Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Alguem que colocou o potenciometro na pipoqueira mondial, diretamente na resistencia, saberia dizer qual a cor do fio que devo fazer a ligação ?

Porque para eu descobrir qual fio seria, teria que tirar uma proteção da resistencia a qual esta colada... se eu tirar será dificil de colocar novamente no lugar !

 

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se alguém já fez isso, mas como não achei referências em outras mensagens desse tópico vou deixar como dica pra quem estiver começando na pipoqueira.

 

Ontem chegou o termômetro que comprei no dealextreme e descobri que a haste dele é mais curta do que eu esperava. Colocando ele em um daqueles furos da tampa acrílica da PopFun, a ponta do termômetro ficou uns 5cm acima do fundo da pipoqueira, bem diferente do que o Rafa Rocks mostrou na primeira página desse tópico. Não sei se as pipoqueiras novas são mais altas que as antigas ou se os termômetros novos têm a haste mais curta (comprei exatamente igual ao do Rafa, mesmo código/link), o fato é que não daria pra usar assim.

 

Bom, analisando uma solução que não estragasse demais a pipoqueira (minha esposa quer usar também pra fazer pipoca), percebi que ela já veio com um furo interno na lateral do tambor de alumínio e conclui que se eu fizesse um pequeno furo bem no canto da carcaça (parte preta), exatamente onde a tampa acrílica fica encaixada, conseguiria o ângulo perfeito para a ponta do termômetro ficar no centro do tambor. Fiz o furo alinhado com o botão liga/desliga da pipoqueira, tomando o cuidado de posicionar a furadeira de forma que a broca ficasse + ou - na inclinação em que o termômetro deveria entrar pra alcançar o furo interno do tambor e, assim, deixar o furo o mais discreto possível.

 

O resultado ficou ótimo, o termômetro entrou bem justo (o que é bom pois segura ele na posição desejada, sem que a ponta toque o fundo do tambor) e tive que dar apenas uma leve alargada no furo interno (o diâmetro da vareta era minimamente maior que o furo original). O legal é que, sem o termômetro, a pipoqueira fica praticamente sem nenhuma alteração, o furo é quase imperceptível.

 

Não precisa nem abrir a pipoqueira pra fazer o furo, é só fazer na posição certinha e espetar o termômetro. Eu abri a minha pra ver se não haveria nada no caminho pra atrapalhar e vi que não há, é tudo oco por dentro ali.

 

O furo:

 

8678386782_0a798a13aa_c.jpg

 

 

Com o termômetro:

 

 

8677280433_04acf2ee72_c.jpg

 

 

8678387518_7f81d9bec3_c.jpg

 

 

Por dentro, no furo original:

 

 

8678388316_0082c752a9_c.jpg

 

 

Mal dá pra notar:

 

 

8678444838_1142de3f50_c.jpg

 

 

Lembrem-se que essa alteração, por mais sutil que seja, provavelmente faz perder a garantia da máquina.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz minhas primeiras torras (2) ontem de noite e a experiência que eu tive foi completamente diferente dos relatos que li aqui. Infelizmente eu não fiz um "log" mais detalhado de tudo o que aconteceu na torra, mas vou relatar aqui o que lembro pra ver se podem me ajudar a entender o que houve. Da próxima vez já vou anotar tudo pra ter referências melhores.

 

Torra 1:

90g de Unique Frutado, resultou em 74,5g torrados.

 

Essa foi a primeira torra que fiz e, depois de ler tantos relatos aqui criticando o fato da torra de pipoqueira ser muito rápida, resolvi seguir as dicas do Rafa Rocks e fazer umas rampas entre uns 100°C e 180°C para prolongar um pouco a torra. Essas "rampas" fiz da seguinte forma: ao chegar na temperatura desejada (comecei em 110°C), eu deliguei a pipoqueira por 30 segundos. Notei que, nesse período, a temperatura continuava subindo, chegando a cerca de +7°C no momento da religada. Após religar, levava a temperatura (verificada no momento da religada) para +10 ou +15°C e repetia o processo. Fiz isso umas 3 ou 4 vezes (não lembro ao certo) dentro dessa faixa de temperatura e, quando religuei ela a uns 170°C, deixei ligada direto. Após isso, minha pretensão era levar a torra até uns 220°C e então desligar e resfriar os grãos.

