Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 05-04-2023 em todas as áreas

  1. Bem-vindo ao mundo, Kayke. O primeiro ponto é definir as expectativas quanto à doçura: nenhum café vai ter doçura de açúcar ou igual a uma fruta. O grão do café torrado não possui carboidratos ou açúcares na sua composição. Quando falamos de doçura no café, estamos falando da percepção dela através de compostos que dão essa percepção de algo doce, como uma fruta, um caramelo, chocolate, etc. A doçura no café também está associada com a ausência ou baixo amargor na bebida. Sobre a extração, infelizmente não é tão simples como se faz parecer pela receita do Kasuya. Uma extração por percolação (V60, Melitta, etc.) tem diversas variáveis e às vezes é difícil decidir o que alterar para corrigir uma extração. Eu sugiro usar uma abordagem simples e sempre repetí-la, alterando uma variável por vez para entender qual é o impacto. Sugestão de técnica: 20g de café para 300g de água (proporção 1:15) 0:00 - Adiciona 60g de água e espera 45s (bloom) 0:45 - Adiciona 120g de água 1:30 - Adiciona 120g de água Como alterar as variáveis? Moagem - a principal variável. Existe uma faixa de moagem que funciona na v60, mas cada café vai ter um ponto diferente que você precisa descobrir por conta própria na tentativa e erro. Via de regra, começa com uma moagem mais grossa e prova o café. Tá aguado, meio ácido, sem graça, mas sem amargor ou adstringência? Afina a moagem na próxima extração. Repete até achar o ponto onde o café ficou amargo e adstringente, volta para a regulagem anterior do moedor e pronto. Temperatura - tópico muito polêmico, cheio de mitos e inverdades. Água fervendo não vai queimar seu café. Quanto maior a temperatura, maior a capacidade de extração da água. Se seu café tem uma torra clara, com muito sabor, pode usar água fervendo sem medo. Ela é necessária para extrair todo esse sabor e mostrar a doçura do café. Com torras médias acaba dependendo do café, mas começa a fazer sentido usar a água entre 92-96ºC para não extrair tanto desse café. Proporção - pelo menos 1:15. Para torras claras e cafés de alta qualidade, 1:17. Estrutura de despejos - Não mudo ao menos que o café esteja passando muito rápido ou muito devagar mesmo após ajustes na moagem. Não existe um tempo exato que uma extração de v60 deve durar, depende do café e da quantidade que se está fazendo. Mas se a extração está abaixo de 2:00 min ou acima de 4:30 min e o café não tá gostoso, pode significar um problema na extração. Primeiro passo é ir pelo caminho da moagem, se não der certo, a estrutura de despejo pode ajudar. Se o café passa muito rápido, divide em mais despejos a água. Se passa devagar, tenta fazendo menos despejos (no mínimo o bloom + um despejo). Por fim, tenta ir em alguma cafeterias boas de café especial se possível. Bebe um café com eles, conversa com os baristas, isso pode ajudar você entender o que esperar dos cafés também.
    2 points
  2. Olá, É difícil comparar a doçura do café com a de bebidas açucaradas. O teor de açúcar nessas bebidas é muito superior e, portanto, mais obviamente perceptível. E considerando um café filtrado na V60 ou Mellita, é importante dizer que 98% da bebida é formada por água, o que reduz bastante a concentração dos açúcares na bebida. Isso quer dizer que você não irá perceber a doçura desse fruto? Não, só quer dizer que o seu paladar está acostumado com algo bem mais doce ao ponto de ser mais difícil perceber a doçura do café bem preparado e fresco. Aos poucos você vai desenvolvendo isso e percebendo outras coisas na bebida. Aprecie o café e não muito quente para ficar mais fácil. Vez ou outra tu pode até experimentar um café tradicional para comparar e lembrar que esse tem um amargor mais acentuado. Eu mesmo estou nesse processo de aprendizado e é bastante prazeroso.
    2 points
  3. Brasileiro é viciado em açúcar. Já vi gente adicionando açúcar a Nescau (que já contém um monte) antes de servir a uma criança. Também é impressionante o sucesso que fazem as bebidas excessivamente doces - "néctar" de fruta (água, açúcar e um pingo de fruta só para dar o nome), refrigerante, refresco em pó. Abandonar essas coisas é um bom começo.
