-
Total de itens
138 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
1
Tudo que Igor Coutinho postou
-
Boa noite pessoal. Já alguns dias q venho sentindo um cheio de queimado vindo dos terminais do termostato do vapor/segurança da Gaggia Classic e hoje quando resolvi abrir para ver ele ja estava completamento "torrado" ao ponto de se despedaçar. Minha dúvida é se isso é comum de acontecer com o tempo? Vaporizo leite 1x por dia já há uns 3 anos. E a máquina tem uns 6 anos de uso (1 a 2 espressos por dia). Essa máquina possui PID na extração do café e eu sempre "surfo" na temperatura de extração para ganhar mais vapor e as vezes chega bater 162C ou 167C ao final da vaporização, pouco leite, para 1 cappuccino somente. Alguem pode me dar uma dicar de onde conseguir comprar esse termostato? Ou ainda, se ele é compatível com o termostado de outras máquinas? Obrigado!
-
Indicação de Máquina para Iniciante
Igor Coutinho respondeu ao tópico de Jpcfrontera em Dúvidas de Iniciantes
Nunca tive uma Chef Crema Silva, mas já tive uma muito semelhante (Saeco Poemia) e na minha opnião, todas essas maquinas de entrada desse nível (sem OPV regulavel, sem valvula solenoide, com carcaças de plástico e portafiltros com corpo em plástico) no fundo são todas iguais, praticamente vc vai mais perder (dinheiro) do que ganhar (qualidade de extração) trocando sua Crema por qualquer uma dessas. Acredito que o filtro despressurizado fará bastante diferença na sua Chef Crema, desde que vc também acerte na compra de um bom café fresco, torra adequada para espresso, moagem correta e compactação correta. Acredito que vc vai obter resultados bem razoáveis (eu conseguia tirar bons espressos na minha Saeco Poemia despressurizada). Acho que pra começar a realmente valer apena a troca de maquina vc deveria no mínimo ir de Gaggia Classic, Rancilio Silvia, Nemox, Fiama Minibar e outras máquinas desse nível, que apesar de continuarem sendo máquinas de entrada, vão te oferecer quase todos os recursos de uma máquina comercial/profissional, porém em uma escala bem menor e para uso doméstico. Espero ter ajudado, boa sorte! -
Tenha em mente que vc está saindo de um brinquedo para um equipamento profissional que requer cuidados e experiência para manuseio. Se você já possui experiência e um excelente moedor para fazer par com alguma dessas duas máquinas que você citou, então está no caminho certo. Particularmente ainda não tinha ouvido falar dessa Andreja, mas vendo as fotos realmente tem um design bem arrojado, italiana, toda inox, parece ser de boa qualidade. A Rancílio dispensa muitos comentários, é uma marca tradicional, tem um preço justo e confiança no mercado, geralmente agrada seus donos. Uma característica que considero importante ao adquirir um equipamento como esses é a disponibilidade de peças de reposição. Máquinas desse padrão duram anos e anos, as vezes, várias décadas, mas para isso é necessário existir peças de reposição disponível no mercado (nacional ou internacional). Caso contrário não terão nenhum valor em caso de revenda, e o primeiro defeito que der, você poderá ficar a ver navios. Nesse quesito a Rancílio certamente não o decepcionará.
-
Projeto de Automação / PID para Espresso
Igor Coutinho respondeu ao tópico de cabeca em Máquinas de Expresso
Já leu sobre o espressuino? http://www.cyberelectronics.org/?p=315 Como nada se cria, tudo se copia, acredito que lhe servirá de inspiração... -
Bem vindo Rui. Vou dar minha opnião, a fiamma é uma marca boa e confiável, no entanto assim como tudo na vida, é necessário avaliar o estado real dessas maquinas. Um moedor com as mós irregulares não vai entregar uma boa moagem do grão e você vai continuar com o mesmo problema: sem crema. Da mesma forma que uma máquina de espresso sem manutenção, que nunca foi descalsificada, ou com muito tempo de uso poderão te trazer grandes problemas. Todos esses detalhes devem bem avaliados antes da compra. Manutenção e peças costumam ser caros desses equipamentos. Agora é MUITO IMPORTANTE você também considerar o TAMANHO desse equipamento, é um equipamento já de linha comercial (atende um pequeno comércio) e com isso tem uma potência maior, ou seja gastará mais energia, também vai demorar mais tempo para atingir a temperatura ideal de extração e por fim ocupará mais espaço na sua bancada. E você como parece estar começando no espresso eu aconselharia uma máquina menor, preferencialmente de uso doméstico. Boa sorte!