 

Bom, quando os grãos chegaram na faixa de 200°C a temperatura simplesmente estacionou. Ficou por um loooongo tempo variando entre 200°C e 202°C (sim, as vezes ela baixava, depois subia, baixava de novo, sempre dentro dessa faixa). Em momento algum a máquina desarmou, o ventilador ficou o tempo inteiro soprando ar quente. Quando olhei no cronômetro e vi que já estava nos 20min de torra (desde que liguei a pipoqueira pela primeira vez) comecei a ficar preocupado em queimar os grãos e nunca chegar nos 220°C desejados e redobrei a atenção na coloração dos grãos, cheiro, oleosidade e/ou formação de fumaça.

 

Finalizei a torra em cerca de 22min, quando os grãos já haviam chegado na coloração que julguei adequada, não notei oleosidade nem fumaça mas tive a impressão que o cheiro da torra começou a mudar. Só tenho uns grãos velhos de Martins Café (horrível) em casa para fazer uma comparação visual, a minha torra ficou levemente mais escura e mais heterogênea. Ouvi o primeiro crack (não me lembro com quanto tempo) e não ouvi o segundo.

 

 

Torra 2:

90g de Unique Cítrico, resultou em 75,9g torrados (um pouco mais pois 2 grãos caíram no chão durante a torra e descartei).

 

Depois que a pipoqueira esfriou, decidi fazer outra torra, dessa vez direto, sem "rampas". Liguei a pipoqueira e o cronômetro e fiquei atento ao que acontecia. Em ambas as torras não ajudei a movimentação inicial dos grãos com nada, deixei tudo por conta da pipoqueira pois avaliei que a movimentação inicial era suficiente. Ouvi um crack (um isolado) aos 7min, outro aos 10min (talvez mais de um, mas não muitos) e cheguei a ouvir outro crack aos 15min (isolado também, pelo que lembro).

 

Nesse momento a temperatura já estava estacionada em torno de 198°C e não subia mais. Julguei que a torra estava mais heterogênea que a anterior e, lembrando da cena narrada pelo Rodrigo, resolvi dar umas chacoalhadas na pipoqueira (daí os 2 grãos que caíram no chão), sem desligar ela em momento nenhum. Depois das chacoalhadas a temperatura caiu um pouco e custou a subir. Comecei a ficar preocupado desse crack ouvido aos 15min ser o segundo e avançar demais na torra e, avaliando que a coloração média dos grãos estava dentro do esperado (havia alguns mais escuros do que eu gostaria e outros mais claros), acabei finalizando com 17min. A temperatura no final, pelo que me lembro, estava em algo perto de 194°C. Comparei essa segunda torra com o tal Martins Café (que apesar de ter um gosto horroroso, a torra visualmente é linda, totalmente homogênea, os grãos parecem feitos de veludo), a minha tem grãos mais escuros e grãos mais claros que aquele.

 

 

Comparando as 2 torras, achei que a segunda ficou, na média, levemente mais clara que a primeira, mas bem mais heterogênea. Alguns grãos da segunda, apesar de visualmente torrados no ponto certo, não chegaram a perder a "casquinha".

 

Não consegui entender o porque as minhas 2 torras demoraram tudo isso sendo que há tantos relatos de as torras serem muito rápidas.

Primeira hipótese que levantei é a rede elétrica. Lá em casa a rede é 110v, mas temos algumas (3) tomadas 220v. Comprei a pipoqueira 220v e utilizei em uma dessas tomadas, que fica no quintal, ao lado da churrasqueira. Vou medir com o multímetro a corrente nessa tomada hoje, mas teoricamente é 220v já que utilizamos um microondas 220v nela sem problemas.

Outra coisa que imaginei seria o fator ambiente, apesar achar que só no Alasca pro ambiente influenciar tanto assim no tempo de torra da pipoqueira. Mas ontem não estava frio, a temperatura ambiente estava em torno de 21°C a 22°C.

