Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Esse video é legal para o pessoal que comprou MD40 e 50 agora.

 

Sua mó de ceramica é diferente , ceramica é mais duro que o aço , mas menos resistente a impacto , portanto a de aço tem um gume bem afiado , já a de ceramica tem que ser menos afiada para não correr o risco de quebrar/ lascar.

 

São projetos totalmente diferentes , se sua mó estiver desgastada ela vai começar a apresentar pequenas lascas .

 

Olha a foto das minhas mós na foto lá acima a sua com  certeza esta igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia pessoal,

 

Gostaria de tirar uma dúvida. Se as alavancas do Vario de micro e macro forem movimentadas com o moinho parado ou parado com o recipiente com café o danificam?

Comprei meu Vario recentemente, mas acho que a loja não dá suporte pós venda. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maurício, o manual do produto não recomenda fazer ajustes no moedor sem ele está em funcionamento. O ideal é que você acione o motor através do botão "Start" com café e vá lentamente regulando até encontrar o ajuste necessário ou esvazie o recipiente de grãos e efetue a moagem do café que permaneceu no seu interior até que ele esteja totalmente esvaziado e somente assim passe a realizar os ajustes necessários com o motor acionado.

 

Nunca movimente as alavancas Macro e Micro sem que as mós do moedor estejam em movimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bom dia a todos.

Após meses de espera é com satisfação que informo que também entrei para o clube. Já era pra estar com meu Baratza Vario há uns 2 meses, mas a Whole Latte Love conseguiu fu*#$ com a minha vida e simplesmente não mandar o moedor para um amigo que estava lá. Enfim, agora estou com ele na mão. Agradecimentos especiais a toda galera do fórum que me ajudou nos outros tópicos e ao @Burny que me deu informações importantíssimas para completar meu set com a Bezzera Unica.

 

Li todas as 25 páginas deste tópico e ainda assim fiquei com algumas dúvidas. Quem puder ajudar, agradeço.

 

1) Acerca da limpeza. Pelo que entendi, basta fazer a cada 1-2 semanas ou a cada 1kg moído, é isso? Tenho que retirar a mós superior e passar um pincel, aspirador de pó ou colocar no modo de "jogar" o ar, é isso?

 

2) Em relação à "transição" entre os métodos, pretendo utilizar o moedor tanto pra espresso quando para FP (tipo, moer alguma coisa 1 vez por semana para FP e depois deixar setado pra espresso). Alguém utiliza dessa forma? Esse esquema de passar de um método pro outro é tranquilo ou depois pra achar o ponto do espresso novamente complica?

 

3) Aqui vai muito mais uma indagação - possivelmente fruto de desconhecimento - do que uma dúvida em si. Vi em várias discussões a questão sobre as letras e número para cada método ou determinado café. Vi o pessoal falando "eu coloco 1K... Eu 2D". Algumas delas foram causa inclusive para dizer que há uma diferença entre o moedor de um e de outro. ou para levantar problemas de projeto no aparelho. E a força aplicada com o tamper sobre o bolo? Durante todas as discussões consideraram que todos estão aplicando uma mesma força? Seria os 20kg? Porque eu vi gente falando: "nessa configuração nem precisa pressionar o tamper muito". Enfim, essa questão ficou passando pela minha cabeça...

 

4) A ideia na primeira utilização (para espresso) seria então colocar café, colocar o motor pra funcionar, jogar digamos num 2M e a partir daí ir adaptando à extração? É isso?

 

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, postei a mensagem anterior antes de testar o aparelho. Fui tentar agora no início da tarde e tive problemas...

 

Coloquei na tomada, coloquei os grãos, botei no Manual e dei o Start. Simplesmente não mói nada... Tentei variar as Macro e Micros com o motor ligado pra ver se afastando as mós caia alguma coisa pra dentro, mas nada. Sai coisa bem pouca. O motor aparentemente está funcionando normal: quando coloco mais pro 1A ele fica mais agudo e pro 10 mais grave... Parece que simplesmente os grãos ficam "dançando" por cima das mós... Alguma luz?

 

Frustração tá grande... Depois de ter problemas pra trazer por causa da Whole Latte, 3 meses depois consigo e acontece isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muraro, aconteceu algo parecido quando comprei meu Encore... pode ter a mesma causa: pino invertido do motor na conexão da placa eletrônica. Se for isso é só abrir a carcaça e inverter o plug.

