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Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

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Vamos tentar colocar um pouco de luz nessa discussão de maluco , tudo isso que esta sendo descrito , é impossivel de acontecer , agora fica dificil aceitar esse fato se vc não conhece ou não entende o funcionamento dele.

Vou tentar de forma didádica explicar como ele funciona , para pelo menos reduzir as duvidas .

 

Todo mundo entende como funciona um moedor comum , vc tem duas mós sendo uma delas fixa em uma rosca , conforme vc roda essa rosca a distancia varia , como nessa foto de um nemox .

 

luxburrset.jpg

 

O Vario não tem nada a ver com esse sistema é completamente diferente e inovador.

 

Essa é a foto dele desmontado com as hastes macro e micro bem visiveis , deixando claro porque ele tem retenção minima , o café sai direto para o funil que tem um design muito bom vc coloca 18g e sai 18g , o que permite moer doses exatas.

 Variointernals2.JPG

 

Como funciona o sistema de braços , os braços macro e micro estão unidos por um eixo de inox com dois ressaltos.

 

Pict0028.jpg

 

Esses ressaltos encaixam no eixo de inox excêntrico , que produz a precisão na distancia entre as mós.

 

Pict0025.jpg

 

 

A regulagem é feita pela chapa cuja função é reduzir (afinar) ou aumentar (engrossar) o passeio possivel do eixo da mó inferior , essa é uma diferença importante do Vario para a maioria dos outros moedores , a mó inferior é que passeia a superior é fixa , no Rocky por exemplo a mó superior é presa na rosca e passeia enquanto a inferior é fixa.

Essa foto mostra a chapa de aluminio e bronze , por trás dela (seta) o parafuso acionado pela chave sextavada encosta limitando ou aumentando o passeio do eixo da mó inferior.

Na chapa de bronze pode ser vista a marca (semicirculo) que o eixo da mó inferior fez no ponto em que se apoia na chapa.

A peça de bronce possui um rasgo oblongo que permite a regulagem secundaria do moedor , quanto mais para esquerda o eixo se apoia , mais grossa será a moagem , levando o moedor a uma maior dedicação para moagens grossas , impossibilitando o uso para expresso , com o eixo se apoiando mais a direita é o oposto , ele passa a moer mais fino a ponto de só moer para espresso.

Essa regulagem sai de fabrica centrada.

 

15714333445_5da52f07f9_o.jpg

 

 

A foto mostra como funciona o conjunto , a seta vermelha marca o ponto onde o parafuso acionado pelo chave sextavado empurra a chapa , a seta azul marca o ponto onde o parafuso da regulagem secundaria fica preso.

O polegar esta apoiando o eixo da mó inferior .

 

Os braços (macro e micro)  fazem o eixo subir ou descer , os parafusos de regulagem primária (acionado pela chave sextavada) e o secundario , marcados pelas setas vermelha e azul respectivamente , limitam ou expandem o passeio do eixo da mó inferior.

 

15529545790_dd69f41e58_o.jpg

 

 

Portanto para acontecer o descrito , ou é má interpretação do que esta acontecendo ou avaria , uma avaria possivel é acionar o parafuso primário (afinando) em excesso , amassando a chapa de aluminio , a partir daí o moedor fica maluco.

Existem outras é claro , mas , o moedor ficar "temperamental" não ocorre , já o "piloto" do moedor costuma ser temperamental.

 

Espero que entendendo como ele funciona , talvez , o numero de moedores com "encosto" ou "possuídos" diminua. :)

 

Abs

C. Eduardo

 

 

 

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Carlos, em algum ponto deve haver alguma possível folga. Muita gente reclama.

 

Pelas suas fotos não consegui descobrir onde estaria um ponto delicado.

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Salve

 

A explanação do Carlos Eduardo está correta e bem didática.