 

Não faço ideia do que tenha acontecido. Vou ter que experimentar os cafés para ver como vai ficar na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não Mortari, eu acredito que pode ser alguma insuficiência de voltagem.

 

Com relação ao ambiente 21 graus realmente não é uma temperatura baixa, porém em uma situação de vento pode complicar. Na dúvida eu testaria dentro de casa em um local mais quente, só pra ter certeza.

 

Inicialmente pensei em algum defeito da pipoqueira, porém nesse caso duvido que chegasse aos 200 graus registrados por você.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo.

 

Não tem pipoca melhor que essa feita na Mondial...

 

Sério? Prefiro pipoca feita na panela, com óleo ou manteiga clarificada.

Já sei! Tu gosta porque fica com gosto de café! :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, estou com o Leo. Eu faria uma dupla checagem na voltagem, ou tentaria descartar o vento. 21C não é frio, mas com vento junto, vá saber. De qualquer forma, 90g na pipoqueira é pra começar o primeiro crack ao redor de 4min na CNTP (rsrs) pra que tu tenhas uma referência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari,

 

Pelo que eu vi quando fui instalar o thermobanho na popfun, a pipoqueira parece feita no quintal da fábrica da Mondial. Soldas completamente amadoras, sem nenhum controle de qualidade.

Deve ter muita variação de potência entre uma e outra pipoqueira.. a minha mesmo queimava o café com 3 minutos,já outras,pelo que leio aqui, conseguem sem modificações, torrar em 8-12 minutos sem problemas. O que reforça a ideia de que realmente não tem padrão na fabricação.

Acho que cada um tem que criar seu próprio procedimento.

 

Eu acabei desistindo da Mondial e fiz as adaptações numa Master Home de 900w ... esta me pareceu muito melhor fabricada e fácil de fazer as modificações.

Instalei o themobanho para controlar a resistência e coloquei o ventilador ligado diretamente a uma fonte chaveada de notebook.

Com isso fiquei com controle total da temperatura e 4 velocidades para o exaustor.

 

Abraços,

 

Ercilio

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema é mais simples que isso ...

 

Ontém torrei a última porção de Condado que ainda tinha. Porém tinha apenas 74 g. Costumo torrar 100.

De início tudo parecia uma maravilha, grãos rodando sem ajuda e tudo mais. Porém quando chegou nos 200ºC, aconteceu exatamente isto. A temperatura não subia mais.

 

Creio que a explicação é: A potência da resistência é a constante, já que vem do projeto. Porém com menos café, a restrição ao fluxo de ar é menor. Com o ar passando mais rápido pela resistência, ele não é aquecido à temperatura necessária.

 

A solução então é aumentar a resistência ao fluxo, colocando mais café na pipoqueira. Tente torrar 120g.

 

Na minha experiência, o ponto ideal é: O café ainda verde precisa de ajuda na agitação, mas agita muito bem sozinho assim que ocorre a expansão e o primeiro crack

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você pode estar certo, Lucas. A pipoqueira, a partir de certo limite, começa a aumentar os tempos de torra conforme usamos menos grãos. Entretanto, 90g de grãos verdes é bastante coisa. Talvez a (i) bizarra linha de produção chinesa + (ii) flutuações malucas de energia elétrica + (iii) algum problema de perda de energia na segunda fase (220V foi relatado) + (iv) ambiente externo + (v) quantidade de café utilizada sejam a maioria dos aspectos a serem observados.

 

OBS: A primeira variável (i) é variável apenas no contexto de linha de produção, não em relação a pipoqueira em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com o Lucas..... é isso mesmo...quanto menos café maior o esforço do aparelho em torrar, já que não há massa suficiente para restringir temperatura.

 

É como um ar condicionado de um carro:

Quanto mais rápido o ar passar pelo condensador, menos gelado ele sai.... por isso quando coloca o ventilador do ar no mínimo ele sai como como se fosse um frigorífico....

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que é ruim na pipoqueira. Menos grãos e se consegue uma torra mais lenta e gradativa, em contrapartida termina-se com café torrado pra 3 ou 4 duplos.

