Ir para conteúdo

Cabral

Senior Members
  • Total de itens

    2.739
  • Registro em

  • Days Won

    120

Tudo que Cabral postou

  1. Utilizo uma Lirika no escritório e consigo cafés bem aceitáveis. Superam cápsulas em todas oportunidades e situações. Não se comparam com os das máquinas pro-sumer que uso em casa, mas com bons grãos de torra recente e com a máquina bem ajustada (moagem fina, dosagem máxima de café - 3 grãos no mostrador - e temperatura média p torras escuras ou alta p torras médias), obtenho extrações melhores do que quaisquer cápsulas que já utilizei, tanto da Nespresso como da Três. Sugiro fortemente que tente encontrar uma loja ou show-room da Gaggia ou da Saeco em sua região para provar um café feito em uma máquina bem ajustada, ao seu gosto. Lembrando que muitas pessoas ignoram a instrução do manual de esvaziar o moedor antes de afinar a moagem, senão o moedor não afina de verdade, apenas "clica", e mantém a moagem grossa, o que costuma resultar em extrações inadequadas. Se a pessoa que operava a máquina que vc utilizava não fez os ajustes adequados, sua experiência de insatisfação foi, provavelmente, resultante disso.
  2. Caso tenha removido a graxa, o que considero prudente em todos moedores de baixo custo, por ser impossível verificar se a mesma é compatível com equipamentos alimentícios, torna-se necessário substituí-la por graxa adequada. A mais recomendada costuma ser a Dow Corning (Molykote) 111, graxa selante "food-graded" utilizada amplamente em equipamentos da área de café. Costuma ser comercializada, inclusive, em pequenos sachês de 6g, muito práticos para uso esporádico por amadores, além de "bisnagas" e potes de diversos tamanhos. Quando à limalha e às farpas metálicas, recomendo lembrar-se disso no futuro e jamais utilizar café moído no icafilas em metodos de infusão direta, como o preparo turco, limitando seu uso aos que fazem uso de algum tipo de filtro. Boa sorte com a re-lubrificação do moedor, e nem tente usar sem graxa, ou vai acabar danificando o equipamento.
  3. https://support.wholelattelove.com/hc/en-us/articles/4411058222995--Gaggia-Brera-Cleaning-Calibrating-and-Replacing-the-Grinder "If you're experiencing issues with your grinder such as a persistent "No Beans" alarm or coffee grinding but not making it to the brew unit, your grinder is most likely clogged and needs to be cleaned and recalibrated." Olhei rápido aqui e parece que a Brera dá exatamente o mesmo problema que a Lirika.
  4. Tenho uma Saeco Lirika no escritório que deu exatamente esse problema, era o duto que vai da saida no moedor até o grupo de extração que ficou entupido. Bastou fazer uma limpeza desse duto (escova em haste flexível, similar a de lavar mamadeiras) e retreinar a máquina. No meu caso também descobri que um dos mós do moedor estava parcialmente quebrado (são de cerâmica), precisei trocar, e parece que isso contribuiu para o entupimento, pois o fragmento do mó ficou atrapalhando no tubo. Mas, mesmo sem o fragmento, já havia acúmulo de pó que foi ficando "sólido" e estreitando a passagem até entupir. Sim, parece que essas máquinas sofrem um tipo de "aterosclerose"... heheh
