Boa tarde!
Revivendo este tópico que muito me ajudou a decidir pela compra do Cafelat robot modelo barista. E tentando contribuir com os futuros donos.
Adquiri o meu na loja Van Hoos & Sons em Paris: https://www.cafes-van-hoos.com/
O investimento foi de EUR 500 e trouxe na mala que despacha (dá para trazer na de mão também, pois pesa uns 6kg).
Estou usando faz umas 2 semanas com cafés torra media da UM Coffee e bala de caramelo da Moka Clube. Alterei alguns moedores (kinu, linglong R2, C40, niche, DF64 SSP MP) para ver as diferenças de perfis. Os espressos foram de variados sensoriais e excelentes! Eu testei alguns com pré aquecimento (filtro e pistão) e sem. Senti leve diferença na intensidade, mas tive que procurar bastante a diferença. Assim, minha percepção de resultados, vai na linha de outros reviews que vi: para torras médias e medias-escuras não precisa pré aquecer. Como gosto de espressos desse perfil de torra, fica muito rápido e prático todo o processo de extrair um espresso.
Uma característica que me incomodava, assim como muitos outros usuários, é a posição do manômetro junto ao braço do Cafelat. Dependendo da posicao que usa na extracao fica dificil de olhar o manometro. Vi algumas mods com impressões 3d e as que mais me interessaram foram as do @Santiago Luz
aqui do fórum e JonhMichaelHauck. https://www.thingiverse.com/thing:5860445 (tem um video na descrição do projeto explicando o passo a passo)
Acabei indo no caminho mais difícil que é do 2o, embora tenha testado e gostado do resultado da solução Santiago. Não queria ficar com a peça / presilha de inox pesada fixada na peça de print 3d.
A parte que apanhei foi para desparafusar o manometro e as 2 porcas que fixam ele nessa peça presilha que prende no braço. (Vide foto para melhor entendimento.)
Depois dessa modificação, o manometro ficou para cima e aí eu consegui extrair com uma visão bem melhor do shot e da pressão! Melhorou muito o workflow!!!!
Comparei alguns poucos espressos com a Silvia com PID e dimmer fazendo um perfil "comum" de pré infusão com 2bar, subindo para 9bar e depois baixando para 6bar no final. Nos cafés que testei, a Silvia resultou num corpo ligeiramente maior e acidez pouco menos presente. Claro que vou precisar testar mais para resultados conclusivos, pois tem as questôes da granulometria usada, quantidade de café e os filtros(usei VST na Silvia).
Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk