Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Essa bimodalidade foi procurada "exprofeso" no Lido. Tinha o estudo no site da OE mas procurei e parece que não esta mais disponível ...

O Doug pegou um moinho famoso pela qualidade, utilizado em cupping e dos melhores para coados, o Ditting (uma firma Suíça, muito famosa pelas suas mós) modelo alguma coisa (853, 903 ou algo assim, já não lembro mais ...) e procurou de vários fabricantes, uma mó, pequena, que tivesse uma distribuição de "grinds" (café moído) parecida.

Chegou na da do Lido, que alguns dizem que uma Trispade, outros que é Italmill, outros juraram que não nenhuma destas, o fato é que Doug nunca falou claramente de quem comprava.

Então ele pegou um Ditting, um Lido 1 e um jogo de peneiras, e ficou experimentando até ficar satisfeito de que o "match" (casamento ?) entre os dois era muito parecido, e que o Lido iria reproduzir, com bastante fidelidade, o perfil de moído do Ditting.

Ele fez um gráfico das distribuições dos dois moedores, descreveu o experimento e colocou no site, onde foi que eu achei, à època.

Com este dado dava para ver, que nos moídos mais grossos batia encima da Ditting, o que significaria que seria excelente para moído mais grosso, cupping, coados e FP, e que nos finos, sendo um cônico, tinha uma distribuição muito boa também para espressos ...

Quando comprei pude confirmar estas predições: comecei usando para espresso e rapidamente superou em praticidade de uso meu MACAP, sendo que exigia menos ajustes que o de mós planas e melhor repetibilidade de shots bons.

A quantidade de "god shots" era equivalente, mas exigia bem menos ajustes e a limpeza é muito mais fácil e rápida de fazer.

Com a chegada o HG-One e do Pharos, passei a utiliza-lo na sua função original: para coados e afins, onde realmente brilha, e fica muito mais "mole" de operar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo

As mós do Lido I e II são fabricadas pela Italmill. Dito a mim pelo próprio Doug e confirmado pelo Kyle Anderson da Baratza que usava idênticas nos moinhos Maestro e Virtuoso 585. Até o Preciso foi lançado com elas, logo substituídas pelas atuais.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zé xará.

 

As novas mós, de desenho exclusivo, são fabricadas por uma empresa do Principado de Liechtenstein.

São mais "agressivas" em relação à tração dos grãos e à forma de triturá-los.

 

Veja as diferenças na foto.

 

10840853125_3297ef3a85_z.jpg

 

10840728684_19a3f6c40e_z.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas já estou ficando chateado com o Vario, além do lance da regulagem da micro granulometria em dependendo do grau você tem de ficar segurando o botão porque senão ela aumenta sozinha (isso acho que acontece com todos), agora é o recipiente dos grãos, quando coloco para moer ele se desloca (gira) e para a moagem pois não pressiona o sensor que indica que o recipiente está encaixado, deve ter dado algum micro desgaste no plástico do recipiente, um saco, pois tem que segurar o recipiente com uma mão e a outra mão o botão, o que fiz de momento para resolver coloquei uma bolinha de fita dupla face no pino de encaixe do recipiente onde se acopla no sensor.

Mas toda vez que for limpar o moedor vou ter que colocar essa fita, alguém sabe uma solução melhor ou já passou por isso? Será que vou ter que trocar o recipiente de grãos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nesse tutorial se o ressalto do hopper estiver ok , pode ser a chave com problema , a chave (microswitch) é barata :

 

http://www.baratza.com/wp-content/uploads/Vario-Power-Troubleshoot.pdf

 

https://www.baratza.com/cgi-bin/commerce.cgi?preadd=action&key=6032

 

Se for a chave e se o Alexandre não tiver uma substituta , importa por courier , ela é muito barata.

 

Se for o ressalto do hopper que quebrou dá para fazer uma gambiarra (segura) até vc comprar outra.

 

Se não for nada disso fala com o Alexandre

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos acho que não deve ser o ressalto do hopper, pois ja tinha testado na forma descritiva do site testei no manual e start pressionando esse sensor e funcionou certinho, acho que foi um desgaste mesmo do plástico do recipiente e não está ficando bem fixo, pois com uma bolinha bem pequena que fiz com a fita dupla face ficou fixo e está funcionando. Valeu a dica, se tiver que trocar talvez pegue o do Fortè, deve ser um material melhor, sei lá....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Rodrigo, vários fabricantes tem vícios ocultos mas o engraçado é que a maioria não corrigem e muitas vezes são problemas simples de resolver, vide o Pharos por ex. e até mesmo poderiam pegar  idéias dos usuários pois muitos fazem melhorias e upgrades em seus equipamentos, acho o Vario um dos moinhos mais práticos que existe mas tem essas bobeiras que poderiam melhorar, mas enfim, como diz nosso amigo do forum: a vida como ela é... hehehehe, ou deixo o meu assim ou compro o reservatório do Fortè, agora o problema da gradação móvel não sei se desmontar resolveria alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo eu já fiz um procedimento que o Carlos Eduardo explicou, ficou ótimo, outro moedor, um pouco duro para mudar a regulagem, mas isso é o de menos, valeuuu :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, Pessoal ?

