Essas perguntas sao muito complexas e difíceis de medir:
O termopar é bem preciso, mas ele mede a temperatura da carcaça do boiler, nao do vapor. Enquanto estao em equilíbrio, dá na mesma.
Porém, dentro do boiler, a pressão deve estar bem mais alta. Ao sair do boiler, o vapor se expande, perde pressão e temperatura. A temperatura no bico não será a do vapor dentro do boiler. E os termostatos, PIDs e Gaggiuino não estão considerando a temperatura externa, e sim uma temperatura capaz de gerar um bom volume de vapor, mais seco de preferência.
Não acredito que faça muita diferença usar 130, 140 ou 150 graus para a longevidade do boiler. Porém, pode ter um desgaste maior em o-rings, por exemplo, que trabalharao em temperaturas mais elevadas. Se está vaporização bem com 130 ou 140, eu nao iria alem disso. Mas se eu nao estivesse satisfeito, iria tranquilamente até 150.
Já sobre a primeira pergunta, so tenho conhecimento teórico como save, mas entendo que na vaporização não queremos mais temperatura, queremos mais microbolhas de ar emulsificadas no leite. Então, a temperatura é um auxilio indireto, pois dentro do mesmo volume de boiler, mais temperatura e pressao significa mais quantidade de vapor. Numa maquina com boiler menor, isso é mais critico, por isso jogam a temperatura la em cima na Gaggia. Numa Silvia, com volume 3x maior, você poderia ter temperatura mais baixa e mesma quantidade de vapor. Ou pode aumentar tambem para 155 e ter ainda mais vapor.