Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Fala Paulo, será?

Você diz que formar esses pequenos torrões de café não não normais? Já vi relatos em outros moedores inclusive no Forté e estimulam o uso de WDT para quebrá-los.

 

Olha do que estou falando...

 

39eb2c929d32764221fdced6216de284.jpg

 

e0416472cac09c76f3cc7ecdc74d6266.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal acontecer em qualquer moedor, é o famoso clumping. Isso é formado devido a estática do moedor juntamente com o design do chute (duto de saida do café).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso , mais a umidade do ar , do cafe , e uma porção de outras coisas naturais e sobrenaturais como encosto e mau olhado . :D

 

Eu ainda não entendi qual o problema do moedor agora ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então CaÊ, eu tinha ou tenho, não tenho muita certeza ainda, muita instabilidade no processo quando usava o Vario e uma diferença muito grande de tempo entre os passos.

 

Com a compra do Bravo Mini, onde a principal motivação era comparar o processo com ele e com o Vario, descobri que tinha estabilidade e aí veio a meia certeza de problema no Vario.

 

Mas no Bravo Mini, ainda acontecia de um grande tempo entre os passos, levantado em outro tópico. Além disso, já tinha certa dúvida no fluxo e pressão da máquina.

 

Foi por esses motivos que eu pedi para o Augusto que montasse um manômetro para mim que foi muito solícito. Recebido e ajustada a pressão de 15bar para 9bar os problemas aparentemente foram resolvidos.

 

Concluindo, aparentemente o problema não era do Vario, mas ainda preciso me certificar disso.

 

Forte abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o consumo do vario é pequeno, um trafo 500/750 VA está na faixa de 50/60 reais, e resolve o problema.

Tenho mais medo de ligar sem o adaptador e queimar o aparelho, principalmente qdo a faxineira vem cá limpar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo Vario W de 220V pode ser encontrado na Libermac de São Paulo que é um dos dois distribuidores oficiais aqui no Brasil, o outro é o Café Expresso Brasil, ou através de suas revendas (Coffee Lab - SP, Oficina do Espresso e Academia do Café - ambos de Belo Horizonte, Coffee Bar - Recife, Feito a Grão - Salvador, etc.).

 

A questão é como andam os preços e os estoques depois da alta do dólar do ano passado para cá, mesmo sabendo que o dólar vem caindo nos últimos dois, três meses.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, vocês sabem dizer se a Malkoning vende o Vario tambem com as mós pra coados na Europa ou é só a Baratza que faz isso? Pretendo comprar um Vario 220V na Europa em setembro ou Outubro e quero com as mós de metal ao invés da de ceramica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentei de ser um problema devido a necessidade de WDT para quebrar o clumping produzido pelo Vário.

 

É normal ter um pouco de clumping, ainda mais se a moagem for muito fina, mas no Vario ele é tão pouco agregado que com leves batidas na lateral do porta filtro já se desmancha com facilidade. Nunca senti necessidade de fazer WDT e sempre extraio no porta filtro naked sem problemas.

 

É completamente diferente do que eu tinha quando usava um Krups GVX. Ali era mais complicado desmanchar o clumping.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... ou comprar a versão alemã, o Mahlkönig Vario Home, do Paul, que costuma ter 220V em estoque.

 

Possui o telefone do paul?

 

No site não tem, mandei email e não respondeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Chegou meu vario 220v

 

Testei umas extrações com o café do mario

 

Na primeira tentativa Botei em 2B, choquei a silvia...

 

Fui pra 3K e saiu +/- 35ml em 30 seg (15g de café), tigrou!

 

3D, tigrou também,

 

 

Achei q não ia dar muita diferença pro rocky mas é bem perceptível, parece q a crema é mais intensa, mais grossa... O sabor mais suave!

 

 

Vou deixar nessa granulometria e moer mais algumas gramas pra ver se da essa tal diferença que vocês falam quando "acalma" as mós hehehe

 

 

 

☺️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de finalizar um café e já muito tempo sem fazer uma geral no Vario hoje fui fazer a limpeza dele. Como tinha uma boa quantidade de café grudado em partes inalcançáveis com o pincel na câmara de moagem, resolvi remover a mó inferior para facilitar as coisas.