 

Liga o moinho e, olhando de cima, fala se a mó inferior tá girando no sentido horário ou anti-horário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis Paulo, mandei um e-mail pra Baratza e recebi a resposta agora há pouco: o atendente me perguntou a mesma coisa e falou que se tivesse girando no sentido horário precisaria inverter os polos. Me mandou até um arquivo em PDF de como proceder, mas pra um leigo não parece ser a coisa mais simples do mundo. Tô com receio de comprometer a garantia também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bingo! Realmente, como pode ver aqui (http://3.bp.blogspot.com/-g0DvZ0GnH8c/Tdlyar1i0vI/AAAAAAAAAx0/poA45bU-WiM/s1600/2011-05-22_16-28-06_97.jpg), a mó tem que girar anti-horário pras partes afiadas pegarem nos grãos.

 

Como deve ter visto umas páginas pra trás, assim que o meu Vario chegou eu abri ele. Só pro que você precisa, é bem simples. Caso tenham enviado só o pdf, aqui vai um vídeo deles mostrando como abrir a carcaça:

 

 

A única dificuldade talvez seja ao encaixar a tampa novamente. Deve-se observar o encaixe na borda inferior da tampa, e se ela não estiver correndo até o final, é só inclinar o moedor, apontando a tela um pouco para baixo, que o peso dele vai abrir um pouco a fresta do encaixe. Para não precisar retirar o motor, talvez precise de um alicate pontudo, não sei se dá pra alcançar o plug com os dedos.

 

Se ainda estiver receoso, por acaso estarei em Floripa de sexta a segunda participando de um simpósio   :lol:  e podemos marcar de encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Me mandaram esse vídeo também. Não parece ser um bicho de sete cabeças, mas acho absurdo cometerem um erro primário desses. Não deveriam testar essas coisas antes de enviar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis Paulo, agora que vi teu comentario que estaras em Floripa no fds. Te mandei uma msg privada. Vamos combinar alguma, independente da hst do moedor.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema resolvido. Valeu pela força Luis Paulo.

 

O processo foi bem simples, ainda mais com os vídeos disponíveis na Internet. Consegui contato com o pessoal da Baratza, que me passou um arquivo em PDF com o procedimento e me garantiu que não comprometeria a garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal, tô em dúvida se minha retenção no Vario tá normal... ela acontece praticamente só quando moo pra expresso, mas chega a ser de 2,5g. Tenho moído 24g de grãos pra conseguir aproximadamente 21,5g de pó pro filtro triplo. Observando que isso é quando afino depois de ter moído pra coado ou AP, métodos que tenho feito mais. Não testei ainda mantendo o ajuste de expresso, imagino que a tendência neste caso seja de se aproximar de in=out. Mais alguém com essa experiência? É normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, isso só acontece na 1a moagem depois de limpar o moinho, ne? O Vario não é feito para moagem por dose, é feito para uso com hopper cheio. Mas 2,5g parecem muito. Na época testei isso e foi na faixa de 1,5g. Interessantemente a maioria não foi na câmera das mós mas na saída para o PF.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luís, a retenção do meu oscilava entre 2,3 e 2,5 gramas. No começo também estranhei, mas tenho a impressão que alguém aqui do clube já tinha percebido uma maior retenção do Vario W em relação ao Vario. Acho que foi Rodrigo.

 

O meu no final da noite, após ter esvaziado a câmara, sempre acionava o motor e saía entre 2,3 e 2,5 gramas. No final ainda enfiava o pincel na porta de saída do pó e soltava um pouco mais.

 

Não se surpreenda que é por aí mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi tirar a mó superior pra ver o que se passa por baixo nesse caso. Tá aí o fenômeno:

 

KC2EEkyl.jpg

 

0Ee2dWCl.jpg

 

É como se tivesse se formado uma parede de pó ao lado da mó inferior... fora um pouco que acumulou na saída. Lembrando que isso não acontece de forma significativa moendo mais grosso, mesmo moendo por dose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vario tem uma retenção minuscula , eu já fiz a seguinte experiencia , limpei ele todo , pesei 16 g de café coloquei e pesei o pó que saiu deu uma diferença de menos de 1,5 g .

 

Com ele na sua situação atual , sem limpar , fiz esse video quando eu tinha o Vario :

 

 

Eu não estresso com retenção , sempre que eu ligo o Vario / Forté dou uma moída em uns 3g e pronto .

 

Quando eu quero moer 18g jogo 25g nele e jogo para o "santo" 3/4g e ele esta com café novo.

 

Como o Burny isso nunca aconteceu comigo , pode ser a oleosidade do café .

 

Se vc não quer café velho no moedor , jogue para o santo 2 seg , no seu Vario isso é 4g.

 

Já ia esquecendo , essa balança Jennings-4000 tem 0,5g de precisão

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

 

Poderiam me tirar mais uma dúvida? Comprei um vario a mais ou menos 2 meses e a  regulagem dele está em 2N.

