Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Fala pessoal, tudo bem?

 

Estou tendo algumas dificuldades com o Vario, mas ainda não tenho certeza se eu não estou prozeando com ele ou ele não prozeia com minha máquina.

 

Mas o problema, além de algumas instabilidades, é que a diferença de tempo de extração entre um micro ajuste e outro chega a 10 segundos.

 

De início gostaria de saber qual a diferença de tempo de extração, entre um micro ajuste e outro, vocês tomam como um comportamento normal do Vario e qual a máquina que utilizam para o espresso.

 

Forte abraço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 ou 2 clicks no micro ajuste realmente não deveria

dar essa diferença toda.

 

Teve um periodo que meu vario pulava sozinho macro

ajustes em 1 ponto para baixo (engrossando a moagem).

 

Eu demorei a perceber dei uma limpeza geral e melhorou.

Acredito que devia ter algum resto de grão preso nele ou

o grão que eu estivesse usando na epoca estava de fato

muito duro (o que acho dificil).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galttar. Pela minha experiencia com o Vario, percebi que precisamos dar um tempo de acomodação quando mudamos muito de regulagem. No domingo mesmo, antes de viajar, eu abri e limpei as mós. Portanto, sei que terei que moer algumas dezenas de gramas até ficar do jeito que eu gosto. Talvez, esteja passando por isso. Só um palpite. Moa algumas gramas em regulagem de espresso (2-f por exemplo). Quando ficar acomodado, aí sim um microclick muda pouco. Eu costumo mudar 3 microclicks pra alterar alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos e é muito bom fazer esse brainstorming com a ajuda de vocês.

 

Uma informação que omiti é que venho analisando esse problema a bastante tempo e sempre conversado com o Cassani.

 

Já troquei filtro, troquei Tamper, troquei moedor e fiz vários testes com vários cafés.

 

Mas vou repetindo os testes, rememorizando e lendo as anotações para elucidação dos fatos.

 

1) Com o Bravo Mini tenho estabilidade e venho usando ele a um mês para espresso com sucesso total. Mais para frente darei uma informação importante sobre o Bravo.

 

2) Sobre a demora para as mós se ascentarem, já andei conversando com o pessoal sobre isso e não é isso. Veja essa sequência:

 

4K 20g 38g 34s

4L 20g 39g 26s

4K 20g 40g 36s

 

Essas extrações foram em sequência e esse comportamento se repetiu com cafés diferentes e filtros diferentes.

 

3) A pressão dá máquina ou variação dela pode influenciar, certo? Essa é a minha próxima variável antes de enviar o Vario para a assistência. Vou receber do Augusto um kit com manômetro para avaliar a pressão.

 

A informação importante do Bravo Mini:

Cada meio passo do Mini chega a dar 6 segundos de diferença entre as extrações.

 

Isso me faz pensar que a máquina está influenciando.

 

Obrigado a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com essa informação sobre o Mini já dá pra dizer: na minha opinião, ou a máquina está com problema, variando a pressão, ou está acontecendo umas canalizações gigantes de vez em quando. Já deixou no mesmo ajuste dos moedores e tirou vários espressos seguidos? Provavelmente essa variação também vai acontecer... Com variações tão significativas, se a causa fosse granulometria vc sentiria a diferença só de pegar o pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Luis, em extrações com mesma regulagem no Bravo Mini tenho estabilidade excelente já no Vario uma estabilidade relativamente boa.

 

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vario infelizmente não gosta de variação. Se vc deixa ele estabilizar (moagem de duas a três doses sem mexer com a regulação) ele se comporta melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sempre foi minha marra com o Vario. Pra quem gosta de trocar de grão é um porre. Acabava usando pra tudo, menos espresso, razão pela qual coloquei as mós de aço.

 

De qualquer forma, moedores de mós planas são mais suscetíveis a ajustes que moedores de mós cônicas por uma questão de geometria. Bom ter isso sempre em mente ao pensar no aspecto da "amigabilidade" de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Definitivamente não consigo usar o Vario.

 

Usei o Bravo Mini tranquilamente por duas semanas, mas ontem e hoje com o Vario estou penando.

