Ir para conteúdo

Embalagem com peso inferior ao mencionado!


Roger W. Rocha

Postagens recomendadas

Pessoal,  vocês tem o hábito de pesar as embalagens de café antes de abrir?

Já peguei algumas de torrefações variadas onde o peso do produto era inferior ao oferecido, tipo 250gr, deveriam ter este no mínimo este montante de produto, mas pesava em torno de 255gr, sendo que só a embalagem tinha 13gr.

Alguns casos, pesou em torno de 245gr com a embalagem... Ou seja, promoção de pague mais e leve menos!

Com uma assinatura que tive, reclamei várias vezes, sempre no tom de alerta quanto à corrigirem o problema, e depois de várias reclamações me enviaram um pacote de "brinde". Cancelei depois de um tempo.

Outro dia comprei um pacote de linha raridade, e pesou 245gr, a embalagem pesava 10, então 15gr a menos de café. 

Avisei por WhatsApp e agradeceram dizendo que iriam rever os equipamentos e processo, ainda informaram que caso eu quisesse,  me enviaram outro pacote. (Não pedi outro, mas acho que deveriam enviar sem perguntar)

Ontem comprei novamente nesta mesma torrefação e para minha triste surpresa, lá estava uma embalagem com 246gr.

Só queria não ter estas surpresas desagradáveis e um prejuízo na soma de vários pacotes.

Não peso 100% dos pacotes que compro e tive várias surpresas, e vocês?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca cheguei a fazer isso diretamente, mas considerando a quantidade de doses que eu tirei e as doses esperadas, bem como as sobras, eu diria que o peso estava ok e talvez até alguns gramas acima.

De qualquer maneira, vale o alerta e vale verificar isso. Até para alertar a torrefação, acreditando que não houve má fé. Pode ser que os equipamentos tenham algum erro de pesagem e algumas embalagens fiquem abaixo ou outras acima do peso, tendo o valor nominal de 250g como média. Se for esse o caso, eu considero que o correto é ter um valor nominal médio um pouco acima, de forma comportar possíveis erros e não causar prejuízo ao consumidor. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

@Roger W. Rocha, eu verifiquei 2 pacotes fechados de 250g que tenho aqui e obtive os seguintes valores de peso bruto:

Lucca: 266,6g

Moka Clube: 267,7g

Eu esvaziei uma outra embalagem do Moka Clube que já estava aberta e, vazia, deu 14,8g na balança, ou seja, 252,9g de café, peso líquido.

Como não estou com nenhuma embalagem do Lucca já aberta, fico devendo esse dado. Mas, aparentemente, está OK.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Roger W. Rocha disse:

Pessoal,  vocês tem o hábito de pesar as embalagens de café antes de abrir?

Já peguei algumas de torrefações variadas onde o peso do produto era inferior ao oferecido, tipo 250gr, deveriam ter este no mínimo este montante de produto, mas pesava em torno de 255gr, sendo que só a embalagem tinha 13gr.

Alguns casos, pesou em torno de 245gr com a embalagem... Ou seja, promoção de pague mais e leve menos!

Com uma assinatura que tive, reclamei várias vezes, sempre no tom de alerta quanto à corrigirem o problema, e depois de várias reclamações me enviaram um pacote de "brinde". Cancelei depois de um tempo.

Outro dia comprei um pacote de linha raridade, e pesou 245gr, a embalagem pesava 10, então 15gr a menos de café. 

Avisei por WhatsApp e agradeceram dizendo que iriam rever os equipamentos e processo, ainda informaram que caso eu quisesse,  me enviaram outro pacote. (Não pedi outro, mas acho que deveriam enviar sem perguntar)

Ontem comprei novamente nesta mesma torrefação e para minha triste surpresa, lá estava uma embalagem com 246gr.

Só queria não ter estas surpresas desagradáveis e um prejuízo na soma de vários pacotes.

Não peso 100% dos pacotes que compro e tive várias surpresas, e vocês?

