Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Nesse caso o problema não é a microswitch de segurança, é o plástico do ressalto do hopper (reservatório) que é safado, o meu olhando visualmente não apresenta desgaste, o que ocorreiu foi com o simples fato de tirar e colocar o reservatório quando se faz o procedimento de limpeza (em média a cada 10 dias)  deve ter desgastado milimetricamente o ressalto, não acho que o moedor seja frágil, o interior é bem robusto, mas é essas coisas bobas que poderiam ter melhorado no projeto no decorrer onde fora apresentando problemas pelos usuários (que na verdade nem elevaria muito o custo), essa alavanca de regulagem por ex. poderiam ter feito de metal (como no Fortè) e o reservatório o ressalto poderia ser um material melhor, mas resolvi colocando a fita dupla face, é gambiarra sim mas ele ficou bem fixo e não teve mais o problema de desligar, é um moinho tão bom, poderiam dar uma melhorada nesses pequenos problemas que é usual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Fernando, tens certeza que estás girando o compartimento de grãos até o final de seu curso?

 

Prezado Alexandre,

 

Infelizmente sim ... Ele faz um "click" começa a funcionar e depois com a trepidação ele corre muuuuuito suavemente para a esquerda e de repente para de moer. Não acontece 100% das vezes, mas, pelo sim pelo não, eu acabo sempre segurando o copo. 

 

Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fernando.

 

Para o encaixe perfeito, o ressalto fino da base do compartimento de grãos deverá estar alinhado com um sulco que existe na parte traseira da borda superior da capa do Vario.

Digo porque 9 em 10 casos como o teu relato são por o compartimento não ter sido levado até o final. Inclusive, por ser tão comum, há esse tópico na área de suporte do site da Baratza.

No início da página 5 do manual do usuário há as instruções sob o título "Initial Set Up".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebí email da Baratza ... Estão oferecendo ou o switch ou um copão novo. Pedí mais um tempinho para verificar a origem do problema ao certo e então informa-los. Ok, mas era melhor se mandassem testado corretamente como se espera ... As opções acima representam um trabalho extra ao comprador. Não se espera isso de um produto digamos "HiEnd" ... 

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando pega sua maquina fotografica e tira uma foto do hopper como essa aqui :

 

14360382878_7f9220aa37_n.jpg

 

 

E depois ilumina a switch e tira outra foto :

 

MICRO_SWITCH%20s.jpg

 

Posta as duas e vamos ver qual é o problema , ou o dente do hopper desgastou ou o dente da chave desgastou (ou as duas desgastaram) , só pode ser uma coisa ou outra , não existe uma terceira opção.

Na verdade existe um terceira opção .....seria encosto , mais aí Fernando vai ser dificil de achar um engenheiro "Pai de Santo". :P

 

Isso é o tipo de coisa simples que se verifica facil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

Fui orientado a procurar o Alexandre. Confesso que não queria incomodar o amigo, mas como a orientação foi essa, vamos lá ! Mas só pra constar, visualmente o Hopper tá em perfeito estado. Aquele dentinho dele tá ok !

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a solução mais segura , mas , eu só falei isso porque certos defeitos não tem muito  misterio , o Alexandre resolve mole.

 

Carlos, tua ajuda é sempre preciosa ... Muito Obrigado !

 

 

Salve Fernando.

Aguardo tua ligação amanhã (04/07) após às 09:30 h para combinarmos, ok?

 

 

Alexandre,

 

Só agora ví teu post .... Te ligo ainda hoje. Muito Obrigado e grande abraço !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, sou passando nesse grupo p agradecer a todos que me ajudaram a escolher o moedor. Como o outro tópico já foi fechado, postei aqui, até mesmo pq optei pelo BARATZA VÁRIO. Encomendado já. obrigado. Quando chegar aviso a todos, para saber quais os próximos passos antes da máquina, ou seja, ajustes caso precise,alguma peça, acessórios , etc,...Fiquem c Deus. Aliás, não só nesse tópico e sim em todos vcs tem me ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, sou passando nesse grupo p agradecer a todos que me ajudaram a escolher o moedor. Como o outro tópico já foi fechado, postei aqui, até mesmo pq optei pelo BARATZA VÁRIO. Encomendado já. obrigado. Quando chegar aviso a todos, para saber quais os próximos passos antes da máquina, ou seja, ajustes caso precise,alguma peça, acessórios , etc,...Fiquem c Deus. Aliás, não só nesse tópico e sim em todos vcs tem me ajudado.

 

Ótima escolha, Gerardo!

Este é um ótimo moedor, capaz de moer de forma consistente para todos os métodos de preparo.

