Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Tô pensando em trocar as mós também, depois que pegar meu Bravo Mini da próxima leva do Gil, ficando esse pra espresso e o Vario pro resto. Você comprou do Alexandre, Roger?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi as minhas de aço há poucos dias e ainda não fiz a troca. Vou tentar trocar neste final de semana ou no próximo.

Roger, sentiu melhora com as lâminas de aço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo é difícil analisar quando se faz poucos coados, senti melhoras na moagem, granulometria, menos fines, mas na xícara em sí o correto seria comparar lado a lado, estou com 3 cafés abertos diferentes e com duas torras distintas cada, ou seja 6 variáveis só de café, fiz um no V60 e Aeropress, um na AP pegou certo grau de amargor e o outro ficou bem bom, na temperatura média de 82º c.

Acho que vale mais a pena ter um moedor de mós cônicas e um plana que sirva para ambos os métodos do que ter  2 de mós planas para diferentes métodos. Penso que dá pra viver muito feliz com o Vario com as mós de cerâmicas servindo espressos e coados.

Larga de preguiça meu, pra trocar é moleza, 10 minutinhos, troca ai e diga o que achou :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 2 weeks later...

Hum, hj entrei para o time das Varios.

Comprei no Coffee Labs, (com selo de importação pela Libermac).

 

De cara, leitura do manual rápido, logo em seguida fazer uma extensão de 220V para o toy (quase tudo 110V aqui em casa).

 

A maquina veio com as alavancas no 1 A. Mudei as posições aleatoriamente e fui testando. No final, não consegui regular mesmo no 1A.

Peguei a chave e devo ter dado meia volta, agora ouço barulho muito leve das mós se tocando no 1E-1D. O café esta saindo bem em 1I.

 

Essa foi a versão resumida. A completa: aproximadamente 700g de Orfeu para testes, perto de 35 extrações (perto de uma hora e meia de testes).

 

Li que o pessoal faz calibração ( mas ainda n vi como é feita).

 

Agora eu e a esposa estamos começando a entender por que o pessoal tem um moedor para cada tipo de técnica de preparo do café (e eu achei que ia usar a Vario para espressos e coados...) sem coragem de mexer as regulagens agora rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo , vc não poderia fazer as coisas de forma mais errada, vc não deu nem chance ao moedor , sacou a chave e já mexeu na calibragem. :)

 

Leia o tópico , se vc não deixar a mó acamar entre cada mudança de posição das alavancas , vc vai gastar café sem chegar a conclusão nenhuma .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o vario bem enjoado para ficar mudando de coado para espresso.

da ultima vez q viajei a patroa achou que deveria usar o vario para moer café

para ela pro v60. Quando cheguei ela falou que só tinha movido o regulador macro

2 pontos, moido e depois voltado pro que tava antes (que eu tinha deixado).

 

Resultado. Perdi uns 2 dias até voltar a tirar meus espressos do jeito que gosto haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, a sensação que passa é justamente essa rs (como é difícil rsrsrs),

@Carlos... Pior que eu li varias paginas no começo do tópico, fui brincar, depois li outras mais (buscando "calibração"). Essa de esperar algumas moagens para assentar é bem verdadeiro. Por outro lado, li que alguns tiveram que dar 3/4 de volta pois mesmo no 1A era uma cachoeira (o meu caso). No final conseguir estabilizar no 1i (19g a 25 segundos). No final n é isso??? (Aff, e eu achava o moedor hario cansativo rs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li todos os posts antes do meu chegar, e foi bom,no começo choquei a máquina na 3 m,agora está na 2 M e saindo direitinho no tempo!

Vai com cuidado na calibração! Tem vários vídeos e aqui nos posts mesmo o Carlos explica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá,  leia tudo , esse parafuso da calibração e para mexer em último, caso ele tem 7 fios de rosca , só  7 fios , isso significa se ele veio de fábrica com umas 3 voltas inseridas e colocar mais 3 ou 4 o parafuso vai ser engolido pela máquina (que fica maluca) ou vai engrinpar amassando a lingueta e avariando o moedor .

 

10510_bvario2mmsetscrew.png

 

Em 99% das vezes o problema é  do cafe , antes de mexer na calibragem vc deveria ter usado seu outro moedor para ver se o café estava ok.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CaÊ, não é a primeira vez que uma imagem postada por você não aparece pra mim. onde está hospedando essa imagem? Se for na parte privada de algum serviço (FP, IG, Flickr etc.), só vê quem está logado... Pra mim tá aparecendo o código do arquivo png e quando clico fica "carregando" sem abrir.

 

@Rodolfo, como dono de um Vario (Mahlkönig) faz mais de 5 anos, reitero o que o CaÊ falou: leia tudo e tenha paciência, demora pra entender como funciona. E demora pro Vario assentar entre ajustes.

 

Acho que cheguei a comentar contigo que, se fosse pra ter um moedor só pra vários métodos, seria melhor ter um Preciso, um Virtuoso, ou talvez um Breville Smart, do que apenas o Vario. O Vario é bom, excelente mesmo, é pra espresso (e Moka), desde que não precise ficar mudando ajuste macro. Se mudar, precisa esperar assentar e gastar café. O lado fantástico é ajustar o sabor com apenas um ou dois cliques no ajuste micro... ah, que beleza... ^_^

 

Coados e prensados, em geral, acho que ficam mais gostoso nos moedores cônicos.

