Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 27-01-2021 em todas as áreas

  1. Diogo, você coloca em garrafa? Se sim muita água quente nela na hora de escaldar o filtro. Água tirada da fervura para começar a coar, vai cair um pouco a temperatura, mas não cai tanto não. Coe em recipiente térmico, único jeito que saberia te dizer e teste com eles como o café especial fica um pouco mais doce ao tempo em que esfria um pouco .... e boa sorte! Para aquecer um pouco depois de coar ... degrada, mas veja esse vídeo do James Hoffmann, para ele o que piorou menos o café foi microondas. kkkk Sério, escalda bem a garrafa, adequada à quantidade de café que faz e manda ver! Boa sorte!!
    2 points
  2. Boas a tod@s. Pessoal, resolvi a um tempo fazer torra caseira e esse é meu relato de tudo que eu fizer para torrar aqui na minha cozinha. A torra em casa surgiu quando percebi que eu tinha que comprar muita café na internet para compensar o frete. Para se ter uma ideia eu cheguei a pagar 45 contos de reis para vir 2kg de café do Mário (acho caro). Além disso, como apenas eu aqui em casa tomo o café moído na hora (minha companheira não gosta do meu Hario Slim hahaha) não consumo muito café, algo em torno de 250g/mês, o café começava a ficar velho, eu sempre noto uma perda de sabor. Consegui resolver esse problema comprando café na Amazon pelo PRIME, mas aí veio outro motivo pra torra. Meu pai tem um pedaço de terra aqui, nada grande, mais parece 2 lotes juntos. No ano passado ele ganhou 3 pezinhos de café e plantou. Não fiquei muito entusiasmado porque achei que não ia pra frente. Me surpreendi quando floresceu e agora está com vários frutos. Ficamos animados e já estamos nos preparando para plantar mais e dali tirar nosso café de cada dia, pensa que legal se dar certo ! Como método de estudo, eu organizo tudo que pesquiso em notas, tô usando o Notion ultimamente. Então pensei em reunir aqui todas essas informações que eu ler, ver e fazer e não deixar no Notion. Vi que ao ler alguns comentários de pessoa começando, e tentando, e recebendo orientações, e tentando novamente, encoraja outros a iniciar a torra caseira. Com isso tudo, e o aumento da minha ansiedade nessa pandemia maluca, aqui será minha cozinha para o bate papo da minha aventura na torra do café para ficar registro para mim e para os novos e pedir ajuda, pitacos, dos já iniciados e mestres hehehe. Espero contar com a ajuda dos disponíveis e a paciência dos mais experientes, pois de café eu gosto muito é de tomar! Vida longa e prospera a todos principalmente ao café
    1 point
  3. Olá, caros amigos! Venho apresentar esse projeto que estou desenvolvendo. Se trata de um torrador, com capacidade de até 500g, com sensores termopar BT e ET, controle de rotação do tambor, controle de fluxo de ar, resfriador de grãos, provador e visor. Todo em aço inox. Gostaria de agradecer imensamente aos amigos do clube Roberto, Kell, Alex Lima, Carlos Vasconcelos, Gilberto, Ricardo Gobbi⁩, Alexandre, Flavio, Luis Paulo e tantos outros que de uma forma ou de outra, talvez sem nem perceber, me auxiliaram bastante no desenvolvimento deste projeto. Espero que gostem e vamos trocar informações a respeito! Grande abraço! Instagram: @marinacoffee.roaster
    1 point
  4. Cara, tem um tópico bem extenso aqui sobre isso que vc deve encontrar tudo o q precisa sobre o assunto. https://r.tapatalk.com/shareLink/topic?url=http://forum.clubedocafe.net/topic/443-raz%C3%A3o-de-preparo-brewing-ratio/&share_tid=443&share_fid=154098&share_type=t&link_source=app Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
    1 point
  5. Sugiro moer um pouco mais fino (por exemplo, média fina; muitos coados ficam na média ou média grossa) e buscar uma receita como a do Scott Rao ou James Hoffmann para o V60, aí tem uma pré-infusãozinha e depois um despejo só. Se você quiser, pode deixar a chaleira no fogo enquanto rola a pré-infusão, para não perder temperatura (e claro, dependenod da chaleira, botar sempre bastante água, a mais do que precisa, para que ela segure a temperatura também durante o despejo). Você perceberá - o Hoffmann fala isso, e vejo na prática - que quando a gente despeja mais água de uma vez (em oposição a fazer um despejo bem devagarinho e controlado) o tempo até passar tudo diminui. E o café caindo direto numa térmica (claro, escaldada antes), vai segurar legal a temperatura. Acredito que por aí você resolva, ou pelo menos atenue a questão!
