Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Salve.

Se alguém fizer qualquer comentário sobre a pueril qualidade de meu desenho, abandonarei o assunto!

 

 

 

Gil, eu avisei.

Bye, bye...

 

Dedicarei-me ao meu Mengão nas próximas 2 horas e deixarei todos sem o vídeo.  :angry:

 

Tua sorte é que a novela ainda não terminou. :P  :P  :P

 

Aí vai.

 

Em tempo. O moinho foi reparado sem qualquer troca de peças, senão uma nova engrenagem. Funciona perfeitamente até hoje, já passados uns 6 meses.

 

Link > /www.youtube.com/watch?v=TCNBnnlyjuQ&feature=youtu.be

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho o sistema de ajuste do Vario bastante prático. Revolucionário é um exagero, especialmente exigindo tantos frufrus para que funcione 100% das vezes a contento. 

 

O Pharos, por exemplo, é uma merda em diversos sentidos. Por outro lado, o ajuste dele não muda nem se eu resolver moer parafusos. Com os mods que fiz, obviamente, porque antes também não era perfeito nem nisso. Todos sabem desses defeitos, e mesmo assim já foram vendidas mais de 1000 unidades. O HB está lotado de reclamações do Pharos, tanto que o Doug chegou a sugerir que encerraria a produção quando as mós do estoque acabassem (o que parece que ainda não aconteceu, e nem sei se de fato ocorrerá).

 

Enfim, cabe a cada um escolher o moedor com cujas características (positivas e negativas) aceitará conviver. Acho que os Baratza em geral tem muito mais qualidades que defeitos, o que não quer dizer que sejam imunes a críticas. Não vejo porque isso seja um problema. E falo com propriedade, pois estudo comprar um Vario (ainda que para coados).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, é que há uma diferença. Uma coisa é comprar um moinho já sabendo as caracteristicas negativas, como no caso do Pharos, a ergonomia. Outra, é o moedor mudar a moagem aleatoriamente, dependendo do grão ou sabe-se lá o que. Isso não seria caracteristica negativa e sim um defeito.

 

Seria legal descobrir o porque isso acontece para resolver nem que seja com algum mod, como no caso da borrachinha para a alavanca não pular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns atrasado ao Miyamoto e adiantado ao ZA!

Rodrigo, é que há uma diferença. Uma coisa é comprar um moinho já sabendo as caracteristicas negativas, como no caso do Pharos, a ergonomia. Outra, é o moedor mudar a moagem aleatoriamente, dependendo do grão ou sabe-se lá o que. Isso não seria caracteristica negativa e sim um defeito.Seria legal descobrir o porque isso acontece para resolver nem que seja com algum mod, como no caso da borrachinha para a alavanca não pular.

:) Sergio , fica dificil entender seu ponto de vista , vc nunca usou um Vario , nunca viu um nem de perto , experiência zero , mas tem uma certeza religiosa que existe uma avaria.

 

Estou tentando entender como surgiu essa sua Epifania sobre a "grave avaria do Vario" , é baseada em poucas descrições aqui do CDC , nenhuma coerente ou muito bem fundamentada , mas , foi o suficiente.

 

Na epoca que isso começou , eu sugeri que vc conhecesse o moedor , antes de fazer afirmações , afinal a ideia do forum é ajudar , e vc não ajuda ninguém quando afirma sobre a existência de uma avaria sob a qual vc não tem informações ou se deu ao trabalho de olhar um Vario de perto.

 

Muita gente aqui não tem conhecimento de engenharia ou mecânica , e nem é preciso pois o assunto aqui gira em torno de eletrodomésticos , mas, quando um moderador entra afirmando que existe uma avaria , muita gente vai se impressionar e vai começar a procurar defeito onde não existe , e vai inevitavelmente fazer alguma bobagem e avariar o equipamento de verdade.

 

Isso partindo de um moderador beira a sacanagem , a pessoa entra no fórum procurando ajuda e recebe de volta o que ? Avisos de grave avaria e que o equipamento tem problemas de fabricação e necessita de uma mod. , isso não ajuda ninguém.

