Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Obrigado Carlos.

Vou tirar essa dúvida na próxima leva de café.

 

Hoje seguindo as dicas do Rafael retirei as móses para limpeza e olha o que eu encontrei...

 

 

361c34df8a78706a5f515323b02d67c6.jpg

 

ba0a7a692240722a5307b83d04d6daf8.jpg

 

Sujo?

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

claro que não, todo e qualquer moedor aberto estará assim, só. estará limpo imediatamente após a limpeza.

experimente limpar ele, moer umas 10 g e abra de novo, vai estar como na foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu fica sujo, mas não encranhado assim!

 

Mas o negócio do café congelado dá diferença sim. Não sei se chega a 5 microclicks como falou o CaE, mas diretamente vindo do congelador tenho que moer mais fino (mais duro, talvez?). Aliás, se descongelo os grãos, imediatamente após descongelado tenho que moer pouco mais grosso, dia seguinte ou 2 dias depois já tenho que afinar um pouco de novo. Enfim... na minha opinião o Vario varia sim, mas congelados também atrapalham.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava pesquisando, algo que pode ajudar a entender o problema , nesse artigo o item " Adjusting for Weather" ajuda e entender o problema da umidade.

 

http://www.thecoffeebrewers.com/adcogrevmo.html

 

Nesses dias que tem chovido muito aqui na região Sudeste eu tenho percebido essa alteração , no momento eu estou consumindo 2 cafés , no hopper do Forte está o café do Valmor e no hopper do Nemox o sul de minas do Alexandre.

 

Teve dia essa semana que de manhã quando fui extrair no Forte cachoeirou , fui obrigado a afinar 4 microclicks , e no Nemox fui obrigado a afinar o equivalente a 2 furos , no dia seguinte quase chocou , tive que voltar aos valores anteriores nos dois.

 

Agora quando trabalhando com café congelado essas variáveis ficam mais pronunciadas , para reduzir isso quando uso café congelado eu pego uma porção de uns 25g , e imediatamente dou uma moída de uns 5g para o santo , e em seguida a dose de 18g .

 

Não sei se isso é o mais correto , mas para mim funciona , em testes se deixo descongelar 15 min. preciso engrossar muito para não chocar e se descongelo uma porcão maior as variações ao longo dos dias são muito grandes , para simplificar uso porções de 25 g.

 

Já ia esquecendo o mais importante , como eu preparo espresso ao longo do dia em 2 moedores , quando o Vário/Forte "vareia" o Nemox também "vareia" :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela leitura do texto do "The Coffee Brewers" , eu acho que tem mais haver com a umidade que com dureza , conforme ele descongela a umidade já existente no grão aumenta , e quanto mais úmido , mais grosso tem que moer , pois o bolo mais úmido torna lenta a extração , retendo o fluxo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há pesquisas que indicam que a temperatura do grão influência no fracionamento do grão, mas se referem a diferença existente entre os grãos à temperatura ambiente e o aquecimento que ocorre ao longo do tempo no hopper em cafeteria.

 

No caso do grão congelado, acho que a umidade é o fator diferencial mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava pesquisando, algo que pode ajudar a entender o problema , nesse artigo o item " Adjusting for Weather" ajuda e entender o problema da umidade.

 

http://www.thecoffeebrewers.com/adcogrevmo.html

 

Nesses dias que tem chovido muito aqui na região Sudeste eu tenho percebido essa alteração , no momento eu estou consumindo 2 cafés , no hopper do Forte está o café do Valmor e no hopper do Nemox o sul de minas do Alexandre.

 

Teve dia essa semana que de manhã quando fui extrair no Forte cachoeirou , fui obrigado a afinar 4 microclicks , e no Nemox fui obrigado a afinar o equivalente a 2 furos , no dia seguinte quase chocou , tive que voltar aos valores anteriores nos dois.

 

Agora quando trabalhando com café congelado essas variáveis ficam mais pronunciadas , para reduzir isso quando uso café congelado eu pego uma porção de uns 25g , e imediatamente dou uma moída de uns 5g para o santo , e em seguida a dose de 18g .

 

Não sei se isso é o mais correto , mas para mim funciona , em testes se deixo descongelar 15 min. preciso engrossar muito para não chocar e se descongelo uma porcão maior as variações ao longo dos dias são muito grandes , para simplificar uso porções de 25 g.

 

Já ia esquecendo o mais importante , como eu preparo espresso ao longo do dia em 2 moedores , quando o Vário/Forte "vareia" o Nemox também "vareia" :)

 

Você realmente está deixando o café no hopper? Quando fiz isso aqui percebi que o café envelheceu muito mais rápido, foi pra nunca mais :D.

 

Os cafés que tenho torrado aqui, depois que chegam "no ponto", tenho congelado. O ajuste de moagem antes e depois de congelado na maioria das vezes não se altera. Nas vezes em que alterou, tive que moer o congelado um ou dois níveis micro mais grosso, uma diferença mínima.

