Ir para conteúdo

Clube do Baratza Vario ou Mahlkönig


RogerioD

Postagens recomendadas

Salve Paulo.

 

Na verdade é um pouco mais sofisticado do que isso.

Quando acionado a haste macro, o movimento da barra cilíndrica é orbital, palavra que deixei de usar no vídeo. Isso amplia o movimento da barra, um arco de circulo, para o de uma circunferência maior.

Está demonstrado no vídeo a partir de 05'54".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Alexandre, agora deu para entender por completo, e de fato acho que grande parte da confusão no uso se deve ao fato de no macro 2 ter pontos com moagem mais dina que alguns pontos do macro 1, entendido isto tudo fica mais facil.

Na realidade , para expresso, deveria se trabalhar em macro 1, se precisar engrossar ja se pode ir direto para o macro 3 acima do micro C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil: eu prefiro usar o macro 2 e brincar com a micro. Conforme os cafés envelhecem, é tendência afinar na micro.

 

Se estiver com um café mais denso, te resta a opção de subir para a macro 1 e negociar com a fina.

 

Trabalhar direto com a macro 1 te deixa pouco espaço de trabalho para os grãos mais duros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gil.

 

#SQN

 

Penso que ainda não compreendestes que é impossível que haja sobreposição de regulagens como sugeres.

Os movimentos, tanto da regulagem macro como da micro, são contínuos e crescentes. Nos 2 casos, partindo do mais grosso para o mais fino, em função da ação orbital que a cada click empurra mais para cima o berço de metal prateado e consequentemente todo o conjunto solidário elevando o disco inferior.

 

Eu sempre regulo meu Forté AP para trabalhar entre 2H e 2C para moer para expressos. Na 2B e 2A já entope a máquina. A mesma regulagem era aplicada no Vario 885.

 

E nunca, repito, nunca uso macro 1. Na macro 1 com qualquer micro será produzido pó imprestável, senão para café turco/árabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Gui. Não veio assim, no começo era sabão em pó. Ajustei e o Márcio ainda deu um toque final para chegar no ristretto.

 

Depois disso dei uma reajustada em algum momento pós algum café muito denso. No momento está comportado.

 

Entendo que funciona como explicou o Alex em engenheirês. Não entendi o raciocínio do Gil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impossível não é Alexandre. Depende de quanto a plataforma sobe a cada click de cada alavanca. Depende de como os excêntricos estão projetados.

 

Se a alavanca macro sobe a mó a distância X e a micro sobre X/23, não há sobreposição. Isso é o que está no manual.

O Fernado fala claramente que há sobreposicão, ou seja a micro sobe algo como X/8.

 

Veja que pode acontecer pro outro lado, (X/30 por exemplo), onde haveria buracos na escala. Então, um pouco de sobreposição é melhor do que "buracos" nas extremidades da micro.

 

Esse ponto é que ainda não está bem explicado nesse tópico. Inclusive, mudando a regulagem com o Allen, alteraria essa relação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

 

Insisto, é impossível.

A ação orbital é crescente (partindo do + grosso p/ o + fino) para as 2 regulagens, que são independentes. Assim, a cada clique mais para cima empurrará o berço. O clique seguinte para cima, de qualquer das 2 hastes, elevará o disco inferior.

Não importa a regulagem do micro parafuso, ela só fará com que diminua a amplitude da movimentação do berço prateado. Mas enquanto esse berço puder ser movimentado, a ação orbital agirá conforme descrito acima.

Teoricamente, se o micro parafuso estiver no limite máximo de arrocho, perder-se-á regulagens grossas, inutilizando as posições mais baixas das 2 hastes. A amplitude de movimento do berço prateado será menor, mas serão mantidas as moagens mais finas.

Não posso afirmar, pois nunca testei. Mas imagino que mesmo no limite máximo do micro parafuso, isso não chegue a ocorrer.

 

Em tempo: O movimento orbital é também espiral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, pense diferente.

 

- A Micro toda para cima e a macro toda para baixo.

- Vc dá um click para cima na Macro. Ok, a mó subiu.

- Agora começa a descer a Micro, a mó começa a descer. Veja que dependendo do excêntrico da Micro ela pode por a mó mais baixo que quando começou.

 

Outro jeito é pensar numa bicicleta com marcha (3 coroas + 8 pinhões). Vc deve saber que geralmente há relações repetidas... Ou seja, há sobreposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Partindo para a simplicidade, será q se eu abrir um pouco a regulagem para extrair os Daterra no 2H-K mais ou menos ao invés do 3E que venho usando ele "assenta" melhor na variação para grãos mais duros? Tipo conseguir moer no 2C-D?

Vejo que a maioria moe para espresso no macro 2, só eu no 3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcinha, já usei na macro 1. Mas prefiro trabalhar com a 2. Imagino que a regulagem do seu esteja um pouco mais aberta, mais distante do ponto dos finos.

 

Você faz ristretto de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

 

Sinto não ter sido suficientemente claro ao explicar o assunto. Lastimo.

Tentei todas as formas que pude encontrar, incluindo a áudio visual por intermédio dos vídeos, que mesmo sem som, demonstram o evento. Mas ainda assim não compreendestes o que eu expus.

 

Você argumenta que em situações hipotéticas determinados resultados seriam obtidos. Tais situações não ocorrem e portanto não se chegam a tais resultados.