-
Pessoal, boa tarde! Tenho um Virtuoso 586 e estou com um problemão e gostaria muito da ajuda de vocês: Recentemente percebi que a moagem estava inconsistente e resolvi abrir o moedor para limpar (ja havia feito o procedimento outras vezes), ao abrir percebi que o ARO plástico que fixa a mós superior estava trincada/rachada. Além disso o conjunto do Anel de regulagem havia perdido uma das três "abas" que fixam a parte superior do anel de regulagem na parte inferior do anel. Com isso não conseguia mais moer para espresso, acho que acabou desgastando a mós precocemente. Então aproveitei que um parente estava nos USA e comprei uma mós superior nova (que ja vem com o ARO plástico que estava rachado) e também comprei um conjunto novo do Anel de Regulagem (tudo no site da Baratza). Para a minha infelicidade a mós nova chegou para mim parecia ter sofrido algum tipo de impacto que chegou a criou umas 3 rebarbadas milimétricas na parte inferior da mós. Como ja estava no Brasil e não havia como trocar, peguei uma micro retifica e com todo cuidado tentei minimizar essas rebarbas (e consegui, mesmo sabendo que isso afetaria a moagem definitivamente). Após a montagem percebi que nas moagens mais finas (regulagem entre 0~8) fazia um barulho metálico como se as duas mós se tocassem durante algum momento da moagem. Mas os espresso voltaram a ficar maravilhosos, a moagem consistente, mas a minha felicidade durou somente 3 semanas. Agora a moagem está toda inconsistente novamente e a parte inferior da mós que eu havia trocado parece que novamente sofreu um desgaste prematuro. Alguém tem alguma dica para me dar? Sei que certamente vou ter q trocar a mós superior novamente mas acredito que alguma coisa deve estar fora do "eixo" e causando esse contato entre as duas mós e o desgate prematuro. Ou então posso ter dado o azar dessa mós ter empenado com o impacto (além das rebarbinhas que havia limado com a micro retifica) e realmente ter desgastado precocemente. Será que vou ter q trocar a mós inferior que é fixada no eixo do motor? *Em anexo estão três fotos das marcas do impacto que a mós nova chegou para mim. Aceito dicas de onde conseguir peças aqui no Brasil também. Obrigado!
- 159 respostas
-
- baratza
- baratza preciso
- (e 5 mais)
-
kkkkkkkkk Sério isso? Começa com a letra V (não é o Vario, mas bem que poderia ser!!!) e termina com a letra O. Agora eu acho que vc já sabe!! Me arrependo de ter economizado coisa de 100 dólares e ter comprado o Virtuoso. Hoje acredito que se eu tivesse investido em algo do tipo Vario ou um Rancilio Rocky estaria melhor "equipado". Digo isso considerando que 99% dos meus cafés são espressos.
-
Vixe, 100 reais? Acho que nem liquidificador você compra com esse valor. Faça uma poupança, guarde dinheiro todo mês, no final de 2019 vc compra um moedor de verdade. Tenho um de U$ 230 dólares que se arrependimento matasse eu ja tava morto!!
-
Museu do Café (antiga bolsa do café) - Santos SP
Igor Coutinho respondeu ao tópico de #magaldiespresso em Cafeterias: onde beber café
Vixe, eu caí nessa cilada também, tomei um Jacú quando fui lá e já estava em estado avançado de decomposição! -
Acho difícil danificar a máquina, o máximo que pode acontecer é não sair nem café nem nada!! Entope os furinhos do cesto metálico que vai dentro do porta filtro e daí não passar nada. Aquilo que por acaso passar provavelmente vai estar bem amargo!! Manda ver!!
