Ir para conteúdo

Orçamento de 4K e o que comprar


Rodio

Postagens recomendadas

Boa noite!

Acompanhei o fórum por alguns anos, muito embora sem usuário, quando iniciei meu interesse por café espresso há uns 10 anos.

Em razão da correria do dia a dia e de ficar tomando café coado sem parar enquanto estou em um dos locais onde trabalho, meio que acabei deixando a comodidade dominar e parti para as cápsulas em casa.

Hoje, no meu escritório particular (não em casa), tenho uma Gaggia Anima XL, mas tenho a impressão de que nunca fui capaz de extrair um espresso de qualidade nela, mesmo quebrando a cabeça regulando o moínho, etc. Aparentemente sempre fica ácido.

Enfim, agora com um pouco mais de tempoe vontade, estou com um orçamento de uns 4.000 para aquisição de moinho e cafeteira para minha casa e pensei na Breville Tramontina com moedor embutido, vez que surgiu a oportunidade de adquirir uma nova nesse preço.

Vi alguns reviews e  indicam que um combo Gaggia Classic Pro e um moedor bom trariam uma qualidade superior (mais caro, mas evitaria um upgrade futuro). Compensa a Breville nesse preço ou guardo mais um pouco e invisto em outra coisa?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá .

Bem vindo ao Fórum, @Rodio. As duas opções podem te proporcionar uma xícara de qualidade superior à das cápsulas. Quanto à Gaggia, já ouvi comentários mais positivos com relação aos modelos mais antigos; talvez uma usada seja uma ideia ainda mais legal, então, nesta configuração, poderia ser melhor do que a Breville. 

Agora, um outro fator para também levar em conta é como o uso do equipamento vai se encaixar na rotina, isto é, de nada adianta ter um ótimo conjunto se não houver tempo e disposição para seguir o ritual de preparo. Se o espresso em casa puder esperar uns meses, minha sugestão é gastar agora com um bom moedor manual (entre 1K e 2K) e algum método do seu agrado (v60, melitão, prensa, moca...), reservando o restante do dinheiro para futuramente comprar uma boa máquina de espresso.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além disso, se nao faz questão de moedor elétrico, um manual de 1000 reais te entrega mais qualidade na moagem que um embutido ou um eletrico de 2k que seria o mínimo pra espresso, ou seja te sobra 2k pra máquina.

O moedor integrado acho bem limitado, não iria nele, não.

Talvez um J1 Pro e uma Gaggia Classic por uns 4500 talvez?

Ou um Encore ESP e uma Gaggia Classic com uns 6k?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Obrigado!

Então, eu preferiria um moedor elétrico, assim fica mais prático caso minha esposa queira fazer.

Alguma opção importando? Mora ao lado do Paraguay e é relativamente fácil trazer algo não tão pesado até lá

Uma Gaggia Classic Evo chegaria lá por uns 3.300, por ai. Compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ouço falar bem da Gaggia, mas tenho visto reclamações dos modelos mais novos. Aqui no fórum tem alguns tópicos. No quesito personalização, eu acho que a Gaggia é superior a Breville. Quanto a Breville, eu acho que ela fica excelente com a mudança de OPV para uma pressão de extração de aproximadamente 9bar. Acredito que dentro dessa faixa de preço, ambas sofrem com o problema entre extrações seguidas, que não fica muito consistente e a proposta dessas máquinas é que você faça um ou dois espressos por vez. Ainda sobre a OPV na Breville, você mesmo pode fazer a alteração, que é relativamente simples, mas tem que pesquisar bastante para evitar problemas ou comprar uma máquina usada já com esse mod. Eu também recomendo a versão sem moinho. Além de ser mais barata, ainda ocupa menos espaço e tu pode utilizar um moinho de qualidade. Talvez o elétrico da própria Breville, que é um bom moinho entre os elétricos e na faixa de preço dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi que a Classic Evo está com um problema crônico do boiler, mas já conta com os 9 BAR de pressão. Até pensei em pedir a Evo e um boiler reserva de alumínio, ou parto para uma Breville Bambino Plus? Entre essas 2, mais um moedor Breville, o que recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Rodio disse:

Vi que a Classic Evo está com um problema crônico do boiler, mas já conta com os 9 BAR de pressão. Até pensei em pedir a Evo e um boiler reserva de alumínio, ou parto para uma Breville Bambino Plus? Entre essas 2, mais um moedor Breville, o que recomendam?

Considere a Breville Infuser. Aquela com o moedor separado. Se tiver paciência, tu consegue um preço camarada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eldermarco disse:

Considere a Breville Infuser. Aquela com o moedor separado. Se tiver paciência, tu consegue um preço camarada.

Ela é superior a uma Classic Evo?

Pergunto porque ela é relativamente mais fácil de achar, ai eu poderia investir um pouco mais em um moeder (Baratza, por exemplo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodio disse:

Ela é superior a uma Classic Evo?

