Galera,
Resolvi fazer um post de utilidade pública. Para os métodos coados em geral, é interessante ter alguma noção de como a temperatura varia em função de tempo. Esqueçam termômetros chineses, cada um marca uma temperatura. Aproveitei o tempo que fiquei com a Thermapen emprestada pra fazer um experimento, cujos resultados posto aqui. Não há maior pretensão científica, então utilizam com cautela.
Fervi água em uma chaleira apartada. Thermapen apontou 100,3 C durante a ebulição, o que está dentro da faixa de erro adotada pelo fabricante. Porto Alegre, em especial minha residência, está praticamente no nível do mar, e minha sala marcava 24C no momento das medições, janelas fechadas para evitar correntes de ar.
Transferi o mais rápido possível 1000g de água para minha chaleira Bonavita, que estava em temperatura ambiente. Tentei minimizar o contato com o ar na transferência, tampei a chaleira o mais rápido possível e comecei a fazer medições minuto a minuto. Obviamente que a temperatura da água não é homogênea em todo o líquido, pois a perda de calor se dá na periferia, formando-se correntes de convenção dentro da chaleira. Dependendo da localização da ponteira do termômetro pode haver leituras ligeiramente diferentes. Em todo o caso, o resultado é bastante coerente, e resultou no gráfico que segue:
Temperatura ambiente: 24º C
Massa de água: 1000g
Tempo 0: primeira medição, logo após a transferência da água para a Bonavita, chaleira tampada.
Atenção: fiz a atualização do gráfico, incluindo as leituras que fiz com o Thermopop, com a diferença que no momento do experimento a temperatura ambiente era de 29ºC.