  5. Opa! Depende. Como não tem assistência técnica no Brasil, nem peças, parte da manutenção tem de ser feita com peças importadas e, em geral, pelo dono ou alguém de confiança. No meu caso, fiz tudo na base da tentativa e erro baseado nos comentários e respostas de fóruns, principalmente do CoffeeSnobs, onde havia membros alegadamente envolvidos no projeto e construção da máquina. A minha é o primeiro modelo, comprado logo após o lançamento. Depois das dores de cabeça iniciais, causadas principalmente pela rede elétrica brasileira e pela fragilidade tanto da fonte de alimentação (projeto sem margem de segurança) quanto da válvula solenóide duas vias original (muito vagabunda), tive apenas de dar manutenção nas bombas Ulka com kits de reparo padrão e fazer as limpezas, trocas de gaxetas e descalcificações. Uso pelo menos 1x por dia, pra fazer os capuccinos matinais, faz mais de 10 anos (com alguns períodos parada para manutenção no começo), e continua sendo uma boa máquina. Minha experiência tá nesse tópico, desde os estudos para aquisição, descarte da ideia por conta da falta de suporte no Brasil, eventual aquisição "acidental" e depois todos problemas e soluções, que documentei aqui para ajudar quem precisasse. Se tiver paciência de rolar pelas páginas, é fácil achar meus posts enormes, e os de soluções com muitas fotos: A minha tá com a base de pré-aquecimento do grupo do modelo seguinte, com a válvula solenóide duas-vias da Rancílio Época, e com algumas mangueiras de teflon da Breville Oracle, A placa de controle é da última versão da BDB original, versão exportação para o Japão, que só consegui comprar a partir de lá na época, e tive de refazer a parte da fonte, bem como acrescentar capacitores para melhorar a filtragem de energia. E uso com um estabilizador de 2KW com entrada bivolt ligado em 220V e saída em 115V, que uso para mitigar os problemas de rede por aqui. Tá tudo no tópico acima, se quiser detalhes. Em resumo, se isso tudo não parecer assustador, ainda é uma máquina excelente, convive lado a lado com minha ECM Technika IV e consigo cafés do mesmo nível de qualidade de extração de ambas, mas com sabores diferentes por conta dos perfis de extração serem tão distintos. Como a BDB aquece muito mais rápido, se tornou a máquina dos capuccinos matinais, do espresso "rapidinho", e quando quero algo no perfil dela de extração. Ao longo do dia eu uso mais a ECM, ligo antes das refeições e quando vou usar já tá "no ponto", ou quando dá vontade daquele espresso "sem pressa"... Pra um nerd de máquinas, recomendo sem medo. Pra quem não quer ter dor de cabeça com manutenção, a menos que as novas sejam muito melhores, ou tenham assitência técnica no Brasil, não recomendaria.
  6. Além do HB e do Reddit, gosto do https://coffeesnobs.com.au/ também... pessoal ajudou bastante quando tive problemas com uma Breville Dual Boiler, na época que era novidade e tive problemas. Tem o https://www.coffeeforums.com/ que anda meio abandonado, mas pode ter algo que interesse...
  7. Olá. Realmente um mistério, deveria ser impossível. Tenho duas Bialetti (3 e 9 xícaras) e normalmente o problema é o inverso, costumo colocar um pouquinho de água gelada na parte de cima para esfriar o compartimento e não queimar o café quando começa a subir e escorrer pela "torre". Há algum material isolante cobrindo a fêmea de rosqueamento na parte de cima, ou é apenas metal? Pelas fotos na internet a parte de baixo tem apenas metal com a rosca em alto relevo. Não vi fotos mostrando o interior da parte de cima. E essa sua foto parece ser de divulgação, seria interessante postar fotos reais da sua e mencionar qual a capacidade também, para termos referência. Como remediação, vc pode preaquecer a parte superior escaldando a peça com água fervente antes de começar o preparo. Mas isso não deveria ser necessário. Parece haver algo errado.
  8. Cabral