-
Boa noite, alguém tem uma dica de onde consigo comprar o anel de vedação da gaggia classic aqui no Brasil? Obrigado.
-
Delonghi Magnifica pifou !!!
Igor Coutinho respondeu ao tópico de Henrique Gallo em Máquinas de Expresso
Vixe Maria... você não consegue filmar o dito cujo, funcionando, e postar o vídeo no youtube? A gente precisa identificar essa "bica", "aquele mecanismo", e "aquele cano" senão fica meio difícil. -
Quanto de cafeína tem uma xícara de espresso ?
Igor Coutinho respondeu ao tópico de Henrique - RJ em Quando o Assunto é Café!
Já pensou em um descafeinado? -
Anderson, tem interesse em vender somente a GAVETA COM SUPORTE PARA PORTA FILTRO? Abraço.
-
Olá Lipe, tem interesse em negociar a GAVETA COM SUPORTE DE PF?! Só por curiosidade, a respeito dos aneis de backup da mó. Eu já reparei que o anel superior do meu Virtuoso está com algumas trincas quase imperceptíveis. Esses anéis costumam quebrar naturalmente com o tempo de uso?! Abraço!
-
Minha opinião: acho que o naked é só glamour, se for pagar muito mais por isso não sei se compensa. Enquanto a Classic, possui OPV regulável (da pra vc configurar 9 bar), possui solenoide (ao bater o café após a extração o bolo vai estar seco e consistente ao invés de uma sopa de café), possui PF com tamanho comercial, além de ser mais bonita e durável por ser de inox. Alguns poderão dizer que é trocar 6 por 1/2 dúzia devido a capacidade da caldeira e do vapor serem similares. Eu troquei uma Saeco Poemia por uma Classic e não me arrependo. Mas acredito que para ter uma notável diferença, eu iria de Rancilio Silvia / ECM Casa para cima, ou seja, máquinas a partir de 700 dólares. Como a maioria aqui sempre diz, o moedor é mais importante. Se você atualmente está com um Encore, eu recomendaria investir em um moedor melhor ao invés de uma Classic. Não vai adiantar muita coisa ter uma Silvia e moer no Encore.
-
Um cafezinho chega a 100 reais ?
Igor Coutinho respondeu ao tópico de Henrique - RJ em Quando o Assunto é Café!
No site da Louis Vuitton uma bolsa pode custar R$ 17.100,00 https://br.louisvuitton.com/por-br/produtos/babylone-pm-mahina-009412 -
1 - Na verdade essa parte eu não sei te dizer, mas o PID aplica-se em tudo que você puder imaginar; 2 - Não é difícil, é desejável que você tenha em mãos o esquema elétrico da sua cafeteira para facilitar o trampo, senão você vai ter q decifrar o esquema elétrico. Lembrando que você estará mechendo com 127v ou 220v então todo cuidado é pouco rs, a instalação deve ser bem executada sem gambiarras, sem risco de choque elétrico ao manusear a maquina; 3 - PID é por si só uma solução genérica, é composto geralmente de um controlador PID, um sensor ou sonda de temperatura e um relê (de preferência do tipo SSR). De acordo com o PID você comprar ele poder ter alguns recursos a mais ou a menos, ou então aceitar tipos específicos de sensores de temperatura (PT100, etc..); 4 - Não te dizer ao certo, mas acredito que por uns 200 reais vc consiga um bom controlador PID, ai o rele de uns 40A ficaria mais uns 40 reais e a sonda PT100 acredito que na faixa de uns 20 reais, para a instalação ficar com qualidade é interessante usar conectores ao invés de fita isolante por causa da humidade; 5 - Para cada cafeteira a instalação é de uma forma. Essa instalação seria identificar fios que acionam a resistencia e os fios de alimentação para fazer as conexões com o controlador PID. Além disso provavelmente voce terá que inutilizar os termostatos originais pois ele irão interferir no funcionamento do PID; 6 - Tanto faz o sensor ficar em contato com a agua ou em contato com a carcaça exterior da caldeira esses parâmetros serão corrigidos ao calibrar o sistema. O ideal é que você reutilize o furo do termostato original ou faça alguma instalação sem gambiarra e sem grandes modificações no projeto;