    1 point
  6. Então, esse é o ponto. Eles querem tomar um café diferenciado / especial. Mas se eu fizer do jeito que eles fazem com Melitta / Pilão o café acaba saindo um pouco fraco. Eu estou tentando reduzir o tempo entre os ataques e manter os copos / xícaras pré-aquecidos (com água quente). Valeu pela atenção, Ronaldo. Abraços.
    1 point
  7. Fala @Diogo_KC, rapaz eu recomendaria manter o preparo como eles fazem mesmo, acho que se não há abertura para mudar todo o paradigma cultural do café, melhor deixar a pessoa no ponto de conforto dela.... aí no caso pelo que entendi não há desejo de mudar nenhum dos outros parâmetros como conhecer o café especial, degustar, preferir menos amargor, dispensar açúcar, etc.... sendo assim esta inserindo uma nova variação - temperatura final da bebida - por mudar a forma de preparo, se não há abertura para aceitar esta queda na temperatura e ganhar em mudança de sabor, etc... não vejo por que mexer.... De forma geral hoje faço todo o processo, sem usar térmica, e depois ainda espero ou acelero o resfriamento para tomar e perceber o real sabor do cafe. abracos e bons cafés!
    1 point
  8. Pois é, né? São cafés excelentes. Eu também fico surpreso de ninguém falar deles aqui, tanto dos cafés Cheirin Bão quanto Unique.
    1 point
  9. Melhor clicar no link pra entender a postagem... E @adrianoliguori podia escrever um pouco mais
    1 point
  10. Segunda torra do mesmo café. Demorei para tentar novamente mas está aí o resultado. Dessa vez segui a orientação do@mesquita de iniciar o bolinha já quente. Torrei 250g em 9:20 com muitas dificuldades em controlar o bolinha no fogão por isso ficou muito irregular os grãos. De resultado na xícara, ficou menos "amargo" que o anterior. Acredito que ficará melhor coado. No espresso fiz um blend com outro café que tenho aqui, aí ficou bom. Vamos em frente. Corrigir a execução para a próxima vez. Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
    1 point
  11. Opa! Boas perguntas, @Jonas_E! - Sobre ponto de torra: não gostamos de falar muito de torra clara, média, escura, já que cada um tem uma definição diferente pra isso , mas os cafés das linhas Perfis normalmente tem torras levemente mais escuras que os das linhas acima, pra melhor encaixarem nas propostas dos seus perfis sensoriais e na proposta comercial deles. Pra ser mais exato, nossos cafés normais finalizam as torras geralmente entre 204-206 ºC, enquanto os cafés da linha Perfis finalizam entre 207-210 ºC. - Sobre o valor dos cafés Perfis: essa é uma linha que aposta no bom custo benefício. São lotes com valor da saca um pouco mais barato, por comprarmos em maior quantidade do produtor. Nossa margem nessa linha também é menor, pois apostamos na venda em maiores quantidades. Inicialmente a gente trabalhava com essa linha só pra clientes comerciais, mas decidimos colocar também na loja virtual pois pode atender bem outro segmento de público: quem tá entrando no mundo do café especial, café do dia a dia pra família toda, café pra levar pro escritório, etc. Espero que tenha conseguido esclarecer as dúvidas! Desculpa a demora... andamos bem ocupados aqui planejando o black november Qualquer outra dúvida, só falar!
    1 point
  12. Fala pessoal. Informando aos cafezeiros que o Seleção do Mário está com site novo. Agora dá pra comprar direto de lá. ttps://cafeselecaodomario.com.br/ Abraços.
    1 point
  13. Só atingir o ponto desejado de torra.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...