei em deixar sem, consegui usar o filtro pressurizado sem aquela tampa plástica sem problema, mas não conseguir arrumar uma forma de prender o parafuso para tampar o buraco do meio. Fora que passou a me impedir de fazer 2 curtos simultaneamente, por exemplo, pois o café começou a sair praticamente apenas por um dos lados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá aos checks! :)

 

1. Balança de precisão 0.1g ao qual estou usando 14g de café para 1 duplo - Check!

2. Moedor decente (Hario mini regulado no 4º click p/ o pressurizado) - Check!

3. Bom café - Chocolate do Curto com torra de 15 dias - Check!

4. Filtro novo da Chef Crema para tentar despressurizar o velho em casa - Check!

5. Tamper 51mm - Check!

 

Ainda tenho algumas dúvidas:

1. A respeito do armazenamento dos grãos frescos (comprei também uns grãos do Ateliê do café) com torra provavelmente de 1 dia. Congelo amanhã mesmo? Hoje já? Espero 1 semana para congelar?

 

2. Hario mini. Devo fazer uma limpeza a cada uso? Como seria essa limpeza? Se não, de quanto em quanto tempo devo desmontar ele todo e lavar?

 

 

De resto, acho que está indo. A ideia de esperar uns 15 minutos (as vezes 30 minutos) antes de usar a cafeteira tem funcionado bem, com o fitlro pressurizado e o grão moído na hora estou conseguindo um café bem melhor do que antes. Claro que ainda faltam muitos testes, falta despressurizar, o tamper chegou ainda há pouco, nem o utilizei ainda, mas vou aprendendo mais sobre a Chef Crema preta e tentando deixar as informações organizadas aqui. Por hora estou pesquisando sobre temperature surfing.

 

-----------------------------

 

Primeiro teste com o filtro despressurizado:

Hario mini regulado no terceiro click, tamper feito com relativa pressão. Resultado: depois de 20 segundos (a partir do botão ligado) havia no máximo uns 10ml na xícara. O barulho era da máquina não conseguindo pressão suficiente para empurrar a água.

 

Segundo teste:

Abri 2 clicks no Hario, tamper feito com pouquíssima pressão. Extraído em 15 segundos, com qualidade inferior ao que eu tinha com filtro pressurizado, mas a crema apareceu, apesar de não ser grande coisa.

 

Amanhã faço o terceiro teste, fechando 1 click no Hario, que devo encontrar um meio termo e tentando manter o tamper com pouca pressão.

 

-----------------------------

 

Terceiro teste:

Filtro despressurizado, Hario mini regulado no quarto click, tamper feito com praticamente sem pressão. Deixei a máquina ligada por algum tempo, fiz um flush longo, com todo o grupo encaixado para manter tudo quente. Coloquei o pó no lugar, 14.3g do Chocolate, do Curto café.

 

Fiz um segundo flush longo, desta vez só com o porta-filtro, para manter o conjunto todo quente e voltar a aquecer a água até a temperatura que seria a ideal. A ideia era iniciar assim que a luz parasse de piscar, porém me enrolei e perdi alguns segundos aí, mas logo comecei a extração.

 

Somando o tempo de pré-infusão (uns 6 ou 7 segundos), a extração levou 27 segundos, espirrando café na borda da xícara, o que nunca tinha acontecido quando o filtro era pressurizado. Teve uma crema razoável e o sabor me pareceu bem equilibrado, apesar de ainda não estar aos pés do mesmo café tomado na cafeteria. Ao final, descobri algum particulado no fundo da xícara.

 

Acho que estou chegando lá e espero estar ajudando qualquer iniciante com a Chef Crema que esteja passando por esta mesma fase que eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Chef Crema Silver and Baratza Preciso .

Muito bom ! Sabia que o moinho era a alma do negócio ! Mais acabei me surpreendendo com o que ela pode fazer com um bom moinho!

Detalhe: foi a segunda extração que fiz com o filtro duplo da Silvia e cafe com torra do dia 05/11 ( made in Alexandre ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo é um pouco relativo. Tem cafés que ficam bem em extrações mais longas. Porém o melhor é começar com uma extração nos padrões e daí sim ir promovendo alterações até encontrar o sabor desejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diria que é este modelo mesmo de "martelinho", pois o que tenho aqui fica do mesmo tamanho "na máquina" e tem capacidade de 60ml quando "transbordando".

 

Pelo o que percebi no video acredito que a moagem foi um pouco mais fina do que o "ideal para a receita padrão". O primeiro indício é o tempo mais longo da extração, que passou dos 30s e não conseguiu "completar" os 50ml-60ml. O segundo indicador é a mudança no fluxo da bebida durante a extração, onde parou de descer um "fio contínuo" e começou um "pinga-pinga" relativamente cedo. Em parte, tenho percebido isso como um dos indícios de esgotamento do bolo.

 

O "problema" ao se engrossar a moagem é que a crema tende a diminuir. De qualquer forma seu maior indicador deve ser o sabor da bebida, faça do jeito que mais lhe agradar o paladar.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...