-
Proporcional Integral Derivativo, cada letra representa um tipo de cálculo matemático, muito utilizado para controle de sistemas de alta precisão com taxas de erros calculadas e aceitáveis ao sistema em questão. Vamos dizer que o PID vai encontrar o melhor caminho para que o seu sistema inicie e se estabilize o mais rápido possível mantendo sempre uma taxa de erro ou faixa de variação aceitável ao negócio. PID, assim como todo processo, possui uma entrada, um processamento e uma saída. Além disso possui um sinal de erro que retroalimenta o sistema. No caso do nosso café, a entrada é a temperatura atual da água na caldeira, o erro é a diferença entre a temperatura que deveria estar e a temperatura que de fato está. Com base nessas informações e outras variáveis, o algoritmo vai calcular qual deve ser a corrente elétrica (sinal de saída) que deve ser enviada para a resistência da caldeira para que seja mantida a temperatura o mais próximo possível do desejado. Termostatos são componentes analógicos, binários (ligado ou desligado), simples, para aplicações sem muita precisão. Ele pode ligar em 87ºC e desligar em 97ºC por exemplo, considerando a temperatura desejada 92ºC a sua extração vai ficar variando entre uma faixa de 5ºC para mais ou para menos. Com o PID, vamos supor que a temperatura da sua extração poderia variar entre 91.5ºC e 92.5ºC, veja que aqui a variação é de no máximo 0.5ºC para mais ou para menos, mantendo sempre um excelente padrão de extração. PID não faz milagres, as características físicas e construtivas do seu sistema irão determinar o quanto um PID é eficiente. Se tiver curiosidade procure por "sistemas de controle" no google. Talvez possamos dizer que o PID sempre vale apena se desconsiderarmos o fator financeiro (PID caro, termostato barato).
- 7 respostas
-
- 11
-
Eu tenho me contentado nos últimos 03 anos com minha Gaggia Classic (sem dúvidas gostaria de ter algo parecido com a Rocket Appartamentto rsrs), acredito que deve ser o melhor custo benefício existente no mercado. Carcaça inox, solenoide, opv regulável (pelo menos algumas versões dela), materiais de qualidade aceitável. Para tomar alguns espressos no dia a dia quebra um galho! Só não tenho certeza sobre o vapor dela pois nunca vaporizei leite em uma máquina (de verdade!!!), mas tenho feitos cappuccinos aceitáveis ultimamente (sempre com leites de ótima qualidade e bem gelado) e estou para instalar o bico vaporizador da Silvia nela aí verei se dá melhorada, mas é claro que não é uma máquina que tem o fôlego que gostaríamos... Se você tiver uma gordurinha a mais eu iria de Silvia para não ficar na vontade depois!! Hoje eu sofro com isso kkkk!
-
[vendido] Kit PID completo R$110
Igor Coutinho respondeu ao tópico de João Vitor Ribeiro em Classificados
João Vitor, te mandei uma mensagem! -
[vendido] Kit PID completo R$110
Igor Coutinho respondeu ao tópico de João Vitor Ribeiro em Classificados
Olá João Vitor! Moro em São Paulo mas estou sempre em Vitória (sou capixaba). Estou interessado no kit! Sabe se eu conseguiria adaptar ele para uma gaggia classic?? O seu controlador já possui algum case de proteção (é daqueles magnéticos? com imã)? Nos dias 20,21,22 vc estará em Vitória? Valeu! -
MAQUINA ESPRESSO MANUAL - QUAL COMPRAR???