    Clube ECM

    Grupo original do Clube da ECM tava em "coma"... Postei lá pra dar um "bump", mas se algum moderador preferir juntar, acho que fica até melhor...
  9. Só pra dar um "bump" e trazer o tôpico do Clube das ECM de vota à vida, teve colega criando tópico novo pq esse tava meio esquecido, e acho que tem MUITO conteúdo bom aqui...
  10. Entendo bem. O @Gilberto faz praticamente sob encomenda e sob medida. O padrão de qualidade é altíssimo. Concordo que não é barato, mas é algo pra pensar bem: salvo abusos, são equipamentos pra deixar de herança, vc gasta mais mas gasta uma vez só. No futuro, se trocar de máquina, é só comprar a peça que precisar pra compatibilizar. Mas, se procurar bem, vai encontrar alternativa barata. Esqueça o nome "breville" e procure pelas medidas. Boa sorte.
  11. https://www.bravocoffee.com.br/ Esses são os melhores que conheço. Em caso de dúvida, só chamar o @Gilberto e perguntar...
  12. Ainda há 3 cotas, pra quem quiser participar. (sim, isso é um bump) Já peguei 5, quem fecha o lote?
  13. Oi Igor, beleza? Tentei comprar cotas e não está finalizando após confirmar os dados. Tentei no Chrome e no Firefox.
  14. Grande Sr. Moreira! Pensei que essa maquininha iria ficar de herança pros descendentes! Pessoal do Clube: Essa Gaggia tem sido muito bem cuidada, já tive o prazer de fazer alguns espressos excelentes nela quando em visita à família Moreira. Aliás, também tive uma Baby Class que me serviu muito bem durante anos, depois foi para a casa de um outro casal de colegas daqui do Clube. Eu e o Moreira compramos nossas Baby Class praticamente ao mesmo tempo. Considerando o valor do dólar e os preços de máquinas de entrada, essa máquina "intermediária" tá uma pechincha! Boa sorte na venda e felicidades ao comprador que agir primeiro.
  15. Nunca tinha visto esse modelo, nem sabia da existência. Pelo diagrama, usa mós planas (parece que pode ser de 58mm ou 84mm) com sistema mecânico similar ao de muitos moedores comerciais, com dosador de alavanca. Se é bom não dá pra saber, mas é dedicado pra espresso, deve no mínimo dar conta de fazer algo mediano. Se forem mós de 58mm é um moedor comercial medio. Se forem de 84mm, daí é da classe "Titâ", costuma ser o "top de linha" da marca. Mas só achei esses moedores pra vender nesse site que não conheço, e deve ser muito antigo, usa as mós de um moedor fora-de-linha da Gaggia chamado Aristarco, daí a teoria de as mós poderem ser 58mm ou 84mm, são os únicos tamanhos de mós que achei mencionadas pra "linha" Aristarco. Mas pra vender só achei de 84mm... Atente que o dosador de alavanca é um problema pra quem usa pouco, dá trabalho ficar pincelando pra usar como se fosse por dose. E esse desenho eu não sei se rola modificar. Boa sorte na pesquisa e, se decidir fechar, na compra!
  16. Opa! Recentemente, duas pessoas tentaram me mandar mensagens pessoais e acabaram postanto comentários públicos no meu perfil. Do jeito que está no site, é fácil cometer esse engano. Sugiro mudar a frase que aparece no campo a ser preenchido nos comentários de perfil. Hoje aparece "Deixe uma Mensagem para XXXXXXX" quando entramos no perfil de alguém, o que parece ser um sistema de mensagens pessoais, mas é o "log" de comentários públicos que se pode deixar a respeito do usuário. Se mudar a frase para "Deixe um recado para quem visitar o perfil de XXXXXXX" ou "Deixe seu comentário a respeito de XXXXXXX" talvez minimize as chances disso acontecer. Valeu e Abraço!
