Respondendo aqui para colaborar, considerando que já fiz uma vez essa troca de um plugue UK (ver imagem abaixo) pelo plugue BR atual (NBR 14136).
Aproveitando o tópico para esclarecer algumas dúvidas para auxiliar melhor.
Sobre o que o pessoal falou acima sobre as fases da rede – e deixo aberto para profissionais da área me corrigirem – vou tentar resumir o máximo. No Brasil temos redes:
- Monofásica (1 fase e 1 neutro) de 127V e 220V;
- Bifásica (2 fases e 1 neutro) de 127 e 220V; e
- Trifásica (3 fases e 1 neutro) de 220V ou 380V.
Na monofásica usamos um fio para o terra, ficando 1 fio fase, 1 fio neutro, 1 fio terra.
Na bifásica e trifásica, pelo que li, os fios terras vão junto com o neutro.
Monofásica e bifásica são as comuns para áreas residenciais e comerciais, e a trifásica recomendada para indústrias, sendo que depende da necessidade do consumo dos equipamentos no local, já que a monofásica tem capacidade para até 8000 a 10.000 W, bifásica para até 23.000 W e trifásica para aproximadamente 75.000 W, tudo isso variando um pouco de operadora de energia.
É importante saber disso para entender como é a elétrica no local onde encontra-se o equipamento que quer mudar. Geralmente na conta de luz vai estar informando se a rede é monofásica ou bifásica (trifásica sendo excluída, pois não se aplica a este post). Com esses dados em mãos, seguiremos para entender o plugue:
A norma técnica fixa as dimensões para plugues e tomadas até 20A e 250V. Segundo a norma técnica, o terra fica no pino central. No padrão UK (primeira foto), o fio verde+amarelo é o terra. O marrom é fase e o azul é neutro. Então resolvida uma parte, basta conectar esse fio verde+amarelo do terra no borne central do plugue BR.
A questão que foi abordada aqui e merece destaque é a de que o outro fio poderia ir tanto no borne da esquerda ou da direita em redes monofásicas principalmente. O problema acontece pois não existe marcação para o terminal do condutor fase. Na norma consta como opcional a marcação de fase ou neutro, apesar de constar na figura, nas legendas do documento consta que é opcional. Como no Brasil temos 127V e 220V, nem sempre o borne marcado como neutro será conectado ao neutro, daí a marcação ser opcional. Então como resolvemos? Depende da instalação na tomada da sua casa. Verifique como o eletricista ou responsável instalou as tomadas e siga o padrão. Por conta da norma mostrar no diagrama das tomadas o "N" no borne à esquerda, quando o borne central está para cima, esse é o padrão comumente seguido por quem usa a norma como referência, porém sabemos que pode não ser garantido. Considerando a instalação de tomadas seguindo a norma, quando o borne central estiver para cima, o borne de neutro deve ser o da esquerda e o borne de fase deve ser o da direita.
RESUMO RÁPIDO PARA LEIGOS:
1º Olhe sua conta de luz para descobrir se sua rede é monofásica. Se for a ordem, importa. Se não for, a ordem não importa.
2º Use uma chave teste (super barata) ou outro equipamento para saber qual borne (buraco), esquerdo ou direito, da tomada é o que tem fase (corrente), anotando se o terra está para cima ou pra baixo, já que servirá de referência.
3º Se na tomada a fase estiver no borne à direita, quando na tomada o borne do terra estiver para cima, basta montar o plugue seguindo essa lógica: fio marrom do padrão UK, na montagem do plugue BR, vai no borne à direita, quando, ao montar o plugue, o borne do terra estiver para cima. Por outro lado, um outro exemplo seria: se na tomada a fase estiver no borne à direita, quando na tomada o borne do terra estiver para baixo, o fio marrom vai no borne à esquerda, quando, ao montar o plugue, o borne do terra estiver para cima. Parece confuso, mas basta usar o terra como referência (se ele está pra cima ou pra baixo), tanto na tomada, quanto ao montar o plugue, e garantir na montagem do plugue que o fase (fio marrom do padrão UK) será conectado no fase na tomada.
IDEAL:
Todas as tomadas estarem nesse padrão da norma, ainda que marcada como opcional: com o terra para cima, neutro à esquerda e fase à direita. Assim, todos os plugues devem seguir o mesmo padrão.
Inverti o fase e o neutro no plugue e está funcionando normal. Por que preciso me preocupar com isso?
A fase que vai pela tomada, depois pelo plugue, e para o equipamento, ela é cortada pelo botão liga/desliga. Quando você desliga, você corta toda a alimentação do equipamento.
Se inverter, isto é, se não tomada tiver esta sequência nos bornes: neutro, terra e fase, e você plugar fase, terra e neutro, o neutro da tomada é que vai pro botão liga/desliga, e a fase está indo direto pro equipamento. Não quer dizer que vai estragar. Só que a fase está indo direto para o equipamento e o botão tá desligado, o neutro tá interrompido, o equipamento não liga. Só que ele tá energizado, buscando uma referência para completar o circuito. Capacitores estão sendo enchidos. Resistores estão tentando completar o circuito. Você acaba alimentando parcialmente esse equipamento, e com isso você terá a degradação do equipamento, durando menos do que duraria se tivesse ligado da forma correta.