Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 19-09-2022 em todas as áreas

  1. Passei uns 5 anos usando um moedor japonês Porlex, daí comprei um C2 e um elétrico, o Baratza Encore, que foi algo de oportunidade. O C2 mudou drasticamente a impressão que tinha de manuais, por ser muito mais (acho que 3x) mais rápido que um porlex. O Encore ainda era mais rápido mas por muito pouco. Daí comprei um Kingrinder e o tempo de moagem é praticamente o mesmo do Encore. É muito rápido. 18g nele dá uns 20s. A resistencia ao chuveiro (pressão do bolo) é basicamente definida pela granulometria. E no caso de uma maquina com 15 bars de pressão, a coisa fica ainda mais complicada de regular. Antes de ter o K4, o C2 só funcionava no clique 11, tentei variando a quantidade mas no final, eu tive que variar o cafe (pasmem!), procurei entre os vários da cidade, um que se adaptasse a esse conjunto. Se passasse pro clique 10 entupia, 12 abria demais e ficava overextracted. O Encore era um pouco melhor mas ainda muito impreciso (teria que recalibrar ele). O K4, eu consigo variações de 3s de um clique pro outro. É muito mais preciso. Foi o melhor investimento que fiz. Ou vc gasta numa máquina ou no moedor. Não tem muito pra onde correr. Olha esse video de um barista regulando pra cafés que ele não conhece. É quase tudo no moinho. Alguma variação na quantidade e no tamper mas a granulometria é a variante que causa mais efeito.
    1 point
  2. @Caio Oliveira e a válvula, conseguiu trocar? Ficou boa? Aqui ainda não consegui fazer testes com consistência para reportar, tenho variado muita coisa ao mesmo tempo, mas assim que eu tiver um tempo, farei uns testes e compartilho aqui o resultado. Mas em termos de praticidade, o PID já valeu a pena. Agora ligo a máquina, deixo esquentando o portafiltro, na hora de extrair nem dou um flush mais. O manômetro até que está dando uma boa ideia da pressão. Quando tiro um espresso, o bolo dá uma certa estabilidade, fica variando entre 10 e 12 por exemplo, e assumo que está em 11, e por aí vai. Percebi também que o que mais afeta a pressão é a moagem, não o dimmer. Dimmer afeta mais a vazão. E o conjunto todo diminuiu a canalização, os bolos tem saído mais bonitos, uniformes, sem buracos… Bons indícios, e tenho tirado bons cafés, mas como tenho trocado de grão toda hora, e mudado a moagem também para acompanhar cada grão, fico meio sem referência para postar umas conclusões mais embasadas aqui. Acho que dei um upgrade muito grande na máquina mas o piloto ainda precisa de um pouco de treinamento pra domar a bichinha… rs…
    1 point
  3. Algumas atualizações: manômetro tem que ser com glicerina. O meu tá parecendo um ventilador. Dá uma ideia da pressão, mas não acho que dê pra confiar muito: IMG_7496.MP4 PID: acaba com a magia do surfing, agora sei todo dia a temperatura de partida e o quanto cai durante a extração. Depois coloco mais detalhes, mas para dar uma ideia, com PID deixei extraindo 30 segundos, caiu de 98 pAra 73-73 graus depois de uns 15 segundos e estabilizou nisso até os 35 segundos. Com termostato, a temperatura caiu de 104 para 55 graus nos mesmos 35 segundos. Ou seja, mesmo com a água entrando na caldeira, a temperatura cai menos com o PID que dá um turbo na resistência pra temperatura não cair tanto. Quanto ao sabor do café, vou ter que postar mais pra frente. Estava só testando a montagem, a interação dimmer, manômetro e PID, só tirei café mais ou menos por enquanto. Preciso fazer mais testes e ajustar a moagem. Foto da máquina finalizada:
    1 point
  4. Estou planejando instalar um manômetro ou transmissor de pressão na minha máquina também. Mas no caso da minha, seguindo a instalação original, eu vou seguir com tubo de PTFE (6/4 mm) e conectores rápidos de rosca (6 mm x 1/8" BSP). Se alguém quiser referências, acho que pode ajudar, seguem nos links abaixo: https://a.aliexpress.com/_mMqfkZW https://a.aliexpress.com/_mqqww2s https://a.aliexpress.com/_mstYcR6
    1 point
×
×
  • Criar Novo...