 

Quando o Alexandre tenta argumentar e explicar o que esta ocorrendo , vc torna-se refratário a qualquer explicação e finalmente quando vc fica sem argumentos solta a seguinte pérola :

 

"Uma coisa é certa, como você vende os moinhos, jamais vai falar mal deles... "

 

De novo , partindo de um moderador isso é pura sacanagem , ou seja , o equipamento que custa caro , tem um sério problema e o vendedor por pura desonestidade esconde tal fato , espero que vc no afã de criticar não tenha percebido a grosseria de sua afirmação.

 

Ou seja o equipamento tem avaria , e cabe ao Alexandre provar a inexistência dela , como se faz para provar isso eu gostaria de saber

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema principal do Vario é - na minha opinião - muitas vezes na frente do moinho. Problemas frequentes são:

 

- Pessoal afina moagem com moinho desligado e grão entre as mós

- Pessoal faz bobagem na re calibragem do Vario para espresso

- Pessoal não entende que grão duro de torra clara precisa de uma moagem bem diferente (no meu Vario até uma unidade e meia na escala macro entre grão de 3a onda e de torra média-escura)

- Pessoal não limpa as mós frequentemente (no meu, pelo menos cada 2 semanas tenho que limpar ele ou pedaços duros de grão ficam presos nos parafusos das mós de cerâmica)

- A regulagem do grau de moagem é meio solta no Vario. Basta a faxineira ou esposa passar um pano e um 1H vira um 2T (acontece na minha casa tempo inteiro) e o proximo espresso vai no ralo

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma Carlos, a discussão é sempre produtiva, já estamos chegando a conclusão de quanto menos mexer melhor, o Sergio tem o jeito dele, se não for como é não é o Sergio.

A folga do rolamento já vi que não é, já que é bucha e o apoio fica super próximo do ponto em que toca a chapa de bronze.

Volto a pensar como no início, que seja o grão e as argumentações do Burny.

Como já falei, o sistema de regulagem do Rocky é preciso, tá certo que o meu em particular tem uns probleminhas em função das experiências que fiz, mas tenho tido este problema de cachoeira direto e já estou na menor regulagem possivel, inclusive com as mós se tocando levemente, o que imagino:

 

A limpeza ajuda.

Meus grãos ficam congelados, e vejo que depois de descongelado, depois de uma semana o grão dá uma decaida total, precisando afinar mais, o que não é possível no Meu Rocky.

Tenho a impressão que um moedor de mós cônicas consegue moer mais fino que um de mós planas e tem uma facilidade maior na refulagem, não sei se as mós planas conseguem moer para café turco, o conico sei que consegue.

Claro isto falando grãos de torras claras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, algumas pessoas já falaram dele ser "temperamental". Isso não tem sentido em um moedor com esse valor.

 

Não faço por mal, só queria entender qual é o problema, e *tentarmos* resolve-lo...

 

Seria legal descobrir o porque isso acontece para resolver nem que seja com algum mod, como no caso da borrachinha para a alavanca não pular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Sérgio, mas parece que ele não é temperamental nem nada, eu e outras pessoas é que não sabemos usar com grãos duros, mesmo depois de quase 5 anos de Virtuoso Preciso e cafés do Leo Moço. ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moer para espresso, grãos duros, é a causa da maior parte dos problemas dos moedores menores.

Forçam a estrutura causando desalinhamentos - me aconteceu com o Lido e com o Pharos - chegam a travar motor - está ai Rodrigo que não me deixa mentir - e ainda travam a regulagem quando se diminui granulometria, além de saltar as travas podendo chegar a quebrar engrenagens ou entortar alavancas mais fracas.

Os grãos muito oleosos, sujam muito e se aderem fortemente ao metal, chegando a "empastar" as môs, de forma que o moedor chega a não conseguir moer mais - motor gira mas não sai nada - porém isto uma boa limpada resolve.

