Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

E a pergunta, não sabe porque é preciso passar um tanto de café para o Vario estabilizar? Se não há retenção isso não faz sentido... Deve ter retenção + possível folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é um pequeno problema no sistema de ajuste. Não pode tanta gente reclamar e não ter algum problema. Talvez por isso seja melhor se manter dentro de uma certa faixa de regulagem no Vario. No BB005, posso ir até a prensa e voltar para exatamente a mesma regulagem de espresso sem qualquer problema. O saco é girar o botão por dois minutos... em compensação, creio que a moagem do Vario deve ser um pouco melhor em coado e prensa que o BB005, já que é um moedor multiproposta, ao passo que o BB005 é um moedor de espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo , dentro do meu limitado conhecimento.

 

São sistemas diferentes , o do sergio , bb005 , rocky , nemox e tantos outros são de rosca , nesse caso a mó vai acamar quase instantaneamente , o Vario usa um sistema de eixo excêntrico , que exige que a pressão do café contra a mó para terminar de acamar , mas em compensação a precisão , que é a distância que a mos variam em cada micro click é muito maior que qualquer passo de rosca controlado por um parafuso stepless pode oferecer . Sem falar que a alteração de posição é instantanea.

O passo de rosca necessário para ter essa precisao seria tao pequeno , que tornaria a usinagem da rosca um problema, quanto menor o passo , mais frágil a rosca fica e mais dificil a usinagem e a escolha da liga da rosca.

Espero ter sido claro , se sobrou alguma dúvida , perguntem para o Alexandre que entende de moedor :)

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida que o sistema de ajuste utilizado nos moedores da Baratza é muito prático, isso é inegável. Já a história da precisão não me convenceu tanto. São argumentos que dependem de prova. De qualquer forma, ninguém está questionando a qualidade da moagem do Vario para espresso, mas apenas esses pequenos inconvenientes do sistema de ajuste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vario não tem problema , moe legal de qualquer forma , o que acontece é que se estiver com ele em macro 2 alguma coisa , fazendo um espresso perfeito e quiser fazer uma FP , vc leva ele para macro 10 , e ele moe para FP , se em seguida for fazer um espresso , vai trazer a alavanca para macro 2 alguma coisa , nessa hora para a extração voltar a ficar perfeita , vc vai precisar moer uns 30/40 g para ele voltar a acamar , como o Vario não tem retenção eu costumo moer a quantidade exata , se vc fizer 3 espressos/lattes por dia como eu , significa jogar cafe fora, porque , se vc só faz 3 , esses 3 tem que ser perfeitos.

O Vario é muito preciso e vc acaba criando hábitos , para não se preocupar com isso , eu , Anita e outros preguiçosos , temos um segundo moedor para coado e etc.

Para vc ter uma idéia , o Nemox é um bom moedor , um orifício no nemox , são uns 5 micro cliks no Vario , essa precisão vicia.

É mais ou menos como trocar um carro com câmbio manual por um automático .

 

Abs

C. Eduardo

Em outras palavras, tanta precisão também tem inconvenientes.

Uma das coisas que mais me incomodam nessa parada é desperdício de pó.

30 a 40 gramas são mais de dois duplos, em um dia eu tomo 4.

Se você compra um equipamento multi-uso e

tem que usar outro pra fazer o que ele também faz com menos transtorno

é um inconveniente tanto.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, sobre resolução da regulagem.

 

Não achei na net o passo nas mós do Vario quando se mexe um micro-click. Alguém sabe?

 

No meu, o disco é dividido em 30, mais os meios, e dá para regular nas metades dos "meios". Isso é 120 divisões por volta. Como são mós cônicas o afastamento entre elas depende do ângulo do cone, o que melhora a resolução no mínimo em 2x. Ou seja, um passo de regulagem é 2 mm / 240 = 8.4 um. E no espresso, não me sinto limitado por esse passo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô Caê, vê lá no tópico do Vario se tem alguma idéia do que pode estar acontecendo com o moedor novo do Geremias, ok? Valeu.  ;)

Eu não conheço o W , o problema dele é onde o Vario difere do W , no liga desliga , um é por tempo o outro por peso, sem falar na balança na base.

Qualquer opinião seria chute.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida que o sistema de ajuste utilizado nos moedores da Baratza é muito prático, isso é inegável. Já a história da precisão não me convenceu tanto. São argumentos que dependem de prova. De qualquer forma, ninguém está questionando a qualidade da moagem do Vario para espresso, mas apenas esses pequenos inconvenientes do sistema de ajuste.

Não adianta ter sistema prático se não funciona tão bem.

 

Acho que um moedor sempre deve ser julgado se separando mós do moedor em si.