 

Olha essa sequência de hoje:

 

1N 34g 33s

1N 37g 22s

1N 35g 29s

 

E notei que a extração não é legal, sabor não fica igual ao Bravo e parece que fica canalizando.

 

No Bravo a extração é lisa.

 

Com o Bravo Mini deixo na mesma regulagem e faço espresso de manhã e de tarde durante vários dias e sempre liso. De 10 extrações uma ou duas dá errado.

 

Acho que vou mandá-lo para revisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu limpava o Vario a cada semana. Desisti dessa frequência devido a este "assentamento" de regulagem.

Agora é a cada par de pacotes de 250gr (ou quando eu lembro, :)). Se eu mudar de tipo de torra jah vale uma limpeza, vou ter de sofrer um pouco na regulagem mesmo.

O mini fica para a Aeropress. Talvez eu devesse inverter... Kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É disso que eu tava falando, Galttar, mesma regulagem, extrações bem diferentes. Vc usa PF naked? Se sim, dá pra ver que tá canalizando?

 

Outra coisa que me veio à mente: caso vc tenha calibrado o Vario, pode ter girado demais o parafuso de ajuste e ele entrou todo, se soltando. Já li em algum lugar que isso deixa a moagem doida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Luis, não uso naked, mas faço a extração sem o Spout e dá para ver perfeitamente as canalizações.

 

Pode ser o parafuso, mas aí só levando na assistência.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vc aperta demais o parafuso 2 coisas podem acontecer , o equipamento "engole" o parafuso nesse caso , balance ele com as duas mãos, vc vai ouvir algo solto dentro dele , é o parafuso .

 

A outra é o parafuso entrar todo e enjanbrar , nesse caso deite ele retire o parafuso todo e recoloque ele recalibrar do, nesse caso tenha bastante café para recalibrar.

Se no processo de aparafusar em excesso, a lingueta que o parafuso empurra amassar , vc vai precisar desamassar ou trocar ela , nesse caso a desmontagem necessária é total , melhor enviar para o Alexandre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja problema no seu moedor Galttar, seja no ajuste, seja em outra coisa.

 

Por aqui estou sempre utilizando cafés diferentes nas minhas seções de expresso e, como consequência, tenho que variar a moagem. Nos que fiz hoje, para o primeiro o ajuste foi no 2M e o segundo no 2R. Por aqui môo por doze e não espero acamar não. Sem problemas.

 

15g no PF normal num expresso cubano duplo para a mulher, 15g no PF naked num expresso duplo pra mim. Depois a segunda rodada da mesma forma, mas com outro café. Toda vez que estou fazendo café está sendo assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito deste assunto, porém creio que há mais uma variável. Nesta semana estou usando um moinho praticamente novo,  Cunill Brasil e resolvi fazer mais um café. O segundo extraiu muito mais rápido. Creio que no primeiro o café estava congelado e, no segundo não. É a segunda vez que notei este este fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera, venho atualizar sobre o problema.

 

Bom, recebido o manômetro que o Augusto me mandou, fiz a medição de 15bar e ajustei para 9bar na extração.

 

Depois disso fiz alguns testes com o Bravo Mini e com o Vario.

 

Com o Vario fiz três extrações em sequência:

 

1K 35g 16s

 

-3 micros

 

1H 36g 23s

 

-3 micros

 

1E 34g 32s

 

Algo em torno de 3 a 4 segundos por micro. Bem diferente de antes, mas ainda é precipitado dizer que o problema era a pressão da máquina.

 

Sigo fazendo testes.

 

Forte abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu sempre digo , em 99% dos casos , quando surge esse papo de encosto no Vario e etc . :) ou é o café , o barista , ou como no seu caso a máquina.

 

Só os obsessivos como vc Galtar vão até o fim e descobrem a origem do problema . :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se com o Bravo funcionava o "problema" é o moinho sim.

 

Mas tem que entender o por que. O Bravo deve gerar um distribuição mais tolerante a preparação do bolo aguentando assim uma pressão maior sem canalizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso Sergio, é nitidamente perceptível que a moagem do Bravo Mini é superior ao do Vario W, mas ainda não sei como comprovar isso.

 

Uma primeira diferença é que no Bravo não cria torrões, já no Vario aparece vários pelotes e tenho que ficar fazendo WDT até quebrar todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...