 

Andei fora uns dias e lendo os posts agora acho que estou com o mesmo problema .... O Copão de plástico desencaixa do switch e o temporizador da moagem corre mas o moinho não mói. Aí eu tenho que ficar segurando o copo ... Chatinho pacas !

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pensando numa travinha de silicone auto-colante tipo a que o Carlos usou na chave de regulagem ... Pode ser que dê certo ....

 

Bjs !

 

 

P.S. comprei o meu refurbished ... era de se esperar que mandassem o treco funcionando direito. Acho que a Baratza não anda merecendo os elogios que recebe ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Teria que cortar no estilete para deixar no formato. Só testar para ver se o adesivo segura no lugar com toda a agitação pela qual passa o moinho.

 

Boa sorte!

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, eles já devem conhecer nossos Correios e RF... mais provável tentar negociar com eles o envio de um hopper novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Checa o ressalto do hopper se ele estiver muito desgastado em relação ao da foto compra um novo ou faz uma gambiarra.

 

14360382878_7f9220aa37_n.jpg

 

Se o problema for a chave basta bypassar a chave , é simples :

 

http://www.home-barista.com/grinders/bypassing-hopper-microswitch-on-mahlkonig-vario-home-t25584.html

 

 

Abs

C. Eduardo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gambiarra com fita dupla face?

Como havia dito o Roger que o fizera.

Eu só encontro argumentos para confirmar a minha tese de desgraça para os moedores do cdc.

É o mal-de-mi! :o

(Por que será que praticar bullyng com o Miyamoto é tão bom?)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa mandar tudo. O problema não é só no copo/hopper?

 

Fernando, eles já devem conhecer nossos Correios e RF... mais provável tentar negociar com eles o envio de um hopper novo.

 

Meninas,

 

Vcs são práticas pacas !

 

Checa o ressalto do hopper se ele estiver muito desgastado em relação ao da foto compra um novo ou faz uma gambiarra.

 

14360382878_7f9220aa37_n.jpg

 

Se o problema for a chave basta bypassar a chave , é simples :

 

http://www.home-barista.com/grinders/bypassing-hopper-microswitch-on-mahlkonig-vario-home-t25584.html

 

 

Abs

C. Eduardo

 

Carlos,

 

Aparentemente não está, mas vou procurar observar melhor ... Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, desde quando comprei meu Vario vi a fama da Baratza mais por conta da qualidade de moagem do que pela robustez/durabilidade.

 

Este e bem o ponto de dúvida em quem não se decidiu por um Rocky ou um Preciso.

 

Olhando para o Vario tenho a impressão que e mais fácil dar problema no micro suite do que desgaste no plástico do hooper.

 

Falando em hooper, o novo do Forté, que possui sistema de fechamento, conseguiria guardar café por pelo menos uma semana sem deterioração exagerada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo a microswitch custa 3 dolares , e se vc procurar em loja de eletronica aqui acha igual , ela é uma chave comum , se algum dia a minha quebrar eu bypasso ela , essa segurança é a tipica segurança idiota que existe para atender alguma lei idiota feita por politico idiota nos EUA. :)

Essas leis obrigam que os manuais contenham informações de alerta para vc não usar o moedor dentro do banho ou enfiar o dedo na mó com ele ligado .  <_<

 

 

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ou secar o gato no microondas.

 

Paulo, eu discordo. O hopper e esta travinha são de plástico injetado. O meu veio com defeito, na travinha o plástico não tomou a forma correta, ela ficou deformada, não encaixava e o moinho não funcionava. O vendedor havia testado apertando o switch com o dedo, ninguém ia imaginar plástico mal injetado. Tive que voltar lá, ele logo viu o defeito e simplesmente lixou na hora. É o tipo de plástico rígido que quebra.

 

E o hopper é duro de encaixar, tem mesmo que fazer força até o fim (ao mesmo tempo rezando pra essa travinha não quebrar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos o meu veio mais duro de tirar do que o contrário, situação que está bem mais amena agora. Mas, sendo possível o bypass, melhor mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...