Dá uma olhada nas discussões sobre a Poemia. Eu instalei PID e manômetro, estávamos falando sobre esses assuntos lá e tem uma discussão interessante.
A Topázio parece bem similar à Poemia.
Na minha, comprei o REX C-100 na Shopee, já vem com SSR e sensor: https://shopee.com.br/product/348218929/9989694608?smtt=0.432022358-1642043264.3
Eu comprei um sensor adicional para facilitar a instalação: https://a.aliexpress.com/_msK7LsM
Tem uma presilha na Poemia, onde tem um termofusivel. Ao invés de tirar essas porcas difíceis de tirar sem remover a caldeira da máquina, enfiei debaixo da presilha. O sensor tem a espessura de uma cartolina, só encaixei embaixo dessa presilha:
O sensor original que vem no kit do Rex C-100 parece um parafuso. Dá pra usar tbm, mas achei que com uma área de contato maior, a medição seria mais precisa.
O mais chato é descobrir qual termostato desligar. Mas eu desliguei todos, liguei uma fase direto no SSR e de lá pra resistência. Com isso, meu PID serve até pra vaporizar se eu quiser. A chave no modo vaporização não serve pra nada agora. E no modo extração só aciona a bomba. Na prática, a resistência foi totalmente isolada do resto da máquina e é controlada só pelo PID.
Mas colocar um PID não garante café mais quente, e sim consistência na extração. Você sempre sabe o ponto de partida e quanto cai. Na minha, se colocar em 94 graus, cai para uns 70 no final da extração (temperatura no boiler, não no grupo ou xícara). Com o termostato caia mais, e eu não tinha certeza da temperatura de partida, ficava surfando conforme dica do @Pedro Freire.
Se quiser mesmo café mais quente, a única solução é deixar o grupo e porta filtro esquentando (diria pelo menos uns 15 min), escaldar a xícara, se quiser temperatura mais elevada, quando atingir a temperatura de extração você pode acionar o botão de vaporização por uns segundos (eu deixava uns 5 antes do PID), mas se deixar demais pode queimar o pó e amargar.
Pela praticidade, eu recomendo o PID.