Olá, entrei no ramo ainda este ano, ou seja, sou um novato nesse buraco de Coelho.
Na minha curta experiência, a qualidade dos grãos e ética da torrefação ditará muito. Por exemplo, assinei um clube x que promete cafés excepcionais, pipipi/popopo notas de x,y, z e w. Como primeiro contato com café especial, moedor, v60 e outros métodos, ao não obter o sensorial descrito na xícara julgava ser minha falta de experiência/prática/técnica(e de fato, julgando pelas 3 possíveis mortes do café, é bem provável que isso teve um certo peso).
No entanto, comecei a reparar que eu acertava mais a extração em cafés de outras torrefações, assim como conseguia sentir algumas notas descritas. Daí me perguntei:
Será que eu realmente tô errando a mão só nos cafés da assinatura ou esses cafés estão abaixo da qualidade fornecida pelas outras torrefações? Não faz sentido, certo? Mesma receita, água, tecnica, metodo, filtro e cia tentando ajustar 1 variável por vez e nada do bendito café de assinatura sair bom. Até que, com mais experiência, resolvi despejar os graos da assinatura num tabuleiro e vi o problema. Peneira baixa, torra zoada, quakers e até um torrão...
Conclui então que, sim, é possível sentir as notas descritas na embalagem e outras não descritas, mas isso depende de alguns fatores, tais como:
- O café ser de fato bem torrado e classificado pela torrefação
- Fazer a sua parte ao acertar a extração.
- Ter o repertório sensorial necessário para sentir as notas descritas. (Como diabos tu vai sentir nota x, y, z se você nunca experimentou tais coisas?)
E mesmo assim, talvez você não sinta as notas, faz parte.
Tem tantas variáveis que influenciam no campo sensorial que pqp, da um trem só de pensar nisso a fundo haha.
Recomendo seguir o projeto the coffe sensorium e outros especialistas do ramo se quiser entender um pouco melhor sobre isso. De toda forma, as respostas anteriores a minha já deram um bom quadro geral sobre o tema.
Edit: Eu concordo muito com a questão de marketing enganoso quando a descrição é muito objetiva. Por exemplo:
Acidez citrica, corpo licoroso, notas de torta de limão, biscoito de gengibre e retrogosto de chocolate.
Putz maluco, a acidez provavelmente fez a pessoa pensar em limão, mas daí meter uma torta? Daí vem o biscoito de gengibre, qual nota fez o provador relacionar a isso? Talvez um "q" herbal? Alguma nota de especiaria? Isso simplesmente é extremamente subjetivo e, portanto, desonesto ao meu ver.