Paulo Alvarenga Postado 27 Julho 2014 Denunciar Share Postado 27 Julho 2014 Pode ficar tranquilo que não estou usando padrão nenhum como dogma! Apenas como base de referência, pra tentar encontrar o melhor ponto do café que agrade ao paladar de cada um que toma café comigo! Porém, pra conseguir isso, preciso construir minha base empírica. Hoje já testei com moagem 6. Ficou mais próximo do padrão "recomendado", extraiu lindamente nos os 28g de café a partir dos 14g de pó em 30s. O café ficou lindo, creme consistente, coloração bonita, tudo legal! Mas alguma coisa não fechou tão bem. Preferi o da moagem 7, apesar de ter sido extraído com métricas "menos perfeitas". Agora vou testar esse da moagem 6 no capuccino pra ver como fica! Segunda vou na Academia do Café ver se encontro o povo de BH e aproveito pra pegar dicas pessoalmente! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 27 Julho 2014 Denunciar Share Postado 27 Julho 2014 Provavelmente gostou do café menos concentrado e um pouco mais ácido. O que vale é estar bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Alvarenga Postado 27 Julho 2014 Denunciar Share Postado 27 Julho 2014 Pior que o com moagem 6 ficou mais ácido... achei estranho! A extração foi bem lentinha, no começo até gotejando, e não identifiquei a chegada no blonding, mesmo com os 30s e chegando nos 48g(editando) 28g. Pelo que li, a extração inicial é a mais ácida, e quanto antes parar a extração, mais ácido fica, né? Essa foi uma extração mais demorada, porém, vai entender, parece que não alcançou o mesmo ponto da extração... juro que é uma matemática que ainda não entendo bem! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Julho 2014 Denunciar Share Postado 27 Julho 2014 É que vc não tem certeza se as temperaturas foram iguais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 27 Julho 2014 Denunciar Share Postado 27 Julho 2014 E também 48 G em 30 s não é muito lento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Alvarenga Postado 27 Julho 2014 Denunciar Share Postado 27 Julho 2014 Falha minha, Alexandre... 14->28. Escrevi 48 por engano! Realmente não tenho como ter certeza das temperaturas. Só faço o flush inicial, no mesmo esquema... pra garantir, só com PID mesmo, né? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 27 Julho 2014 Denunciar Share Postado 27 Julho 2014 Se ela tem luz indicativa de quando a resistência está ligada, uma melhoria é sempre iniciar a extração no mesmo momento em relação a luz. Por exemplo, quando a resistência ligar, ligue a bomba. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Alvarenga Postado 28 Julho 2014 Denunciar Share Postado 28 Julho 2014 Isso aí eu fiz, Sergio, nas duas vezes! Também costumo fazer isso com a vaporeira quando vou vaporizar leite, só que no caso do leite, uns 2 segundos antes de desligar eu solto o vapor pra não desligar, e mantenho o vapor forte o tempo todo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Alvarenga Postado 28 Julho 2014 Denunciar Share Postado 28 Julho 2014 Offtopicando totalmente, mas é necessário: Paulo, offtopicando... Segunda, dia 28, a partir das 17h, encontro não-oficial na Academia do Café! Anota aí! Ainda está de pé isso aí? Se sim, confirmo minha presença Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 28 Julho 2014 Denunciar Share Postado 28 Julho 2014 Tratem de fazer fotos, fotos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Alberto Amorim Postado 28 Julho 2014 Denunciar Share Postado 28 Julho 2014 cláudio: vc tem uma punto??? Qual? É a m400? Se sim, o q vc acha do vaporizador? É panarelo? Tem como remover o panarelo? O opv é regulável? obs: perguntas se for a punto pro m400 pq estou quase comprando do igor Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 28 Julho 2014 Denunciar Share Postado 28 Julho 2014 Não Luiz. Tenho a P200 modelo sem vaporização. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Papillon Postado 28 Julho 2014 Denunciar Share Postado 28 Julho 2014 (mas como eu disse, saiu um pouco de água por cima do porta-filtro no começo e depois parou). Paulo, esse problema de vazar água pela vedação ocorre comigo desde que troquei a capa do grupo, recomendo que compre um anel reserva com o tempo (custa R$10,00) pois em algum momento vai precisar trocar (o meu levou 3 anos, portanto não há pressa). E realmente precisa agradar o paladar, ao mudar o grão não é incomum ter de mudar a gradação do moedor. No porta-filtro, eu retirei o bico inferior duplo (é rosqueado) para o café descer diretamente do porta filtro para a xícara, perde um pouco do charme mas não pinga para fora das xícaras menores. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 28 Julho 2014 Denunciar Share Postado 28 Julho 2014 Comprem um bico single. Será que a rosca é universal e cabe de qualquer marca? No meu isso também acontecia, mas eu não queria ficar trocando de bico toda hora (double/sibgle spout), acabei comprando outro pf com a saída unitária. Mas dá pra comprá-lo separado e só rosquear. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Berger Postado 30 Julho 2014 Denunciar Share Postado 30 Julho 2014 Chegou hoje o meu filtro cego que comprei da Ascaso, da Bluestarcoffee. Demorou umas 3 semanas pra chegar Coube perfeitamente no PF. Hoje eu tentarei fazer um backflush O produto foi esse aqui: http://www.bluestarcoffee.eu/ascaso-blind-filter-basket-516-p.asp 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Alberto Amorim Postado 31 Julho 2014 Denunciar Share Postado 31 Julho 2014 se eu pegar a pro m400 vou querer é pf. O pf extra da nemox é uma fortuna total. Dia 9 vou de novo na italclass. O igor e o roberto farão a gentileza de me deixar esperimentar o vapor. Vou pedir pra filmar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 1 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2014 Pessoal, boa noite! Minha Fenice chegou hoje. Logo que cheguei do trabalho, iniciei o processo: unboxing, verificação do produto, leitura de manual, limpeza da máquina e extração de espressos. Estou preto por dentro! Porém, o caminho foi tortuoso. As três primeiras extrações foram cachoeiras. Utilizei o ajuste para a Mondial c08 como referência mas a diferença é muito grande, tive que afinar do valor 4 até chegar a 1,5 no moedor nemox lux para começar a sair um café bom, perto do ótimo. No final do teste, tentei vaporizar leite e foi um desastre apesar de perceber a qualidade e disponibilidade superior de vapor na Fenice. Tenho que entender aquele panarelo. Bem, essa foi a minha primeira bateria de testes com a Fenice. Ainda tem ajustes de moagem, compactação e vaporização a ser feitos. No fim de semana eu devo finalizar esta "calibração". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2014 Cristiano, correio acordou, finalmente. O tamper serviu? Parabéns pelo brinquedo novo. Calma, leva um tempo, mas vocês se entenderão. Bons cafés! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 1 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2014 Estes correios... Sim, Anita! O tamper funcionou muito bem, obrigado. Só o operador é que está com problemas... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 1 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2014 Erro... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2014 Voltamos ao caos, né, UOL? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 1 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2014 Aproveitei o post, editando o texto duplicado. Deu erro na página. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Alvarenga Postado 1 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2014 Bem vindo ao clube, Cristiano!Realmente leva um tempo pra se adaptar! Dica pro paranelo:- Coloque aquele buraquinho de cima dele levemente acima do leite, de modo a puxar um pouquinho de leite, e em seguida espuma. A posição deve ser diagonal, de modo a fazer o leite circular no pitcher. É a forma que encontrei que faz menos barulho (fica só o barulhinho bem baixinho de fazendo bolhas bem pequenas) e que deixa o leite pronto pra Latte! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 1 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2014 Obrigado pela dica, Paulo. Vou tentar desta forma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 3 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2014 Fui premiado. Minha Fenice acaba de quebrar o encaixe do porta filtro. Apenas três dias de uso. Agora, é procurar o Igor... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2014 Putz! Acho que vai ter que trocar o grupo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 3 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2014 Vou postar uma foto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 3 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2014 Olhem aí. Que tristeza! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 3 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 3 Agosto 2014 Ja viram algo parecido? Não seria trocar só a parte externa.? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas