Ir para conteúdo

Todas Atividades

Atualizada automaticamente

  1. Recentemente
  2. Editei a publicação acima inserindo mais um vídeo.
  3. No começo, quando tentei pela primeira vez no clique 36, também achei muito forte e desagradável (puxando para o amargor), mas fui testando mudar as outras variáveis. Aconselho a você fazer testes travando a variável da moagem e mudando a variável da temperatura e da técnica de despejo da água (há várias que tentei antes de chegar na forma como eu estou fazendo agora). Recomendo assistir ao vídeo abaixo (e outros deste mesmo canal). Esse segundo complementa o video acima. Esse vídeo do Lance Hedrick (e outros dele) pode ser útil tambem.
  4. Today
  5. Se eu usar o clique 36, o zp6 vai extrair um verdadeiro fel do café, sem condições de beber. Cheguei a um parâmetro situado entre 66 e 69 cliques após realizar vários testes, mas ainda não cheguei a uma conclusão.
  6. Esqueci de falar um detalhe @Fernando Neres. A receita que descrevi acima foi na regulagem 0.3.6 (36 clicks) no ZP6. Vou editar. Antes eu utilizava uma moagem em 0.4.2 (42 clicks), mas a mudança de temperatura e a maneira como faço o despejo alterou o resultado completamente.
  7. Tenho o 1Zpressio ZP6 Special desde o dia 6 de outubro de 2023. Já passei pelas moagens que você citou e posso dizer que o segredo para o café ficar bom com ele está na temperatura e na maneira como você faz o despejo da água. Atualmente, ao fazer com o método Origami, que é semelhante ao Hario V60, tenho utilizado a regulagem 0.3.6 (36 clicks), a água em 91°C e o despejo faço inicialmente de forma lenta e no centro até que as bolhas maiores de gás carbônico comecem a sair na superfície para depois molhar até a borda fazendo os movimentos circulares de dentro para fora (dá mais ou menos entre 60g e 70g nesse primeiro despejo). Espero até que a água passe toda pelo bolo de café e comece a pingar para que eu possa iniciar o segundo despejo, onde eu repito o mesmo processo anterior, mas como o pó já está molhado, não demora muito tempo para fazer essa etapa. Em seguida, aguardo a água passar toda para depois fazer o último despejo, onde despejo a água até completar 320g na balança (uso 20g de café para 320g de água). Nesse último despejo, eu faço um primeiro movimento circular para molhar toda a área, depois um segundo com um alto fluxo de água e por fim um terceiro com um fluxo mediano. O café passa entre 2:30 e 2:45 mais ou menos.
  8. Vendo um moedor 1ZPRESSO ZP6 SILVER, de muito pouco uso, no estado de novo, com todos os seus acessórios originais. O pincel ainda não foi usado. Preço: R$ 1.600,00. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3709668745-moedor-manual-de-cafes-1zpresso-zp6-_JM olx.com.br https://sp.olx.com.br/regiao-de-ribeirao-preto/para-a-sua-casa/utensilios-para-cozinha/moedor-1zpresso-zp6-silver-1307801140
  9. Dá sim! Não é destaque de doçura igual ao Kinu... esse método pressupõe moagem grossa quase um prensa... e dá para ajustar a moagem na boa. Se isso não resolver, pode ser a temperatura ou diminui os despejos para 3. Se isso tudo não resolver, troca de moedor ou café...ahahah
  10. Bem interessante esse método! Testei nesses cliques também fazendo 4 despejos e os meus cafés ficaram muito amargos. E o seu café fica equilibrado, dá pra sentir a doçura? Desculpe o inquérito!
  11. Uso 50 a 55 nos cafés da UM coffee com método 4:6 do Kasuya, em geral. Temperatura da água 95 no geral..
  12. Marcio, qual clique você usa no seu zp6 para fazer no V60?
  13. Diminui a temperatura para extrair menos... vai que funciona...
  14. Boa dica Márcio, é o que pretendo fazer. O zp6 realmente não caiu na minha graça até o momento. Hoje fiz um coado V60 no clique 65 e o resultado predominante foi o amargor, muito embora o fabricante sugere operar na faixa 40 a 50 para essa modalidade. Aumentei para o clique 70 e o resultado foi um café sem gosto de nada. Mas já tá dando para mensurar ou imaginar que a minha faixa de cliques deva ficar entre 66 e 69. Vou testá-lo mais um pouco, antes de vendê-lo. O C40 é ótimo, sempre me deu um café saboroso e gostoso de degustar cada gole. Fechado com o C40!
  15. Interpretei mal mesmo. Foi mal. Se não gostou do resultado, venda o ZP6 e continue com o C40 como está fazendo. Eu mantenho ambos porque gosto deles para usos diferentes e pada mim da um equilíbrio sim! Paladar é muito pessoal e nem todos sentem ou descrevem da mesma forma. Bons cafés!
  16. Olá, Márcio, tudo joinha? Acho que você não me compreendeu. Eu não estou usando cafés de supermercado - aqueles classificados pela ABIC. Só uso cafés especiais comprados na internet ou em lojas especializadas existentes na minha cidade. Agora pouco fiz um café filtrado na V60, 1:15, 15g/225ml, 92ºC, 4 despejos, tempo total 2:30 e usei o clique 65 do zp6 - observe que a referência do fabricante fica compreendida entre 40 e 50 cliques para V60. Eu abri mais 15 cliques para testar. Senti uma pequena melhora no café, mas o amargor se destaca, algo bem desagradável. No Comandante o café é saboroso. Daqui a pouco Márcio chegarei no final dos cliques do moedor (90) e não vou encontrar o tal de equilíbrio e doçura tão falado por tantas pessoas. Até o momento, o zp6 está sendo pura decepção. Tudo o que estou buscando é um café equilibrado.