Sobre suposições, desenvolves um raciocínio que te leva a conclusões que seriam lógicas. Acontece que continuam sendo suposições. De fato, não ocorrem.

Sugiro que aceites o próximo convite que te for feito para conhecer o aparelho, como o fez antes o Carlos Eduardo.

 

Não pretendo continuar essa discussão, pois serei redundante. E acima de tudo, não busco o convencimento dos interlocutores. Pretendi apenas expor de forma prática o sistema, na esperança de que cada leitor interprete e conclua o que quiser.

 

 

Nota - Se o diâmetro da menor coroa for igual ou maior que o diâmetro do maior pinhão e a diferença entre os diâmetros das coroas for igual ou maior que o diâmetro do maior pinhão não haverá sobre posição. Solução de projeto.

 

Para mim, já deu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcia.

 

O Carlos Eduardo também usa o macro 3.

Isso se consegue com o aperto do micro parafuso.

Possivelmente, ao afrouxar 1/2 volta, mudarás para o macro 2.

Mas eu sugiro que deixes como está, se estas acostumada assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom do fato de alguns só trabalharem no macro 2 então eu não sei em relação ao meu, se é alguma desregulagem, mas já fiz algumas vezes aquela afinação com a chave sextavada, geralmente quando tiro a mó superior e faço a limpeza gosto de fazer essa afinação, mas no meu caso tem grãos que com o macro 2 não consegue tirar um espresso adequado de forma alguma, bom geralmente grãos de torra comerciais utilizo o macro 2 e alguns que eu torro só dá certo no macro 1 e alguns ainda penam para sair um fluxo adequado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nota - Se o diâmetro da menor coroa for igual ou maior que o diâmetro do maior pinhão e a diferença entre os diâmetros das coroas for igual ou maior que o diâmetro do maior pinhão não haverá sobre posição. Solução de projeto.

E eu não sei disso? =) Mas na prática isso não é assim.

 

No caso do Vário, o Fernando diz que há sobreposição clara. Ele parece ter boa experiencia com o moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gil

 

Primeira frase da página 10 do manual do produto que poderá ser consultado no site da Baratza clicando aqui.

 

"The full range on the Micro scale is equal to one “click” or position change on 

the Macro scale. Adjusting levers UP produces a smaller particle size, adjusting 
levers DOWN produces a larger particle size."
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza as explicações serão bem úteis para os donos de Vario e para pretendentes também.

 

Essa discussão toda me fez desgostar um pouco menos do Pharos. A simplicidade dos moedores manuais realmente é um ponto positivo e tanto!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, não se preocupe tanto com as diferenças de regulagem, não há regras para isso. Temos as "faixas" esperadas, mas cada torra, uma torra, e cada moedor, uma regulagem.

 

Lembrei de uma vez em que me trouxeram um Catuai Vermelho da Grenat de presente, vindo direto de Curitiba. A torra foi a mais clara que já passou por aqui e ainda estava um pouco velha. Resultado, moagem na macro 1.

 

No mesmo dia e para os mesmos que me deram este café fiz um shot dele e um do Blend Expresso Brasil em uma rodada de degustação. Enquanto o Catuaí tive que moer na macro 1, o Expresso Brasil foi na macro 3. Sem problemas, consegui ótimos shots e o pessoal apreciou bem os cafés.

 

Minhas moagens sempre estão sendo por dose e com frequencia mudo os cafes e a regulagem em uma mesma rodada de degustação. Só tive problemas quando o moedor estava desregulado.

 

Considerando que estão usando o mesmo café (nisso considere a mesma torra, inclusive), se num Vario o ponto é em 2K e no outro em 3E, isto significa que o segundo está com regulagem mais fina, pois chegou no ponto "mais cedo". Na pratica, estes dois ajustes estão mecanicamente iguais, o que mudou foi apenas a regulagem e, como consequencia, a posição na escala, porém, fisicamente, os discos estão na mesma distância nos dois moedores.

 

Recomendo o mesmo que o Alex falou, se não tem problemas, não precisa mexer na regulagem somente por que a regulagem de outros está diferente. Porém, se o comportamento não está coerente, considere fazer os testes que falei para verificar a regulagem e, se necessário, alterá-la.

 

Estou querendo colocar o meu Vario a prova, então estou precisando de uma dica de um café notadamente duro e fácil de se adquirir pela net.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Deixo aqui uma dica útil para todos usuários do Vario.

Sempre que realizar limpeza, ao remontar, certifique-se que a peça que fixa o disco de lâminas superior seja encaixada até o final do curso, como na foto abaixo.

Verifique também essa condição antes de proceder qualquer alteração no micro parafuso de ajuste fino.

 

FV4rvWB.jpg

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Estou querendo colocar o meu Vario a prova, então estou precisando de uma dica de um café notadamente duro e fácil de se adquirir pela net.

 

Compra algum da Square Mile. Pode demorar um pouquinho pra chegar, mas é fácil de comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Kyle Anderson presidente da Baratza escreveu que o Vario vai sofrer a prova mais dificil de sua historia , se o moedor resistir ao Myiamoto o proximo passo será levar o moedor para disputar a Paris - Dakar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Kyle Anderson presidente da Baratza escreveu que o Vario vai sofrer a prova mais dificil de sua historia , se o moedor resistir ao Myiamoto o proximo passo será levar o moedor para disputar a Paris - Dakar.

 

Só para estragar a sua piada.. É um Mahlkonig..  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...