Segunda vez tentando fazer espresso:
Desta vez fui mais certeiro. Primeiro antes de tentar tentei achar uma solução para o filtro pressurizado não ficar solto de tudo já que a marca oster não oferece um simples filtro não pressurizado para venda a parte que seja. Tentei achar algo para dar uma amassada interna no filtro e criar o calo mas vi q com os materiais que tenho em casa não conseguiria executar a minha ideia que é boa mas execução sem boa possibilidade real... aí pensei "o porta filtro normal e comum da maioria tem um arame q serve para dar pressão e prender, então será que dá pra fazer algo parecido q faça entrar na pressão tipo uma estrutura q nem o arame? (Pensei melhor e como não sei como é um porta filtro vendo pessoalmente descartei por hora)... será que posso fazer o filtro entrar na pressão?" Aí me veio na cabeça como uma solução temporária um pedaço daqueles clipes q vem nos pacotes de cafés para vedar e fechar, cortei um pedaço e coloquei junto com o filtro e taran!!! Deu certo o filtro ficou preso. Depois mostro a foto da gambiarra.
Resolvido esta questão ajustem com o cup de 1 xícara 12 gramas de café no click 60 do k2, tentei cronometrar mas é algo impossível dar start no cronômetro e parar ao mesmo tempo que desligo a máquina, vou focar mais no sensorial e ml/proporção. Desta vez saiu com crema, passou um pouco do ml pq mesmo interrompendo a extração ainda cai algumas gotas e aí não sei muito o que farei quanto a isso o qual ficou bem encorpado, alta doçura, notas de caramelo bem fortes e intensas com um sabor q confundi no início com amargor mas era uma acidez com a doçura concentrada q me remeteu a um espresso de cafeteria q já tomei. Depois resolvi tirar mais uma extração no click 58 e dessa vez gostei mais, as notas de caramelo ficaram mais intensas, senti mais corpo e doçura e amargor mínimo. Ao meu ver ficou perfeito pelo meu gosto. Outro dia verem se consigo uma solução melhor para prender o filtro e gostei de testar, ajustar e ir aprimorando algumas coisas. Vi que no mínimo Depois irei precisar de uma balança pequena com temporizador que dê start por conta, só não sei se para por conta tb ou desisto disso e foco mais no sensorial msm q tá bom. Quanto a saber interromper na hora certa a extração para dar certo o ml de proporção certa não sei como se faz da melhor maneira possível, se paro qnd chega no ml que quero e o que passar depois ignoro ou se tento ver o quanto antes devo interromper para q ao desligar depois do pinga pinga que chegue exatamente no tanto que quero. Sei que no pressurizado qnd paro por exemplo em 40ml ele costuma pingar 10 ml a mais ficando em 50 ou 52ml.
Por hora a oster cappuccino Só me deu esta dor de cabeça, o ajuste do filtro não pressurizado mas no mais está atendendo bem minhas expectativas e ajudando no aprendizado.
Tb pretendo fazer um ajuste no adaptador de cápsulas nespresso, tirei a agulha e pretendo lixar um ressalto interno que atrapalha usar cápsulas reutilizáveis, consegui usar mas sem a borracha de vedação, com a borracha fica muito apertado e acho estar fazendo diferença pelo fato de não ter feito a espuma na extração sem a borracha. Creio q de pra usar aquelas de inox mas comprei uma de plástico para testar por ser barato. Depois mostro.