Ou você é gaudério, taca 160g na bichinha e faz o Harlem Shake da pipoqueira. :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui inventar de tentar fazer o harlem shake da mondial esses dias, não aguentei, meu braço ainda tá fraco pra isso. Vou ter que ir pra academia, kkkk

Minha última torra, foi estranha demais, demorou quase 5 minutos em 205º e não chegou aos 230º que eu queria e mesmo assim ficou mais escuro do que pretendia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigoks:

 

Ai está minha Frankenstain,

 

Controle total na resistência

4 velocidade no ventilador (12v,15v,16v,18v) da até para colocar no 19v por um curto espaço de tempo....(com 18v depois de 5 minutos ela começa joga o café para fora... ai tem que diminuir a rotação) 18v é voltagem máxima do motor.

 

 

Só falta o acabamento, não quis embutir o thermobanho ainda.. mas já já ele vai lá para dentro....

 

Custo:

thermobanho : R$ 50,00

Fonte : R$ 41,00

com frete.

 

pipoqueira.jpg

 

Abraços,

 

Ercilio

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei filmar Harlem Shake da pipoqueira outro dia, mas antes mesmo de começar a torrar a bateria da máquina fotográfica descarregou. Vou tentar fazer um vídeo decente nos próximos dias, didático, mostrando o processo do início ao fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ercílio,

 

Para o problema de jogar grãos pra fora, sugiro a seguinte modificação:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/466-torra-com-a-pipoqueira-inclinada/page__view__findpost__p__8168

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra restringirmos as possibilidades:

 

- Apesar de ser área externa, fica bem abrigada do vento, não tinha absolutamente vento nenhum onde eu estava torrando. Vento foi só quando eu liguei o ventilador em cima dos grãos pra resfriá-los depois de finalizar a torra.

 

- Medi a corrente naquela tomada ontem de noite e deu 218v, exatamente igual à medição da tomada da cozinha. Moro em uma chácara e sei que a rede elétrica da casa não é um primor, creio que ela foi mal dimensionada/distribuída e as vezes ocorre de ligar o chuveiro ou uma torneira elétrica e a luz dar aquela leve enfraquecida. Mas a área do fundo (churrasqueira e edícula) é alimentada por uma caixa de força independente (feita bem depois da casa) e não me parece que tenha esse tipo de problema, nunca notamos nada disso lá.

 

- A energia elétrica da rua em si costuma dar um pouco de variação quando chove ou venta muito, percebo pelos estalos nos estabilizadores que uso em vários eletro-eletrônicos (que coloquei justamente por isso). Mas não era o caso no momento da torra. Não digo que não possa ter havido variação, mas não estava chovendo ou ventando e nenhum estalo em estabilizadores foi percebido aquele dia.

 

- Cheguei a pensar em defeito no termômetro, mas descartei depois que coloquei a ponta dele sobre a chama do fogão e rapidamente passou dos 260°C.

 

Outra coisa que imaginei: eu abri a pipoqueira antes de fazer o furo do termômetro para ver se seria viável furar ali e apanhei um pouco pra remontar ela. Na realidade eu não cheguei a desmontar ela completamente, só soltei a parte de baixo (onde fica todo o mecanismo e tambor fixados) e afastei um pouco da carcaça superior pra conseguir olhar dentro. Na hora de remontar eu perdi algum tempo achando a posição certa pra reencaixar tudo, com o botão liga/desliga corretamente encaixado na chave etc. Depois do "problema" com a torra, lembrei dessa situação e de um post do Fogo Ruivo que li nesse tópico que me deu a entender que a pipoqueira tem 2 resistências (por ele ter dito "a resistência maior") e imaginei que eu poderia, de alguma forma, ter danificado a fiação que alimenta uma dessas resistências e, com isso, a pipoqueira estaria trabalhando mais fria que o normal. Apesar de eu ter feito tudo com calma e cuidado, é notável que a qualidade de construção dessas pipoqueiras é medíocre e é perfeitamente possível uma solda mal-feita ter se soltado ao manusear. Mas isso só faria sentido se ela realmente tiver 2 resistências, acho que vou ter que abrir de novo pra verificar.