  17. Primeiramente, parabéns pela bela máquina! O preço quem faz é quem vende. Seus argumentos a respeito de quanto pagou e sobre os acessórios são perfeitamente compreensíveis. Os riscos de importar são mesmo muito maiores do que pegar a máquina "na hora", e essa facilidade tem sim um valor intrínseco, e para quem valoriza esse aspecto pode ser o ponto chave. Só citei a passagem acima porque você se enganou ao comparar o valor citado ao preço nos EUA, que já é uma importação da Europa, o que eleva muito o valor. Ao preço de 1130 Euros na Itália, e com frete EMS de 236 Euros mais 8 Euros de seguro, fica 1374 Euros + impostos. Em Estados que cobram apenas ISS além do I.I. (i.e. SP) ficaria menos R$ 11.750 hoje, com IOF e cotação de 4,77. Nos que cobram ICMS tb, chega perto dos 13 a 14,5 mil, dependendo da taxa estadual. E pode demorar até mais de 2 meses mesmo... mas tem liberado rápido pelo Importa-Fácil e entrega em média de 40 dias por EMS pra items entre 500 e 3000 dólares. Mas, importar assim, requer conhecimento, paciência e assumir riscos. Não é pra todos. De qq modo, boa sorte na venda!
  18. @m3nd3s costumo colocar na lava-louças, nunca chegou a dar esse problema. Detergente para lava-louças Finish não deixa cheiro. Jimo também resolve. Fica zerado. Aliás, corpo metálico de PF (tem de tirar o cabo), tela dispersora (chuveiro) e filtros (tudo isso de máq de espresso) também ficam zerados na lava-louças. Ferver em solução de Cafiza/JoeGlo/CafeLav deve resolver também, mas nunca precisei.
  19. A "nova" Saeco SE50 é uma máquina que vem sendo comercializada na China faz anos, em geral com a marca WPM e o modelo específico da versão da Saeco costuma ser KD300. As que linkarei abaixo são as KD310, com manômetro analogico além do mostrador digital do PID. Esses links abaixo eu guardei em 2016, são o mesmo modelo interno com acabamentos distintos. Na época custava 890 dólares e o frete pro Brasil saia 230 (tenho anotado). Como o limite na época era 500 dólares pelos correios, não dava nem pra tentar trazer. https://www.aliexpress.com/item/32841924925.html ou https://www.aliexpress.com/item/32634768838.html Cheguei a ver essa do 2o link por 600 dólares na Black Friday de 2016, modelo com os botões metálicos, se já pudesse trazer até 3000 como é hoje eu tinha pegado uma pra brincar... na época, com frete e imposto de 60% sairia 1280 doletas, acho que uns 4500 ou 5000 brazukas na cotação do período...
  20. @Rodolpho, esse é o defeito "campainha cigarra" (keywords: "breville espresso + buzzing"), muito comum nas Breville 110V quando ligadas em rede elétrica aquém de "perfeita". Se procurar o tópico de sua máquina aqui no CdC verá que uma solução preventiva é usar um bom estabilizador (já postei inúmeras vezes aqui a respeito, e um monte de gente resolveu problemas usando o SMS Laser 2000W Bivolt) como citado no tópico da BES900XL e em outros lugares. Usando a busca você acha. Contudo, pelo som, acho que a Válvula Solenóide de 3 vias já está danificada. Se insistir em usar dando problema, a "cabeça" do êmbolo se destrói.... só trocando. Há também a possibilidade de a bomba Ulka estar danificada (também), mas o modelo que a Breville usa aceita um "kit de reparo" vendido normalmente no Brasil, e a própria bomba é bem comum, tem tanto o Kit quanto a bomba original no Mercado Livre, mas geralmente identificada como bomba de "limpadora de carpete" ou algo assim... busque pelo modelo da etiqueta da bomba. Comprei bombas e kit de reparo da Ulka Brasil, que fica em Guarulhos, SP, e anuncia no ML. Recomendo fortemente comprar o estabilizador SMS Laser 2000W Bivolt, plugar em 220V e usar a saída 110V pra ligar a máquina. Se funcionar sem mexer na válvula 3 vias por um tempo, melhor. Se continuar ruim, é trocar a válvula e, se parar de vazar por baixo mas continuar com pressão baixa, precisa trocar ou reparar a bomba Ulka. E o SMS bivolt ligado em 220V vai praticamente eliminar as chances de que isso voltará a ocorrer. Fique de olho na Cissa Magazine e no grupo Eletro/Casas Bahia/Ponto Frio que a SMS tem parceria com ambos e vive aparecendo ofertas boas. Em SP, uma opção é a Atera Informática no bairro do Ipiranga, que as vezes faz ofertas excelentes de coisas da SMS. Boa sorte PS: escrevendo no meio da crise de insônia, desculpem-me por quaisquer erros de digitação.
