Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Olá pessoal,

 

Estou tentando descobrir qual o tipo ideal de leite para vaporização e produção de espuma para meus lattes. Já ouvi gente insistir que o ideal é apenas o leite integral, e gente debater que os desnatados/semi-desnatados são tão bons quanto.

 

Reparei que obtenho menos espuma quando uso leites desnatados. Falta algum ajuste na técnica, ou o leite integral é o mais aconselhado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria legal você atualizar seu equipamento no seu perfil pra gente saber qual máquina que utiliza para vaporizar. Eu acho que a gordura no leite é apenas um dos fatores a se considerar na vaporização do leite. Já consegui resultados excelentes de vaporização em desnatados (considerando um de boa qualidade), que em geral formam espuma muito facilmente, mais até que os integrais em geral.

 

Acontece que nos desnatados a separação das fases (leite+espuma) ocorre mais rapidamente após a vaporização. Por outro lado, a textura do integral parece mais aveludada, bem como o sabor é bem mais gostoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha Chef Crema o integral fica como disse o Rodrigo, mais aveludado, mas como é o leite só do meu filho aqui em casa

(estou dando uma foça no tratamento da tireóide/regime da minha esposa), no desnatado tenho tido menos sorte e ele "cresce" demais e fica todo aerado mas sem a consistência firme para que eu possa derrama-lo decentemente na xícara...Será o leite ou a peçinha atrás do controle....ou da falta dele?....rsrs

 

Abç

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner,

 

Realmente o desnatado forma bolhas macro mais fácil. Pode ser questão de texturizar 1mm mais profundo e também de mergulhar a ponteira mais cedo, assim que chegar na expansão desejada, pra homogeneizar a textura e seguir o aquecimento do leite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca usei desnatado, mas mesmo integral tem leite que não faz creme por nada, eu sempre uso Xandó ou Leitissimo, quanto ao regime certa vez perdi 21 kg, em uma clinica de emagrecimento mas que o tratamento era psicologico, podia comer qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tratamento psicológico? Comer qualquer coisa? Mas e as quantidades dessas quaisquer coisas? Dependiam só da consciência dos gordos??? (desculpe a franqueza, mas o Marco Maciel é que não frequenta clínicas de emagrecimento)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, eu preciso parar de desvirtuar os tópicos, mas quem é Marco Maciel ? Agora justamente come-se de tudo, mas aprende-se a comer na hora certa e a quantidade certa, coisa que nos magros é automática.

 

Hehe, estou ficando velho. Na foto abaixo, o Marco Maciel é o político à esquerda! :)

 

marco-maciel-fernando-henrique-moises-soares.jpg

 

Gilberto, meu amigo, eu sei que o melhor é comer de tudo, mas eles conseguiam fazer as pessoas compreenderem isso só com o discurso? Se sim, eram bons mesmos nesse lugar, pois muitos spas funcionam num esquema mais rígido do que de penitenciária. (e chega de off-topic)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edubongo, já voltamos pro leite, minha última palhinha, se der pano pra manga vamos pro amenidades.

Reuniões em grupo de + ou - 8 pessoas, semanais, mais apresentação de vídeos com dicas e mensagens preliminares ( era este o nome ? ), mas o principio era o seguinte: você come pois esta ancioso, nervoso, alegre e não porque esta com fome, e você treina em reparar no seu estado psicologico na hora que for comer, agora as mudanças tem que ser naturais, não pode ser um sofrimento, nem ficar acomodado. 50% das pessoas conseguiam um bom resultado. Na época até fiz um livrinho que preciso terminar, mas isto já é uma outra história.

 

Edubongo, amanhã faço um video de vaporização e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para constar, ela come de tudo, mas de tudo integral...kkkk...e já acostumei....vou experimentar o Leitíssimo e o Xandô, o Qualitá eu já tentei não achei muito bom e acho que na verdade a Chef Crema é que não ajuda.....as vezes Rodrigo, acho que deixo sair mesmo muito vapor antes de coloca-lo no leite mas ela também não colabora....as vezes transborda antes de eu sentir o fundo quente, daí a espuma, não creme sai gelada, aí vira um salseiro, pois tenho que vaporizar o final e daí ele ferve.....acho que sou eu mesmo o problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, pessoal.