 

Pensei no que o Lucas falou e realmente faz sentido, se os grãos estiverem com uma agitação muito intensa o fluxo de ar poderia estar muito rápido e a resistência não dando conta de aquecer o suficiente. E mais pro final da torra realmente a agitação estava bem intensa, a massa de grãos não ficava apenas rodando, ficava "pulando" também, um movimento similar ao que acontece nesse video, com uma amplitude bem menor. Mas mesmo assim, considerando todos os relatos anteriores, 17min com 90g sem chegar a 200°C acho que é demais.

 

O que mais faz sentido pra mim até agora é esse fenômeno que o Lucas falou associado à uma queda bem significativa na corrente (que ainda não consegui aceitar bem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que matei a charada, pelo menso parcialmente.

 

Estava relendo posts antigos desse tópico e vi muita gente comentando a potência da Pop Fun como 1200W (inclusive achei algumas imagens no Google da etiqueta indicativa da máquina comprovando isso). Lembro que eu havia visto algo diferente na minha e pedi para a minha esposa confirmar agora lá em casa: a minha Pop Fun é 1100W.

 

As outras informações da etiqueta são as mesmas (Modelo: PP-01, Tensão: 220v/60Hz) só a potência que é 1100W em vez de 1200W, o que me leva a crer que é uma alteração das máquinas mais recentes.

 

Agora surge a dúvida: porque será que reduziram a potência da máquina? Será que é só pelo consumo de energia ou ela aquecia demais e resolveram dar uma "esfriada"? Será que pra dar uma "esfriada", além de reduzir a potência da resistência não podem ter alterado a ventoinha aumentando o fluxo de ar (com pás diferentes ou motor mais rápido)?

 

Vejo a redução da potência como uma vantagem e, se realmente a ventoinha estiver mais forte, acho que vai dar pra torrar uma quantidade maior de grãos sem aderir ao Harlem Shake.

 

Também não descarto a hipótese levantada pelo Ercilio, de o controle de produção chinês ser péssimo e eu ter sido premiado com uma pipoqueira ainda menos potente que os 1100W declarados.

 

A próxima torra vou testar com 110g ou 120g (na mesma tomada) para ver o que acontece e tentar filmar pra postar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você está correto, Mortari. Usar a dica do Lucas de aumentar a quantidade de grãos provavelmente te ajudará a eliminar variáveis do problema. Se você estiver correto na sua hipótese (-potência,+ventilação) ganhou uma solução e não um problema, já que talvez a pipoqueira te permita torrar uma quantidade um pouco maior de grãos sem expedientes estranhos.

 

Aguardemos cenas dos próximos capítulos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados:

 

Segue a primeira torra na minha pipoqueira depois da modificação, ainda um pouco mais escura do que eu queria, mas não queimou e não soltou óleo..

 

café Forno Grande - Alto do Caxixe - safra 2011 - 60 gr

 

primeiro crack com 10 minutos - finalização 12 minutos. :) (antes da modificação queimava o café com 3-4 minutos).

 

 

2013-04-28+18.01.19.jpg

 

 

Aguardo seus comentários,

 

Abraços,

 

Ercilio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim, Ercílio, a gente manda as fotos de torra mais por fetiche, pois é difícil tirar maiores conclusões só pela foto. Eu tenderia a afirmar que está um pouco escura e que ainda brotará algum óleo nos próximos dias. Como você tirou a foto contra um fundo branco, é provável que os grãos pareçam mais escuros do que estão na realidade por causa do balancço de brancos da máquina. Um fundo cinza-claro ajudaria.

 

Você torrou 60g verde? Resultou em que peso torrado? Acho que dá pra torrar uma quantidade um pouco maior sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

minha pipoqueira é a master home.. o espaço é menor que a popfun... tenho que fazer a modificação da lata para poder colocar mais..

 

60g resultaram em 48g torrado

 

vou fazer uma foto comparada com o mesmo café que tenho torrado na origem.

 

abraços

Ercilio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...