 

Até hoje, com a experiência que adquiri revisando e consertando o modelo Vario, só encontrei 2 motivos para mal funcionamento do sistema de regulagem e apenas em pouquíssimos casos. Ambos provocados por uso inadequado ou tentativa imprudente de reparo. As 2 consequências são o aparafusar excessivo do parafuso de micro regulagem e o "espanamento" da fixação da haste macro no eixo.

Na quase totalidade dos casos que tratei, o mal funcionamento estava relacionado ao acumulo de resíduos de pó e/ou regulagem errada do micro parafuso.

Raramente, na verdade apenas 1 vez, houve uma placa eletrônica com defeito intermitente, que assim veio da linha de montagem.

 

Para conhecimento geral, informo que, pelas estatísticas do serviço de suporte da Baratza, a constatação de defeitos de fábrica dos moinhos é inferior a 1%, que é o limite tolerado atual. Há um programa junto aos seus fornecedores de peças para levar o limite para até 0,5%  no máximo.

 

Sérgio, consideres a possibilidade de não encontrares tal ponto delicado porque simplesmente ele não existe.

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Alexandre,

 

... Após 5 a 10 moagens duplas, o Vario muda repentinamente para o "modo 1". Isso pode acontecer no meio de uma moagem, e é muito fácil de perceber. ...

Isso é intolerável. Então no caso do Fernando ou é sujeira ou ele danificou o parafuso de regulagem?

 

Por exemplo, aqui me parece delicado. O eixo apoia e gira onde marquei em azul (certo?). Com o tempo não vai formando um rebaixe que vai atrapalhar a precisão na regulagem?

 

8dI77gZ.jpg

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Salve Sérgio

 

Não sei a resposta para o caso do Fernando. Só saberia inspecionando o moinho.

 

Se a marcação azul é para a peça de liga de bronze, errado.

A extremidade da peça de metal claro é que se apóia sobre o eixo - na parte da direita na foto que usastes.

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Sim Otávio, usar e limpa. O meu e muitos outros são tranquilos. O Vario não é um Robur, mas é um bom moedor considerando o preço dele.

Abçs

Burny

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Salve Otávio.

 

Basicamente, você está correto.

Todavia, a limpeza frequente é negligenciada por boa parte dos usuários.

O Vario é um equipamento sofisticado em termos de projeto, visando atender, com alta confiabilidade, moagens em diversas granulometrias, com padrões de consistência, retenção e velocidade raramente encontrados em produtos concorrentes.

 

Outrossim, todo equipamento demanda conhecimento sobre o correto manuseio e manutenção, que quando efetivados, propiciam o seu perfeito funcionamento.

 

É também relevante conhecer sobre cafés em grãos torrados e suas características, pois possibilitará a análise prévia da regulagem necessária para cada café. Mas isso vale para todos os moinhos.

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Não existe moedor perfeito. Todos, sem exceção, tem suas idiossincrasias. Eis a utilidade dessas discussões. Não é desmerecer qualquer equipamento que seja, mas mostrar as dificuldades que os usuários potencialmente podem enfrentar no uso diário.

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"Os braços (macro e micro) fazem o eixo subir ou descer, os parafusos de regulagem primária (acionado pela chave sextavada) e o secundario , marcados pelas setas vermelha e azul respectivamente , limitam ou expandem o passeio do eixo da mó inferior."

 

Com isto que destaquei de fato o que você quis dizer é que o movimento se torna mais ou menos "amplo", ou é simplesmente aquela questão de afastar ou aproximar a mó "móvel" da "fixa"?

 

Otávio, meu convivio com o Vario é só alegrias, o único problema que tive com as regulagens foi por que numa vez mexi e regulei errado. O único "problema" que tive foi do micro ajuste "pular" sozinho, coisa que resolvi facilmente conforme já foi descrito neste tópico.

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Salve Paulo.

 

Você tocou no único deslize que encontrei na descrição do Carlos Eduardo, não por erro e sim por falta de detalhamento.

