willm20 Postado 19 de Junho Denunciar Share Postado 19 de Junho Sou novo nesse mundo dos cafés. Sei que torras claras são mais recomendadas para a Aeropress, mas da pra tirar o melhor de torras médias com uma Aeropress, ou só com o V60? Até porque a maioria dos cafés que vejo e mais quero experimentar tem torra média Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 19 de Junho Denunciar Share Postado 19 de Junho sem dúvida, é bem versátil, só ajustar sobretudo a temperatura da água e, se possível, a moagem, conforme perfil do grão. Noto que as opções, segundo a descrição repassada pela torrefação/marca, geralmente transitam mesmo na definição torra média (sendo média clara, mesmo média escura), apesar dessas informações de base que ajudam a referenciar, o uso no dia a dia e nosso gosto vão moldando os ajustes a serem feitos Como está no começo da jornada, e a Aeropress permite infinitas receitas, sugeriria mudar as variáveis aos poucos, para ir sentindo o efeito de cada coisa 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Edx Postado 19 de Junho Denunciar Share Postado 19 de Junho Creio que o @Octáviodisse tudo. A Aeropress é muito versátil e fácil de limpar. Eu sugiro começar com a mesma receita e experimentar opostos. Por ex, Perfil de café A (torra clara, frutado ou fermentado). Perfil de café B (torra média. Caramelo, Cacau, etc). Assim vais achar o que lhe agrada e qual a área pretende transitar em sua jornada (se experimentando ou se aperfeiçoando o seu perfil preferido). 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 20 de Junho Denunciar Share Postado 20 de Junho Olá. Bem vindo, @willm20! 22 horas atrás, Edx disse: A Aeropress é muito versátil e fácil de limpar. Essa versatilidade, para o iniciante, pode ser uma faca de dois gumes, na medida em que são muitas variáveis para a extração. Não é algo necessariamente ruim; apenas um aspecto que merece atenção -- nada que um bloquinho e uma caneta para anotações não resolva. 23 horas atrás, Octávio disse: sugeriria mudar as variáveis aos poucos Essa é a dica de ouro: mudar sutilmente as variáveis, uma de cada vez. Saudações! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eldermarco Postado 20 de Junho Denunciar Share Postado 20 de Junho A AeroPress é um método que eu uso quando quero pensar pouco nas variáveis. E uma vez anotado, a receita praticamente nunca muda. Nunca usei uma moagem diferente de 55 cliques no 1ZPresso K-Ultra. Só a temperatura que eu costumo aumentar em torras um pouco mais claras. Eu fixo um ratio -- normalmente 1:12, mas uso ratios maiores em cafés que ressaltam suas notas em ratios mais altos -- de acordo com o café e vario a quantidade de café moído de acordo com a minha disposição para beber mais ou menos café no dia. É um dos métodos que eu sou mais fã. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 20 de Junho Denunciar Share Postado 20 de Junho Sempre uso torras médias. Essas variam de acordo com a torrefação. Às vezes erro espresso, mas nunca achei que errei Aeropress. Fica sempre satisfatório, para mais ou para menos, dependendo da expectativa criada. E é mais fácil de limpar que a prensa francesa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 21 de Junho Denunciar Share Postado 21 de Junho 14 horas atrás, ivoesazevedo disse: E é mais fácil de limpar que a prensa francesa. Gosto à beça da prensa francesa, bem mais do que da Aeropress, mas é inegável que ela é bem chata de limpar. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danilo Viana Postado 2 de Julho Denunciar Share Postado 2 de Julho On 6/19/2024 at 11:26 AM, willm20 said: Sou novo nesse mundo dos cafés. Sei que torras claras são mais recomendadas para a Aeropress, mas da pra tirar o melhor de torras médias com uma Aeropress, ou só com o V60? Até porque a maioria dos cafés que vejo e mais quero experimentar tem torra média Nesse vídeo do Lance, ele comenta sobre duas receitas dependendo do perfil de torra. Já serve como uma base. https://youtu.be/jz9fH5ODVFU?si=UBSiTj5FsYlO8x8A 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas