Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

O drama do Fernando e suas finas me fez lembrar de uma dúvida que tenho faz tempo: qual a praticidade de se ter um desses moedores mais supermegapower quando se quer usar para espreso E métodos caseiros? Ou seja, ter só esse moinho para as duas coisas? confused.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando , algumas sugestões para quando vc for trocar , anote na mo de cerâmica com um lápis quem é a inferior e superior , marque tambem a posição relativa que as mos ocupam , isso não dá trabalho e se um dia vc decidir voltar a original els voltará com o mínimo de alteração.

Anote a posição relativa dos parafusos use eles nos mesmos orifícios.

Boa sorte

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O drama do Fernando e suas finas me fez lembrar de uma dúvida que tenho faz tempo: qual a praticidade de se ter um desses moedores mais supermegapower quando se quer usar para espreso E métodos caseiros? Ou seja, ter só esse moinho para as duas coisas? confused.gif

 

LUW aí depende do moedor. Dificilmente você conseguirá conciliar o melhor de todos os mundos com muita praticidade.

 

Um bom moedor com regulagem stepless, por exemplo, te dá maior possibilidade de ajuste fino da moagem o que faz uma tremenda diferença no expresso, porém se precisar alterar entre métodos com moagens bem distintas será simplesmente um parto, imagine-se girando um sem-fim por dezenas e dezenas de voltas e depois voltando todas elas até chegar exatamente na mesma posição anterior (o Rodrigo, que tem um, pode te dizer).

 

Por outro lado, num bom moedor stepped, como o Rocky por exemplo, é extremamente fácil passar de espresso para prensa e vice-versa em segundos, bastando pressionar a trava para liberar o hoper e girá-lo 1/2 volta, depois apertar e girá-lo até o ponto em que estava. Porém, nesse caso, você perde a possibilidade de ajuste fino (as vezes um ponto de ajuste é fino demais e o ponto seguinte é grosso demais, aí tem que mexer na dose), o que é um ponto negativo no espresso.

 

Por isso os moedores "supermegapower" costumam ter aplicações mais específicas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não muito incomum, os aficionados possuem mais de um moinho justamente para cada método...

 

O exemplo atual, o Vario com mós de cerâmica atende bem para espresso mas deixa mais particulado que as mós de aço...

 

Ideal mesmo seria ter vários moinhos... E claro, sempre o melhor deles para cada método.. :) Ô sonho :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho tendo problema com o Rocky justamento por conta de ficar alternando os métodos, pela manhã tenho feio expresso e pela tarde coado, quem já limpou o Rocky sabe que fica uma piscina de pó na região interna das mós e isto vai se misturando os grossos com os finos e vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho tendo problema com o Rocky justamento por conta de ficar alternando os métodos, pela manhã tenho feio expresso e pela tarde coado, quem já limpou o Rocky sabe que fica uma piscina de pó na região interna das mós e isto vai se misturando os grossos com os finos e vice-versa.

Tem um cara por aí que está fazendo um moinho onde não existirá tal problema. Bate um papo com ele Gil =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o tempo também moinhos acontecem ...

Uma oportunidade imperdível, um manual para viagem, aquele lançamento sensacional ...

Na realidade admiro colegas como o Márcio que consegue enxergar as maquinas como elas são: maquinas. E consegue vendê-las e trocá-las sem maiores considerações.

Eu não consigo, guardo até meu moedor mais velinho, certo que um dia achará uma grande utilidade e que ficarei chateadissimo, em caso de me desfazer dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,

 

Mós trocadas .... mas caramba, para desencaixar as mós e os porta mós antigos, foi um parto ! Fui no Youtube e assistí uns videos que ensinavam a trocar, mas parecia ser mais fácil. A coisa deu uma certa mão de obra. Seguí o conselho de vcs e anotei qual a mó de baixo. Sobre os parafusos, guardeí mas não ví que tinha que anotar a posição original e aí danou-se. Mas tá tudo guardadinho. Resolví tb dar uma limpada nele e vou contar que o moinho estava bem sujo por dentro. O que eu tirei de pó e grão moído de café foi uma grandeza. Esperava que, mesmo sendo refurbished, a Baratza me mandasse o moinho limpo por dentro. Que porcalhões !  

 

Uma última pergunta: Será que vou precisar acertar a regulagem com àquele pitoco fino ?

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como saber sem testar , coloca a alavanca em macro 10 e começa a moer , e assim sucessivamente vai subindo , não tem jeito só testando para saber , vc tem que testar ate a achar o melhor ponto para coado , Sowden , FP etc.

 

Vai dar trabalho e gastar café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como saber sem testar , coloca a alavanca em macro 10 e começa a moer , e assim sucessivamente vai subindo , não tem jeito só testando para saber , vc tem que testar ate a achar o melhor ponto para coado , Sowden , FP etc.

 

Vai dar trabalho e gastar café.

 

Paciência .... :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa fazer nada disso , basta um pincel e um aspirador , o Vario tem pouca retenção e moedor não é bunda de bebe :)  , não precisa limpar toda hora uma vez a cada 3 meses semanas é mais que suficiente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que avisou... Já ia passar hipoglós no Rocky...  :ph34r:

 

Mas eu já ouvi este negócio do arroz sim.. E dizem que ajuda a limpar as mós.. Limpa bem o pó grudado entre os dentes das mós,principalmente proveniente de torras mais escuras...

 

Mas.. Nunca fiz não.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,

 

Mós trocadas .... mas caramba, para desencaixar as mós e os porta mós antigos, foi um parto ! Fui no Youtube e assistí uns videos que ensinavam a trocar, mas parecia ser mais fácil. A coisa deu uma certa mão de obra. Seguí o conselho de vcs e anotei qual a mó de baixo. Sobre os parafusos, guardeí mas não ví que tinha que anotar a posição original e aí danou-se. Mas tá tudo guardadinho. Resolví tb dar uma limpada nele e vou contar que o moinho estava bem sujo por dentro. O que eu tirei de pó e grão moído de café foi uma grandeza. Esperava que, mesmo sendo refurbished, a Baratza me mandasse o moinho limpo por dentro. Que porcalhões !  

 

Uma última pergunta: Será que vou precisar acertar a regulagem com àquele pitoco fino ?

 

Abçs !

 

Pelo que vi vai precisar sim, pois o tamanho das mós são diferentes (maiores as de aço). Todavia, o objetivo da mó de aço é melhorar o desempenho nas moagens "grossas", que passam longe dos ajustes mais finos e que tenderiam a fazer as mós novas se tocarem.

 

Minha sugestão e deixar do jeito que tá e testar a moagem mais grossa. Se já for suficiente para prensa, então não mexa na regulagem. Caso ainda esteja fina demais, então terá que regular.

 

----

 

O lance do arroz só me parece vantagem por ser mais fácil e rápido do que limpar com pincel e aspirador. Contudo, nunca fiz com arroz, apenas com pincel mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem tenteí acertar a regulagem, já que depois da troca dos mós, eu achei que ficou mais grosso do que antes. A mecânica da coisa é bem simples, mas me falta uma certa experiência (auditiva, inclusive) sobre o ponto certo da regulagem .... Outra coisa é: depois de amaciadas às mós precisarão de nova regulagem ? Perguntas, perguntas e mais perguntas .....

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Fê, em algum momento no futuro talvez você precise regular de novo.

 

Depende da frequência com que usa e principalmente se mói grãos muito densos sempre.

 

Não tem uma receita de tempo ou razões fixas.

 

Desencana por enquanto e curte. Quando ele mudar muito de comportamento você vai perceber. Daí vai lá e aperta um tiquinho.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Eu não me preocuparia com o "amaciamento" inicial das lâminas por 2 motivos.

Primeiro porque são necessários uns 30-50 Kg moídos e segundo porque a variação dará-se lenta e imperceptivelmente.

Notem que apesar de se usar (erradamente) o termo amaciamento, o aço ou a cerâmica não ficam macios. O que ocorre é o desgaste de pequenas, ou até minúsculas, imperfeições existentes na superfície das peças, em relação ao perfeito desenho teórico dessas peças.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcinha,

Há pouco mais de ano que tenho o HG-One e o Pharos, e para ter consistência nas extrações precisava fazer WDT cada vez ...

Fazem uns seis meses, que deixei de fazer com alguns cafés e faz um dois ou três meses que realmente não preciso fazer mais.

Devo ter moído mais de15 kg com o HG-One e por volta de uns 7kg com o Pharos, com o qual, ocasionalmente, ainda preciso fazer um WDT.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lido é um pouco diferente ... especialmente para coados, mas também para espresso.

Ele é bimodal, em outras palavras (e simplificando) ele faz uns 70% das partículas em uma faixa de moído mais grosso , outros 20% em outra parcela bem mais fina, e os restantes 10% distribuídos nos resto dos tamanhos: finos, médios e grossos.

Jogando com afinar e engrossar, podes ir variando estas proporções, acumulando mais na faixa dos 70% ou mais para a de 20% ...

Procura o sabor que mais te agrade afinando e engrossando, quando chegues a um perfil que te agrada, aí ajusta se esta fraco ou forte com a dosagem, aumentando ou diminuindo a quantidade de café.

É claro que com o tempo (amaciamento) tende a ser mais homogêneo e o moído fica mais consistente ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...