Ir para conteúdo

Um Kit básico para começar no café coado


kyomesquita

Postagens recomendadas

Fala galera, 

 

Estou começando no mundo do café especial, e gostaria de dicas para um kit inicial.

 

As únicas coisas que já comprei são: um kinggrinder k0, e uma chaleira elétrica com medidor de temperatura 

177745-1600-auto?v=638048069066800000&wi

Alem disso estava pensando em uma balança timemore basic plus e um kit de V60
 

 

O que acham? Estou com medo da Hario 02 ficar muito grande para a balança. E se por acaso tiverem alguma receita para passar, agradecerei muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá até pra começar com aquela balança de cozinha, mas se tem o orçamento, pode comprar balanças específicas para café. A Timemore é consagrada já, não tem muito erro. Eu consideraria pegar já a Blackmirror, que seria uma balança definitiva, e se desistir do hobby, é de fácil revenda aqui no grupo mesmo.

Kit V60: considere comprar separado. O Thales por exemplo gosta da jarra da Melitta, pois a mão chega no fundo da jarra pra limpar. A colher doadora acho dispensável. Talvez separado compre mais barato e mais focado nas suas preferências. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Sugiro o filtro "normal" branco, em vez do natural. Dê uma olhada neste link, uma boa opção de kit. Gosto desta loja pois tem cupom para primeira compra (NAOECHAFE), além disso à vista o preço reduz um pouco.

Usaria jarra mesmo? Ou seria para fazer direto na xicara/copo e beber? Pode ser uma boa comprar só o porta filtro e filtros (e então, no lugar da jarra, talvez 100 unidades de filtros). Há o porta filtro da marca Waals (v60) e o da Koar como ótimas opções. 

Sobre os filtros, eis uma boa alternativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2023 at 16:18, regisassao disse:

Dá até pra começar com aquela balança de cozinha, mas se tem o orçamento, pode comprar balanças específicas para café. A Timemore é consagrada já, não tem muito erro. Eu consideraria pegar já a Blackmirror, que seria uma balança definitiva, e se desistir do hobby, é de fácil revenda aqui no grupo mesmo.

Kit V60: considere comprar separado. O Thales por exemplo gosta da jarra da Melitta, pois a mão chega no fundo da jarra pra limpar. A colher doadora acho dispensável. Talvez separado compre mais barato e mais focado nas suas preferências. 

Não sei se muito burro ou os vendedores do ali que sao confusos, mas visualmente a blackmirror e essa basic que linkei ali são as mesmas, tem alguns anúncios ate que colocam os 2 nomes juntos. Bom ponto esse da jarra pra limpar e tals, vou reparar

22 horas atrás, Octávio disse:

Olá.

Sugiro o filtro "normal" branco, em vez do natural. Dê uma olhada neste link, uma boa opção de kit. Gosto desta loja pois tem cupom para primeira compra (NAOECHAFE), além disso à vista o preço reduz um pouco.

Usaria jarra mesmo? Ou seria para fazer direto na xicara/copo e beber? Pode ser uma boa comprar só o porta filtro e filtros (e então, no lugar da jarra, talvez 100 unidades de filtros). Há o porta filtro da marca Waals (v60) e o da Koar como ótimas opções. 

Sobre os filtros, eis uma boa alternativa.

Sabe que levantou um ponto interessante, "eu preciso de jarra", a resposta mais provável e não, eu moro sozinho raramente irei fazer mais que uma dose individual.

 

Vlw a ajuda pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, kyomesquita disse:

Sabe que levantou um ponto interessante, "eu preciso de jarra", a resposta mais provável e não, eu moro sozinho raramente irei fazer mais que uma dose individual.

Eu não tenho jarra até hoje. Faço direto na caneca, uma louça a menos pra lavar também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kyomesquitaesse seu kit aí não tem nada de inicial… queria que o meu inicial tivesse sido assim… kkkkk

mas parabéns pelo início. Assim já reduz os custos futuros.

comecei com moedor genérico, o bom é velho melita e esquentando a água no fogão com um termômetro rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bom pessoal obrigado pelas dicas, postando uma foto como ficou o kit

  • Um moedor KinGrinder K0
  • Chaleira do Sams club
  • Balança Timemore Blackmirror 
  • Kit decanter e coador Koar (filtros brancos)
  • Um copo tiki do Star Wars de dreno (frescura mas é bonito)

Ao fundo tem um prensa e um melita, mas ainda não estou usando pra tentar acertar primeiro a receita no Koar 

 

Estou aberto a dicas de setup e ergonomia que possam dar. Muito obrigado galera, agora tentando acertar a receita do koar.

1145800075_WhatsAppImage2023-07-04at23_06_52.thumb.jpeg.1a6da19e2a12e487e7ab8856e0b37891.jpeg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito legal! Quando for dobrar a parte lateral do filtro, teste fazer isto não tão fino, mas sim envolvendo uma boa parte do papel. O filtro encaixa melhor ao porta filtro.

Muita gente também troca o termômetro por um digital (não sei se nesta sua é possível tal adaptação). Na minha chaleira, bem mais ou menos, os ponteiros têm atraso, não há todos os números (de 89 passa para 95).

Um bom termômetro digital é o da Timemore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Belo kit inicial. Parabéns! Minha única dica, caso você goste de bebidas com leite, seria algo para aerar (cremeira/espumador), que pode até ser um mini mixer de mão -- a menos que você já esteja usando a prensa francesa para esta finalidade. E, quanto à ergonomia, não me sinto muito seguro com a jarra da Koar, embora goste muito do sabor que o método proporciona.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Octávio disse:

Ficou muito legal! Quando for dobrar a parte lateral do filtro, teste fazer isto não tão fino, mas sim envolvendo uma boa parte do papel. O filtro encaixa melhor ao porta filtro.

Muita gente também troca o termômetro por um digital (não sei se nesta sua é possível tal adaptação). Na minha chaleira, bem mais ou menos, os ponteiros têm atraso, não há todos os números (de 89 passa para 95).

Um bom termômetro digital é o da Timemore.

eu dobro assim ta certo ? Sobre a temperatura a minha ate que marca de 1 por 1, se for trocar vai ser mais pra frente por uma que mantem

261804340_WhatsAppImage2023-07-06at11_08_12.thumb.jpeg.e0b6919e9cbe622613c2c949167eea18.jpeg

22 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

Belo kit inicial. Parabéns! Minha única dica, caso você goste de bebidas com leite, seria algo para aerar (cremeira/espumador), que pode até ser um mini mixer de mão -- a menos que você já esteja usando a prensa francesa para esta finalidade. E, quanto à ergonomia, não me sinto muito seguro com a jarra da Koar, embora goste muito do sabor que o método proporciona.

Saudações!

Não tomo leite, aquela prensa eu usava pra couldbrew, mas to focando no koar pra acerta a receita

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...