Ir para conteúdo

Del Rei

Senior Members
  • Total de itens

    197
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    9

Tudo que Del Rei postou

  1. Cara, sobre as medidas... 58 ou 58.5 acho que na verdade não faz tanta diferença na prática não. Possivelmente a 58.5 vai encaixar com menos folga. Mas é tão pequena a diferença, que tanto faz....
  2. Sim, claro. Mesmo assim vazou muito pó (pro meu gosto) pelos furos das cafeteiras.
  3. Se quiser ter consistência pra manter um padrão na extração do espresso, acho que tem dois acessórios fundamentais. Uma balança pra pesar tanto a quantidade de grão a moer quanto a quantidade de espresso extraída na xícara. Eu comprei uma balança de cozinha que tem cronômetro embutido. E um tamper tipo "leveler" também é legal, porque você consegue sempre a mesma exata força de compactação no pó. Ajuda a manter o padrão. Com esses dois itens você tem um controle preciso de boa parte das variáveis no preparo do espresso: - Quantidade (peso) de grãos - Nível de compactação do pó - Quantidade (peso) de espresso extraído na xícara - Tempo de extração. Fora esses dois, eu comprei também um anel pra colocar no porta filtro na hora da moagem. Cai/desperdiça menos pó na hora da moagem, e suja menos. Mas acho que a utilidade mais importante desse anel é que depois da moagem eu posso dar umas batidinhas mais fortes no porta filtro, pra remover eventuais espaços de ar e dar uma assentada uniforme no pó antes da compactação. Lógico que existem outras variáveis (tipo de grão, frescor da torra, armazenamento, qualidade e temperatura da água, etc). Mas aí não envolve exatamente a utilização de acessórios durante o preparo do espresso... Eu tenho um outro tamper de metal que comprei, mas praticamente nunca mais usei. O leveler resolve muito melhor.
  4. Eu li algumas pessoas dizendo que conseguem usar o moedor da Perfect Brew pra moagens grossas. Eu tentei prensa francesa e cafeteira italiana (moka) e não achei que ficou legal. Ainda ficou fino. Pra esses tipos eu uso outro moedor que deixa mais grosso o grão.
  5. @rivanildo.bb @Vinicius Herrera Parabéns pelas aquisições. Compraram em preços bem em conta, acho que foi parecido com o que paguei no ano passado. Sobre a borra, eu geralmente espero uns 2 minutos pra limpar, e sai numa boa. Antes disso geralmente tem uma pequena poça no topo...
  6. Obrigado, pessoal. É... Então, parece que é mais ou menos um posicionamento da maioria - geralmente entre a 2ª e 4ª semana. De fato, esse negócio de querer torra extremamente fresca não faz muito sentido.....
  7. Caramba! Verdade! Eu havia olhado há uns 2 dias atrás e não tinha... E voltou por 3K e isso supostamente com 21% de desconto... Cara, eu percebi que em níveis de moagem BEM finos, quase não saía pó. Atualmente eu uso moagem entre 13 e 16 e não leva mais que 30-40 segundos. Nesse esquema aí que o Matheus gravou pra você. Qual nível de moagem você está tentando? Cara, eu não tive problema sério com ela. Basicamente essa questão da vaporização parar algumas vezes no meio do processo e também gotejamento (pelo tubo de vaporização) durante extração do espresso... Não bebo latte, então não me incomoda a questão da vaporização não funcionar direito. Mas se fosse um grande apreciador, provavelmente teria uma grande frustração... Tenho receio da cafeteira dar problema em algum tempo, espero que não... Honestamente, se voltasse no tempo eu faria de tudo pra poder comprar a Breville. Era praticamente o dobro do preço, o que complica um pouco, mas acho que tenho mais confiança... Além do fato de poder achar tipos variados de porta filtros compatíveis em qualquer lugar, já que o da Oster, só o dela cabe na máquina - talvez até apareça por aí depois de um tempo, sei lá. É... Foi o que fiz. Mas não saiu fácil não. Acho que o problema foi que a máquina desligava durante o processo, então eu parava tudo pra religar e tentar descobrir o que acontecia. Provavelmente nisso o leite encrostou no bico. Mas depois da última vaporizada eu tentei limpar imediatamente, mas já estava bem difícil de sair. Foi a única vez que tentei vaporizar.
