Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Sim , mas , para FP , não e relevante , esse problema de estabilizar acontece mais moendo para espresso , pega essa café do fundo da sowden esse "tipo uma lama" e filtra num filtro de papel , estou achando dificil ter pó .

 

Outra coisa , moe um pouco de café em 10K e posta uma foto 

 

E finalmente não começa com a sindrome de Miyamoto (procurar defeito onde não tem) um Baratza , refurbished , que saiu direto da fabrica é muuuito dificil de ter problema , vc teria que ter um azar enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Respondi, mas não foi a resposta no celular:

 

foi um comentário do CaÊ que eu observei também no meu Vario e achei interessante pois nunca ninguém tinha mencionado aqui no Clube:

 

quando você muda a moagem na escala, ele leva mais ou menos umas 3 moagens para estabilizar na nova marcação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tô bem feliz com o Vario e seus cafés, mas tenho uma dúvida: para o espresso que faço aqui, eu achava que usava o 2V, mas agora tenho quase certeza que apesar da regulagem aparentar estar no 2, estava no 1. Porque movi a regulagem para o 8 para fazer AP, e quando voltei pro 2, moeu muito grosso. Aí botei no 1 e moeu aparentemente normal, mas ainda parecia mais grosso que antes. Por que ele perde a regulagem assim? Tem algo errado com meu Vario?

E essa dúvida se a marcação está no 1 ou 2 é normal? A alavanca fica meio perdida aí?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fica nada perdido , a posição da alavanca é clara , são 10 clicks , se vc percorrer com a alavanca sentira 10 clicks.

 

Quanto a moer diferente depois de voltar do 8 ou 10 é disso que eu falei alguns posts atras , depois de umas 3, 4 ou 5 moagens ele volta ao normal , vc vai reparar que depois de algumas moídas essa posição atual , vc vai reparar queesta moendo fino demais e vc vai retornar para a posição original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é que na primeira moagem depois de voltar lá do 10, por exemplo, ele mói tão grosso que a impressão que dá é que ele está no macro 2 ao invés do 1, mesmo com a alavanca pra cima no máximo. mas então isso é normal, não é só o meu. abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha,

 

Moí em 10 K. Melhorou bastante, mas ainda vem um pozinho bem fino no líquido extraído. Hoje vou tentar resgatar minhas mós de aço nos Correios. Resolveram deixar como posta restante numa Agência no Grajaú. Paciência ! Quem sabe depois de trocar as mós a coisa não melhora ?

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É justamente o que eu ia dizer. O Vario com mós de cerâmica produz um tanto de particulados mesmo.

 

As mós de aço devem reduzir os particulados, más têm o efeito colateral de inviabilizar o moinho p/ expresso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora possa não parecer, qualquer mó vai gerar um mínimo de finos (claro que pra filtrados em geral, quanto menos melhor). Na prensa, é legal ter cuidado na hora de baixar o êmbolo. Gosto também de mesmo depois de baixar, deixar decantar por um ou dois minutos.

 

Outra coisa que o James Hoffman recomenda é "desnatar" o café antes de baixar o êmbolo (=retirar com uma colher o excesso de pó boiando logo antes de baixar o êmbolo), o que segundo ele melhora a claridade do café prensado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando ,pega as suas mós no correio , mas , não troca já , vc usou ele poucos dias , já sentiu a diferença entre ele e o krups no coado que vc faz normalmente ? Se vc trocar agora não vai dar para saber se com mós de aço , melhorou , piorou ou ficou na mesma , vc não usou a mó de cerâmica o suficiente para poder diferencial alguma coisa.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora possa não parecer, qualquer mó vai gerar um mínimo de finos (claro que pra filtrados em geral, quanto menos melhor). Na prensa, é legal ter cuidado na hora de baixar o êmbolo. Gosto também de mesmo depois de baixar, deixar decantar por um ou dois minutos.

 

Outra coisa que o James Hoffman recomenda é "desnatar" o café antes de baixar o êmbolo (=retirar com uma colher o excesso de pó boiando logo antes de baixar o êmbolo), o que segundo ele melhora a claridade do café prensado. 

Considerando o tempo de feitura, mais dois minutos, fica frio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente,

 

Like Virtual para todos pois minha cota de hoje acabou ! Valeu !

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Carlos,

 

Vou seguir mais este teu conselho. Mas, de cara, posso dizer que já percebí diferença na qualidade do café extraído. Obgd !

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Gente,

 

Uma das vantagens da Sowden é que eu pré-aqueço o bule e ele fica pegando fogo. Daí eu ponho o filtro, o cafe moido, a água nos 89 C., espero os 5 minutos recomendados e o café não fica frio não ...

 

 

Abçs !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E Aí ?

 

Bem, hoje moí no Vario em 10 E. Ficou ainda melhor do que em 10 K, mas ainda gera um pouco de particulados .... Não creio sinceramente que ele elimine completamente os fines, mas já está bem melhor. Hoje à tarde vou tentar moer em 10 A e fazer uma xícara para mim. Vamos ver ....

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fernando.

 

Faço cafés em cafeteiras de êmbolo há décadas. Gosto muito do resultado. Se distingue de qualquer outro método.

Sem ser pretensioso, posso afirmar que sou bem experiente quanto a regulagens e ao uso de diversos moinhos. Isto dito, acrescento que nunca consegui criar café sem sedimento numa prensa francesa. Há maneiras de amenizar, mas se buscas resultado limpo como de uma bebida filtrada por papel ou pano, penso que dificilmente produzirás. Todavia, se conseguir, diga-nos como.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho a experiência do Alexandre (aliás, nem FP eu tenho :huh:) mas cá dos meus limites não consigo imaginar como não ter sedimento ao se usar filtro permanente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se o filtro permanente tiver aberturas bem pequenas não passa fines. Por exemplo o S-Filter para AP passa alguma coisa? Imagino que nada significativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passa.

Ou no meu passa, mas eu tenho (leve) problemas com finas no AP mesmo usando o de papel, portanto talvez o meu AP é que esteja fora dos parâmetros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei muito pouco a FP, simplesmente não é meu método favorito ...

Prefiro coar com filtro ou AP diretamente numa cafeteira ou bule, para poder me servir devagarinho enquanto a cafeteira, bem aquecida, conserva a temperatura.

No entanto, se deixar a metade do café na FP, e quiser me servir o resto cinco minutos depois já não estará bom, ficará sobreextraído e frio.

No entanto, moendo com um Encore novinho, o sedimento nunca me incomodou ... e claro que tenho o bom senso de desprezar o restinho que fica na cafeteira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

 

Agradeço a tantos depoimentos experientes e interessados. Acho que provavelmente vocês tem razão. Quando me decidí a comprar o Sowden, foi pq, de acordo com o filme oficial do fabricante e alguns relatos, e devido ao filtro micro-perfurado (na verdade eu nunca ví nada tão fino !) eu pudesse me livrar dos particulados. Aparentemente, parece que não. 

 

Nosso querido amigo Carlos Eduardo me aconselhou a deixar numa regulagem durante algum tempo e comprar um café em grão xingling para ir amaciando a criança. Achei um bom conselho. Entretanto, estou em dúvida se troco logo as mós de cerâmica pelas de aço. Afinal de contas, depois terei de amaciar tudo de novo ..... E eu acho esta parte da brincadeira um saco !

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...