Ir para conteúdo

Luke S

Senior Members
  • Total de itens

    349
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    12

Tudo que Luke S postou

  1. Hoje fiz um teste com o termômetro para avaliar quantos escaldos precisaria mais ou menos pra temperatura da Aram entrar em estado estacionário. Os resultados foram o seguinte: Nenhum escaldo - 22°C 1 escaldo - 78°C 2 escaldos - 89°C 3 escaldos - 93°C 4 escaldos - 94°C 5 escaldos - 94°C Pra mim isso reforça minha prática de escaldar 3 vezes antes de tirar o primeiro espresso. A partir do segundo espresso, já escaldo apenas duas vezes porque a cafeteira já está quente. @milacsevernini você está testando a temperatura dentro da Aram ou da água que sai? Vai dar resultados bastante diferentes... @victor_barros obrigado pelas informações que você me deu lá no Discord. E mesmo sem manômetro e resistência elétrica, consigo resultados super consistentes com a Aram, todo espresso sai assim:
  2. Acho que esse período de seasoning das mós é um pouco exagerado pelo pessoal de fora. Eu moeria um certo tanto de café velho (100-200g) em uma moagem fina pra tirar qualquer resíduo da produção, e depois usaria normal. Pode ser que depois de alguns quilos as mós produzam uma granulometria mais consistente, mas não acho que valha a pena se preocupar tanto.
  3. O nome original desse moinho é VFA EXPRES, ele usa mós de 64mm de rotação de mão esquerda (anti horário) compatíveis com o Rancilio MD64. Você consegue essas peças no Café Cozinha e Cia: https://www.c123.com.br/CAFECOZINHAECIA/res.asp?x=Rancilio 64 Procure por "64mm burrs Rancilio" ou algo assim e peça um orçamento. Se quiser mande um e-mail para eles para confirmar a compatibilidade.
  4. Essa minha é de 3 xícaras, e quando me mudei de São Paulo que usa gás encanado para gás GLP onde estou hoje, a pressão do gás é maior mesmo com os bicos injetores corretos. Então tive o problema da chama estar muito forte. Remediei deixando a mokinha fora do centro da chama, como na foto. Não tive nenhum problema com a chama pegando as laterais da mokinha. Como eu encho ela com água fervendo pode ser que passe pouco tempo no fogo pra dar problema.
  5. O que eu faço com a minha é deixar a mokinha em offset com a boca do fogão, assim só uma parte da chama vai entrar em contato com a base da moka. Outra possibilidade é usar uma placa difusora de calor embaixo da moka. Eu cheguei a comprar uma mas não me adaptei bem, mas na internet algumas pessoas usam com sucesso.
  6. É, 370 Euros é o preço com o imposto europeu deles, o VAT. Quando calcula pro Brasil fica mais barato mas aí entra o frete. No fim fica parecido. A mordida pior é 100% de imposto, essa sim doeu, hahaha Se conseguir comprar em uma viagem pra Europa valeria muito mais a pena. Não testei o alinhamento, até porque essas mós não têm os parafusos a mostra, são aquelas blind burrs, aí nem sei como ficaria o procedimento. Mas estão moendo espresso bem longe do zero, então prefiro não me meter nisso por enquanto.
  7. Boa noite, pessoal, Não sei se ficaram sabendo mas a Fiorenzato, marca tradicional italiana de moedores de café, lançou um moedor manual de mós planas de 58mm chamado Pietro. Como sou fã da Fiorenzato (tenho um F5 que é um tanque de guerra) e fã de moinhos manuais, não pude deixar de pedir. Pedi pela Espressocoffeeshop, que é a revendedora oficial. Infelizmente como veio por courrier foi muito bem taxado, quase 100% do valor do produto + frete. Vamos ao moinho: Ele vem em duas configurações, uma de mós multipurpose (para todos os métodos) e uma com mós unimodais para coados. Escolhi as mós multipurpose. É um moinho grande e robusto, relativamente pesado mas muito bem construído. É extremamente fácil de moer com ele em termos de esforço para rodar a manivela, porém isso se compensa em um número maior de voltas. A moagem de 18g de café leva cerca de 2 minutos. A maioria das pessoas estabiliza ele contra uma mesa mas eu gostei de segurar o moinho contra minha coxa com uma mão e girar com a outra. Em termos de perfil sensorial, é bastante parecido com as mós padrão do Mazzer Super Jolly e do Fiorenzato F5 - um pouco de corpo, textura e doçura, com uma certa clareza das notas, tudo muito equilibrado. Comparados ao Pietro, o Bravo Debut tem mais corpo, já o Comandante mais clareza. Enfim, é um ótimo moinho e estou gostando muito. Não é o mais veloz nem o melhor custo benefício, mas pra quem gostou do jeitão dele vale a pena experimentar quando puder Quem quiser contribuir ou tirar alguma dúvida, continuem na thread. Abraços!