 

O Vario parece ser um moedor razoável com mós ótimas. O meu é um moedor ótimo com mós razoáveis =)

 

O Gil1 está com cara de ser um moedor ótimo com mós ótimas (para espresso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma questão também, Sérgio, além da resolução que é a folga. No BB005 a rosca é de plástico. Percebo que existe um pequeno jogo no encaixe entre macho e fêmea. Acredito que em moedores melhores, com rosca metálica, como os Mazzer, dentre outros, o problema seja menor. De qualquer maneira, o problema não é perceptível na consistência entre extrações, mas deve ter algum impacto na consistência de moagem com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não pode ter folga e as peças devem ser rígidas. No Vario ouvi falar que no sistema de ajuste há uma peça de plástico que cede com grãos duros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio , não seria mais fácil , passar na casa de alguém , que tem o Vario , em SP esta cheio de proprietários de Vario , e experimentar e fazer a SUA avaliação , eu já li trocentos reviews de moedor e o Vario é disparado o melhor moedor em sua faixa de preço e uso, dito por gente que entende , não estou falando dos carteadores que ficam falando abobrinhas na Amazon.

Não existe maquina perfeita , o seu moedor e o do Gil terão muitos problemas , se o resultado dos pros , contras e custos for positivo eles serão sucesso.

Se vc ainda estivesse aqui no Rio eu te convidaria para conhecer ele aqui em casa , normalmente quem critica nunca usou.

 

Pensando bem o fusca foi o que mais perto de uma maquina perfeita que eu conheci , pessoalmente eu acho que a grande contribuição da Alemanha para civilização ocidental , não foi Goethe foi o fusca. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa Carlos. Você acabou de dizer que ele precisa moer um tanto de grãos para estabilizar. Eu jamais compraria um moedor desse. Mas esse sou eu, cada um tem suas preferências.

 

Estou aguardando o Gil1. Se eu não for com a "cara" dele, farei um que seja ideal para mim, e que provavelmente também não contentaria a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse pequeno descompasso nunca foi mencionado quando fui comprar o Vario. O meu já tem 3 anos, não sei quando foi lançado e se em 2011 alguém já tinha se ligado nisso.

 

É como CaÊ falou: para poucos shots por dia, ficar esperando ele se acomodar vindo de outra moagem é tenso. Algumas doses mal-extraídas até chegar na perfeição. É mais ou menos como mudar de café, tem que achar de novo o equilíbrio.

 

Mas Sergio tem razão: uma máquina multiuso deveria funcionar com recuperação mais rápida entre mudanças. Nada entendo de moinhos, não saberia dizer qual seria equivalente a ele e com uma proposta melhor.

 

Mas na boa: o Vario fixo em um método, variando poucos passos de ajuste fino é tão, mas tão bom.... :)

 

Dá vontade de ter um dele para cada processo. Até achar coisa melhor (e não adianta este outro ser muito mais caro, que não consigo pagar).

 

Acho que Burny definiu bem o Vario um dia destes: um bom (ou razoável) moinho intermediário. Na minha opinião ele é um intermediário muito bom, cujo proprietário precisa saber desse tempo dele de reacomodação. Não acho que seja algo tão crítico como a cafeteira se recuperar entre shots ou da vaporização pro shots, mas ele não vai de primeira de um processo a outro sem dar uma engasgadinha.

 

Fora que alguns possuídos dão os pulinhos nos ajustes no meio da moagem, a ponto do povo fazer gambiarras. O meu pelo menos não faz isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Uso diariamente o Forté e, assim como usava o Vario, sempre modifico, ao longo do dia, de coado para espresso pelo ao menos umas 4 vezes por dia e por vezes até o final do macro para prensa e moka.

Cito como faço para, quem quiser adotar, evitar tanto desperdício. Mas faça-o sob própria decisão, pois não me responsabilizarei se algum dano for causado.

É sabido que não se deve afinar a granulometria com o motor em ação e o moinho vazio, portanto um pouco de grãos será "sacrificado". Esse pouco será apenas a quantidade moída durante o ajuste para a posição mais fina.

É necessário saber previamente o ponto de ajuste mais fino desejado e ter certeza que com grãos no moinho os discos de lâminas não encostarão nesse ponto desejado.

Quando se parte do fino para pó mais grosso não há que se preocupar. Ajusta-se direto para a nova posição mais grossa e pronto.

 

No meu caso, uso para espresso a regulagem 2S e 2G dependendo da máquina a ser usada. Para coados uso 5S ou 5G, dependendo da regulagem micro anterior. E para prensa e moka 10Z.

 

Quando desejo modificar dos ajustes mais grossos - moagens para coado ou prensa/moka - para ajuste para espresso, aciono o motor e levanto simultaneamente as 2 alavancas para os pontos desejados. Então paro a ação do motor.

O ajuste leva uns 3 segundos que resultam em umas 6 gramas de pó com granulometria indefinida.

