Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Vamos ver o seu perfil , no Banco perguntam isso . :)

 

Vc é arrojado , aceita o risco por um lucro maior ? Compra o Sette

 

Vc é conservador ? Compra o W

 

Vc está duro ou é pão duro , não compra nada.

 

Vc é porra louca ? Compra os dois . :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra opção também seria adiar a compra por um pequeno período de tempo para avaliar melhor a situação em função dos reviews do Sette e das novidades programadas pela Baratza para o Vario, pois não me parece que o Sette tenha vindo para substituir o Virtuoso, o Preciso e o Vario simultaneamente. Outra coisa a considerar seria o principal uso do moedor, se para espresso ou coados e, no primeiro caso, se a moagem diretamente no porta filtro é mais ou menos importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sou bem conservador e modesto em relação a equipamentos de café. Tenho uma regra simples, um equipamento novo chega, outro sai. Carlos eduardo, quais os riscos para o sette?

Já vi milhões de videos, li vários reviews e o forum quase todo do home barista em relação ao sette, mesmo assim estou bem indeciso.

Murilo, meu principal uso é para espresso e eventualmente, raramente, para outro método. Esse é o motivo que estou escolhendo um baratza, só não sei qual modelo.

Quais são as atualizações para os baratzas? Pode ser meio off topic, contudo, pelo que li, os problemas do Sette estão praticamente solucionados

Engraçado é que fui dormir decidido pelo vario w, o dia foi passando e estou mais para o lado do sette w. Pelo visto, ainda estou perdido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando sério, os problemas do Sette são esses , estão listados no site da Baratza.

 

https://www.baratza.com/sette/

 

Para mim a maior parte dos problemas é de gente que não lê o manual ou fez ciências humanas :lol: , tiro pela minha mulher que é 100% humanas , ela acha que tecnologia é mágica , e o negócio tem que fazer o que ela quer , em 34 anos de casado ela nunca leu manual de nada , mas se o negócio não faz o que ela quer , ela diz que está com defeito.

 

Voltando ao sette a maior parte dos problemas são esses , o único que não tem solução é se o 270W ficar em uma bancada que vibre , se vc não tem uma bancada bem nivelada e rígida, sugiro comprar o 270 , que não vai dar pobrema.

 

O resto é coisa de alemão marrento . :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini, sou suspeito para falar pois tenho um Vario W com lâmina de aço e dedicado hoje aos coados que tenho usado com menos frequência.

 

Sempre fui adepto da praticidade e dos equipamentos eletrônicos. No entanto, caso estivesse para comprar um único moedor hoje e depois de utilizar alguns dos bem conceituados e disponíveis no mercado, eu compraria era um Bravo Debut.

 

Para uso doméstico até agora não vi melhor e me rendi a falta de um botão para ter que apertar, mas que foi substituído pela excelente estabilidade, quase nenhum desperdício, pouco esforço braçal na moagem, principalmente agora que a alavanca teve o seu tamanho aumentado, e a facilidade na limpeza.

 

Bem, voltemos a dúvida entre o Sette 270W vs. o Vario W.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo, vc deve ser um alemão marrento tambem que compra coisas de qualidade, ao invés de caixinhas de plástico que quebram nas primeiras semanas de uso.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela minha experiencia com o Vario eu voto no Sette sem W também.

O vario 'e muito bom se você só usa para espresso e não mexe muito

nas regulagens (ou seja depois q acha o ponto certo ele vai ser otimo).

 

Mas confesso que gostaria de ter algo mais versatil. Acabo usando o

Bravo Mini para coados e o vario para espressos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu decidi e vou ficar com o vario w.

O sette eu vou acompanhar o progresso dele, vamos deixar mais tempo para ele amadurecer.

Fui no mais seguro.

O alexandre só tinha o sette w 110 v, como sou muito esquecido, havia uma grande chance de colocar ele na tomada e queimar.

Sou mais um pro time do vario, se houver alguma dica, já estou aceitando

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive alguns problemas com meu vario pra espresso, quase joguei ele pela janela do sétimo andar,

 

Resolvi dar uma nova chance, desmontei ele, tirei a mó superior, limpei, dei meia volta na arruela de baixo e agora ele voltou a moer em uma granulometria compatível pra minha ecm...

 

Mas confesso que ja to separando um dinheiro pra comprar um stepless,

 

Talvez uma mazzer mini, talvez um e37s, talvez um k30, talvez o bravo debut, não sei ainda :(

 

 

Alias acabei de receber o orçamento do k30 por 9.500,00 reais, pedi o valor do peak mas ainda não obtive resposta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia, gente

Chegou meu vario-w. Ontem a noite só tirei ele da caixa e liguei para ver se estava funcionando.

Tenho algumas duvidas:

1) Qual a regulagem de vcs para o espresso?

2) Ele já vem regulado de fábrica ou é preciso regular ele?

3) Li no manual que, para mudar a macro regulagem, deve ser feita com o moinho ligado. Isso precisa mesmo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Vini, de cara ja aviso, não use aquela chave para rodar o parafuso interno, senão tio CaE vai ter um infarto rs

 

Sobre mudar as regulagens, sim, melhor mudar com o moedor ligado, mesmo porque desta forma parece que a regulagem se acerta mais rapidamente (vc vai ver que a vario tem fama de demorar para estabilizar numa gramatura escolhida, por isso de usar ela só para um método).

 

Se n me engano quando eu peguei a Vario, eu estabeleci o ponto zero (fui diminuindo até ver onde as mós se tocavam) e a partir dai comecei a engrossar a moagem. Mas hoje acho desnecessário pois de café para café encontro diferenças de quase uma macro regulagem...

 

Ultimamente tenho preferido coados, a Vario esta parada e estou desde janeiro "testando" a breville que comprei na promoção da peppers...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini,

 

Em geral eu uso macro 2 e micro F para meus espressos.

Ai depedendo do grão mexo só na micro.

 

Quando peguei ele acho que moia na 3 ou 4 (macro) ai dei

uma regulada no parafuso e baixou um pouco. Depois disso

não mexi mais. Afinal o vario é sempre temperamental até

voltar ao normal. 

 

Lembro a primeira vez que fui limpar esbarrei no botao macro

quando fui tirar o espresso jorrou que uma beleza. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Carlos Eduardo está descontando a raiva dele em mim. Já disse que sou inocente.

Então, como já tinha falado em outros tópicos, peguei o vario para ser meu moinho definitivo e também para moer para outros métodos. Queria um moinho excelente para espresso e com níveis aceitáveis e bons para outros métodos. Por isso fui de vario, iria pegar um sette, mas não quis arriscar.

Não sou de ter vários equipamentos para espresso, vou ter somente 1 moinho e uma máquina.

Fiquei confuso, mudou ou não a macro com ele ligado? O rodolfo falou que sim e o cadu, não.
Regulo ou não ele?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe Bruno, fiz exatamente isso tb quando comecei (regulei o parafuso) e quase me excomungaram deste tópico hahaha

 

 

Vini, se atente para grãos claros (daqueles sub-torrados). Apesar de terem arrumado o seletor das Varios, com grãos muito duros o seletor corre para baixo (as vezes pode até travar a Vario). A minha aconteceu uma vez isso, com um grão que a Anita trouxe para me trollar (da assinatura de café do seu Zé), a Vario ficou louquinha, mas n travou. Já a Breville trava com esses grãos, e a Astro 12 nem altera o som da moagem, um trator rs

 

 

Obs. Vini, vc n entendeu o CaE, traduzindo a piada, é obvio que é pra seguir o manual hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de ficar variando muito as configurações durante o dia (de coado pra espresso, de espresso pra french e etc) é que ao longo do tempo pode partir a correia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como o Rbcassani falou, e alem do mais vc vai ver que é um porre usar ele para moagens para coados e depois para espressos (se quiser tirar um good shot vai precisar tirar uns 3 espressos antes até as mós se acamarem novamente na regulagem).

 

Meu primeiro moedor eletrico foi a Vario W tb, achei que ia usar pra tudo. Depois acabei comprando a Breville pra coados, para não ter que perder tanto café nas regulagens da Vario...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini,

 

ao meu entender qualquer regulagem macro e micro

deve ser feita com ele em funcionamento.

 

Eu tenho esse problema tb com o seletor correndo

para baixo. Já até acostumei a moer com o dedo

segurando o seletor agora pq nunca sei quando vai

acontecer e quando acontece a dose sai muito mais

grossa do que deveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, tem uns videos do pessoal arrumando isso, inclusive com uma pecinha que se n me engano a propria Baratza disponibilizou. Pelo que eu vi é bem simples, o mais complicado é desmontar mesmo o moedor. E pelo video, da pra arrumar sem a pecinha tb (creio que vi o video nesse tópico mesmo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Baratza disponibilizou a solução faz tempo , quando eu tinha o Vário eu postei esse tópico fazendo a alteração e com vídeo mostrando o antes e depois.

 

Se o seu Vário W é novo ele já tem a alteração e não deveria correr as hastes.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2490-solução-para-a-haste-de-micro-do-vario-pular/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu testei o moinho.

Usei um filtro IMS de 21g e o tamper de precisão do gilberto.

Usei a regulagem inicial de 2 F, como prosto pelo Bruno Marinho. Nela a extração saio muito rápida, 40ml em 10 segundos.

Coloquei na 2 A e a extração foi de 15 segundo para 40ml.

Ainda tenho que afinar um pouco e a minha dúvida é essa, vou ter que passar para o 1 ou terei que regular o moinho?

Vcs usam qual marca para espresso?

Por que não usar a ferramente para calibrar do vario?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...