  17. Bom dia. Tudo bem? Sempre tem gosto pessoal e não tem certo nem errado. É o que te agrada. Só compartilhar algo que pode estar acontecendo. O ZP6 dá tanta claridade nos coados que às vezes fica tão claro (as notas ficam tão evidentes) que perde a característica de café e fica mais para um chá. Por isso minha preferência para o C40, kinu, j ultra para torras médias e mais desenvolvidas no geral. Aqui estamos falando em cafés especiais. Quando se utiliza esses de mercado, não especiais, vários tem defeitos sensoriais e acabam fazendo uma terrinha escura para disfarçar...sem desmerecer, mas isso é fato. Acontece que aí vai aparecer amargor desagradável mesmo. E juntando o fato do zp6 gerar uma claridade tremenda, pode ser o que está acontecendo contigo. Acho que o C40 por não ser tão claro assim nas notas não faz ressaltar tanto o amargor. Talvez, até um C3 pudesse gerar um café menos amargos que o zp6. Se quiser tentar ajustar a extração com zp6 pode diminuir a temperatura da água para extrair menos. Assim, pode ser que o amargor não venha tão intenso. Bons cafés!
  18. Olá, a foto mostra 4 imagens do café moído no zp6, com 40, 45, 50 e 55 cliques e uma no Comandante C40, clique 21
  19. Compartilho inteiramente das opiniões citadas pelos colegas acima e reitero a informação sobre a proporção. Tenho utilizado o zp6 há aproximadamente 5 meses e observei que ele mostra toda sua potência em proporções maiores, sendo 1:16 em diante; já obtive excelentes resultados na proporção 1:18,5, por exemplo. O processo do café parece influenciar também, sendo os lavados e fermentados melhor se saírem com ele. Mas a esmagadora maioria dos cafés que tomo utilizando o zp6, são cafés da compra coletiva, que dificilmente são torra clara e muitos deles naturais. Ainda assim, tenho obtido bons resultados. Mas uma coisa observei, ele irá entregar o que o grão tiver como característica. Se houver defeitos de torra ou de grão verde, irá aparecer na xícara. Coisa que outros moedores talvez passasse despercebido. Gosto pessoal entra como um fator importante com esse moedor. Como já citado, não é pra todo mundo, já que existem pessoas que preferem um perfil de bebida diferente; mas sem sombra de dúvidas é um excelente moedor. Seria possível você mandar aqui fotos da moagem dele no Click 5, por exemplo? Se possível, com 2 grãos diferentes. Achei estranho estar tendo uma xícara tão desequilibrada.
  20. Ontem
  21. Olá pessoal. Já estou me aventurando nas torras domésticas há alguns anos. Já participei da compra coletiva uns 4 ou 5 anos atrás. Comecei com uma pipoqueira de fogão, usei uma pipoqueira elétrica e comprei um forno Behmor. Mas estou a alguns anos parado pq quase nunca consegui um resultado “bebível”. Busco uma torra média clara, mas até tento algo como média escura pra ver se o resultado é diferente, mas sempre a mesma coisa. O resultado é café com gosto de grama. Comprei uma IKAWA home na esperança q o resultado fosse diferente. Mas até agora não consegui acertar uma. Tentei algumas torras com a configuração padrão da máquina, mas usei os cafés que eu tinha em casa com 4 ou 5 anos… não sei se são possíveis de proporcionar um resultado bom. mas usei tb um café q ganhei a um ano e tb um dos q veio com a máquina com a curva própria pra ele. Assinei o editor de gráfico tb buscando outro resultado. Mas nada mudou. sempre gosto de grama… Tentei ontem esperar a máquina aquecer até 200 graus antes de por o café. Não deu certo tb. A máquina diz q é possível torrar 100gramas. Já tentei 50, 60, 70, 80. Nada deu certo. alguem tem alguma sugestão do q posso fazer? alguém sabe se existe algum fórum próprio da ikawa como a decent espresso tem? valeu!!
  22. Comprei em Carmo, na loja, um 90 pontos excelente e fiquei fã. Só que tentando comprar online deparei com os absurdos fretes, seja de transportadora, seja do famigerado Correio. O grau de amargor destes fretes me impede de comprar do fornecedor, mesmo que eu goste muito. Espero encontrar aqui no Rio lugar que venda para que possa rever o sabor desse café.
  23. Olá, Creio que as sínteses se encaixam ao debate. No post em questão há a informação de que o Zp6 em proporções menores do que 1:17, e em perfis de cafés "avelã, amêndoa ou chocolate", pode gerar uma bebida opaca. Compartilho da mesma opinião. É um moedor de nicho. Excelente decerto. Mas para experiências e paladares específicos. Bons cafés para tod@s.
  24. Bom dia. Esses cafés ultra-especiais não se aplicam para mim nem para meu bolso. Os cafezinhos que estou bebendo, a gente acha na internet ou compra em algumas lojas locais. Olhe, e já está bom demais, isso representa um salto quântico se lembrar que tomávamos cafés tradicionais ou de cápsulas. Mas valeu…
  1. Mais Resultados
×
×
  • Criar Novo...