Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

:lol: Não se preocupa com avaria agora , normalmente o problema do Vário é quem está em frente a ele mexendo feito louco nas alavancas. :lol:

 

O moedor é robusto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago, o que o Carlos disse é vero. Fiz os testes e atualmente utilizo 19g para o espresso, mas separo 22g na balança. Passo 2g pelo moinho e jogo fora, depois coloco as 20g com o Vario W configurado para 19g sobrando 1g no moinho.

 

Quando dou saltos grandes, sempre repito o processo no mesmo passo do moinho antes de tomar a decisão de mudar buscando a estabilidade.

 

Tem que ter em mente também que há muitas outras variáveis impactantes no tempo da extração que devem ser controladas também.

 

Atualmente uso o Encore para os outros processos, mas ainda vou tentar seguir as dicas do Carlos.

 

Outro dia, mesmo usando só para espresso, o Vario desregulou "do nada" e fiquei cabreiro, mas não entendi porque. Passado um tempo, peguei minha Lindinha de 5 anos brincando de fazer café como o Papai... Hahaha... Expliquei pra ela que poderia brincar sempre, mas sem mexer nos "bracinhos" do moinho.

 

Desde lá aconteceu mais uma vez, mas foi logo após a faxineira e notei que o macro estava um pouco deslocado para baixo. Já avisei ela também.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes do vario-w desregular eu não tinha esses problemas, mas depois que desregulou ficou tudo bem diferente minha nossa! Se eu não achar o ponto logo acho que vou ficar meio doido  :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que está acontecendo e o Cassani já tinha me alertado é que o micro muda sozinho na hora da moagem. Tem alguma dica?

  

Tem sim, Galtar. Tem um mod que segura as alavanquinhas no lugar. Acho que foi o CaÊ que fez e deve estar neste mesmo tópico. Vê se a busca localiza.

 

Eu criei um topico para essa mod.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2490-solu%C3%A7%C3%A3o-para-a-haste-de-micro-do-vario-pular/

 

Eu li que os novos Vários não tem mais esse problema , quando tinha o Vário , antes de fazer a mod deixava o dedão no local.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o mod no meu, ele é dos saltadores. kkkkkk

 

Contudo, nunca tive esse problema de ter que acamar não e mudo a regulagem sem dó. Inclusive no processo diário de limpeza em uma das etapas jogo para a maior macro e micro (isso expulsa boa parte do pó retido). Depois de feito isso volto a regulagem para a que estava OK para o expresso e no outro dia faço extrações iguais e sem problema algum.

 

Agora, quanto a regulagem, seguindo a dica do barulho do motor na Macro 1 Micro L, estando correta nunca precisei usar Macro 1 nem para expresso, porém ressalto que minha máquina está regulada para 9 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Acho que meu vario deu uma andada na regulagem ou

os grãos que eu estou usando estão estranhos. To usando

tudo no minimo e já tentei de 18g a 19g (força ou sem força

no tamping) e continua jorrando.

 

Alguem já teve esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se após duas ou três extrações, com esse café ou com outro café de ajuste já conhecido, o problema persistir, talvez seja o caso de recalibrar o moedor com a ferramenta que o acompanha, após verificar a existência de algum dano nas mós ou na presilha da peça plástica que fixa a mó superior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, tive problema com um café da Assinatura da Academia do Café que aconteceu exatamente isso. Na época o Cassani também teve esse problema. Enviei o café de volta para eles e eles detectaram um problema e enviaram outro.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja verifiquei as mós e a peça de plastico e estão normais ou pelo

menos nada diferente de quando estavam da primeira vez q usei.

 

Acho que vou recalibrar ele para ver se melhora. Pq é com mais de 1

café então acho dificil terem 2 cafés de safras e fornecedores diferentes

com o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... Aí é mais difícil, mas aconteceu com os dois cafés que recebemos da Academia... Mas foi do mesmo fornecedor e período.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, certifica-se apenas se não é acomodação natural das mós por conta de um ajuste recente. Depois disso pode mandar ver que após a recalibração deve subir novamente a escala de moagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc tem 2 moedores , se o café jorrar no Bravo mini , não é o Vário .

 

Antes de recalibrar limpe bem ele , e se continuar moendo grosso , calibre de meia volta a no máximo 3/4 de volta , se continuar moendo grosso depois de 3/4 de volta , o problema se existir é outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Cae pela "dica" do Bravo mini. Eu tenho usado ele tanto para coados

que eu esqueci completamente que poderia usar para espresso (ai que burro).

 

Depois que consegui ótimas extrações com mini ficou mais claro q o problema

era do vario. Regulei e agora parece estar tinindo novamente. Até o barulho ficou

diferente. Parece que diminuiu a rotação ou algo do tipo. Tirei otimos espressos

em torno de 3g (antigamente usava 1g)

 

valeu ai galera pelo help ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos,

 

Sou novo aqui no Clube, mas já li as 27 páginas a respeito do moinho Vario, pois, futuramente pretendo adquirir um :)

Percebi, lá pela página 15 ou 16, não me lembro bem, que membros experientes discutiam sobre o mecanismo de funcionamento do Vario

e mostraram a existência de um micro parafuso que faz a calibração do moinho no sentido de moer mais fino ou mais grosso. Aqui vai uma

indagação a respeito do que li: Será que este micro parafuso não desaperta com a vibração da moagem e do motor fazendo com que o moedor

descalibre? Desde já agradeço a opinião dos engenheiros do clube. :D 

 

Abraços a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi a vibração fazer coisas incríveis dentro de indústrias, mas com a vibração o parafuso solta bem lentamente e não seria tão perceptivo como os relatados no tópico.

 

Mas isso pode acontecer, tanto é que vem, com o moinho, uma ferramenta para calibrar o moinho quando necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Galttar.

 

Este micro parafuso deveria ser projetado para ser apertado com mais pressão para não haver um possível afrouxamento, pois a impressão que tive ao ver vídeos

deste moinho é que o parafuso é praticamente "solto".

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou procurando um Baratza Vario pra comprar, alguém tem um pra vender ou então trocar por um MDX da Nuova Simonelli, com mós novas e funil dosador (além do dosador original claro) para moagem direto no PF?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Mudança para mós de aço, gostei bastante do resultado para coados e afins, será de uso exclusivo para esses métodos,  muda muito o moedor em ralação as mós de cerâmica

 

DA81A4DE-E60A-47D0-9F16-675208D17E82_zps

 

6FCCB5D6-5116-4ADF-B2C6-F10BBBB29813_zps

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...