Igor Coutinho respondeu ao tópico de chefdoug em Máquinas de Expresso
FULL MANUAL => http://www.lapavoni.com/en/product/europiccola-en/ -
Olá Ana Paula, seja bem vinda. Eu já tive uma Poemia e posso te dizer que é uma excelente opção para quem está começando, ótimo custo benefício, design moderno e componentes de boa qualidade. Não conheço muito bem a Veneza, mas pelo que já pesquisei na internet, são máquina que possuem os mesmo recursos, compartilham inclusive muitos dos componentes internos, portanto são equipamentos muito parecidos, porém lançados em épocas distintas. A Poemia foi o ultimo modelo da Saeco para este tipo de máquina domestica semi-automatica (pelo menos no Brasil), enquanto que a Veneto acredito ser um modelo bem mais antigo. Mas no final das contas, estamos comparando 6 com meia duzia. Pode ser que a Veneto, por ser de uma época onde as empresas economizavam menos nas matérias primas e priorizaram mais a durabilidade, tenham empregados materiais de melhor qualidade na Veneto, mas acredito que isso não terá muito importância para você agora, até mesmo pelo baixo valor investido (R$250). Eu iria de Poemia, até porque acho a Veneto bem fora de moda rs. Boa sorte.
-
Existe máquina que regula a moagem automaticamente?
Igor Coutinho respondeu ao tópico de eduardobrindo em Máquinas de Expresso
Não é um caminho tão simples, mas é possível e talvez não viável. Veja os automóveis, eles tem que processar o resultado da queima do combustível (se foi uma mistura rica ou uma mistura pobre) que depende da octanagem do combustível, da temperatura do ar, da quantidade de ar admitido, da quantidade de combustível injetado, e muitas outras variáveis, para auto ajustar a funcionamento do motor a partir de um setpoint. Para o café seria um processo similar, porém com variáveis diferentes. Se você realmente quer fazer algo profissional, pode começar por criar um Modelo Matemático para o seu processo, relacionando todas as grandezas e variáveis envolvidar no seu sistema em uma equação diferencial. Feito isso você terá toda uma base para validar seu projeto, fazer testes teóricos e ajustar possíveis erros sem "jogar" dinheiro fora. Com este modelo em mãos, basta escolher um controlador adequado para controle do seu processo (P, PD, PID, ...) e colocar sensores e atuadores para coletar dados e ajustar as entradas do sistema. Assim a máquina será capaz de após uma extração verificar qual a taxa de erro em relação ao setpoint e assim lançar uma correção necessária para a próxima extração, mas ai é que mora o problema: "para a próxima extração". O automóvel faz essa verificação e correção dezenas de vezes por segundo, quanto o motor estiver ligado. Além disso os combustíveis seguem um "certo padrão", que apesar de no Brasil ser bem "despadronizado", ainda assim segue uma qualidade mínima para que o motor funcione dentro das especificações. Já o pó do café como nosso amigo disse, varia demais da conta. O mesmo café hoje, não será o mesmo café amanhã, e a repetitividade do processo de extração é muito lenta, será de pelo menos 23~25 segundos (ou tempo da extração total) não sendo possível ir verificando a saída do processo durante a extração e fazendo as devidas correções nas entradas para que no final atinja o tempo desejado. Na verdade é possível, mas venhamos e convenhamos, não é viável por exemplo aumentar ou diminuir a pressão da linha de água ou a temperatura da agua durante a extração para atingir o tempo desejado, sabendo que isso mudará completamente o sabor do café extraído. O mesmo vale para a moagem que é executada antes do início da extração. Idem para a força de compactação do pó. Portanto algumas "variáveis" do seu processo na verdade são "constantes" definidas antes do inicio da extração, o que inviabiliza o controle dessas durante a extração. E pra finalizar, pense que se você extrair um café da fazenda X agora, e depois quiser extrair um da fazenda Y, o sistema ficará literalmente maluco! Para atingir o setpoint desejado talvez seja necessário dezenas de extração (isso se mais nenhuma variável mudar seu valor). Espero ter ajudado com um pouco da minha "viajem". Boa sorte.