 

O eixo que sobe e desce é o do disco de lâminas inferior (6ª foto da mensagem do Carlos Eduardo). Esse funciona verticalmente e faz parte do sub conjunto de transmissão secundária.

As alavancas fazem a barra cilíndrica de regulagem (3ª e 4ª fotos) girar em seu próprio eixo. Funciona horizontalmente e faz parte do sub conjunto de regulagem.

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Carlos, em algum ponto deve haver alguma possível folga. Muita gente reclama.Pelas suas fotos não consegui descobrir onde estaria um ponto delicado.

Antes de escolher qual moedor comprar eu li as centenas de posts sobre ele no HB e no Coffee geek , lá o universo de usuários é enorme , e esse tipo de reclamação quando aparece é por causa do parafuso ou da chapa , os Mahlkonig parecem não ter esse problema (apesar das peças é montagem serem idênticas ) talvez seja devido ao fato do alemão não fornecer a chave sextavada junto com o moedor.

Quanto menos mexer no que não precisa (calibrar) parece fazer bem ao moedor reduzindo o numero de "encostos" :)

 

Sergio tentando não complicar muito a explicação eu simplifiquei , o eixo só fica apoiado no rasgo de bronze , esse eixo tem sobre ele um compartimento onde fica a enfrenagem de nylon ( redutora de velocidade) , que é acionada pela polia do motor , essa engrenagem roda e tem preso a ela o eixo que roda onde a mó é aparafusada.

Não consigo imaginar nesse sistema um ponto de folga .

 

Eu me decidi pelo Vario depois de ler o blog que a baratza mantém , onde todas as dúvidas são respondidas , de forma bem clara e sem marketing ou desculpas ridículas.

Foi a partir de lá que o problema dos braços correrem foi detetado e a solução disponibilizada , sempre como tudo nesse moedor fácil de instalar.

 

Abs

C. Eduardo

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Alexandre, porque na peça de bronze tem um "C" marcado, parecendo desgaste?

 

Salve Sérgio.

 

O eixo da mó repousa sobre a peça de liga de bronze. O giro dele, que é solidário à todo o sub sistema de transmissão secundária, marca a peça de liga de bronze. Mas note que não grande esforço nesse ponto, senão o do leve atrito, sob quase nenhuma pressão.

 

Que, por sinal, já chegam com tal marca quando os recebo, ainda novos, da Baratza. Já vem marcados devido ao teste final de funcionamento a que são submetidos na fábrica em Taiwan, antes do embalamento sob a marca Baratza ou o envio em forma de CKD para a Mahlkönig.

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Não há esforço ali Alexandre? Mas não é a força das mós se afastando uma da outra na moagem?

 

----

 

Um dos pontos delicados que vejo é justamente o sistema trabalhar com excentrico.

 

As áreas de contato que impedem o eixo da mó se movimentar para baixo são pequenas. Quanto deve ser, 30 mm^2?

 

Veja o HG1 por exemplo. A mó que se movimenta para o ajuste é apoiada em vários fios de rosca, em toda periferia. Chutando baixo é uma área 100 vezes maior.

 

Isso deve dar diferença em grãos mais duros.

 

Veja que se a mó se movimentar apenas 1 centésimo de milímetro já há diferença de fluxo para espresso.

 

A idéia de ajuste é interessante mas não passa confiança, pelo menos para mim.

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Salve Sérgio.

Outra afirmação errada.

O que impede o conjunto do sub sistema composto pela mó, pela base de fixação da mó e pelo eixo da mó descer é a base da câmara de moagem. è a peça grande em nylon claro que aparece na 2ª foto da mensagem do Carlos Eduardo.

 

Eu proponho uma reflexão: A Mahlkönig, com sua merecida fama de fabricante de excelentes moinhos, colocaria sua marca em um equipamento frágil ou com vícios de projeto? Sendo que ela é coautora do projeto do Vario?