Um perfeccionista talvez queira moer durante mais uns 2 segundos em nova ação do motor, após a parada anterior. Assim perderá mais umas 4 gramas de café.

Ao todo, 6 a 10 gramas desperdiçadas. Não me parece muito. E no meu caso, nada é desperdício, pois o pó gerado será usado em coados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O queeeeee ? Gambiarra ? É a solução proposta pelo fabricante , eu fiz o topico da alteração , fotografei , filmei , fiz ate um croqui e a senhora chama de Gambiarra dona Anita , essa ofendeu . :)

E diga-se de passagem funciona perfeitamento

 

Agora falando serio , intermediário ? Então qual seria o moedor residencial melhor ? Não existe , ele é o melhor moedor residencial e o mais caro, depois do Vario só tem moedor profissional.

Anita , a gente aqui no fórum delira muito , quer um exemplo , quando o Ruston falou que ia vender a Ascaso , eu rapidamente mandei uma M P me prontificando a comprar o K30 (que ele não vai vender) , só depois é que eu fui checar as medidas e chegar a conclusão que ele é maior que a ECM. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou no topo da fila do K30 há tempos. Não me importo com o tamanho. 

 

Alexandre, o Forté então compartilha dessa mesma peculiaridade do ajuste?

 

Caê, não existe moedor perfeito, até pelas características das mós. Existem com certeza mós que atendem todos os métodos, mas não a todos com a mesma eficiência. Aqui em geral somos perfeccionistas, nossas necessidades não são exatamente reais, mas ideais. 

 

O moedor ideal para o usuário doméstico seria um que moesse perfeitamente para todos os métodos, com zero de retenção e ajuste direto e preciso entre as regulagens. Este moedor não existe. O que eu acho cruel é ter um Vario e moer pra coados com um Krups. Isso não entra na minha cabeça muito bem, a menos que a prioridade seja total no espresso.

 

Aqui em casa estou fazendo o seguinte: Pharos pra espresso, que tem me atendido muito bem depois que me adaptei a sua ergonomia bizarra (sendo que o principal defeito é a saída de grãos, que exige o uso de um funil de conservas), e o BB005 nos outros métodos (Aeropress, coado e prensa, em ordem decrescente de qualidade).

 

Não é nenhuma prioridade, mas acho que o meu próximo investimento de maior porte será em um moedor do meu agrado para coados, que provavelmente será um Vario com mós de aço (não precisarei da precisão do espresso entre os ajustes, logo sem problemas de mudança de regulagem). Salvo se achar um Bunn G3 ou um Mahlkonig Guatemala de barbada, nunca se sabe (o Café do Mercado usa para moer na hora, e o resultado é muito bom).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ: gambiarra oficializada. :)

 

Não era melhor eles já consertarem o problema do que ficar ensinando o usuário a resolver algo que seria da calçada deles?

 

Rô: minha prioridade É o expresso. Meu método preferido. Se não fosse, não me importaria de ficar variando o Vario ( :) ) e sacrificando alguns shots iniciais.

 

Para mim também não descem estes moinhos pros gigantes. Já basta ter um cubo vermelho de 14 kg espremedor de café que ocupa um bom tamanho de uma bancada que nem é grande.

 

Ah, moderadores deviam transferir o pacote Vario pro tópico correto, fizemos uma bagunça aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, há mós cônicas que sirvam bem para qualquer método?

 

Acho que talvez as menores, como as do Lido. Contudo, acho que ainda é um compromisso, pois as boas mós pra coados são planares grandes (com a ressalva que há planares para espresso. Retomando, espresso precisa de particulado; coados e outros métodos vão melhor sem eles. Logo, mós excelentes pra coados não são boas pra espresso. Faço aqui a ressalva dos experimentos do Perger fazendo espresso com mós de coados, que ainda precisam de estrada pra provar se tem viabilidade de reprodução em escala.

 

Ah, sim, a Baratza de novo. Parece que o Preciso é um bom compromisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim também não descem estes moinhos pros gigantes. Já basta ter um cubo vermelho de 14 kg espremedor de café que ocupa um bom tamanho de uma bancada que nem é grande.

 

 A solução ideal nesse caso é um segundo Vario com mós de aço. É um luxo, contudo. Pensando bem, todos aqui estamos falando de luxo, não? A diferença fica só na medida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou no topo da fila do K30 há tempos. Não me importo com o tamanho. 

 

Se ele tivesse vendido eu teria comprado , o que seria sua sorte , pois eu seria obrigado a vender ele baratinho , pois assim que eu chegasse em casa com o k30 , minha mulher me chutaria porta a fora. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Rô, no mundo idealizado, 2 Varios com conjuntos de mós diferentes. E uma bancada gigante. :)

 

Mas como vivemos no mundo real....

 

 

Não vão mandar o papo do Vario para o outro tópico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...