Ir para conteúdo

Café com torra média é indicado para Aeropress?


willm20

Postagens recomendadas

Sou novo nesse mundo dos cafés. Sei que torras claras são mais recomendadas para a Aeropress, mas da pra tirar o melhor de torras médias com uma Aeropress, ou só com o V60? Até porque a maioria dos cafés que vejo e mais quero experimentar tem torra média 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sem dúvida, é bem versátil, só ajustar sobretudo a temperatura da água e, se possível,  a moagem, conforme perfil do grão. Noto que as opções, segundo a descrição repassada pela torrefação/marca, geralmente transitam mesmo na definição torra média (sendo média clara, mesmo média escura), apesar dessas informações de base que ajudam a referenciar, o uso no dia a dia e nosso gosto vão moldando os ajustes a serem feitos

Como está no começo da jornada, e a Aeropress permite infinitas receitas, sugeriria mudar as variáveis aos poucos, para ir sentindo o efeito de cada coisa

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o @Octáviodisse tudo.

A Aeropress é muito versátil e fácil de limpar.

Eu sugiro começar com a mesma receita e experimentar opostos.

Por ex,

Perfil de café A (torra clara, frutado ou fermentado).

Perfil de café B (torra média. Caramelo, Cacau, etc).

Assim vais achar o que lhe agrada e qual a área pretende transitar em sua jornada (se experimentando ou se aperfeiçoando o seu perfil preferido).

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Bem vindo, @willm20!

 

22 horas atrás, Edx disse:

A Aeropress é muito versátil e fácil de limpar.

 

Essa versatilidade, para o iniciante, pode ser uma faca de dois gumes, na medida em que são muitas variáveis para a extração. Não é algo necessariamente ruim; apenas um aspecto que merece atenção -- nada que um bloquinho e uma caneta para anotações não resolva.

 

23 horas atrás, Octávio disse:

sugeriria mudar as variáveis aos poucos

 

Essa é a dica de ouro: mudar sutilmente as variáveis, uma de cada vez.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AeroPress é um método que eu uso quando quero pensar pouco nas variáveis. E uma vez anotado, a receita praticamente nunca muda.

Nunca usei uma moagem diferente de 55 cliques no 1ZPresso K-Ultra. Só a temperatura que eu costumo aumentar em torras um pouco mais claras. Eu fixo um ratio -- normalmente 1:12, mas uso ratios maiores em cafés que ressaltam suas notas em ratios mais altos -- de acordo com o café e vario a quantidade de café moído de acordo com a minha disposição para beber mais ou menos café no dia. 

É um dos métodos que eu sou mais fã. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre uso torras médias. Essas variam de acordo com a torrefação. 
 

Às vezes erro espresso, mas nunca achei que errei Aeropress. Fica sempre satisfatório, para mais ou para menos, dependendo da expectativa criada. 
 

E é mais fácil de limpar que a prensa francesa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ivoesazevedo disse:

E é  mais fácil de limpar que a prensa francesa. 

 

Gosto à beça da prensa francesa, bem mais do que da Aeropress, mas é inegável que ela é bem chata de limpar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
On 6/19/2024 at 11:26 AM, willm20 said:

Sou novo nesse mundo dos cafés. Sei que torras claras são mais recomendadas para a Aeropress, mas da pra tirar o melhor de torras médias com uma Aeropress, ou só com o V60? Até porque a maioria dos cafés que vejo e mais quero experimentar tem torra média 

Nesse vídeo do Lance, ele comenta sobre duas receitas dependendo do perfil de torra.

Já serve como uma base.

 

https://youtu.be/jz9fH5ODVFU?si=UBSiTj5FsYlO8x8A

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...