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O que impede o conjunto do sub sistema composto pela mó, pela base de fixação da mó e pelo eixo da mó descer é a base da câmara de moagem. è a peça grande em nylon claro que aparece na 2ª foto da mensagem do Carlos Eduardo.

Talvez não entendeu meu ponto. Há uma área de contato no excêntrico, é onde o ajuste é feito. Se essa área ceder, as mós vão se afastar.

 

Eu proponho uma reflexão: A Mahlkönig, com sua merecida fama de fabricante de excelentes moinhos, colocaria sua marca em um equipamento frágil ou com vícios de projeto? Sendo que ela é coautora do projeto do Vario?

Se o projeto fosse perfeito não haveriam reclamações.

 

Uma coisa é certa, como você vende os moinhos, jamais vai falar mal deles... Eu também não falaria =)

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Salve Sérgio.

Há uma confusão. O eixo da mó é cilíndrico e não excêntrico. Ele que encosta no berço de liga de bronze. Não é ele o responsável pelo ajuste da granulometria.

O eixo excêntrico é que o é. Esse faz subir ou descer a peça de metal prateado que é solidária à peça de liga de bronze, ao eixo da mó, à engrenagem de redução e à mó inferior.

 

As 2 últimas afirmações carecem de sensatez ou arrazoamento.

Para poupar os outros, digo aqui:

Então tá legal. 

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Ok Alexandre, eu entendi mais ou menos como funciona, só não estamos falando da mesma coisa...

 

Não teria um desenho ou fotos mais detalhadas dessa parte de ajuste? Talvez como representante te enviaram.

 

Procurei bastante na net algo assim, mas só uma vista explodida sem muito detalhe.

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No Rocky, quando zero km, o zero real dele ficava no 5, hoje fica no 2,5, achei que podia ser as mós gastas, mas quando desmontei-o inteiro vi que a mó inferior gira apoiada em uma bucha de bronze que desgasta com o tempo, dai a diferença no zero, veja que não altera em nada o funcionamento do moinho, neste caso.

 

No Vario, o que mantem o eixo na vertical, uma bucha, um rolamento, pois como ele vai estar apoiado em um eixo inclinado, ele tem uma força agindo lateralmente no eixo, e forçando o apoio dele que não sei se é uma bucha, rolamento,....

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Pensando um pouco, talvez fique um

Mínimo degrau na peça de bronze na posição

Normalmente usada. Estando em outra posição próxima quando forcado pode ser empurrado para o ponto mais marcado da peça de bronze, além do mais daria uma leve inclinacão no eixo.

 

Precisaria trocar está chapinha para ver se resolve.

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É o que imaginei quando postei a foto com o circulo azul. Não é brincadeira isso de manter as mós na posição. 1 centésimo é bem pouco e faz diferença no espresso.

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Para colocar mais lenha, segue uma dúvida sobre um comportamento que observei ao fazer ajustes de granulometria no Vario:

 

Quando faço um ajuste no sentido de afinar consigo ver a mó inferior subindo com o moedor desligado. Na mesma condição, caso o ajuste seja para engrossar, a mó não meche, ela apenas desce quando boto o moedor para girar.

 

Não entendo o motivo desse comportamento, mas creio que tem relação com estas últimas dúvidas. Diferente de muitos moedores, a conexão do sistema de ajuste do Vario não me parece ser direta com as mós.

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Isso é normal , quem empurra a mó para baixo é a força centrifuga e o café , não conserta que esta ok  :)

 

 

Alexandre sugiro desistir e pedir para Baratza lançar um modelo para agradar o pessoal do  CDC , vai se chamar "Vario Tabajara" será baseado no HG-ONE , nesse verão que esta chegando ele será perfeito.  :lol:  :lol:

A ergonomia e perfeita vc dá uma gravata no hopper e roda a manivela. :lol:  :lol:

 

 

 

15721725222_d5efc894e6.jpg

 

Abs

C. Eduardo 

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