Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Levem em conta que tem café que se adapta melhor a um método do que a outro. O tipo de torra também influencia muito quanto à adaptabilidade ao método de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

A moral da história é que para os moedores que chegam calibrados de fábrica para moagem de expresso na faixa 1 com mós de cerâmica, vale muito a pena recalibrá-lo em casa para que a configuração de expresso salte para a faixa seguinte. Para quem é muito exigente com os métodos de infusão e coados, talvez o melhor negócio seja substituir a mó original de cerâmica pela de aço inox.

Murilo , não precisa necessariamente calibrar , um moedor Baratza sai de fabrica calibrado para coado , ou seja em 5 ou 6 alguma coisa vc vai ter um café para coado , afinal coado é mais de 95% do café consumido no mundo.

 

O café torrado consumido pelo americano é de medio para escuro , um café desse jamais vai necessitar algo mais fino que 2 .

Aqui no CDC nós consumimos muito café de torra clara e acaba sendo necessário ir para 1 alguma coisa ou mesmo calibrar para mais fino , como eu não gosto de torra clara para mim isso é exceção.

 

O pessoal fala muito de mós se tocarem , moer em 1A , esse moedor e essas mós funcionam assim , repara na foto na mó do meu Forté :

 

21209104856_86001ca1af_z.jpg

 

Essa mó foi projetada para funcionar assim mesmo , a borda é plana , lisa , foram feitas para se tocar , os dentes indicados pela seta vermelha ficam a baixo da face da mó , não existe o que quebrar , para vc quebrar essa mó só jogando um corpo estranho muito duro (pedra , parafuso , prego e etc) de outra forma usando café , não existe jeito de alguma coisa quebrar.

 

A queda de rotação quando moendo fino é normal , o espaço entre mós reduz , o atrito aumenta e a rotação cai , o que aumenta a resistência no motor que vai aquecer , se isso chegar a um valor perigoso o protetor térmico abre e o moedor para .

 

Esse moedor não é um equipamento "Missão Impossível" , ou seja , se vc vacilar ele não vai se auto-destruir em 5 seg. :D

 

Se a pessoa não fizer bobagem nas hastes (mover com motor parado) , no parafuso de calibragem , rodar demais e o parafuso enjambrar amassando a lingueta ou fazendo ele sair da sede , nesses dois casos o moedor fica maluco sem regulagem , fora isso , eu não vejo como quebrar ele.

 

No final do ano passado eu tive um acidente com meu velho Vario , em cima do moedor havia uma prateleira , onde eu tinha deixado alguns parafusos , estava moendo com a tampa fora.

De repente o Vario faz um estrondo , a rotação caiu muuuito por 1 ou 2 seg e volta ao normal , quando eu olho o pó , cheio de limalha e a prateleira com menos um parafuso eu entendi a burrada .

Na hora eu pensei que tivesse quebrado o moedor , as mós , ou coisa pior , abri ele e as mós estavam perfeitas , na hora eu não acreditei , olhei a polia as engrenagens tudo ok.

Limpei o moedor e ele voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido , como estava perto de ir para os EUA , aproveitei a viagem e trouxe duas mós novas e troquei para desencargo da consciência , afinal eu ia vender ele para um amigo.

Quando fui trocar simplesmente era impossível diferenciar a mó nova da velha.

 

Guardei as mós velhas como reserva do Forté , acedito que tive sorte , mas essas mós nem arranhão tem , elas comeram um parafuso de inox de 7mm de comprimento .

 

21048246458_a509836e65_z.jpg

 

Por isso eu digo e repito , para quebrar o Vario só o Miyamoto :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu veio mesmo calibrado para moagem grossa.

 

Eu apertei com a chave para afinar e Márcio ainda deu um aperto extra para chegar no ristretto. Moía sabão em pó antes (mesmo consistência).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Krynook, vc disse que comprou um Vario e está em dúvida se as lâminas são usadas ou não... Afinal, vc comprou um Vario novo ou usado? :) No primeiro caso as lâminas são novas, certamente; no segundo, usadas, provavelmente... ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém saberia informar onde poderia comprar as lâminas de aço do Vario aqui no Brasil?

 

Caso não seja vendido por aqui, qual seria a melhor loja para importá-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre .

 

Se ele não tiver em estoque vc pode importar direto do fabricante

 

http://www.baratza.com/cgi-bin/commerce.cgi?preadd=action&key=8170

 

Nesse caso fica mais caro , mas usando um redirecionador chega em 10 / 15 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Krynook, vc disse que comprou um Vario e está em dúvida se as lâminas são usadas ou não... Afinal, vc comprou um Vario novo ou usado? :) No primeiro caso as lâminas são novas, certamente; no segundo, usadas, provavelmente... ;)

Amigo se não for ajudar não atrapalhe, falei antes que comprei nova só que desconfio que veio usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Krynook: sempre prezamos no Clube a cordialidade. As pessoas só querem ajudar.

 

Grosserias só vão fazer com que as pessoas deixem de te ajudar.

 

E em sua mensagem anterior você só menciona que comprou um Vario, não disse se novo ou usado. Daí a dúvida do colega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo moedor é testado em fabrica , e se vc comprou com o Alexandre ele testa de novo antes de te enviar .

 

A vida útil dessa mó é 650 quilos de café (uns 15 anos de uso residencial) para estar gasta teria que ter sido moído pelo menos meia tonelada de café nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos eu não comprei com o Alexandre. Minha dúvida é devido ao fato de quando abri tinha pó de café dentro mas acho que deve ter sido testado antes de enviar e assistindo um vídeo do Alexandre em que passando o dedo nas extremidades da mós poderia saber se ela esta usada.

 

Muito obrigado por ter me ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

krynook, talvez vc esteja se referindo ao topo liso das lâminas... se for isso, é normal, como na foto:

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCvIW5PkI7UVytsA-RMf6isH16z8bYwZx_wliv_VCgN35SYxzBOsYA0DEZRA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...