  8. Não sei se o porta filtro dá problema (acho difícil), mas como nunca achei nada compatível no mercado, preferi me precaver. Devo ter essa cafeteira há uns 8 meses (talvez). Antes tive uma Prima Latte II por uns 2 anos aproximadamente. Nunca tive problemas com porta filtro. O que acontece comigo, é que sempre que vou extrair o café, saem uns respingos pelo cano de vaporização. Mas isso eu ignoro. Espero que não dê problema no futuro. Outra coisa que já notei... Tive um problema quando tentei vaporizar o leite. Não sei se eu estava fazendo algo errado, mas a máquina parou algumas vezes durante o processo. Tentei apenas 1 vez, até porque não tomo latte. E também o bico de ferro ficou com uma crosta de leite grudada em volta, que foi uma trabalheira limpar depois. Exatamente só no bico. O corpo do cano ficou normal.
  9. Olá, pessoal. Tentei buscar essa informação por aqui, e até achei algumas pessoas comentando, mas são informações espalhadas em tópicos de assuntos diferentes (torra doméstica, equipamentos de torra, etc). Se houver um tópico já criado pra esse assunto, peço desculpas e podem excluir este. Li algumas informações na internet, em geral, e achei respostas bem variadas. Vi gente dizendo que não espera nada, e gente dizendo precisa de umas 2 semana (algo relacionado à liberação de gases). Acaba que eu sempre compro grãos pela internet e peço aos fabricantes que mandem com a torra mais recente possível. Até porque algumas vezes demora pra chegar, e eu sempre quis consumir os grãos com no máximo 20 dias de torra. Curiosamente, recentemente acabei tomando menos café, e sobraram umas 20 gramas de um grão aqui.... Quando fui tomar novamente, estava com +/- 1 mês de torra, e pra minha surpresa, ficou mais agradável do que antes. E acho difícil ser variação do preparo, porque uso balança pra pesagem dos grãos e do café extraído, tamper do tipo "leveler" que sempre faz a mesma compactação. E como era o mesmo grão que já vinha usando, não alterei o nível da moagem. Então a variável mais evidente é o próprio grão ao longo do tempo. Acho que esse tempo de espera talvez acabe variando de acordo com o tipo de grão e, ainda, até com o gosto pessoal de cada um. Mas... Na experiência de vocês, qual a média de tempo que vocês consideram o ideal para consumo após a torra?
  10. Putz, cara. Que notícia ruim. Eu honestamente acho que nunca tentei moer grãos por 2min direto. Sempre coloco só a medida exata que vou moer por dose. Entre 14 e 16 gramas. Possivelmente termina em menos de 1 minuto... No final ainda dou mais uma ou duas apertadas porque sempre cai mais umas migalhas, até porque às vezes uso grãos congelados, e tento não deixar nenhum resquício de grão congelado no moedor, pra não virar água... Eu fico bem triste em saber que essa máquina possivelmente saiu de linha. Se tivessem feito uma nova versão da máquina, até entenderia, porque de tempos em tempos atualizam o modelo. Mas simplesmente saiu de linha há meses já. Acho isso bem estranho.... Eu acabei comprando outro porta filtro no site da Oster, pra ter reserva, já que pelo visto eles usam um padrão próprio. Se o meu der problema será um problema pra achar um novo caso eventualmente precise, e não duvido que o porta filtro saia de estoque em breve também.