As máquinas de uso comercial, de estrutura muito sólida e motores possantes, não tem problemas com graõs duros.

 

Eu aprendi a evitar dores de cabeça, e não utilizo mais o Lido para moer para espresso claro, mormente utilizo para granulometrias de AP para cima.

Quando sinto bastante resistência ao moer, no Pharos ou no HG-One, não insisto e passo para o MACAP.

Acho que moer com um Baratza, nestas condições, e procurar sarna para se coçar.

 

PS: aliás, em 90% dos casos, grãos tão duros assim se devem mais a um erro na torra, do que a uma boa torra clara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu BB005 travou a primeira vez com o Frutado2 do Leo Moço, e depois com alguns grãos da Square Mile... Não acho que estivessem mal torrados, tratando-se, sim, de moedor projetado para trabalhar com torras mais avançadas e grãos mais fofos. Motor um pouco subdimensionado também.

 

Fato é que, a despeito de opiniões divergentes a respeito do assunto, penso que pessoas zelosas e de boa experiência com barismo doméstico enfrentam pequenos contratempos com o sistema de regulagem do Vario, como a Márcia e a Anita, o que obviamente não tem qualquer relação com o usuário ser ou não engenheiro ou ter qualquer outra formação técnica correlata. Moedores elétricos domésticossão dispositivos para pessoas comuns - consumidores, e devem funcionar bem com cuidados comuns a qualquer moedor. Cuidados extras já são frescuras típicas de determinados modelos, como de certa forma acertadamente destacou Bernardo. Não há solução perfeita, volto a reiterar.

 

No que interessa ao tópico, basta pesquisar no Home Barista pra ver que o problema não é incomum no Vario. Aliás, o próprio Kyle Anderson escreveu que o Vario tinha problemas de deslizamento das alavancas até a unidade de nº 4.500, a partir da qual o problema teria sido corrigido. Certamente que não deve ser o caso dos colegas do CdC, pois tem moedores mais recentes, ao menos em tese. Ademais, entre as características que do Vario que a Baratza incrementou no Forté, o fabricante destaca an all metal macro and micro adjustment system delivers a positive feel and secure grind settings (sublinhado meu).

 

Fechando minha participação, não vejo motivo para polêmica. O forum se presta para que cada um manifeste a sua opinião livremente, desde que se respeite as regras de utilização do forum. Eventuais excessos na defesa das convicções devem ser compreendidos diante das necessidades peculiares que cada membro prioriza nos equipamentos, o que notadamente varia. Não vejo razão para desmerecer a opinião de ninguém, satisfeito ou insatisfeito com o moedor. A Baratza tem renome mundial em moedores domésticos e não depende da opinião do Sérgio, do CE, do Alexandre ou qualquer outro membro do CdC para vender seus equipamentos, nem creio que uma postagem ou outra mude nada na vida real.

 

E moderadores são apenas moderadores. Nada além disso. Também temos opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É aquela velha história de fóruns, nem sempre conseguimos passar a idéia que queremos quando escrevemos. Temos que ter cuidado com isso.

 

Sérgio, apenas para reflexão, e muito mais comum as pessoas escreverem sobre problemas e pedir ajuda do que vir apenas depor a favor. Isso não necessariamente representa a realidade da maioria, portanto.

 

Do outro lado, um produto pouco comentado não necessariamente tem menos problemas, pois pode simplesmente ser pouco popular.

 

Uma avaliação correta destas situações depende do conhecimento do total de usuários para, assim, poder calcular a proporção.

 

Uso o Vario a mais de um ano e praticamente apenas para espresso e nunca tive problema com a precisão dele. Nas minhas rodadas de café com frequência mudo o tipo de grão e consequentemente mudo a regulagem.

 

Ou eu nunca peguei um destes cafés duros ou realmente nunca me deram problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a discussão foi quente :D

 

Não é tão simples entender o mecanismo dos braços do Vario. Fiquei com a impressão que funciona como árvore de cames, mecanismo utilizado para controlar a abertura das válvulas em motores automotivos. Cada braço com um camo, um grande à direita e um menor à esquerda, se for assim mesmo.

