Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 04-11-2020 em todas as áreas

  1. Passando o tempo procurando itens de café na OLX achei uma pessoa vendendo uma Rok GC Espresso nova por um preço muito interessante. Acabei adquirindo a dita cuja e chegou aqui em casa hoje à noite. Se trata de uma máquina de espresso manual, semelhante em funcionamento à Cafelat Robot e à Flair. Meu primeiros testes foram interessantes. Consegui um espresso OK, com alguma crema, mas ainda um pouco ácido e com corpo baixo. Meu moinho é um Hario Mini Slim, então acho que esse foi o fator limitante. Com 3 cliques o filtro entupiu e com 4 cliques achei que poderia ser mais fino. Estou no aguardo de um Timemore C2, que deve melhorar um pouco a situação, e depois devo investir num moedor elétrico adequado para espresso. Além do moedor ainda preciso de uma balança para pesar os shots e ter melhor controle (tenho usado a balancinha da preska pra pesar os grãos e medi o tamanho do espresso pelo volume em um copinho com medida). Ainda tenho muuuito a aprender com ela, mas estou curtindo a experiência!
    4 points
  2. Um teste que fiz na minha agora pouco é, tirar todos os grão da máquina. Limpar e encaixar o repositório de grão sem girar para travar. Somente pressionar ele levemente pra baixo no moedor e acionar o gatilho com o porta filtros. Ele vai ficar "moendo" nada na regulagem mais aberta possível um tempão sem interromper, logo não é problema no acionador... deve ter algum sistema de segurança que para dependendo da força feita para esmagar o grão dependendo da "dureza" e da granulometria. Eu não piraria ou ficaria encucado que isso é um problema se você não tiver dentro do prazo de troca fácil.
    1 point
  3. Com certeza! Inicio a moagem numa boa, empurrando o porta-filtro para baixo, e a moagem dura uns 2 segundos, como os relatos do @rluik. Depois disso, trava e preciso retornar o porta-filtro para a posição de descanso e empurrar novamente para reiniciar a moagem. O chato é que acontece algumas vezes durante a moagem para um duplo. Se fosse só uma pausa no começo como uma espécie de "calibragem", eu até consideraria que talvez fosse algo padrão para se livrar de meia dúzia de grãos que pudessem estar com um ajuste antigo de granulometria e tal, sei lá... poderia ser uma regulagem da máquina para evitar que misturasse resto de moagem/grão antigo na moagem sendo feita naquele momento. Mas, infelizmente, pra mim acontecia várias vezes durante a mesma moagem e não apenas no começo do processo. Então... eu testei com grãos diferentes e o problema persistia, inclusive parando outras vezes além dessa pausa após 2 segundos iniciais. Sou muito chata com essas coisas, ainda mais com produtos que não são baratos. Optei por fazer a troca. A Oster mandou o código de logística reversa tranquilo através do chat do marketplace da Submarino e acabei de postar. Vou ficar no aguardo... se a próxima máquina vier com a mesma característica, aí paro de insistir e tento compreender que é particularidade do produto mesmo. Quando chegar a nova, dou um feedback por aqui!
    1 point
  4. Atualização sobre meu uso. Me acostumei com a ventosa(segura muito) e tem sido ótima nessa vida de pai de filhos pequenos. [emoji28] O ajuste externo também é muito legal. Facilita bem o teste de moagem. Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk
    1 point
  5. Fiz um pequeno vídeo pra mostrar a extração. Muito a melhorar ainda, mas tô curtindo o processo. Antes de pressionar fiz uma pré-infusão de uns 20s.
    1 point
  6. Rapaz se o@cabeca mexer na água máquina ela volta melhor que da fábrica... Hehehe Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk
    1 point
  7. Para as duas perguntas, arrisco responder que possivelmente essa torra "indicada para espresso" é mais escura. Isso pode influenciar, no caso de irregularidades na moagem que produzam partículas finas, para passar a sensação de amargor. Talvez, se buscares torras médias, encontres algo que te agrade mais. Isso não é lei, não é dogma. Depende de cada grão, de onde e como é produzido, como é torrado, como é moído... Minha sugestão é, de agora em diante, comprar café em pacotes de 250g ou menos. Se gostar do café, repete a compra. Se não gostar, é menos café para gastar sofrendo. Outra coisa, mais pessoal: eu não olho para promoções de café. Já me conformei de gostar de cafés que são mais caros. Aí pago mesmo, e pronto, nem penso em me arrepender. Quando bebo uma xícara de bom café, o prazer é maior e compensa o investimento.
    1 point
  8. Não sei se você já comprou, mas vou deixar meus dois centavos aqui. Eu comprei primeiro o Tramontina por R$ 200,00 e depois o Timemore por R$ 340,00 (peguei uma promoção, vira e mexe entra), o Realce caiu no chão e quebrou o copo de acrilico, é muito lento e frágil em comparação ao Timemore. O Timemore é muito bem construido, os materiais entre os dois não se compara, a velocidade de moagem também não. O Timemore, vale muito mais do que custa e é excelente. Fora a consistência de moagem. Eu que tenho os dois, não compraria o tramontina, que inclusive já desmontei, tem muito plástico e o mó é muito pequeno.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...