Acho de depende de vários aspectos.
O dreno precisaria estar bem nivelado com o fundo da bandeja, e passar sem inclinar-se para cima. Talvez fosse melhor investigar a possibilidade de adaptar a mangueira de drenagem diretamente no local onde sai a água que cairá no bandeja, dispensando, assim, o uso da bandeja, deixando-a no local apenas para recolher água ou café que respingar do grupo ou da xícara.
É necessário prever o espaço para a passagem da mangueira de drenagem, com suas curvas.
Como a quantidade de água acumulada é pequena, talvez a gravidade apenas não seja suficiente para uma drenagem eficiente.
Resumindo, penso que, para máquinas de pequeno porte, a proposta é até possível, mas não é muito prática para a maioria das instalações domésticas.
No meu caso, por exemplo, a máquina (Rancilio Silvia) fica no canto interno em "L" da bancada da cozinha, muito afastada da pia, sendo a beirada mais próxima no lado da geladeira, com espaço apertado, inviabilizando a saída de água por aquele lado. Assim, estou conformado em esvaziar diariamente a bandeja de recolhimento de água. Menos mal que assim é mais higiênico, pois a limpeza frequente reduz a possibilidade de desenvolvimento de microorganismos no ambiente úmido.