  11. Putz... Que tristeza, cara. Depois nos conte o resultado. Eu tenho achado bem estranho o fato da máquina estar esgotada há meses... Realmente curioso isso. Pergunta meio idiota: Você já testou outra marca de grão? (não estou falando do tipo, mas da marca em si...) Acho que você vai ter que fazer uns testes pra achar o problema. Se a água pura não fica com gosto metálico, é possível que seja o café - ou o grão em si, ou o processo de moagem. Faça a moagem na cafeteira, normalmente, mas faça o café em outra máquina ou num coador normal de café. Veja se fica ainda com gosto metálico. Se ficar, deve ser o grão ou ainda o processo de moagem..... Outra coisa. Sempre foi assim, ou começou de uma hora pra outra?
  12. Cara, esse seu cantinho do café está muito legal, hehehe. Sobre as imagens, a capacidade do site é ridiculamente pequena. Pra postar foto acaba tendo que fazer o upload num desses sites de hospedagem de imagens e depois colocar o link aqui, em forma de imagem.
  13. Isso ainda não notei, até porque uso bem pouco o tubo vaporizador. Mas tenho notado que é cada vez mais frequente sair água pelo tubo durante a extração do espresso. Nada que me incomode, são apenas umas gotinhas respingando. Mas tenho receio que comece a aumentar essa vazão....
  14. Hehehehe. Pois é. Esse video retratou bem o que eu penso sobre essas descrições exageradamente elaboradas. Na real, eu queria ver como essas pessoas se sairiam num teste cego desses diferentes cafés. Acredito que determinadas pessoas tenham um paladar mais apurado/treinado e consigam diferenciar algumas coisas, mas pro consumidor normal essas descrições soam como uma piada. Não conhecia esse Barbell, mas já vou deixar salvo aqui nas opções de compra, e mais pra frente vou ver se experimento. Valeu pela dica.
  15. Pessoal... Tenho notado uma coisa estranha na minha cafeteira. Algumas vezes, durante a extração, tenho notado que respinga água pelo tubo de vapor. Acontecei isso com algum de vocês?
  16. Quero crer que a falta de estoque seja apenas temporária, devido às vendas recentes... rs. Eu jogo fora o pó e passo agua. Depois passo um papel toalha na bocal da máquina, por onde sai a água, já que é comum ali também ficar com resquícios de pó. Depois coloco o cachimbo no lugar novamente.
  17. Caramba, eu até hoje nem tentei a vaporização. Muito menos o Latte art.... Eu não tenho costume de tomar café com leite, então acabo nem tendo leite em casa. A ultima vez que comprei, virou queijo na geladeira... rs. Mas queria fazer a bebida só pela diversão mesmo. Minha esposa até toma, mas ela usa leites desnatados, então complica um pouco minha vida... rs.
  18. Rapaz... Eu não sou profundo conhecedor, mas acho que em termos de funcionamento do equipamento, não muda nada. Mas acho que um choque em 220V deve arrepiar mais cabelos do que em 127V... Hehehehe.
  19. Depois que eu queimei equipamento 127V ligando no 220V, resolvi manter tudo 127V mesmo.... :/
  20. Caramba, moagem 22... nas vezes que tentei usar essa medida, o café saía quase em cachoeira. Aí tinha que compactar demais o café, e eu nunca achava a medida certa. Atualmente estou usando moagem 15 pra extrair duas xícaras de 40g cada. Pra 1 xícara de 40g uso moagem 13. Isso me deu um tempo de extração entre 25 e 30 segundos. Mas eu não estou usando o tamper. Uso somente o nivelador, num ajuste que me permite fazer uma força na hora de nivelar. Vi nuns vídeos que algumas pessoas também usavam só o nivelador, que se usado de forma precisa já faz a compactação. E estou preferindo assim, porque depois que você acha o ajuste correto, não há mais variação de força na compactação. É excelente pra manter um padrão. Eu acho muito curioso como cada grão responde de uma maneira. Até agora o que mais gostei foi o Di Pássaro da Unique. Na próxima vez, pedirei o do tal Alex, que indicaram aqui no fórum mesmo. Esse negócio de café é divertidíssimo! Aliás, nunca gastei tanto dinheiro com café!
  21. @Andréa Pinheiro Caramba, ficou muito bem recortada a cortiça. Parece trabalho profissional! Parabéns!! Como está sua extração? Que grãos você usa?
  22. Tudo certo. Chegou o novo pacote do canéfora, com torra recente.
×
×
  • Criar Novo...