 

Aqui eu retiro o café do congelador apenas para pesar as doses e moer imediatamente. O restante volta para a geladeira o mais rápido possível. Aqui o santo passa sede :P, pois só jogo exatamente o que vou utilizar. O único café que jogo fora é o pouco que retiro do moedor no final da sessão após meus procedimentos "simplificados" de limpeza.

 

Também tenho o costume de tomar dois cafés diferentes em cada sessão, sendo uma xícara de cada para mim e para a mulher. Faço tudo no Vario e altero o ajuste de moagem sem dó.

 

Pela leitura do texto do "The Coffee Brewers" , eu acho que tem mais haver com a umidade que com dureza , conforme ele descongela a umidade já existente no grão aumenta , e quanto mais úmido , mais grosso tem que moer , pois o bolo mais úmido torna lenta a extração , retendo o fluxo.

 

Também acredito que seja por aí e por esse motivo que não deixo descongelar, pois a diferença de temperatura provocará condensação de água nos grãos.

 

Na foto que o colega postou, a primeira impressão que tive foi exatamente de que o pó retido lá estava "pastoso" demais, mais úmido do que o normal. De fato, nunca abri meu moedor e encontrei situação sequer próxima àquela, principalmente da mó superior. Todavia, conforme comentei, após toda sessão faço um procedimento de limpeza "simplificado" sem abrir o moedor. Leva muito tempo entre uma limpeza "completa" minha e outra, mais de um mês com certeza. Ainda assim, a situação que encontro é bem diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você realmente está deixando o café no hopper? Quando fiz isso aqui percebi que o café envelheceu muito mais rápido, foi pra nunca mais :D.

 

Eu deixo o café fresco de torra recente , consumo ele antes de fazer um mês , se compro muito como no caso do café do Valmor , aí sim eu congelo metade e uso a outra metade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Carlos, por enquanto estou lendo e maturando. Meu café do Valmor chegou ontem, mas estou em Sampa e volto hoje.

 

Tenho 3 sacos de 250g e vou fazer o seguinte:

 

O primeiro não vou congelar e usar inteiro para ver se o problema persiste.

 

O segundo, vou retirar do Alaska só a porção necessária para cada café.

 

O terceiro vou fazer como faço hoje, retiro e vou usando.

 

Vamos ver como o Vario se comporta nas três situações sempre marcando temperatura e umidade no dia.

 

Abraço e muito obrigado até aqui.

Estou atento a tudo que estão escrevendo!

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Fala Galera!

 

Voltando ao problema que estou tento com o Vario, ocorreu o seguinte.

Fiz o teste com os 3 sacos que tinha e não tive problema, mas nos últimos dias ocorreu duas vezes.

Como estava focado em descobrir o problema, notei similaridades e repetibilidades.

 

O último processo foi o seguinte.

Moí 250g de um café no 2K muito bem, depois mudei para outro e fiz dois espressos no 2J.

Tudo certo até aí.

 

Hoje, depois do almoço fiz um coado para a Karina e moí um outro grão no 4K.

Agora de tarde, quando fui fazer o espresso o problema ocorreu.

 

Fiz dois espressos no 2J com 20g e obtive o tempo de 16s, ou seja, cachoeira.

Reduzi o ajuste micro para 2F e a Ascaso engasgou.

 

Mudei para 2I e consegui 26s com o mesmo sabor que antes conseguia no 2J.

 

Me parece que a mudança no macro está desajustando o Vario.

Isso é normal?

 

Forte abraço.

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galttar, o meu Vario W tem esse perfil que não considero exatamente um problema. Sempre que fazia um coado e retornava às marcações do expresso o moedor ficava um pouco alterado e precisava extrair mais umas duas doses para normalizar a extração para expresso, razão pela qual resolvi comprar um segundo moedor dedicado exclusivamente aos expressos, ficando o Vario W dedicado aos coados.

 

Este comportamento é relativamente normal em moedores quando vc executa um novo ajuste, seja para extrair um coado, cuja alteração é mais radical, seja para adequar a um novo café ou outro tipo de torra. Sempre vai intercalar umas poucas extrações não muito boas ou algum desperdício de café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galttar,

 

até onde sei isso é normal no vario.. ele precisa desperdiçar uns graos

pra voltar ao normal. Eu deixei o meu só pra espresso pq odeio ficar

tirando cachoeira ou desperdiçando graos :/ 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor elétrico com alteração instantânea é muito dificil de existir , como o acomodamento das mós ocorre pela ação da força centrifuga e da pressão do café sobre elas  , precisa de moer alguma coisa para a acomodação , isso não é um seletor de canais , vc esta fazendo um zig zag , vc tem que dar um tempo para a mó acamar no novo ponto .

 

Quando vc moe 2k e muda para 2j , não tem muito o que acamar a alteração é quase instantânea , mas mudando vários pontos no macro tem que acamar , tem moer um café para o "santo".

 

Isso ocorre com mós planas e nas cônica , na minha opinião nas planas demora mais que nas conicas , no Preciso e no nemox a acamação ocorre mais rapido , mas ocorre também.

No Forté isso ocorre , em menor grau mas ocorre também .

