Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

@GustavoLFabro , @paulohvs , pelo que entendi vocês utilizam o Vario para outros métodos além do espresso (french e moka, por exemplo). Vocês têm dificuldade com esta alternância em relação ao espresso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu nunca tive dificuldade @Erich, inclusive, conforme já descrevi aqui, diariamente no processo de "limpeza básica" eu mexo em toda a regulagem para fazer o moedor "cuspir" um tanto do pó que fica retido. Após isso, sempre testo a manutenção da regulagem (aquele teste ouvindo o som do motor) e no fim posiciono na regulagem para o café que pretendo fazer numa próxima vez (torro normalmente 3 variedades e fico alternando entre elas, o que faz com que tenha que ajustar a micro entre um expresso e outro).

Resumindo, mexo muito na regulagem dele o tempo todo:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Entrando para o clube!

Comecei a criar gosto por cafés especiais quando fui a MG em 2016, de lá pra cá comecei a pesquisar bastante sobre cafés e experimentar de vários locais diferentes e todos os tipos de torra.

Inicialmente comprava o café já moido, até que decidi que compraria grãos e faria minha moagem em casa (sem grana comprei aquele moedor hamilton beach mesmo rsrs) e passei a preparar bons cafés na FP, Hario V60 e moka (apesar de em algumas moagens ser notória a falta de uniformidade do moedor).

Li vários tópicos aqui neste fórum e quis dar mais um passo: entrar para o mundo do espresso, onde minha única experiência até o momento é degustar.
Decidi então começar pelo moedor, encontrei um Vario usado a venda por um colega aqui do fórum no ML por um bom custo x benefício e entrei para o clube! (ainda está a caminho)

Próximo passo será a cafeteira, além de claro, continuar extraindo meus FP, v60 e moka só que agora com uma moagem de qualidade.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao CdC e à turma do Vario @Davi Mendes! Está começando bem... eu mesmo passei por uns 4 moedores antes de chegar no Vario :P mas agora eu quietei, tô bem satisfeito há um bom tempo. Pegou atalho mas o buraco não tem fundo... kkkk. Prevejo que seu próximo passo é botar as mós de aço e arrumar um moedor exclusivo pra espresso :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Luis Paulo disse:

Bem vindo ao CdC e à turma do Vario @Davi Mendes! Está começando bem... eu mesmo passei por uns 4 moedores antes de chegar no Vario :P mas agora eu quietei, tô bem satisfeito há um bom tempo. Pegou atalho mas o buraco não tem fundo... kkkk. Prevejo que seu próximo passo é botar as mós de aço e arrumar um moedor exclusivo pra espresso :D

Obrigado @Luis Paulo!

De fato foi um salto bem grande né rsrsrsrs consultei outros modelos mais baratos porém a relação custo x benefício deste usado estava interessante.
Cheguei até a pesquisar mós de aço já huauhauhauhua mas vou com calma.. meu foco agora será em uma máquina com um bom custo benefício para conseguir bons espressos. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 13/01/2020 at 22:30, Luis Paulo disse:

Bem vindo ao CdC e à turma do Vario @Davi Mendes! Está começando bem... eu mesmo passei por uns 4 moedores antes de chegar no Vario :P mas agora eu quietei, tô bem satisfeito há um bom tempo. Pegou atalho mas o buraco não tem fundo... kkkk. Prevejo que seu próximo passo é botar as mós de aço e arrumar um moedor exclusivo pra espresso :D

Conheces ou recomendes algum site, para adquirir a môs de aço? Valeu! o//

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2020 at 14:41, Thobias de Toledo disse:

Conheces ou recomendes algum site, para adquirir a môs de aço? Valeu! o//

No BR não deve achar cara... eu comprei as minhas no site da Bazatza mesmo, entregou pra um amigo meu que estava nos EUA e ele trouxe pra mim.

https://www.baratza.com/shop/steel-burr-set

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, galera, Blz?
Vcs já moeram para clever? Vcs usaram qual configuração no vário?
Não possuo Clever, mas se tivesse tentaria algo como 7 para começar.. [emoji16]

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, queria uma ajuda. Eu tenho um Baratza Virtuoso Preciso a uns 10 anos. Já devo ter moído mais de 200 kg de café nele. Sempre faço a limpeza e reparos quando necessário. No entanto tenho notado que na medida que o tempo passa eu tenho cada vez mais que diminuir a graduação da moagem. Quando comprei, para fazer um espresso a graduação ficava na marcação 10. Hoje já está na seis. Por acaso a mó do moedor fica cega? Existe meios de afiar ela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3/25/2020 at 07:46, Bernardo disse:

Pessoal, queria uma ajuda. Eu tenho um Baratza Virtuoso Preciso a uns 10 anos. Já devo ter moído mais de 200 kg de café nele. Sempre faço a limpeza e reparos quando necessário. No entanto tenho notado que na medida que o tempo passa eu tenho cada vez mais que diminuir a graduação da moagem. Quando comprei, para fazer um espresso a graduação ficava na marcação 10. Hoje já está na seis. Por acaso a mó do moedor fica cega? Existe meios de afiar ela ?