  8. Vou falar pelo Rodrigo, esse eu comprei.
  9. Uso normalmente 5 ou 6 clicks com uma dose de 18-18,5g, com café de torra média do Moka Clube. Enviado de meu moto g(7) plus usando o Tapatalk
  10. @pirovani. Eu tenho a Flair Classic e a Aram. As duas são excelentes e têm suas particularidades. A Flair é um pouco mais prática de aquecer, mas o controle fino que a Aram dá sobre fluxo e pressão é ótimo, além de usar filtros comerciais de 53mm que dão um resultado bem diferente da Flair com seus 40mm (46mm na Pro 2). Eu iria de Aram, principalmente pelo preço. Hoje em dia acabo só usando a Flair quando viajo. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  11. Legal demais o projeto. Você já deve saber, mas esse moinho é o mesmo que o Nemox Lux. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  12. É verdade, não tinha lembrado desse detalhe, estou acostumado com a Aram com a válvula unidirecional. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  13. Teria que ser um elemento mais potente para conseguir elevar a massa de água até a fervura, e não somente manter a temperatura. Isso envolveria outra resistência, cabos mais robustos, mudanças no projeto, etc. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  14. Só para informação, as mós do Bravito são de aço carbono com tratamento, não são de aço inoxidável. Os moedores manuais hoje em dia que contam com mós de inox são o Comandante C40 MK3 Nitroblade e os 1zpresso JX e K. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  15. Tenho o Comandante e o Bravito, os dois são excelentes moinhos, mas o Bravito tem uma regulagem muito mais fácil de usar, é stepless e todo de material robusto. O Comandante tem a regulagem por clicks que são um pouco largos pra espresso (apesar disso dá pra se virar ajustando a dose) e eu pessoalmente acho ele leve demais, acabo ficando com medo de derrubá-lo já que o próprio peso não exige uma pegada firme. Além disso o copo coletor é de vidro. A maior diferença é o desenho das mós, as do Bravito são da Italmill com uma geometria muito boa para espresso, moem rápido e dão uma bebida com bastante corpo e doçura tanto no espresso quanto nos coados. As mós do Comandante foram projetadas para gerarem menos partículas finas, acabam entregando uma bebida com menos corpo e mais clareza e acidez. Ele é um moedor um pouco mais lento também. Nenhum deles precisa de muita força. Eu iria de Bravito, mas dependendo se não tiver previsão de entrega uma opção muito boa parece ser o 1zpresso JX-PRO. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  16. Vendido! Obrigado. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  17. Vendido! Obrigado. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  18. Lorenzo, para qual Estado foi importado? Foi através de qual courrier? E quanto tempo levou?
  19. Vendo moedor Baratza Encore 110V. Comprei em 2019 para meus pais mas não utilizaram. Ficava na caixa guardado e eu usava quando visitava. Moeu cerca de 2kg de café. Está praticamente novo, na própria caixa. O moedor está em Curitiba, Paraná. Valor: R$1250,00. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1787795875-moedor-de-cafe-baratza-encore-110v-semi-novo-_JM Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  20. Olá, Jasmine! Tenho uma Bialetti Moka Express de 9 xícaras e já tive vários outros modelos. Pelas fotos eu não diria que sua cafeteira é falsificada, mas está com mais defeitos e irregularidades do que a minha mesmo com alguns anos de uso. Pode ser de fabricação ou ter sido item de exposição/mostruário. Não acho que irá comprometer o funcionamento, mas se te deixa insatisfeita é motivo suficiente para exigir a troca na loja, já que é um produto novo. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  21. Os O-rings extras são para reposição. Mal posso esperar para o meu chegar! Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  22. Baixei o valor, agora estou pedindo R$1200,00. O link do anúncio: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1774418592-moinho-moedor-baratza-virtuoso-110v-_JM Quem tiver dúvidas é só perguntar ou mandar mensagem!
  23. Escócia? Você fez um pedido da Made by Knock? Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
  24. Se não me engano alguém aqui comprou uma Flair, a loja declarou abaixo do valor sem o usuário solicitar, a fiscalização pegou e além dos impostos teve uma p*** multa em cima. O barato sai caro, ou melhor, no Brasil, o caro sai mais caro ainda. Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk
×
×
  • Criar Novo...