 

Tenho o Vario a 1 ano e não me arrependo. É o meu primeiro moinho, e único até agora. Venho tendo boas experiências em expressos e coados. A algumas semanas atrás tive um problema de encaixe do copo. Mas finalmente resolvi com aquela ideia da bolinha de fita dupla-face, pra aumentar o atrito. Realmente funciona e é bem simples. Meu vario anda a todo vapor. Agora vou ficar esperto com esta historia dos grãos duros de torra clara.

arvore-de-cames.jpg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho Vario desde fevereiro e o único "problema" é aquele do micro andar uma posição, que resolvo colocando o dedo e sentindo se o grão vai querer puxar ou não hehehehe... No resto, perfeito até agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E moderadores são apenas moderadores. Nada além disso. Também temos opinião.

 

Off-topicando..

 

Para quem é de fora, a opinião do moderador vale mais que a de qualquer outro usuário. Verdade, verdadeira.. :)

 

Mesmo que todos tenham opinião, para afirmar qualquer coisa, antes de tudo, é preciso que tenha 100% de certeza sobre o que irá dizer. Uma opinião infundada pode sim, confundir outros usuários mais leigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma Carlos, a discussão é sempre produtiva, já estamos chegando a conclusão de quanto menos mexer melhor, o Sergio tem o jeito dele, se não for como é não é o Sergio.

A folga do rolamento já vi que não é, já que é bucha e o apoio fica super próximo do ponto em que toca a chapa de bronze.

Volto a pensar como no início, que seja o grão e as argumentações do Burny.

Como já falei, o sistema de regulagem do Rocky é preciso, tá certo que o meu em particular tem uns probleminhas em função das experiências que fiz, mas tenho tido este problema de cachoeira direto e já estou na menor regulagem possivel, inclusive com as mós se tocando levemente, o que imagino:

 

A limpeza ajuda.

Meus grãos ficam congelados, e vejo que depois de descongelado, depois de uma semana o grão dá uma decaida total, precisando afinar mais, o que não é possível no Meu Rocky.

Tenho a impressão que um moedor de mós cônicas consegue moer mais fino que um de mós planas e tem uma facilidade maior na refulagem, não sei se as mós planas conseguem moer para café turco, o conico sei que consegue.

Claro isto falando grãos de torras claras.

 

Meu Rocky andou diminuindo uns pontos também.. E nas moagens mais finas, em grãos mais duros, costuma pular uns passos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom já dei varias vezes minha opinião aqui sobre o Vario, não é perfeito mas é o melhor moinho custo/benefício que existe hoje, só ir no HB e olhar o número de usuários que o tem fazendo par com excelentes máquinas, ele é pequeno, regulagem prática, retem pouco pó, mas claro que tem os contras, como por ex. muito material de plástico e esses vícios que podem ser resolvidos de maneiras simples,  em termos de robustez não se compara com o K30 por ex., e acho que ainda terei algum grão que seja muito denso e de torra muito clara que ele não dará conta, já teve grãos de usar em macro 1 e micro C e mesmo assim a extração começa mais lenta e depois sai com bastante volume, é um bom moedor para se ter em casa, mas se quiserem algo melhor terá de desembolsar 2 mil obamas pra cima (isso nos EUA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou destacar o que acho mais importante nessas últimas páginas:

 

Ademais, entre as características que do Vario que a Baratza incrementou no Forté, o fabricante destaca: an all metal macro and micro adjustment system delivers a positive feel and secure grind settings

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mesmo que todos tenham opinião, para afirmar qualquer coisa, antes de tudo, é preciso que tenha 100% de certeza sobre o que irá dizer.

 

Sério? Para afirmar qualquer coisa, basta escrever. Trata-se de um forum de opiniões. Moderador é alguém que trabalha voluntariamente na administração do forum. E só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...