Sim, as mós vão ficando cegas com o uso e isso muda o perfil da moagem ao longo do tempo. O informado pela Baratza para o virtuoso, se não me engano, é 200 - 450kg de café a expectativa de vida útil das mós. Essa variação grande é devido a diversas variáveis, o tipo do café que você mói, o estresse que causado nas mós, etc. 

Que eu saiba, depois de cega só outra mesmo. Afiar um trem desse só com a mesma máquina que fez a usinagem da peça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada no site. Para comprar peça eu tenho que me dirigir a revenda no Chile. O Brasil não tem representante. Absurdo! O maior exportador de café do mundo, com milhares de cafeteria e não tem um representante da Baratza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Mandei um e-mail para Baratza e eles responderam conforme abaixo. Peli visto se eu não quiser um café amargo vou ter de trocas as mós mesmo.

"Hey Bernardo, thanks for reaching out.
We rate the burrs in the Preciso to last about 500lbs of coffee, which for most folks is about 10 years. It sounds like you're at about 661+ lbs of coffee (300 kilos) so I'd say it's about time to upgrade! But the only problem with old dull burrs is the increase in the number of fines, which can give coffee over-extracted flavors of bitter dryness. So, if you're happy with the way your coffee tastes, I'd recommend squeezing more life out of the burrs but if you're ready to change them out, yes I'd recommend getting the ring burr and holder in addition to the cone burr so that your burrs have the same wear on them."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Hoje fui regular minha Baratza Vario e notei que o parafuso de regulagem sumiu. :wacko:

Não sei se com a vibração do moedor ele soltou e caiu, não tenho nem ideia rsrsrs

Preciso de um parafuso novo, alguém tem as especificações? Sei que a cabeça é allen 2mm, porém não consegui identificar ele nas fotos do manual do moedor.

Editado por Davi Mendes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Fiquei uns anos meio longe do forum, mas lembro que há alguns anos o Vario era meio consenso de moedor definitivo...

 

Agora parece que o Vario saiu de moda, só pra achar esse tópico tive que rolar algumas páginas... Tenho certeza que saindo de um Smart Grinder Pro, o Vario é muito superior, mas considerando que um novo tá quase 5k (no caso o Vario+) ele continua sendo uma opção 'pra vida toda' ou tem coisa melhor por aí nessa faixa de preço? (e considerando também tamanho e peso, um moinho profissional de 20kg com hopper pra 2kg de café pode até entregar resultado melhor na mesma faixa de preço, mas é inviável pro espaço disponível)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente adquiri um Vario 886 semi novo.

E existem uns mods para melhorar o desempenho. Inverter a flap, single dose hoper, troca da concha das lâminas para metal. Sendo que a versão 886 já possui tal alteração de fábrica. E a tal hyperalignement - hiper alinhamento das lâminas.

Andei vendo e estudando de leve por enquanto tal procedimento. 

Considerei nível moderado a complexo devido ao valor do moedor e ter que desmonta-lo por completo.

Gostaria de fazer porém não tenho tanta habilidade em desmontar eletro eletrônicos e tenho receio de quebrar algo na desmontagem e sobrar 1 famigerado parafuso na montagem.

Mas, segundo relatos, há uma melhora significativa na moagem e chega a durar 1 ano o alinhamento com uso moderado.

Alguém já executou tal procedimento? Tem experiência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei uns anos meio longe do forum, mas lembro que há alguns anos o Vario era meio consenso de moedor definitivo...
 
Agora parece que o Vario saiu de moda, só pra achar esse tópico tive que rolar algumas páginas... Tenho certeza que saindo de um Smart Grinder Pro, o Vario é muito superior, mas considerando que um novo tá quase 5k (no caso o Vario+) ele continua sendo uma opção 'pra vida toda' ou tem coisa melhor por aí nessa faixa de preço? (e considerando também tamanho e peso, um moinho profissional de 20kg com hopper pra 2kg de café pode até entregar resultado melhor na mesma faixa de preço, mas é inviável pro espaço disponível)
Otávio, to exatamente na mesma hahaha. Gostaria de fazer um upgrade bo meu breville mas não tenho certeza ainda se o Vario+ seria a melhor opção nessa faixa de preço 4-5 mil. Alguém teria alguma sugestão? Também não tenho espaço para um moedor comercial e gostaria que fosse elétrico. Tenho um moedor do Gil Bravito q é excelente mas não tenho paciência em moer pra espresso todos os dias hahah.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com meu vario faz uns 6 anos, uso diariamente pra coados na v60 (tenho outros moedores pra espresso) coisa de 3/4/5 cafés pra família e ele continua 100% igual de quando tirei da caixa. 
 

continuo não gostando do sistema de regulagens dele por alavanca, mas tirando isso nenhuma chateação. Já deve ter moído 100kg+ facilmente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tgterra disse:
Em 01/12/2022 at 11:31, Otávio Tassinari Dornelles disse:
Fiquei uns anos meio longe do forum, mas lembro que há alguns anos o Vario era meio consenso de moedor definitivo...
 