Só uso para espresso, pois bem, ontem fazendo uma moagem percebi que entre as partículas de café moído existem

algumas de tamanho diferente (maiores). Isto é normal?

 

Abraços a todos.

 

Maurício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessol, desculpem-me pela ignorância, mas estou em dúvida se compro um moedor da tramontina Brevielle (http://www.tramontina.com.br/produtos/54106-moedor-express), ou um Baratza Vario.

 

A diferença de preço é gritante. Se o quesito beleza fosse o decisivo, certamente eu compraria o Breville.

 

Mas a dúvida é técnica..

 

Com o VARIO, posso moer para COADO e ESPRESSO repetidamente, todos os dias, sem perder a precisão do aparelho? Ou é melhor ter um moinho ajustado para espresso e outro para coado, por exemplo?

 

Na minha casa EU curto espresso.. a esposa curte COADO.. e vai ser assim sempre. Por isso preciso de um moinho excelente e versátil.

 

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O VArio moe para qualquer metodo , o Breville tem um desempenho similar ao Nemox e outros conicos na mesma  faixa de preco nos EUA , ele é bom para espresso , moe para todos os metodos , mas para os coados e FP produz muitos fines.

 

Na sua situação eu sugeriria o Baratza Preciso , e mais barato que o Vario e mais caro que o Breville , moe para todos os métodos com ótimo desempenho , um moedor muito bom , se eu não tivesse tido a oportunidade de trazer um Baratza dos EUA , eu teria comprado no Brasil o Preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vario é de uma categoria superior devido a muitas características. Mas, indo para a dúvida principal, no meu uso diário sempre mexo na regulagem na hora da limpeza e nunca tive problema de perder a calibragem.

 

Quando vou moer para abastecer cápsulas ou fazer capu também mexo na regulagem. Mais frequente ainda, jogo para o mais grosso sempre quando faço na prensa.

 

Na minha opinião, "taca-le pau" sem medo de ser feliz.

 

Para fazer expresso acho o Vario fantástico. Extraindo no naked diariamente vejo que não tenho necessidade nenhuma de fazer "malabarismos", como WDT. Também mói por dose sem precisar ficar "garimpando" pó retido no moedor. Por fim, mas não menos importante,o perfil de sabor é bastante elevado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera, tudo bem?

Estou precisando da experiência de vocês com o Vario W.

 

Comprei o meu a pouco tempo com o Cristiano e nas primeiras extrações chegando próximo a 1E ainda ficava um chuveiro.

Fiz a regulagem conforme vários vídeos na internet e comecei a moer em torno do 2C.

 

Certo dia, fazendo o mesmo processo com o mesmo grão, notei que no 2C após a compactação com Tamper Bravo o bolo ficou diferente, mais liso, aparentemente o pó estava mais fino e a constatação disso veio na extração onde a máquina engasgou.

 

Comecei a moer em torno do 2K e voltei a conseguir o tempo de extração entre 25s e 27s como antes no 2C.

Uns dois dias depois, moendo em torno do 2K, o tempo baixou para 12-15s, então, voltei a moer em torno de 2E com o tempo de 25s na extração.

 

Hoje de manhã, fui moer no 2E e notei que o pó estava mais fino, consequentemente, a máquina engasgou.

 

Vejam os parâmetros das duas últimas extrações:

Ontem: 2F 20g 39g 22s
Hoje: 2E 20g 33g 43s
 
Alguém já teve esse problema?
Alguma dica para tentar resolver esse problema?
 
Forte abraço.
Obrigado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém que me entende!!!

Passei por isso com o meu Vario. Vez ou outra ainda passo. Não sei causa ou solução.

Tenta dar uma limpada nele e vê se fica mais consistente. Café congelado x temp ambiente tbm dá diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcia, o Rafael levantou a lebre do café descongelado.

O meu problema começou justamente na primeira extração de um saco que estava congelado e estava descongelado no dia anterior.

 

Notou alguma relação desta forma?

 

Forte abraço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galttar , congelar é uma tremenda ferramenta que nos temos para evitar estragar café , mas ao usar café congelado vc "abre uma porta para o infinito" (como dizia Nelson Rodrigues  :) ) em termos de introduzir variáveis , eu estou na rua agora , mas posso adiantar que "no meu caso" quando uso congelado , o cafe será moido imediatamente quando sair do freezer , se deixar descongelar por 15 min sou obrigado a engrossar em 5 microclicks se não a maquina choca.

 

Apesar do nome o Vario não esta Variando , quem esta variando é o café e o procedimento que vc usa.  :D

 

Já ia esquecendo do lado do Forté eu tenho um Nemox que tambem varia se eu deixar o café descongelar .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...