 

Tenho uma DeLonghi EC700. Estou testando várias marcas de leite, integrais e desnatados e sim, percebo a diferença na textura da espuma quando vaporizo leite integral e desnatado.

 

Também reparei que a espuma produzida com leite desnatado parece dissolver-se rapidamente quando aplico coberturas como calda de chocolate e Ovomaltine. Alguma dica?

 

Abraços,

 

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Tambem estou com problemas para vaporizar com a CC silver. Alguem ja conseguiu resultados aceitaveis?

 

Nao achei nenhum video na internet de alguem vaporizando com ela e obtendo resultados bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive olhando um vídeo em que o cara consegue esquentar o leite na CC em 40s. Tenho o palpite que o problema não é falta de potência (afinal ela consegue esquentar o leite, e se consegue é por meio do vapor :)), mas provavelmente a biqueira. O desenho dos furos que fazem o vapor sair sob pressão são importantes no resultado. Aquela pannarello (o cano mais grosso) não é desmontável? Na Gaggia essa remoção resolve bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 3 weeks later...
  • 2 months later...

Estive olhando um vídeo em que o cara consegue esquentar o leite na CC em 40s. Tenho o palpite que o problema não é falta de potência (afinal ela consegue esquentar o leite, e se consegue é por meio do vapor :)), mas provavelmente a biqueira. O desenho dos furos que fazem o vapor sair sob pressão são importantes no resultado. Aquela pannarello (o cano mais grosso) não é desmontável? Na Gaggia essa remoção resolve bem.

 

Rodrigoks, eu tenho uma DeLonghi EC220, que possui o maldito panarello mas que é removível.

Já tentei vaporizar o leite com e sem pannarello, com leite integral e semi-desnatado e até hoje não obtive o leite vaporizado.

Acaba que o leite fica quente demais e não obtenho o creme.

Será que o problema é a cafeteira que é péssima pra isso ou eu que estou sendo um péssimo manipulador da máquina?

Algumas dúvidas:

- Qual a quantidade (mL) de leite devo utilizar?

- O leite pode estar a temperatura ambiente ou é obrigatório que ele esteja a temperatura de geladeira ou até mesmo ido ao congelador por algum tempo?

- Posso tentar vaporizar colocando o leite apenas em um copo de vidro (tipo requeijão) ou é obrigatório uma leiteira?

 

Alguém pode tentar me passar um passo-a-passo para que eu obtenha sucesso na vaporização?

 

Segue aqui o modelo da DeLonghi que possuo.

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Five, dá uma olhada nos vídeos desse post: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/96-latte-art/?p=75743

 

Eu evoluí na vaporização. Estou pensando em fazer um vídeo para tentar ajudar o pessoal e também receber alguma ajuda. Vamos ver se consigo fazer isso nesse fim de semana. Devo postar no tópico "Dicas para vaporizar leite". Aliás, dá uma lida lá, talvez te ajude (pode até continuar a discussão lá, que é mais apropriado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Eu vi esse topico aqui, e vi a galera falando do Leitissimo, fui dar uma pesquisada pra comprar esse leite!

Comprei um e fui testar, abri a embalagem e cherei o leite kkkkkkk

Um chero de azedo desgracado, e o leite estava fresquinho!

Vaporizei ele, a crema ficou fantastica, o capuccino ficou muito encorpado, mas nao tinha como beber por causa do cheiro, era intragavel!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de todos os leitissimos que comprei até hoje, nenhum tinha cheiro de estragado ou azedo

estranho...
como o Rodrigo falou.. pode ser embalagem violada

pode entrar em contato com o SAC da empresa e relatar o fato, talvez você consiga resolver o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...