Agora parece que o Vario saiu de moda, só pra achar esse tópico tive que rolar algumas páginas... Tenho certeza que saindo de um Smart Grinder Pro, o Vario é muito superior, mas considerando que um novo tá quase 5k (no caso o Vario+) ele continua sendo uma opção 'pra vida toda' ou tem coisa melhor por aí nessa faixa de preço? (e considerando também tamanho e peso, um moinho profissional de 20kg com hopper pra 2kg de café pode até entregar resultado melhor na mesma faixa de preço, mas é inviável pro espaço disponível)

Otávio, to exatamente na mesma hahaha. Gostaria de fazer um upgrade bo meu breville mas não tenho certeza ainda se o Vario+ seria a melhor opção nessa faixa de preço 4-5 mil. Alguém teria alguma sugestão? Também não tenho espaço para um moedor comercial e gostaria que fosse elétrico. Tenho um moedor do Gil Bravito q é excelente mas não tenho paciência em moer pra espresso todos os dias hahah.


 

no mundo atual? Um df64 custa o mesmo e tem mais flexibilidade e sabor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 12/3/2022 at 3:25 PM, mericlis said:


 

no mundo atual? Um df64 custa o mesmo e tem mais flexibilidade e sabor

Tu dirias a mesma coisa de um W+ com moz de aço do Forte BG? Vi muito review dizendo que qualidade é parecida com o DF64, talvez ate com ssp.

Chato do DF64 é que fica dificil comprar no brasil. Um W+ com moz de aco ta saindo mais barato que importa o Miicoffee pela Amazonl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu dirias a mesma coisa de um W+ com moz de aço do Forte BG? Vi muito review dizendo que qualidade é parecida com o DF64, talvez ate com ssp.
Chato do DF64 é que fica dificil comprar no brasil. Um W+ com moz de aco ta saindo mais barato que importa o Miicoffee pela Amazonl
Tenho o Forté Bg e DF64 com SSP multipurpose e acho os resultados para coados muito próximos!para espressos, achei que o DF64 e ligeiramente mais claro é mais fácil de ajustar do que o forte. O forte não tem um custo benefício bom, mas o W+ com mós de aço teria um custo interessante, visto que só as mós SSP custam uns 190 dólares.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, EduA disse:

Tu dirias a mesma coisa de um W+ com moz de aço do Forte BG? Vi muito review dizendo que qualidade é parecida com o DF64, talvez ate com ssp.

Chato do DF64 é que fica dificil comprar no brasil. Um W+ com moz de aco ta saindo mais barato que importa o Miicoffee pela Amazonl

só pela regulagem em steps do forte eu já o colocaria como moedor inferior. Não tem como comparar.

 

usei por um bom tempo meu vario pra espressos e era sempre uma tristeza, qdo peguei o bravo debut com o gilberto foi uma virada de chave, muito mais fácil pra acertar a moagem e os tempos.

agora com o df tem a praticidade do eletrico junto ao stepless.

um df64 chega aqui por uns 6mil, pouco acimda do forte bg e muito mais moedor na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, MarcioMO disse:

DF64 com SSP multipurpose e

chegou a comparar o df64 com as mós standarts da italmill pra ver a diferença com a ssp? to em duvida se compro pra mim eu já parto direto pro df83

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pela regulagem em steps do forte eu já o colocaria como moedor inferior. Não tem como comparar.
 
usei por um bom tempo meu vario pra espressos e era sempre uma tristeza, qdo peguei o bravo debut com o gilberto foi uma virada de chave, muito mais fácil pra acertar a moagem e os tempos.
agora com o df tem a praticidade do eletrico junto ao stepless.
um df64 chega aqui por uns 6mil, pouco acimda do forte bg e muito mais moedor na minha opinião.
Concordo que a questão do micro e macro ajustes do vario ou forté não são um maravilha, mas não tive muitos problemas com o forté para ajustar espressos com nenhuma das 2 mós (ceramica ou aço). Agora, o Bravo debut é meu preferido para espressos mais tradicionais, junto com meu niche zero. Inclusive, acabaram de anunciar um Debut nos classificados!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chegou a comparar o df64 com as mós standarts da italmill pra ver a diferença com a ssp? to em duvida se compro pra mim eu já parto direto pro df83
Sim! Testei o df64 com as da italmill e do mazzer também, que geram resultados similares no perfil mais tradicional de espresso. O Ssp MP é outro perfil...outro mundo... prioriza a claridade nas notas ficando com corpo e crema mais leves (um V60 super concentrado com crema!kkk). Se vc for do perfil tradicional, vai de df83. Se quiser experimentar algo diferente é o ssp MP ou até mesmo o HU.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...