 

Agora o lance é que você vai querer ter outro moedor, cônico, pros outros métodos. Bom é que o Encore é bem mais barato e dá conta muito bem de todo o resto! ;) E ao lado do Vario vai "ornar" na sua cozinha!  :lol:  :D  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz login no Home-Barista e não consegui ver do mesmo jeito :blink:

 

Olha só que esdrúxulo, seu link acima é redirecionado para:

https://sites.google.com/a/home-barista.com/images/_/rsrc/1416942338294/home/hotlink.gif

e recebo a mensagem de erro abaixo:

 

 

You need permission

Switch to an account with permission. Learn more

You are signed in as (meu email do Google estava aqui)

 

 

Não sei o que rola, se é coisa do Google+ (eu nunca autorizei a criação do Google+ na minha conta do Google) ou algum plugin do FireFox. Que coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P

 

pode até ter alguma relação, admito... :rolleyes: paciência...

 

Depois eu vejo no celular... (que tem "apenas" 2 firewalls)... :lol::D:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou c o Vario para a R. Sílvia e o Preciso para outros métodos. Estou no paraíso!..... Rsss.

Esse lance de ajustar o sabor do café c micro ajuste eh simplesmente fantástico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos, ahhh, agora entendi o pq de poupar o micro ajuste (dá pra voltar os giros? :P)

@Cabral, foi isso mesmo sobre os moedores (sobre usar o vario sem ter que altera muito, acho que vou precisar comprar outro moedor uma hora dessas, vê se pode isso...) kkkkkkkkkkkkkkk, ouvi dizer que estão lançando um baratza com lâminas de aço (melhor para coados) que dispensa direto no pf (por peso)... Hahahaha, esposa vai surtar se ler isso aqui rsrsrsrsrs

Nada, agora é tentar ficar na moita um tempo rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito curioso isso, já diversas vezes vejo estes relatos de problemas com a regulagem e tempo de assentamento.

 

Honestamente, só posso crer que o meu Vario seja diferente dos demais, pois eu mexo na regulagem toda hora sem problema algum. Eu praticamente só faço expressos e no final das seções o processo de limpeza sempre conta com mudança do ajuste para o mais "grosso" disponível, o que ajuda a expulsar o pouco de pó que fica retido.

 

Aliás, faço isso sempre que vou mudar de um café para outro e nas minhas seções tenho feito sempre duas variedades.

 

Com o moedor ajustado e utilizando os cafés que torro, os quais normalmente ficam com perda de massa na casa próxima a 15%, o ajuste comum tem sido no 2M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nada de sorte :) no caso dele que usa sempre para espresso com ponto de torra próximo ,é isso mesmo , o CEB do Alexandre tem normalmente ponto no Forté de 2M , estou com 3 cafés do pereira vilela eles também tem pontos próximos .

 

Agora se eu receber um café de torra bem claro com ponto em 2C , vai precisar acamar e se quiser moer para coado em 4 , vai precisar acamar .

 

Não tem mistério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

CaÊ: eu também só faço expressos. Desencanei de fazer outros processos justamente pelo Vario demorar a voltar a se acomodar (e voltar a moer fino para expresso).

 

Quem fica só no expresso tá tranquilo, esta é a beleza do Vario, você pega experiência e com cafés semelhantes, como você mesmo disse, é fácil e você logo ajusta.

 

Mas ele disse que "praticamente só faz expressos" (mas não exclusivamente), então entendi que ele varia o Vario entre as faixas grossas e finas. Então se ele diz que o moinho dele logo se acomoda nestas mudanças drásticas, então ele realmente tem sorte. Mas se ele está falando de alterações entre os expressos, daí é prática mesmo.

 

O relato e percepção de muita gente (inclusive o meu) é que a dificuldade do Vario é para retornar ao expresso vindo das faixas grossas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita não estou dizendo que isso não acontece , mas que provavelmente o pessoal não tem paciencia , se vc for de 4Murici para 2M , experimenta moer 30 g que ele ficará normal , ou vá para 2F direto faça uma extração que vai sair normal , e na próxima volte para 2M.

 

Agora todos os moedores que eu tive exigem um tempo para acamar, mesmo o Preciso precisa acamar , MD40 , Nemox todos .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Paciência é uma coisa. Nada tem a ver com o fato de que o Vario não retorna com esta simplicidade que todo mundo imaginou que ele teria. Este problema acontece com o moinho de muitos aqui (daí o festival de Minis novos em tantos cantinhos, inclusive no meu - o Mini não varia :) ).

 

Como cada um lida com esta oscilação entra na categoria "paciência" a que você se refere.

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo, é possível que mesmo mudando depois para o mais grosso para limpar a retenção, a maior parte desta ainda fique lá...

 

Após fazer um espresso com esses procedimentos normais, experimente moer para coado ou mais grosso, pesando antes e depois. E da próxima vez que fizer outro espresso, também pese antes e depois.

 

 

Edit: meu post 739 da pg. 25 mostra umas fotos da retenção quando o pó é muito fino. Mesmo voltando o ajuste pro grosso ele não sai, só moendo mais grãos. Quando o pó é mais grosso ele não tem essa tendência de grudar e empelotar, aí não forma essa retenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem o Sette... e por isso tô ansioso pra ver os reviews após o lançamento, especialmente comparações dele com o Vario + mós de aço pra aeropress e mais grosso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida o Vario tem um nível de retenção, mas é bem baixo. Este procedimento que adoto serve apenas para minimizar isso. Demoro bastante tempo para fazer uma limpeza completa e, ainda assim, quando vou fazê-la o estado interno do moedor é bastante bom ainda.

 

Nas minhas experiências, realmente desconheço esse fenômeno de "acamar" :lol: . Os métodos principais que faço aqui são expresso e prensa francesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...