 

O que normalmente ocorre aqui nesse tópico é o seguinte , a pessoa faz esse zig zag que vc fez , chega a conclusão (errada) que precisa recalibrar , pega a maldita ferramenta e arrocha o parafuso , moe e continua grosso (não acamou) pega a chave e e arrocha mais , é um circulo de erros que pode avariar o moedor.

 

Faça uma experiencia , saia de um valor digamos 2k (que esteja fazendo um espresso ok) moa alguma coisa em 10 , vai sair bem grosso , separe esse café , em seguida volta para 2k , moa um pouquinho separe , outro pouquinho e separe e assim sucessimente , vc vai ver o processo de acamação o pó vai afinando aos poucos.

 

Isso é normal , se não acamar nunca aí sim pode ter problema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galttar, imagino dois motivos:

 

1. Há uma pequena retenção do pó mais grosso que acaba saindo na 1a moagem pra expresso.

 

2. Ajustando mais fino, há uma grande retenção na 1a moagem. Vc pesa antes ou depois de moer?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado galera.

 

Caê, acertei o apelido? Vou fazer esse teste para avaliar esse efeito que comentou.

 

Luis Paulo, a retenção existe, mas eu faço uma pequena moagem antes para o "santo". Além disso, foram dois expressos cachoeira, ou seja, 40g moído. O peso faço antes e o Vario W pesa o depois. Em uma delas pesei na Hario depois e bateu o peso.

 

Acho que vou ter que ficar com o Encore para os coados... :/

 

Forte abraço.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem alguns truques que poupavam café quando eu só tinha o Vario :

 

Vc esta moendo em para espresso em 2K (exemplo) , decide moer para coado em 5K , quando terminar , volte para 2k e afine mais 2/3 microclicks , vá para 2I ou 2H e moa uns 30 g , o espresso deve sair ok .

No proximo espresso volte para 2k , comigo funcionava no Vario.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Galttar, o meu Vario W tem esse perfil que não considero exatamente um problema. Sempre que fazia um coado e retornava às marcações do expresso o moedor ficava um pouco alterado e precisava extrair mais umas duas doses para normalizar a extração para expresso, razão pela qual resolvi comprar um segundo moedor dedicado exclusivamente aos expressos, ficando o Vario W dedicado aos coados.

 

Este comportamento é relativamente normal em moedores quando vc executa um novo ajuste, seja para extrair um coado, cuja alteração é mais radical, seja para adequar a um novo café ou outro tipo de torra. Sempre vai intercalar umas poucas extrações não muito boas ou algum desperdício de café.

 

Procede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal estava com problemas com o meu variou carlos eduardo estava me ajudando o tópico da silvia! Bom do nada meu vario desregrou e a silvia ficou uma cachoeira.......depois que regulei ele com a ferramenta que vem nele começou a voltar ao normal em 1F ele chocou ai fui desdenho a regulagem até ontem com 16 gramas no filtro original da silva estava em 1O em 25 seg extraiu 28,4 na xicara e em 1Q em 25 seg extraiu 40,2 na xícara então pensei em 1P vou conseguir tirar uns 32,0 na ficar, mas no dia seguinte quando fui fazer o expresso em 1P achando que tinha achado o ponto certo com a nova regulagem, quase chocou demorou pra sair e extraiu 34,6 na ficar em 35 segundos!!!!

Vou deixar as expressos que tirei depois da nova regulagem:

Todos com 16 gramas de café

1C - 0 seg - chocou

1F - 0 seg - chocou

1I - 30 seg - 29,2 na xícara

1K - 40 seg - 26,8 na xícara

1M - 29 seg - 28,2 na xícara

1O - 25 seg - 28,4 na xícara

1Q - 25 seg - 40,2 na xícara

1P - 35 seg - 34,6 na xícara

2F - 21 seg - 34,8 na xícara

O que pode estar acontecendo??? Depois disso não estou entendendo mais nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após regular o moinho vc joga fora uns 2-3 g para que a renteção da moagem anterior não te atrapalhe?

 

E não compare fluxos quando mudar a regulagem macro pois há sobreposição entre elas e isso também pode confundir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago eu estou viajando e sem tempo de ler o fórum , mas o seu problema parece com o do Galtar que eu falei no post #767 , vc pode estar fazendo o que eu chamo de zig zag , está fazendo extrações sucessivas sem dar tempo para o moedor acamar na nova posição.

 

Leia o post 767 vc vai entender , para confirmar isso vc vai ter que gastar café .

 

Escolha uma posição e faca 3 espressos sucessivos , com as alavancas no mesmo ponto , após o 3 espresso na pior das hipóteses o moedor está acamado no valor setado .

 

Agora vc decide se quer afinar ou engrossar , se vc decidir digamos afinar e subir 3 microclicks , considere que a próxima extração não estará fina como vc quer precisa acamar no novo valor.

 

Leia o que aconteceu com o Galtar parece o mesmo caso .

Se depois disso ele continuar com moagem aleatória , aí sim vc pode pensar em avaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...