Ótima observação amigo, infelizmente a lei de Gerson ainda é uma realidade no nosso país.

Alguns casos acredito ser descuido, mas infelizmente tem muita empresa agindo de má fé sim, por isso o ideal é fazer como você fez, sempre pesar e conferir, porque realmente com o preço que as coisas estão hoje temos que ficar em cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, nunca pesei. E se a minha balança chinesa barata estiver errada?

Pergunta besta, mas o gás carbônico liberado pela válvula da embalagem vai pesar bem pouco, né? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

1 hora atrás, ivoesazevedo disse:

E se a minha balança chinesa barata estiver errada?

 

Basta testar com moedas, como já foi comentado em alguns tópicos por aí, como por exemplo este:

 

 

E, quanto ao CO2...

 

1 hora atrás, ivoesazevedo disse:

o gás carbônico liberado pela válvula da embalagem vai pesar bem pouco, né? 

 

Considerando que a densidade dele sob CNTP é de 1,98Kg/m³ e que uma embalagem de 250g tem, digamos,  6 × 11 × 13 cm, isso dá 858cm³. Ou seja, 0,000858m³. Se a embalagem estivesse preenchida apenas com dióxido de carbono sob CNTP, teríamos "incríveis" 1,69g. Corrijam-me se eu tiver escrito alguma besteira.

Saudações!

  • Curtir 2
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutes ago, valacomum said:

Basta testar com moedas, como já foi comentado em alguns tópicos por aí, como por exemplo este:

Exatamente, sempre uso a moeda de R$1,00 como calibre e a variação da minha ching-ling não passa de 0,2-0,3gr (quando a pilha já está mais fraca)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Roger W. Rocha disse:

Exatamente, sempre uso a moeda de R$1,00 como calibre e a variação da minha ching-ling não passa de 0,2-0,3gr (quando a pilha já está mais fraca)

Testei agora com a moeda de R$ 1,00. Minha balança parece estar correta, então.

Pesei um pacote lacrado de 500g de um café que recebi hoje. Deu 512,2g. Pesarei a embalagem vazia quando abrir.

Parece ridículo pensar no peso do gás carbônico, mas já teve gente que acreditava que tinha pesado a alma de uma pessoa... Aí sim acho que é loucura.

Eu apenas tive preguiça de pesquisar o gás antes de perguntar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Lembrando que existe um válvula para saída do gás . Tenho 3 balanças de marca diferente e todas pesam igual. Não acredito no peso do gas . Quanto a alma teria de ser uma balança capaz de pesar no mínimo radio frequência na faixa de raios gama. RS RS RS. .kkkk.

Bons cafés a todos ! 

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ivoesazevedo disse:

apenas tive preguiça de pesquisar o gás antes de perguntar.

Já eu fiquei curioso e fui matar saudade dos tempos de escola. :rolleyes:

17 horas atrás, Pedro Freire disse:

teria de ser uma balança capaz de pesar no mínimo radio frequência na faixa de raios gama

Certeza que alguém deve vender algo assim. Certeza! :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, valacomum disse:

Olá!

 

 

Basta testar com moedas, como já foi comentado em alguns tópicos por aí, como por exemplo este:

 

 

E, quanto ao CO2...

 

 

Considerando que a densidade dele sob CNTP é de 1,98Kg/m³ e que uma embalagem de 250g tem, digamos,  6 × 11 × 13 cm, isso dá 858cm³. Ou seja, 0,000858m³. Se a embalagem estivesse preenchida apenas com dióxido de carbono sob CNTP, teríamos "incríveis" 1,69g. Corrijam-me se eu tiver escrito alguma besteira.

Saudações!

Muito bom, @valacomum! kkk

Eu acredito que as torrefações utilizam um sistema de pesagem automático e o erro de medida talvez seja superior. Tem também as variações no peso da embalagem, mas acredito que isso não seja significativo. Se for manual, vai ser ainda pior, já que é mais fácil errar. 

Mas isso tudo, claro, considerando que não existe má fé. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...