 

Quando chegar poste suas impressões.

Abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia pessoal.

Após longa ausência do fórum estou de volta  ;)

Esses dias descobri que o Coffe Lab está vendendo o Vário-W por R$2.100,00 e hoje fiz a compra!

Não sou colecionador, claro, mas depois do Krups e do Encore agora acho que sossego com o Vario e a Silvia "pidada".

Quando o "presente do dia dos pais" chegar coloco aqui minhas impressões e fotos do novo set no Cantinho do Café.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o Vario chegou e fazer café agora é mais fácil que nunca.

Que diferença...

Às vezes ficamos pensando se realmente vale a pena investir em um equipamento mais caro. Se a aquisição de um produto com valor expressivo não seria apenas consumismo, visto que podemos com algo de menor valor conseguir resultados bem parecidos.

Ocorre que, para quem como eu não tem maiores habilidades na extração do café, com um equipamento de ponta o resultado é bem mais fácil de conseguir.

Assim, a repetibilidade da experiência positiva é uma rotina e não fica dependente da sorte.

Digo isso por saber da frustração daqueles que tentam, tentam e não conseguem tirar o mínimo de qualidade em um café que ora sai amargo, ora azedo e por aí vai.

Infelizmente acabam abandonando esse hobbie maravilho.

Quanto ao moinho, o fato de ter uma balança acoplada acaba por facilitar ainda mais o trabalho.

Em breve farei a atualização de meu cantinho. :wub:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, já aconteceu com vocês:

Vinha usando o Vario normalmente, inclusive anotando o grau da moagem de cada grão e massa/tempo extração.

Em geral, o macro ficava no 3 e variava um pouco o micro.

Essa semana tudo começou a cachoeirar na Gaggia. .. Tive que descer 1 macro inteiro (2) do Vario pra conseguir extrair bem.

Que será que aconteceu? Ele "amaciou"? minha Gaggia ficou "fresca"? Eu perdi a força e não sei mais usar o tamper?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Má:

 

aqui já aconteceu. Principalmente depois de uma fase grãos claros.

 

Na primeira vez apertei tudo com a chavinha.

 

Na segunda voltou ao normal sozinho. Era chilique.

 

Mas na dúvida tenha a chavinha por perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com tudo "normal" há vezes, digo, cafés em que há diferença de regulagem a nível de macro. Exemplo são os cafés da Expresso Brasil, especialmente o blend, que tipicamente uso macro 3, e o resto, que costuma ficar na 2.

 

Contudo, se isso ocorre para um mesmo café, então pode ser necessário recalibrar. Confira como esta a calibragem por aquele método descrito no manual.

 

Mudando de assunto, a um tempo estou testando o "mod" da alavanca de micro e funciona que e uma maravilha. Usei um pedacinho de borracha comum, dessas de colégio, no lugar do silicone. Não ficou duro de mexer e trava bem.

 

Isso me deu muita praticidade, pois com dois PF (customizei um naked) enquanto preparo o bolo em um deixo outro recebendo café no moedor para já agilizar dois duplos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm.... foi com mesmo grão sim. Vi que minhas anotações não funcionavam mais rsrs

Vou ver qual é a dessa chavinha e regulagem =) nem cheguei a tirar do plástico! Rsrs

 

Estou só nos grãos claros mesmo. .. forever!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já mexi na minha calibragem secundaria , entao meu Vario agora só moe para espresso , no maximo um coado , eu deixei para o Nemox as moagens mais grossas.

 

Quando ele ainda estava igual ao seu , um café de torra clara do Jonathan eu moia no macro 2 e o blend café espresso brasil no 3 , portanto moer no 2 para grão de torra clara , esta normal.

 

Sempre que ele ficava estranho eu fazia uma limpeza e verificava de novo , antes de mexer na calibragem.

 

Eu só mexeria na calibragem se precisar moer em macro 1 em torno de D , E , nessa faixa , antes disso não , eu já peguei café de torra clara que só saiu legal em 1C.

 

Na minha humilde opinião por enquanto esta tudo normal Marcia .

 

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. .. É que era tão fácil consultar o caderninho!

Vou desmontar e limpar direito antes. O Preciso não era temperamental com sujeita! Kkkk

Mas isso tudo só domingo. ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como o nemox tem se saído nessas moagens mais grossas?

 

Considerando que meu paladar não é lá essas coisas , para coados e Hario V60 , não percebi diferença , ainda não testei para FP , é muito raro eu fazer FP.

 

A diferença de verdade ocorre com o espresso , o kit stepless melhora o Nemox , mas , o dia que vc usar um Vario para espresso , vc não vai querer usar outro moedor de novo.

 

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...