 

Depois que remontei tudo o problema apareceu. Quando fui verificar como estava a regulagem o barulho do moedor ficou um pouco estranho, como se o motor estivesse meio solto. Pensando que poderia ser algo relativo à montagem, removi e coloquei novamente a mó inferior. Porém não resolveu. Depois deste momento ao colocar nos ajustes mais finos fez aquele barulho das mós se tocando e subiu aquele característico cheiro de queimado quando isso ocorre. Retirando a mó superior foi visível a confirmação dessa ocorrência.

 

Pois bem, pensei ser apenas questão de refazer o micro ajuste, porém já folguei pelo menos três ou quatro voltas naquele parafuso e parece que pouco mudou a situação. O parafuso já está tão leve que parece que está prestes a sair, então parei de folgá-lo, pois não lembro se terei alguma dificuldade caso ele saia por completo. Vou pesquisar novamente sobre isso, mas se alguém quiser me facilitar essa resposta, fico muito agradecido :D.

 

O comportamento está um pouco estranho, pois normalmente quando eu fazia o ajuste primeiramente o barulho mudava para aquela forma em que parece que o motor está sendo "forçado" e afinando bem mais além disso é que as mós se tocavam (era difícil fazer as mós se tocarem, inclusive). Como está agora as duas coisas acontecem quase que ao mesmo tempo. Ao remover a mó superior após o último teste que fiz fiquei com a impressão de que ela ficou mais marcada em um "lado" do que no outro, indicando que o motor pode ter ficado com algum tipo de oscilação após o moedor receber tantas "pancadas" no processo de limpeza.

 

Retirando a mó superior e segurando com o dedo aquele micro switch pude observar a mó inferior girando e não consegui notar nada de anormal. Inclusive o barulho me parece normal. Nesse mesmo teste também observei o movimento de sobe e desce ao fazer os ajustes de granulometria, o que me parece indicar que o mecanismo também está normal.

 

Será que é só questão do micro ajuste mesmo, ou meu moedor pode estar com algum problema? Se for só ajuste mesmo, estou impressionado de ter mudado tanto.

 

Nestes processos todos acabei por remover novamente o painel frontal do Vario e fiquei embasbacado com o tanto de pó de café acumulado naquela região. Sinceramente, não sei por que a Baratza não fez uma vedação melhor entre essa região e a câmara de moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo, como foi que você removeu e montou a mó inferior? Ela é acoplada ao motor através de uma correia dentada... para removê-la, teoricamente você tem que abir o moedor, soltar a fixação do motor para afrouxar a correia, e aí sim tirar a mó. Se você simplesmente puxou a mó, pode ser que tenha danificado a correia, ou então não encaixou direito na hora de montar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se remove mó para trocá-las, se vc retirou a mó inferior , vc deveria ter marcado a posição da mó para repor ela no mesmo local e com os parafusos nos mesmos orificios.

 

Se vc não fez isso , provavelmente essa mó mudou de posição, como no vario as distâncias são mínimas, basta vc não ter apertado um parafuso até o fim do passeio para ocorrer um diferença de décimo de milímetro.

 

Quanto mais vc vai desmontando pior vai ficando , não desmonta mais nada , verifica-se a mó inferior não tem nenhuma sujeira em baixo se os parafusos estão totalmente apertados .

 

Então começa a calibrar do zero.

 

Vc falou em pancadas na limpeza , não entendi .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, eu apenas desparafusei o disco, eu não removi aquela peça inteira não, igual quando se troca as mós de cerâmica pelas de aço.

 

Ismar, obrigado pelo vídeo, nas minhas pesquisas assisti ele hoje.

 

-----

 

Seguinte, voltei várias páginas desse tópico e depois de revisar o funcionamento do moedor a partir da página 15 descartei praticamente todas as possibilidades que citei anteriormente. A forma como o motor transfere a rotação para a mó e a forma como ela é fixada descarta muito do que falei.

 

O que sobrou foi a possibilidade de ter se acumulado sujeira no mecanismo de ajuste, prejudicando o seu funcionamento. Deste modo me decidi por abrir o moedor.

 

Rapaz, depois posto fotos, mas havia pó de café (inclusive com granulometria bem grossa) em TODOS os lugares, literalmente.