Pergunto porque ela é relativamente mais fácil de achar, ai eu poderia investir um pouco mais em um moeder (Baratza, por exemplo)

Nunca tive uma Gaggia, mas vejo reclamações por aí. No canal do Thales (Não Sou Barista, no YouTube) tem alguns vídeos mais antigos sobre a Breville e mais novos sobre a Gaggia Classic. Acho que vale a pena assistir para te ajudar na sua escolha e te guiar de acordo com as suas preferências pessoais. É sempre chato definir a máquina que queremos sem poder usar cada uma por algum tempo, mas é a vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, regisassao disse:

Apareceu uma Minibar que tem uma boa performance, já com PID, dá uma olhada @Rodio

 

Linda a máquina, mas como a patroa vai usar vou ter que comprar nova que ela é enjoada hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Rodio disse:

Linda a máquina, mas como a patroa vai usar vou ter que comprar nova que ela é enjoada hahaha

Nova, vai gastar pelo menos 3.5-4k só numa Gaggia Classic. Moedor elétrico, se for novo tbm, e minimamente bom pra espresso, outros 2k. Diria que ou aumenta o orçamento, ou compra usada, ou abre mão de qualidade. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2024 at 17:14, regisassao disse:

Nova, vai gastar pelo menos 3.5-4k só numa Gaggia Classic. Moedor elétrico, se for novo tbm, e minimamente bom pra espresso, outros 2k. Diria que ou aumenta o orçamento, ou compra usada, ou abre mão de qualidade. 

Acho que vou acabar flexibilizando um pouco mesmo.

De máquina pensei na Turin Legato, que chegaria para mim por uns 3500 (queria uma Classic, mas com o problema de boiler sem chance, mesmo chegando mais barata)

Moedor, por volta de 2000, então estou entre o Arco, DF64 e Baratza Sette 270

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Turin Legato é a Micoffee Apex. Veja uns reviews como o do Xris: 

 

Eu não compraria essa primeira versão. E se nao me engano é vendida lá fora a 500 dólares, ou seja, 1 mil dólares no Brasil com impostos.

Gaggia é só evitar  a EVO que é a versão que está tendo essa polêmica de descascar o revestimento interno.

E os moedores citados não chegam aqui por menos de 3k-3.5k, tambem com impostos.

A nao ser que esteja pensando em trazer de viagem, seu orçamento já dobrou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, regisassao disse:

Essa Turin Legato é a Micoffee Apex. Veja uns reviews como o do Xris: 

 

Eu não compraria essa primeira versão. E se nao me engano é vendida lá fora a 500 dólares, ou seja, 1 mil dólares no Brasil com impostos.

Gaggia é só evitar  a EVO que é a versão que está tendo essa polêmica de descascar o revestimento interno.

E os moedores citados não chegam aqui por menos de 3k-3.5k, tambem com impostos.

A nao ser que esteja pensando em trazer de viagem, seu orçamento já dobrou.

Consigo trazer ao Paraguay pagando 25 dólares por kg e entra na isenção terrestre abaixo de 500 dólares (pelo menos o moedor)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Rodio disse:

Consigo trazer ao Paraguay pagando 25 dólares por kg e entra na isenção terrestre abaixo de 500 dólares (pelo menos o moedor)

Boa! Depois compartilha aqui como foi sua experiência e os custos. Muitos outros podem seguir o seu caminho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que lembrei: Baratza Sette tem um histórico ruim de manutenção, com problemas no motor e na caixa de engrenagens. Baratza em geral da muito problema. Se puder, vai de DF64 Gen 2 ou superiores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos...

Fazer hoje um setup de até uns 4k pra espresso tá meio puxado.

Mas máquinas de entrada usada melhor no nosso mercado já está valendo isso.

Mas vi várias máquinas boas, que tenho pra mim como melhor que a gaggia clássic.

A fiamma minibar que tem no classificados, tá sendo a melhor pedida, máquina zerada, foi do nosso amigo @MarcioMO.

Máquina impecável, num preço, que talvez , da pra negociar com o @Viniciusleoni.

Vi uma Brasília lady, que também é muito melhor que a gaggia.

Costuma aparecer Silvia também.

Máquinas são usadas,mas sem comparação em termo de robustez, temperatura e durabilidade.

Essas máquinas não tem plástico, e metal puro.

E tem a OPB do Rafael que tá linda, num preço fantástico pelo os upgrade que ela tem.

Acho q vale a pena essas..

Gaggia clássic seria minha última opção.

Sobre moedor,pra espresso descente, um k4 , j1 pro, são bons por menos de 1k

Elétrico aí é um pouco mais disso.

Talvez um orçamento de 6k já pegaria uma máquina e um moedor elétrico bom.

 

Agora, tem Philco tunada aí por uns 1k..

E ainda sobra uma boa grana pra comprar um moedor top.

@fabiohstoledo tem uma da hora, já tunada, top.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Agradeço a ajuda dos colegas.

Acabei optando por um Eureka Mignon Specialita novo, importado da Itália, que chegará ao Paraguay por volta de R$ 3200.

Máquina estou negociando uma Classic com ajuste de mola para 9 bar, filtro Naked e chuveiro IMS.

No fim, o orçamento teve que dar uma esticada, mas tudo ficará por volta dos R$ 6.200

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...