  21. Essa aí me parece ser uma Gaggia Espresso Orione, ou mais provavelmente essa Gaggia ABC Double Super Custom (que creio ser uma Orione modificada)... Nunca vi no Brasil... Parecida, além das mencionadas pelo colega Marcão, talvez Victoria Arduino vc ache alguém que alugue, tem umas bem parecidas, como essa Venus: ou essa Athena, que não tem a parte "Dalek" em cima, mas é de alavanca:
  22. @gustavosaviano, pois é, essas "juntadas" de empresas são complicadas. Algo para tomar cuidado ao comprar. Gosto muito das Gaggia, mas confesso que não encontro deméritos nas Jura ou nas Saeco, quando comparamos equipamentos equivalentes. As Jura tem fama de dar menos manutenção, mas não posso comentar quanto à veracidade do boato. Você menciona os mesmo modelo duas vezes, mas deduzo que estivesse querendo comparar a "elétrica" (~R$3000) com a "panarello" (~R$3300). Não sei onde vc achou os preços, mas segundo Google, Zoom e Buscapé, ambas estão saindo mais barato do que a Orion (~R$3500) que você indicou inicialmente. E a diferença média entre as duas Gaggias que citei é de apenas 300 reais. Se entendi algo errado, por favor, me corrija...
  23. @gustavosaviano, bem vindo ao Clube do Café. Embora eu não faça parte do pequeno contingente de donos de máquina superautomática aqui no Clube, posso dizer que o Grupo Espressione não é bem um fabricante de máquinas de café, mas sim uma empresa de branding. Eles simplesmente encomendam equipamentos em OEM e mandam colocar a marca deles, sem participar do processo de engenharia ou desenvolvimento do produto (em alguns casos, parecem participar da parte estética e interface de usuário). A despeito de seus executivos serem oriundos do mercado de café, não parece se tratar de uma empresa que vise o incremento da qualidade da bebida, mas tão somente em aproveitar as brechas do mercado com o melhor lucro possível, focando excelência em outras áreas que não a da qualidade da bebida. Todas empresas do mercado visam lucro, claro, mas marcas tradicionais como Gaggia, Jura, Delonghi etc. tendem a se preocupar com a reputação de entregar a melhor bebida para cada faixa de preço que atendem. Atente para o fato de que a própria Espressione começou fazendo "rebranding" de equipamentos Aríete, que é a linha "popular" da Delonghi. Com a possibilidade de maior lucratividade, passaram a encomendar equipamentos diretamente de fornecedores "inovadores" na China, como parece ser o caso desse modelo listado por você. Isso não é um problema por si só, muitas das grandes marcas trabalham com fornecedores chineses, mas apenas muito recentemente os equipamentos de café desenvolvidos naquele país começaram a oferecer resultados aceitáveis, tanto que a própria Saeco (detentora atual da Gaggia, e do grupo Philips) começou recentemente a comercializar alguns modelos chineses de baixo custo no mercado profissional, utilizando soluções atípicas e ainda longe de serem comprovadas como confiáveis no longo prazo - daí os preços abaixo da média para atrair "cobaias". Sugiro fortemente procurar equipamentos das "tradicionais" Gaggia, Jura e Saeco, ou pelo menos Delonghi e Spidem, na mesma faixa de preço que pretendia investir na Espressione. Assim terá melhores chances de conseguir boas xícaras. Sugiro que leia os tópicos da área para iniciantes para decidir se quer mesmo seguir o caminho das Superautos ou se preferirá se arriscar pelo caminho do preparo manual "à la barista" (com investimentos maiores de $$$ e tempo), e depois foque sua atenção no tópico sobre Café Torrado. É fundamental usar cafés de boa qualidade, bem torrados, e de torra fresca (menos de 1 mês, mas preferencialmente com poucos dias de torra) para os espressos "darem certo". Há muitos fornecedores bons online, citados no Clube, sendo alguns inclusive membros. Boa pesquisa.
  24. É, foi difícil achar as informações que o @Burny mencionou. O único lugar em que achei referência ao terroir deles foi aqui...
  25. @BetoM, se você editar sua mensagem inicial e selecionar o "modo completo", dá pra editar o título. Mudando para [VENDIDO] a moderação fecha o tópico.
×
×
  • Criar Novo...