Ir para conteúdo

ivoesazevedo

Senior Members
  • Total de itens

    566
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    42

ivoesazevedo last won the day on 18 Agosto

ivoesazevedo had the most liked content!

1 Seguidor

Sobre ivoesazevedo

  • Data de Nascimento 02-10-1958

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Porto Alegre, RS
  • Interests
    Café, música, ciência, ficção científica, tecnologia, mundo.
  • Equipamento
    Rancilio Silvia v.3 com PID, Aeropress, MiiCoffee DF54, Mimoso nº2, 1Zpresso Q2, JC Tamper

Últimos Visitantes

3.647 visualizações

ivoesazevedo's Achievements

Experienced

Experienced (11/14)

  • Posting Machine Rare
  • Dedicated
  • Reacting Well
  • First Post
  • Collaborator

Recent Badges

366

Reputação

  1. ivoesazevedo

    Moedor DF54

    @pedrod45, um detalhe ali é importante: "nesse lote de café que estou consumindo". Escrevi aquilo no dia 05 de novembro, quando o tal lote de café estava terminando. No dia 07 de novembro comprei mais 1kg do mesmo café: Bourbon Vermelho do Tomio Fukuda, torrado pela Baden aqui em Porto Alegre. https://loja.badentorrefacao.com.br/produto/cafe-especial-bourbon-vermelho/44-324. Abri o primeiro pacote do novo lote no dia 08 ou 09, quando terminou o anterior. Já esperava ser necessário regular novamente o moedor. Hoje, dia 11 de novembro, depois de alguns espressos, usei no 12 para moer 13g para 50ml, e no 16 para moer 17g para 34ml. Como uso o mesmo filtro (cesta) para as duas receitas, tenho um bolo mais alto com 17g, que portanto resiste mais à passagem da água. Por isso é necessário moer mais grosso, se quero que as extrações saiam no mesmo tempo. Possuo mais dois filtros, porém um é muito pequeno (aquele para "simples") e não comporta 13g. O outro é muito grande, para mais de 20g, e ainda não me dispus a dominá-lo. Café está cada vez mais caro, e não faço mais questão de tomar espressos muito longos. Eu fazia 17g para 50ml, mas depois que voltei da Itália mudei para um espresso de 34ml. Eu comprei o DF54 justamente porque é um moedor monodose, já que costumo ter mais de um grão em casa e as pessoas aqui têm preferências diferentes. Minha esposa não gosta de espressos com acidez muito presente e muito intensos; já eu gosto de espressos intensos e encorpados e aceito uma acidez que não seja exagerada. Demonstrei que mesmo pacotes diferentes "do mesmo café" requerem ajustes na moagem. A Baden faz torras frequentes e, cada vez que eu compro o mesmo café, pego uma data de torra diferente. Mesmo que o café cru seja da mesma saca, e o equipamento de torra seja controlado por computador, é difícil exigir um comportamento tão preciso no moedor. Ainda devemos considerar que, depois de aberto o pacote, o café começa a envelhecer. Por razão de economia, tenho comprado 1kg por vez, fazendo jus a um desconto (fica mais barato que comprar 250g de cada vez).
  2. Talvez peneirar antes para eliminar pó fino e reduzir o tempo faça alguma melhora nesse amargor.
  3. ivoesazevedo

    Moedor DF54

    Meus espressos costumam ficar entre o 10 e o 15, pelo menos nesse lote de café que estou consumindo. Uso no 10 para moer 13g para 50ml (espresso para a esposa) e no 15 para moer 17g para 34 ml (espresso para mim). Eventualmente testo algo diferente, ou preciso me conformar quando esqueço de regular o moedor corretamente para a dose pretendida. Acontece… Ter um moedor monodose stepless fácil de regular e sem retenção muda a vida da gente. E vicia perigosamente.
  4. O silver clix cria cliques intermediários entre os originais, aumentando a resolução e precisão para pequenas diferenças. Minha experiência moendo café indica que mesmo abrindo outro pacote do mesmo café já pode mudar a regulagem que seria a melhor para o resultado pretendido. Portanto uso essas receitas de outras pessoas como ponto de partida, adaptando-as para mim a partir da primeira extração teste. Seguindo assim minha metodologia, tenta um café nessa regulagem, prova e pensa se o primeiro parâmetro a ser alterado será moagem ou tempo de infusão.
  5. Algo a considerar, e não é pouco: facilidade e conforto no uso. Tem gente que se dá bem com moedor elétrico com reservatório de grãos. Eu não. Em casa não é raro fazer, em sequência, espressos com doses e grãos diferentes. Preciso usar moedor por doses. O DF54, com retenção nula, é ótimo para isso. Nunca usei os outros citados, para julgar.
  6. Acho que não. Esta sala "Buscafé" é para dar dicas de compras baratas.
  7. ivoesazevedo

    Moedor DF54

    Aqui em casa também espalha um pouco de pó, mesmo moendo para espresso. Antes eu usava um Nuova Simonelli alterado para moer por doses e precisava tirar café do moedor com pincel. Claro que voava um pouco de pó pela bancada. Mesmo com o moedor manual (1Zpresso Q2) acabava fazendo um pouco de sujeira, nem que fosse em algum passo do preparo. Tenho até eventos no Google Agenda para me lembrar de limpar o cantinho do café.
  8. E simular uma prensa francesa na Aeropress? Com moagem grossa, o resultado na xícara pode ficar parecido, e é facílimo de limpar. Acho que derramar água quente, sacudir e escoar para um coador de cozinha pode facilitar na limpeza da prensa francesa.
  9. Se eu não tivesse uma Rancilio Silvia V3, compraria essa Fiamma Mini Bar. Aliás, balancei entre os dois modelos e comprei a Rancilio porque vinha com mais acessórios e é um pouco menor.
  10. ivoesazevedo

    Moedor DF54

    Com os meus outros moedores eu pensava “ah, preciso moer para duas ou três pessoas, paciência”. …. Com o DF54, “vou ficar aqui fazendo espressos até acabar os grãos ou me intoxicar”. O meu é 100~120 V 60 Hz, plugue americano com aterramento.
  11. @CafeComDanilo enviei mensagem no Instagram.
  12. ivoesazevedo

    Moedor DF54

    Eu peguei o DF54 porque estou saindo de um Nuova Simonelli de mós planas. Antes eu queria um Niche Zero, que é de mós cônicas, mas desisti por causa do preço.
  13. ivoesazevedo

    Moedor DF54

    Agora já tenho o DF54...
×
×
  • Criar Novo...