Salve jovem!
Poderia ser mais claro no que exatamente está tendo dificuldade? Tipo é a crema, o tempo, o corpo?
Hoje em dia as coisas estão muito Nutella jovem, estão inventando uma série de variáveis só pra vender equipamento, esquece essas baboseiras de água de marte, tamper com alinhamento na linha do Equador, puck screens para não sujar o chuveiro da máquina, tudo isso é só frescura pra confundir sua cabeça e vender bugigangas no Aliexpress, pra se ter um bom espresso, você precisa seguir o bom e velho arroz com feijão, a regra dos 5 M´s do espresso:
1. Miscela (um bom grão):
Utilize um grão com torra recente, preferencialmente torra média
2. Macinadosatore (um bom moinho):
Um bom moinho é um equipamento que não varia tanto entre uma moagem e outra, ou seja, tem o eixo e as mós bem alinhados, e presos, além de uma boa faixa de granulometrias para explorar, um espresso precisa de moagem fina, mas não igual a um talco, é um pouco fina porém consistente.
3. Macchina (uma boa máquina de espresso):
Uma boa máquina é aquela que mantém a temperatura constante, e tem um ajuste bom de pressão, por isso máquinas de caldeira são melhores que máquinas de termo bloco, quanto maior a caldeira maior a estabilidade, para grãos com torra mais clara você precisa de uma temperatura maior, para grãos com torra mais escura precisa de uma temperatura menor, se sua máquina é de caldeira você pode variar isso fazendo flushes de água, não precisa de PID.
4. Mano (a pecinha que opera a máquina)
Aqui talvez é o maior importante dos outros M´s, é sua habilidade de equilibrar tudo isso, ajustar a moagem, controlar a temperatura, e ajustar a pressão para que a bebida seja extraída dentro do tempo de referência, em torno de 25s para 25-30ml de bebida.
5. Manutenzione (uma boa limpeza de tudo)
Para fazer um bom espresso você precisa que seus equipamentos estejam em perfeito funcionamento, e estejam limpos, limpe o moinho, limpe a máquina, limpe o potafiltro, utilize uma água filtrada, isso sim é importante! Não se preocupe se a água é mineral, se tem ph X ou minerais Y, o importante é que seja uma água limpa, e livre de bactérias e microrganismos, afinal a maior parte do seu café será composta de água.
Espero ter ajudado, desculpe se fui muito tiozão na resposta, kkkk, mas sou da escola antiga, do bom e velho espresso italiano.