Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Aproveitei uma compra coletiva e peguei um Vario+.

 

Por enquanto em fase de adaptação... regular as micros sem pular 2 ou 3 pontos por vez ainda é um desafio.

 

Outro porém é moer direto no porta filtro, faz sujeira demais. Pra manter a bancada limpa tô preferindo usar o copo e depois despejar no porta filtro.

 

Outra suposta vantagem é aquela ferramenta de calibrar as mós... não sei se usei um grão muito claro ou se o moinho não veio bem regulado. Fiz o procedimento que a Baratza indica, mas sempre fica o receio de quebrar as mõs tocando demais uma na outra.

 

Mas mesmo não acertando uma extração do jeito que eu quero já deu pra perceber uma melhora no sabor em relação ao Tramontina Breville.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Otávio Tassinari Dornelles disse:

Outro porém é moer direto no porta filtro, faz sujeira demais

Já testou aplicar RDT (spray/gota de água) antes da moagem? Pode ajudar nessa questão da sujeira por estática.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 11/01/2023 at 15:33, Luis Paulo disse:

Já testou aplicar RDT (spray/gota de água) antes da moagem? Pode ajudar nessa questão da sujeira por estática.

Boa dica, mas não sou muito adepto do single dose, eu gosto de sempre que abrir um pacote de 250g de café já deixar tudo no moinho, acabo consumindo meio rápido mesmo

 

A solução que achei foi tirar os braços que seguram o porta filtro, apoiar ele ali na base mesmo e usar um funil

 

Única decepção remanescente com o Vario+ é o nível de ruído... pelo menos mói bem rápido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Boa dica, mas não sou muito adepto do single dose, eu gosto de sempre que abrir um pacote de 250g de café já deixar tudo no moinho, acabo consumindo meio rápido mesmo
 
A solução que achei foi tirar os braços que seguram o porta filtro, apoiar ele ali na base mesmo e usar um funil
 
Única decepção remanescente com o Vario+ é o nível de ruído... pelo menos mói bem rápido
Fala Otávio, conta mais ai sobre as diferenças em relação ao Breville. To pensando em fazer o mesmo upgrade, você achou que valeu a pena?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/04/2023 at 15:32, tgterra disse:
Em 26/01/2023 at 14:46, Otávio Tassinari Dornelles disse:
Boa dica, mas não sou muito adepto do single dose, eu gosto de sempre que abrir um pacote de 250g de café já deixar tudo no moinho, acabo consumindo meio rápido mesmo
 
A solução que achei foi tirar os braços que seguram o porta filtro, apoiar ele ali na base mesmo e usar um funil
 
Única decepção remanescente com o Vario+ é o nível de ruído... pelo menos mói bem rápido

Fala Otávio, conta mais ai sobre as diferenças em relação ao Breville. To pensando em fazer o mesmo upgrade, você achou que valeu a pena?

eu achei que valeu sim

 

é mais rápido, entrega um pó já bem solto, tive a impressão do café ficar menos amargo... o Breville fica ali sofrendo pra moer o grão pelo dobro do tempo, vem um pó todo socado, por conta desse processo mais 'sofrido' deve entregar uma moagem bem mais irregular...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Alguém aqui poderia me guiar nos passos pra checar o alinhamento do meu Vario W+? Ele tem moz de aço, parecido por dentro com o Forte.

Tentei pintar com caneta (do meu filho atóxica) na pontinha da moz mas apesar de ter ouvido bastante o toque entre elas, não "limpou" em nenhum lado das moz. Pintei a moz de cima... não sei se tem alguma diferença. Notei que embaixo tinha um pouquinho de tinta em um dos lados mas nada de mais.

Pra alinhas preciso fazer o procedimento de hiperalinhamento? Eu faço bastante espresso nele e acho OK. Não parece variar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera. 

Tenho um vário e estou pensando em vender, o mesmo está semi novo. Com todos acessórios. Não estou conseguindo colocar as fotos pq estão maiores q 1 MB. Depois vou tirar outras. Tenho o manual as 2 chaves. 

Preciso de uma ajuda referente ao valor q posso pedir p vender ele. Estava pensando em uns 3 mil, será q o preço está dentro da realidade? 

Desde já obrigado a quem puder ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/14/2023 at 2:57 PM, EduA said:

Alguém aqui poderia me guiar nos passos pra checar o alinhamento do meu Vario W+? Ele tem moz de aço, parecido por dentro com o Forte.

Tentei pintar com caneta (do meu filho atóxica) na pontinha da moz mas apesar de ter ouvido bastante o toque entre elas, não "limpou" em nenhum lado das moz. Pintei a moz de cima... não sei se tem alguma diferença. Notei que embaixo tinha um pouquinho de tinta em um dos lados mas nada de mais.

Pra alinhas preciso fazer o procedimento de hiperalinhamento? Eu faço bastante espresso nele e acho OK. Não parece variar muito.

Qual das mós é o rotor e qual a estacionária?

se sujou um lado da de baixo, esse lado provavelmente está mais alto que o outro, então você teria que adicionar as folhas de papel alumínio embaixo da mó de baixo, no lado oposto ao que ficou a sujeira.

Vê uns vídeos do lance hedrick que ajuda. Esse vídeo abaixo me ajudou bastante tb.

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/21/2023 at 9:21 AM, Rafael Simas said:

Qual das mós é o rotor e qual a estacionária?

se sujou um lado da de baixo, esse lado provavelmente está mais alto que o outro, então você teria que adicionar as folhas de papel alumínio embaixo da mó de baixo, no lado oposto ao que ficou a sujeira.

Vê uns vídeos do lance hedrick que ajuda. Esse vídeo abaixo me ajudou bastante tb.

 

Valeu demais pelo Video. Gosto muito dos videos do Wired gourmet e não tinha visto esse. É um pouco diferente do vario mas acho que ajuda bastante. Comprei um marcador de quadro branco nao toxico e acho que vai ser mais fácil. Obrigadissimo. Depois retorno com meus resultados (e dúvidas!).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...