Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 14-02-2022 em todas as áreas

  1. Ah, pode ser numa torrefadora ou cafeteria. Tem várias cafeterias que te quebrariam um galho também, se você for fora do horário de rush.
    1 point
  2. Você compra o café moído? Pra mim, o problema é moagem. Deve estar muito fina para a cápsula/máquina. Eu tentaria moer mais grosso até encontrar o ponto que sai café. Mas como você disse que foi numa loja, entendo que não tem moedor. Aí fica um pouco mais complicado, pois cada grão vai exigir uma moagem diferente. Alem disso, tem variação de máquina para máquina, mesmo sendo o mesmo modelo de Nespresso. Eu comprava algumas cápsulas da Sentidos Café, que colocava cafés especiais na cápsula. Algumas extraiam bem, outras não, alguns saiam aguados. A proprietária tinha alguns modelos de máquinas Nespresso e testava bastante até achar a granulometria exata e mesmo assim dava diferença: na minha máquina, vários saiam a conta gotas e outros muito rápido. Outro fator que influenciava era a data de torra. Cafés recém torrados liberam muito gás carbônico e vice versa. A liberação de gás carbônico também estava associada, segundo ela, a uma maior dificuldade na extração. O que você pode fazer é encontrar uma torrefadora camarada, testar várias moagens lá, com a sua máquina do lado, até achar o ponto certo para um determinado grão e pedir sempre o mesmo grão na mesma moagem, com a mesma faixa de data de torra (por exemplo, segunda semana após a torra). Chegando em casa, pode tentar congelar o pó. Com grão, eu costumo congelar quando vejo que vou consumir fora da faixa da semana 2 a 3. Na 4a semana, ou mesmo meses depois, quando tiro o grão do freezer, coloco imediatamente no moedor e é como se fosse um café do dia do congelamento. Não vejo muita diferença. Inclusive, essa técnica é amplamente testada e divulgada por vários Youtubers de café. Com café moído, em teoria, a coisa não será tão perfeita, pois o próprio grão encapsula a semente e preserva aromas e gás carbônico. Ao moer, parte já será liberada. Mas acho que vale a pena testar pra você manter as condições da moagem perfeita e não ter problemas com a extração duas semanas depois de todo o trabalho de ajuste. Se não quiser ter todo esse trabalho na Torrefadora, compre um moedor e faça os ajustes em casa. Só de ter o café moído na hora, já vai dar outro upgrade no sabor também. E você fica mais no controle das variáveis.
    1 point
  3. Comprei uma topblend N4 nespresso para minha nespresso U. Os cafés de supermercado comuns (Melita, pilão, etc), extrai muito bem. Quase tão perfeito quando a cápsula original. Faz sentido visto que a cápsula é nacional e , provavelmente, o filtro foi ajustado pro café comum. Porém, sabemos que a qualidade destes cafés é insatisfatória. Tentando com café de qualidade, a extração é ruim. Pinga pinga. Levei uma amostra do café pilão na loja e eles moeram, aparentemente, na mesma granulometria. Já testamos na escala de moagem 4, 5 e 6 na máquina da loja. Porém, sem sucesso. Testei também pressionando o pó mais ou menos, e mesmo sem pressionar. Algumas vezes obtive sucesso. Mas 90% das vezes não. Interessante é que, geralmente, quando tenho sucesso é com café recém moído. Não sei se a máquina não faz a moagem uniforme e o café sedimenta camadas distintas de granulometria. Vi no fórum que a torrefação influência. Parece fazer sentido pela.minha experiência, embora não entenda o motivo. A torrefação desses cafés comuns é forte pra esconder o gosto de café que não dá bebida que eles colocam no meio. O café de qualidade tem torra média. Alguém poderia contribuir? Se eu consegui um café 80% do que é o nespresso original, estou satisfeito.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...