 

Pois bem, desmontei o que era seguro de desmontar (não queria, mas tive que remover o motor e acabei por retirar o conjunto da mó inferior e a roda dentada com a correia) e inspecionei o mecanismo de ajuste e tudo me parece OK. Tinha um pouco de sujeira ali, mas não me pareceu ser algo que provocasse interferência. Chequei a questão do parafuso e não vi problema algum em retirá-lo por completo (mesmo com o moedor completamente montado). Ao colocar no lugar reparei que são necessárias várias voltas até que ele efetivamente comece a empurrar aquela pecinha prateada.

 

Remontei tudo, testei (me parece tudo OK, correia tensionada corretamente, nem frouxa nem ultra apertada) e desencanei de ser algum problema. Ainda tenho a impressão de que as mós se tocam "cedo demais" ( o que está no manual difere bem do vídeo da própria Baratza), mas é algo que vou testar com café posteriormente (atualmente estou sem e como vou viajar no domingo, voltando só no próximo, então vai demorar um pouco) e encontrar o mesmo ponto em que estava antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se remove mó para trocá-las, se vc retirou a mó inferior , vc deveria ter marcado a posição da mó para repor ela no mesmo local e com os parafusos nos mesmos orificios.

 

Se vc não fez isso , provavelmente essa mó mudou de posição, como no vario as distâncias são mínimas, basta vc não ter apertado um parafuso até o fim do passeio para ocorrer um diferença de décimo de milímetro.

 

Quanto mais vc vai desmontando pior vai ficando , não desmonta mais nada , verifica-se a mó inferior não tem nenhuma sujeira em baixo se os parafusos estão totalmente apertados .

 

Então começa a calibrar do zero.

 

Vc falou em pancadas na limpeza , não entendi .

 

 

Deve ter sido isso mesmo, só não esperava uma diferença tão grande no parafuso de calibragem. Tinha sujeira em baixo da mó antes da limpeza :lol:, então até isso deve ter influenciado.

 

Sobre as pancadas, já viu o procedimento de limpeza naqueles famosos vídeos daquelas senhoras da Seatle? Coloca o bicho de cabeça pra baixo e dá umas "palmadas" para jogar pra fora o café retido :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, Paulo. Esses moedores da Baratza são tranquilos de desmontar, só ir com calma e seguir os vídeos e manuais oficiais. Esse parafuso de calibração é só ter cuidado pra não dar volta de menos, pois pode soltar durante a moagem e cair no meio do pó no compartimento (já aconteceu comigo, kkkkkkk) nem dar volta de mais, pois pode acabar saindo lá dentro, perde o ajuste e vc tem que abrir pra pegá-lo.

Sobre a sujeira lá dentro, realmente esse anel de borracha na câmara de moagem é mal projetado e não veda direito pra evitar de entrar pó lá dentro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Eu comentei algumas coisas sobre o meu Vario e falei que colocaria algumas fotos, mas fiz uma viagem e só depois dela que fui torrar café novamente, então por isso demorei bastante para dar um retorno.

 

Pois bem, comentei que eu tinha desencanado e, de fato, está tudo funcionando normalmente. O parafuso até pode ser apertado um pouco mais para que a regulagem fique no mesmo ponto que antes. A diferença é mínima e tenho extraído ótimos expressos com regulagem dentro da macro 2.

 

Segue as fotos de como o moedor estava quando abri. Me digam o que acham.

 

20160916_164355_zpszbvfsqkb.jpg

 

20160916_155443_zpsa2kls9ds.jpg

 

20160916_155334_zpsxxjxn6if.jpg

 

20160916_155359_zpsurqmhxhu.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, no final não era nada mesmo, o nome disso é "doença de Miyamoto " a pessoa fica procurando defeito até conseguir quebrar o Vario.

O Paulo teve sorte. :)

 

Pessoal isso é um moedor, não é um recém nascido que precisa trocar fralda e se preocupar com assadura ou pruridos.

O cafe dentro dele não é problema, o moedor não vai ter assadura ou outro problema qualquer.

Esse moedor é robusto, quanto menos vc mexer melhor.

Se a gente for cuidar dos outros eletrodomésticos ou do carro assim, vamos ficar malucos.

 

Deixem o Vario sossegado, se ele pudesse falar diria que o problema dele é a nossa ansiedade e falta de paciência.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...