Cara... eu nunca usei o Comandante, então fica difícil avaliar ele, de forma geral é o moedor manual padrão lá fora, muito bem avaliado que entrega o que promete.
Eu tenho um Bravito, acredito que por se tratar de um produto nacional e construído de forma "artesanal", ele acaba tendo, ao meu ver, menos valor agregado pela marca. No comandante, voce esta pagando bastante pelo nome, com o Gil, nao tanto, estará só pagando o lucro honesto dele.
Em relação ao ajuste externo, é ótimo, serio, é muito pratico, preciso e economiza seu tempo. Fazer esquema de clic incomoda muito, voce vive esquecendo aonde está, tem que abrir o moedor para regular, enfim, no dia a dia, muitas vezes, acaba sendo um step a mais no preparo do cafe. Em relação ao moedor em si, ele é todo de metal, robusto, da a impressão que ira durar uma vida se bem cuidado, tem a questão do rolamento interno com 3 aros, além do tamanho do eixo que é o maior dentre todos os moedores, isso vai te proporcionar uma moagem muito precisa e sem necessidade de fazer força. Considero a velocidade de moagem bem rápida, nao costumo ter fines. Da manopla, ela é bem anatômica, grande, com rolamentos muito bons, nao ha qualquer crepitação ou oscilação durante os giros. Do copo, ele é leve, encaixa fácil. Dos contras, ele é um moedor um tanto quanto pesado e o sistema de alimentação de grãos, a boca do moedor, as vezes é um pouco justo, mas depois que voce se acostuma, é raro perder algum grao pra mesa. Talvez o comandante seja mais leve de se utilizar, mais fácil de colocar grãos, acredito que tenham intervalos de tamanho de partículas muito parecidos (acho que a faixa do Bravito é menor - mais precisa- mas isso é achismo)... mas uma moedor de 250 US com o dólar em 6... nesse momento, tendo o Bravito a 1500, nao me parece ser uma boa escolha. Falo desses motivos pois há alguns meses estava na mesma posição que voce e preferi comprar um Bravito à um Comandante, tirando o pós venda que o Gilberto está sempre ai para dar suporte e auxiliar com qualquer imprevisto.
Abraco!