    1 point
  4. Olá. Além do que os colegas escreveram acima, tem duas coisas que podem ser feitas para ajudar neste desenvolvimento da percepção gustativa. Uma é reduzir o consumo de açúcar em todos os outros alimentos. Demora um tempo, mas ajuda a apurar o paladar. Parece discurso de galera fitness, mas a verdade é que a gente consome açúcar demais. A outra ideia é, como teste, você extrair café na sua V60 "fatiado" em 3 parcelas iguais. Digamos que você faça 180mL: com auxílio de uma balança simples ou de copos medidores, os primeiros 60mL você tira em um copo, os 60mL do meio em outro copo e os últimos 60mL em um terceiro copo. Prove cada um deles e o primeiro trará realce das notas mais ácidas; o segundo, doçura; o terceiro, amargor. Misturando os três, virá um café equilibrado. Se você procurar pela internet, tem alguns vídeos interessantes sobre esse experimento. É uma boa aula prática para trabalhar o paladar. Lembrando, mais uma vez, que a doçura do café jamais será comparável à do açúcar. Saudações!
    1 point
  5. entendi, irei fazer isso. Obrigado por ajudar!! ah entendi kk eu achava que marcas diferentes, muito obrigado por responde apesar de ser uma pergunta boba ninguém me respondia nos canais de youtube e Instagram
    1 point
  6. Olá. Já que você é iniciante (e, não, você não fez nada de errado ), duas sugestões, caso ainda não tenha feito: Clique na pesquisa aqui do Fórum e procure por Aeropress, filtrando por "encontrar resultados em / títulos do item apenas". Tem bastante discussão legal sobre o assunto e que pode ajudar a dar uma luz. Outra ideia seria provar o café feito nela antes de comprar o método. Se pudesse você mesmo testar como fazer, aí então seria perfeito. Bem vindo ao Fórum e ao mundo dos bons cafés. Saudações!
    1 point
  7. Só fuja de yuripress e derivados kkk chinezão sem garantia de bisfenol
    1 point
  8. aerobie = empresa / aeropress = produto
    1 point
  9. Porto Alegre já tem várias cafeterias que torram grãos especiais. Moro no Jardim Botânico, não me ocorrem cafeterias aqui perto ou em Petrópolis. A Motu Fancy Food é o mais próximo disso, mas não para comprar café. Vi ali cafés da Baden e do Café do Mercado, e é melhor comprar direto desses lugares, pelo preço. Agora, hoje fui almoçar na Motu e tomei um espresso muito bom. O grão é Montanhas do Espírito Santo do Café do Mercado, mas na torra para espresso, que vendem apenas em pacotes de 1kg. Estou convencido, comprarei logo um pacote para mim e tentarei fazer igual em casa, Tenho praticamente o mesmo moedor, e a máquina é uma Rancilio Silvia... Acho que posso conseguir. No Cafestival distribuíram um mapa com 33 cafeterias. Citarei algumas que eu conheço, desse mapa e outras. Ordem aleatória. Baden William & Sons Café do Mercado Agridoce Café Koa Moa Cafeteria Motu Fancy Food (só para beber - revendem cafés com sobrepreço elevado) Yami Café Luciamaria (não está no mapa) Síndico (não está no mapa) Origem (não está no mapa) Nem todas essas torram. A Baden, por exemplo, vende pelo site e entrega em casa (com custo). Muitas vezes recebi, no final da tarde, café torrado na manhã do mesmo dia. Vale também visitar a torrefação e a cafeteria, para uma experiência personalizada. Eu costumo conversar com os/as baristas quando vou nas cafeterias. Geralmente são pessoas simpáticas e receptivas. Na Baden sempre tem um Bourbon Vermelho do Tomio Fukuda que é um café fácil, confortável, que não deve ofender ninguém. Tenho uma Aeropress e elogio bastante. Acho difícil fazer café ruim nela, se o grão for bom. Nem é muito chata quanto a moagem, receita e técnica. Acho que é versátil, compacta e um bom equipamento para levar em viagens. Melhor que levar jarra de vidro, bule especial, porta filtro etc.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...